Dixon conquistou sua 6ªVitória em Mid-Ohio, voltando a disputa do Título

A 13ªEtapa do Campeonato, O GP de Mid-Ohio mostrou toda a competência de Scott Dixon, O Neozelandês conseguiu a 6ªvitória. Largando do 8ºlugar para dominar a corrida da metade da corrida até no final da prova, Quando ele segurou o desgaste dos pneus e seu companheiro de equipe, Felix Rosenquist.

Classificação no Sábado:

Grupo 1: Pigot, Hinchcliffe, Rahal, Hunter-Reay, Power, Harvey, Leist, Ericsson, Sato, Rosenquist e Andretti.

No q1, As primeiras voltas, Os tempos estavam em 1 minuto e 10 segundos, Mas nas voltas seguintes os tempos baixaram em cerca de 3 a 4 segundos de uma volta para a outra. Na primeira parte do Grupo 1, Marcus Ericsson se destacou e estava na liderança, Uma liderança bem sólida. Com Pigot, Rosenquist, Hunter-Reay, Sato e Leist completando os 6 primeiros colocados.

Mas muita coisa mudou a 4 minutos do final da classificação, Rosenquist que vinha classificado estava de fora no Q2, O Sueco teve de melhorar sua volta e acabou na reta final conseguindo entrar entre os 6 primeiros colocados, que classificaram para a Q2. Will Power acabou sendo o mais rápida, Conseguindo tirar Ericsson da liderança.

Os outros classificados foram: Hunter-Reay, Rosenquist, Jack Harvey e James Hinchcliffe. Se a Classificação da Schmidt foi muito boa, A classificação da equipe Rahal foi decepcionante, Rahal e Sato ficaram em 8º e 9ºlugares, o que significa que ambos largariam na parte de trás do Grid.

Resultado do Grupo 1:

posPilotoEquipeMotorTempo
112Will PowerTeam PenskeChevrolet1:05.3775
27Marcus EricssonArrow Schmidt Peterson MotorsportsHonda1:05.7286
328Ryan Hunter-ReayAndretti AutosportHonda1:05.7484
410Felix RosenqvistChip Ganassi RacingHonda1:05.7631
560Jack HarveyMeyer Shank Racing with Arrow SPMHonda1:05.9107
65James HinchcliffeArrow Schmidt Peterson MotorsportsHonda1:05.9152
721Spencer PigotEd Carpenter RacingChevrolet1:05.9377
815Graham RahalRahal Letterman Lanigan RacingHonda1:05.9745
930Takuma SatoRahal Letterman Lanigan RacingHonda1:06.3723
1098Marco AndrettiAndretti Herta Autosport with Marco & Curb-AgajanianHonda1:06.4156
114Matheus LeistA.J. Foyt EnterprisesChevrolet1:06.5488

Grupo 2: Herta, Rossi, Ferrucci, Newgarden, Bourdais, Jones, Pagenaud, Dixon, Chilton, Enerson, Veach, Kannan

No Grupo 2, tinha os 4 primeiros colocados do campeonato. Logo de cara, Newgarden, Rossi, Pagenaud e Dixon não decepcionam e já cavaram lugares nas 4 primeiras posições. O Único que conseguiu furar essa linha de ferro foi o Norte-Americano Colton Herta, Se intrometendo na segunda posição. A Frente de Dixon, Newgarden e Pagenaud e só atrás de Alexander Rossi.

No decorrer do Grupo 2, Ferrucci, Bourdais e outros pilotos passaram a melhorar seus tempos e começaram a endurecer o jogo para os favoritos. A menos de 4 minutos do final, Rossi assume a liderança com 1:05.9420. Com Bourdais e Ferrucci da Dale Coyne fazendo um bom trabalho em 2º e 3ºlugar. Herta, Dixon e Pagenaud estavam mais no Risco. Newgarden naquele momento estava de fora do Q2.

