Especial Ligier : Temporada de 1982

1982, ano que ficou marcado como um ano maluco e Trágico na Formula 1 e para a Ligier foi um ano muito confuso por causa de um conflito interno que acabou atrapalhando nas decisões da equipe nessa temporada. Os Motores Matra continuaram na equipe e também o Francês Jacques Laffite e foi contratado o jovem piloto Americano Eddie Cheever que veio da equipe Tyrrell, Para as primeiras corridas do campeonato a Ligier usaram o Chassi JS17 que acabou bem o ano de 1981. Ai se imaginava que a Equipe iria ter um desempenho pelo menos digno.

Mas o que se viu foi que o chassi estava ultrapassado e a equipe estava desorganizado, Na primeira corrida na África do Sul Laffite largou em 11º e Cheever em 17º, Mas ambos deixaram a corrida com problemas de injeção de combustível. Já no Brasil a Ligier conseguiu ser patética e ficar quase na porta de serem eliminados no treino de Classificação Laffite largou em 24º e Cheever pegou a última vaga do Grid por causa de 38 milésimos mais rápido do que o tempo do Téo Fabi que ficou com a primeira posição dos eliminados. E Na corrida Ambos deixaram a corrida sem fazerem nada na corrida.

Depois dessa corrida o JS17 foi aposentado e eles lançaram o JS17B para correr a partir da corrida de Long Beach A Ligier teve uma melhora no seu grid: Cheever em 13º e Laffite em 15º e na corrida Cheever fazia uma grande corrida chegando a esta na 5ªposição até o Câmbio quebrar faltando poucas voltas do final, Já Laffite deixou abandonou por causa de uma batida, Em 3 corridas a Ligier não completou nenhuma prova com seus dois pilotos ainda.

A Partir da Bélgica na primeira corrida que a equipe disputou por que ela acabou boicotando a prova de San Marino junto com outras equipes, Na fatídica corrida na Bélgica em 1982 a Ligier não foi nada bem nos treinos com um 16º de Cheever e um 19º de Laffite, Mas ao contraio das primeiras etapas do campeonato na corrida o carro andou muito bem e ao final de 70 Voltas Cheever alcançava a 4ªposição e Laffite em 10ªlugar, Mas com a Desclassificação de Niki Lauda por ter o carro abaixo do peso mínimo do carro o Conduziu o jovem norte-americano para o primeiro pódio da carreira.

Já em Mônaco animado com o resultado da Bélgica com um novo carro, O JS19. Mas o resultado do final de semana foi um balde de água fria, Ambos os pilotos conseguiram se classificar para a corrida (Cheever em 16º e Laffite em 18º) Na corrida ambos deixaram a prova e o que mostrou que o Chassi ainda estava pouco desenvolvido para disputar corridas e com isso o JS17B volta em cena em Detroit aonde a Ligier tem seu melhor final de semana, Eddie Cheever largou em 9ºlugar e correndo em casa só termina atrás do vencedor da corrida que foi o John Watson e Laffite largando do 13ºlugar completando a prova em 6ºlugar, Aliás o francês estava fazendo um ano muito aquém do que ele fez na temporada passada. Com todos os problemas da Ligier eles já tinham 11 pontos no campeonato.

Na prova que marcou a metade do campeonato no Canadá marcada pela morte dramática de Ricardo Paletti acabou Eddie Cheever quase conseguindo o 4ºlugar mas acabou fora dos pontos por falta de combustível após largar do 12ºlugar. Laffite largando em 19º abandonou a corrida nas primeiras voltas.

Após essa corrida a Ligier resolve recolocar o JS19 na pista, Só que ainda mantem o JS17B com um dos pilotos, Na Holanda Laffite largou em 21º e Cheever com o JS19 nem conseguiu a classificação fazendo com que o Francês representasse sozinho o time Francês o que não adiantou muito pois Laffite deixou a corrida. Na Inglaterra em Brands Hatch o JS19 foi conduzido pelo Francês Jacques Laffite que conseguiu levar o carro ao 20ºlugar no Grid de largada e Cheever com o JS17B largou em 24ºlugar. Na corrida Laffite fazia uma grande corrida e quando chegou ao 6ºlugar acabou por quebra de Câmbio deixando a corrida, Já Cheever fazendo boa corrida de recuperação até deixar a prova com problemas de Motor.