A 3 minutos do final, Chilton e Jones chegam a zona de classificação e complicou a situação de Dixon, Pagenaud e Newgarden. Dos líderes do campeonato, Rossi era o único garantido no Q2. Na reta final, Acabou que Dixon, Pagenaud e Newgarden conseguiram arranjar uma vaga na próxima fase. Mas quem ficou em 1ºlugar no Grupo 2 foi o Francês Sebastien Bourdais.

Resultado do Grupo 2:

posPilotoEquipeMotorTempo
118Sebastien BourdaisDale Coyne Racing with Vasser SullivanHonda1:05.2702
227Alexander RossiAndretti AutosportHonda1:05.2810
32Josef NewgardenTeam PenskeChevrolet1:05.3809
488Colton HertaHarding Steinbrenner RacingHonda1:05.4335
522Simon PagenaudTeam PenskeChevrolet1:05.6464
69Scott DixonChip Ganassi RacingHonda1:05.7294
719Santino FerrucciDale Coyne RacingHonda1:05.7588
859Max ChiltonCarlinChevrolet1:05.9981
920Ed JonesEd Carpenter RacingChevrolet1:06.1800
1026Zach VeachAndretti AutosportHonda1:06.2115
1131RC EnersonCarlinChevrolet1:06.3196
1214Tony KanaanA.J. Foyt EnterprisesChevrolet1:07.0491

Q2: Os grupos se juntam para um frenético Q2, 10 minutos e 6 vagas para a fase final da Classificação. Simon Pagenaud fez 1:08.9345, Mas logo esse tempo foi superado, com o decorrer das voltas. A 5 e meio do Final, Marcos Ericsson e James Hinchcliffe vinham colocando a Schmidt nas 2 primeiras posições, Mas foram superados Pelo Sueco Felix Rosenquist e pelo inglês Jack Harvey da Meyer Shank.

Os Favoritos começam mesmo a aparecer na reta final do Q2. A 2 minutos do final, Pagenaud subiu do último lugar para o primeiro lugar, Com 1:05.9220. Jack Harvey, 30 segundos depois superou o piloto da Penske, Mesmo sem correr uma temporada completa, O inglês mostra sua competência na Formula Indy.

Porém, todos os pilotos conseguiram baixar suas marcas e na volta final, Alexander Rossi se garantiu com o melhor tempo, Seguido de Felix Rosenquist da Ganassi, que iria ter um grande final de semana. Josef Newgarden, Simon Pagenaud e Will Power colocaram a Penske no Q3.

Sebastian Bourdais, com a Dale Coyne acabou ficando com a última vaga no Q3. Deixando Colton Herta e Scott Dixon de fora, Com o os dois em 7º e 8ºlugares. Os pilotos da Schmidt acabaram ficando nas 2 últimas posições do Q2.

Resultado do Q2:

posPilotoEquipeMotorTempo
127Alexander RossiAndretti AutosportHonda1:05.1898
210Felix RosenqvistChip Ganassi RacingHonda1:05.3968
32Josef NewgardenTeam PenskeChevrolet1:05.4004
422Simon PagenaudTeam PenskeChevrolet1:05.4207
512Will PowerTeam PenskeChevrolet1:05.4261
618Sebastien BourdaisDale Coyne Racing with Vasser SullivanHonda1:05.5616
788Colton HertaHarding Steinbrenner RacingHonda1:05.5650
89Scott DixonChip Ganassi RacingHonda1:05.6999
960Jack HarveyMeyer Shank Racing with Arrow SPMHonda1:05.7231
1028Ryan Hunter-ReayAndretti AutosportHonda1:05.7328
115James HinchcliffeArrow Schmidt Peterson MotorsportsHonda1:05.7567
127Marcus EricssonArrow Schmidt Peterson MotorsportsHonda1:06.0428

Fase Final: Com 6 minutos para a definição da pole position, Simon Pagenaud, Alexander Rossi, Josef Newgarden e Will Power foram para a pista. Rossi acabou dando uma pequena escapada no começo da volta. Com isso, Os pilotos da Penske marcaram os 3 primeiros tempos, Com Pagenaud na ponta, Com 1:06.1295, Seguido de Power e Newgarden a menos de 3 minutos do final.

Felix Rosenquist marcou o 4ºtempo, superando a Alexander Rossi. A menos de 1 minuto do final, Alexander Rossi se recuperou e passou para a liderança, com 1:05.7232, Mas o treino não tinha terminado. E Will Power em grande volta acabou superando Rossi e conquistando a 57ªPole da sua carreira. O Australiano marcou 1:05.1569 contra o tempo de 1:05.5317 de Alexander Rossi. O Norte-Americano da Andretti vai dividir a primeira fila com o piloto da Penske.

Na segunda fila, largam os dois outros pilotos da Penske, Com Josef Newgarden e Simon Pagenaud. Sebastien Bourdais da Dale Coyne superou Felix Rosenquist da Ganassi. O piloto Francês consegue se colocar em uma boa 5ªposição, Sendo um intruso entre as 3 equipes grandes.

Grid de Largada:

posPilotoEquipeMotorTempo
112Will PowerTeam PenskeChevrolet1:05.1569
227Alexander RossiAndretti AutosportHonda1:05.5317
32Josef NewgardenTeam PenskeChevrolet1:05.7885
422Simon PagenaudTeam PenskeChevrolet1:05.8958
518Sebastien BourdaisDale Coyne Racing with Vasser SullivanHonda1:06.2040
610Felix RosenqvistChip Ganassi RacingHonda1:06.4914
788Colton HertaHarding Steinbrenner RacingHonda1:05.5650
89Scott DixonChip Ganassi RacingHonda1:05.6999
960Jack HarveyMeyer Shank Racing with Arrow SPMHonda1:05.7231
1028Ryan Hunter-ReayAndretti AutosportHonda1:05.7328
115James HinchcliffeArrow Schmidt Peterson MotorsportsHonda1:05.7567
127Marcus EricssonArrow Schmidt Peterson MotorsportsHonda1:06.0428
1321Spencer PigotEd Carpenter RacingChevrolet1:05.9377
1419Santino FerrucciDale Coyne RacingHonda1:05.7588
1515Graham RahalRahal Letterman Lanigan RacingHonda1:05.9745
1659Max ChiltonCarlinChevrolet1:05.9981
1730Takuma SatoRahal Letterman Lanigan RacingHonda1:06.3723
1820Ed JonesEd Carpenter RacingChevrolet1:06.1800
1998Marco AndrettiAndretti Herta Autosport with Marco & Curb-AgajanianHonda1:06.4156
2026Zach VeachAndretti AutosportHonda1:06.2115
214Matheus LeistA.J. Foyt EnterprisesChevrolet1:06.5488
2231RC EnersonCarlinChevrolet1:06.3196
2314Tony KanaanA.J. Foyt EnterprisesChevrolet1:07.0491

No Domingo, tivemos as 90 voltas da prova de Mid-Ohio. Dixon que largou em 8ºlugar mostrou porque é o maior vencedor do técnico circuito de Lexington.

Power largou bem e manteve a liderança, Com Rossi e Newgarden mantendo suas posições em 2º e 3ºlugares respectivamente. Na parte intermediária aconteceu um incidente que comprometeu a prova dos dois pilotos da Schmidt. Takuma Sato tocou em Marcus Ericsson que por consequência tocou em James Hinchcliffe, Curvas depois, Sato foi para a caixa de areia.

Os três pilotos tiveram que ir para os boxes. Infelizmente para Ericsson a prova acabaria mesmo no final da 1ªVolta, Apesar de levar o carro até os boxes, seu carro não tinha condições de continuar. Sato perdeu muito tempo e Hinchcliffe perdeu 2 voltas, Praticamente a prova da Schmidt Peterson acabou.