    Cheever conquistou 3 pódios na temporada de 1982
Cheever conquistou 3 pódios na temporada de 1982

Depois desses resultados o JS17B é deixado de lado e o JS19 foi colocado em cena pelo resto do ano pois já julgava que o JS19 já tinha melhor desempenho do que o Chassi anterior, Mas na França uma corrida apagada, Laffite largou em 16º e completou a prova em 14º e Cheever largou em 19º e completou em 16º, Na Alemanha as coisas melhoraram um pouco até por que Laffite largando do 15ºlugar e conseguiu chegar nas primeiras posições na corrida até ter problemas de manuseio do carro e deixar a prova. Cheever largou em 12º e também deixou a prova por manuseio, Na Áustria numa corrida em que 19 pilotos deixaram a prova o Francês Jacques Laffite tendo a Ligier que mais quebrava do que terminava corridas acabou completando a prova em 3ºlugar após largar em 14ºlugar. Cheever largou em 22ºlugar e deixou a prova com problema na válvula do seu carro.

Na parte final da temporada a Ligier melhoraria muito, Não foi no caso da corrida da Suíça em Dijón na França aonde os dois pilotos da equipe não conseguiram levar o carro a um bom desempenho Laffite deixou a prova por problemas de manuseio do seu carro após largar do 13ºlugar e Cheever não se classificou pois ficou a 10 voltas do vencedor após largar do 16ºlugar.

Na Itália Cheever fez mais uma grande final de semana ao largar do 14ºlugar e terminar a corrida no 6ºposto marcando mais um ponto na temporada, Laffite já não foi bem largando do 21ºlugar e abandonou com problemas de Câmbio na 5ªVolta, Na prova derradeira de 1982 no estacionamento de um Casino em Las Vegas Cheever fez um final de semana fantástico largando da 4ªposição que foi a melhor posição da Ligier em 1982 ele correu o tempo inteiro nos primeiros lugares e acabou no pódio na 3ªposição levando o terceiro pódio na Temporada e o 4ª da Ligier no ano, Laffite largando do 11ºlugar acabou abandonando com problemas de ignição.

Após todos os conflitos internos na Ligier que acabaram refletindo nas pistas a Ligier quebrou demais na temporada, Mas ainda assim levou 20 pontos na temporada e confirmando o talento que era o Eddie Cheever que levou 15 dos 20 pontos da Ligier, Já Laffite ficou a desejar no campeonato marcando apenas 5 pontos.

Foram 4 pódios em 29 corridas na temporada levando o time ao 8ºlugar no mundial de construtores que pelo que o time sofreu em 82 estava de bom tamanho, Com o fim do efeito Solo em 1983 a Ligier partiria para a próxima temporada sem os dois pilotos pois Cheever iria para a Renault e Laffite iria para a Williams. Seria uma nova fase para o time francês, Se seria melhor ou não veremos no próximo post da temporada de 1983.

Números da Ligier em 1982:

Gps: 30 (Largou em 29 Gps)
Vitórias: 0
Poles: 0
Pódios:3
Pontos: 20
Motor: Matra MS81 -12 Cilindros
2.993 Cm³ -520 cavalos em 13.000 RPM
Pilotos:
Eddie Cheever
Jacques Laffite
Número de Voltas Completadas: 1.134
Pneus: Michelin

Ligier JS17
Projetistas: Gérard Ducarouge (Diretor Técnico) e Michel Beaujon (Design)
Chassi: Monocoque em Alumínio
Peso: 585 kg
Transmissão: Hewland FGB 400 com 5 Marchas
Combustível e Lubrificante: Elf
Amortecedores: Koni
Freios: Freios a  disco
Comprimento:
Distância entre eixos: 2780 mm
dianteira: 1710 mm
traseira: 1678 mm

Ligier JS17B
Projetistas: Gérard Ducarouge (Diretor Técnico) e Michel Beaujon (Design)
Chassi: Monocoque em Alumínio

Ligier JS19
Projetistas: Gérard Ducarouge (Diretor Técnico) e Michel Beaujon (Design)
Chassi: Monocoque em Alumínio
Peso: 590 kg
Transmissão: Talbot-Ligier/Hewland com 5 Marchas
Combustível e Lubrificante: Elf
Comprimento
Distância entre eixos: 2700 mm
dianteira: 1800 mm
Via traseira: 1600 mm

Fotos:

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Bestlap / Formel1mic

Capítulos Anteriores:

Temporada de 1976
Temporada de 1977
Temporada de 1978
Temporada de 1979
Temporada de 1980
Temporada de 1981

Sem categoria

2 comentários em “Especial Ligier : Temporada de 1982

  1. Pingback: Especial Ligier : Temporada de 1985 – Portal Sportszone

  2. Pingback: Especial Ligier : Temporada de 1993 – Portal Sportszone

Deixe um comentário