Pouca coisa aconteceram nas primeiras voltas da prova, Os 5 primeiros colocados estavam com os pneus mais macios, Felix Rosenquist estava com os pneus mais duros, Mesmo assim, ele conseguia acompanhar os demais. O piloto da Ganassi teria vantagem no decorrer das voltas. A se Destacar o bom trabalho de Ed Jones, que resolveu usar o Push to Pass e até que vinha dando resultado, Subindo do 16º para o 11ºlugar. No final da 8ªVolta, Hunter-Reay superou Jack Harvey, assumindo o 9ºlugar. Ao mesmo tempo, Rosenquist partia para cima de Bourdais. Os pneus do Sueco começavam a render mais que os pneus do Francês da Dale Coyne.

Power e os demais líderes estavam poupando os pneus macios para eles durarem mais, Já Pagenaud, Bourdais e Herta não conseguiram levar os pneus além da 13ªVolta, Os dois foram para os boxes trocando os pneus macios pelos pneus duros. Na 15ªVolta, Newgarden foi para a sua primeira parada. Na 16ªVolta, Herta acabou se precipitando e batendo em Sebastian Bourdais, que acabou rodando e perdendo tempo, assim como o piloto da Harding perdeu um pouco de tempo.

Power vinha 1.2 segundos à frente de Alexander Rossi, que já vinha sendo pressionado pelo Felix Rosenquist. Scott Dixon vinha em 4º, Mas não estava pensando em ir para cima, Mas sim em poupar combustível e Pneus, sua maior especialidade na Formula Indy. Na 18ªVolta, Rosenquist superou Rossi e assumiu a 2ªposição. O Sueco partiu para cima de Power, Em menos de 2 voltas, ele chega em Power. O Australiano estava com os pneus acabados.

Mesmo assim, Por duas vezes, Power se defendeu muito bem do ataque do piloto da Ganassi, Mas na volta 21, Power é superado por Rosenquist e assume a liderança da prova. Dixon se aproximou logo de Power, Mas diferente do companheiro de equipe, o Neozelandês não estava forçando para superar Power. Já Rossi, tinha perdido posição até mesmo pelo Norte-Americano Spencer Pigot, Caindo para o 5ºlugar, foi para os boxes na 27ªVolta. Pigot e Ferrucci pararam na 28ªVolta.

Os últimos a fazerem a parada foram: Power e Dixon na 30ªVolta. Eles teriam mais chances de executarem a tática de 2 paradas. Josef Newgarden passou a liderar a prova, Com 2.5 segundos a frente de Simon Pagenaud. Ryan Hunter-Reay, Colton Herta vinham logo a seguir. Lá Atrás, Dixon vai para cima de Power, Mas Power se segura a frente. E foi assim na 33ªvolta. Na 34ªVolta, Dixon colocou por dentro de Power, No final da grande reta e superou o piloto da Penske, ganhando o 10ºlugar.

Newgarden acabou tendo problemas para colocar volta em passar RC Enerson e Zach Veach, Com isso, Simon Pagenaud e Ryan Hunter-Reay chegando no líder, Mas assim que o líder da prova e do campeonato se livrou de Zach Veach, Ele volta a abrir diferença para seus adversários, Que se enrolaram para superar os 2 pilotos retardatários. Por causa dos retardatários, Pagenaud e Herta foram para os boxes na 37ªvolta para a 2ªparada.

Newgarden abriu 4 segundos sobre Hunter-Reay, Felix Rosenquist vinha em 3º, A 5.5 segundos do ponteiro. Na volta 38, Hunter-Reay foi para os boxes, Na volta seguinte parou Sebastien Bourdais.

Na 41ªVolta, Josef Newgarden foi para a sua segunda parada, Infelizmente ele perdeu 7 segundos. A Mangueira de Combustível não estava funcionando e acabou prejudicando muito Newgarden. Felix Rosenquist passa a liderar, Com 12.2 segundos de Spencer Pigot. Scott Dixon vinha 1 segundo atrás na 3ªposição. Will Power em 4º, Estava a 20 segundos atrás e Alexander Rossi completava os 5 primeiros colocados.

Com as paradas de Rosenquist na 45ªvolta e de Pigot na 47ªVolta, Scott Dixon assumiu a liderança pela primeira vez, 11 segundos e 3 décimos depois, vinha Will Power em 2º. A corrida começava a chegar na segunda metade, Mas começava se encaminhava muito para Dixon, com Rosenquist podendo fazer dobradinha para a Ganassi.

Na volta 54, O piloto Sueco foi para cima de Power e os dois ficaram lado a lado por 2 a 3 curvas até que Rosenquist levou a melhor e passou a segunda posição. Um show dos pilotos da Ganassi em Mid-Ohio.

Dixon abria mais e mais sobre Rosenquist, Com 15 segundos de frente para seu companheiro de equipe. Na volta 59, Rossi foi para a segunda parada. Ao restar 32 voltas, Seria bem difícil Rossi levar o carro até o final da prova.  Dixon foi para a parada na 60ªVolta, Colocando pneus macios pela segunda vez. Esse jogo de pneus macios a mais foi devido ao Dixon não ter chegado à Fase final da Classificação. Ou seja, não ter ido a final acabou levando o Neozelandês a ter uma grande vantagem sobre os demais.

Power parou na volta 61, Deixando Rosenquist na liderança, Com 8.4 segundos de vantagem para Ryan Hunter-Reay. Em relação a disputa do campeonato, Newgarden que parou na volta 63, Se deu bem e acabou superando Simon Pagenaud ganhando 1 posição. Já o Francês também perdeu posição para Power e para Rossi, por causa dos pneus frios.

O último a parar foi Rosenquist, Na 66ªVolta. Scott Dixon tinha a corrida na mão, Com os seus pneus rendendo muito bem, até a volta 75, 76. A partir dai, o desgaste dos pneus começou a se acentuar no carro de Dixon. Sua vantagem de 9 segundos para Rosenquist começou a diminuir e o piloto da Ganassi precisava administrar essa vantagem até o final da prova. Mais atrás, Pagenaud era pressionado pelo Pigot, Mas o piloto da Carpenter não conseguia superar o piloto da Penske. Dai Colton Herta tomou a iniciativa e tentou passar para o 8ºlugar.

Já Newgarden vinha tentando superar Hunter-Reay em busca do pódio e 12 segundos a frente de Alexandre Rossi, em um frustrante 6ºlugar.

As voltas finais foram dramáticas para Dixon, Ele acabou sofrendo uma pressão de Andretti, Sato e Chilton, que vinham 1 volta atrás. Rosenquist, Hunter-Reay e Newgarden vinham chegando cada vez mais, A 3 voltas do final, Sato e Andretti ficaram disputando posição e isso acabou meio que Salvando o neozelandês.

Na volta final, Rosenquist foi para cima de Dixon em busca da primeira vitória na categoria, Já Newgarden foi para o tudo ou nada na segunda curva, Acabou que o líder do campeonato ficou atolado na briga, Logo após forcar a barra e tocar em Hunter-Reay que segurou o carro e manteve sua 3ªposição.

Mesmo com o ataque do Rosenquist, Dixon segurou a liderança e acabou pela 6ªvez vencendo em Mid-Ohio. Essa vitória recoloca o piloto de 39 anos na disputa pelo título, Com Felix Rosenquist conquistando seu melhor resultado na temporada de estreia da Formula Indy. A Ganassi conseguiu fazer a primeira dobradinha na Temporada.

Ryan Hunter-Reay fez uma bela prova e acabou chegando ao pódio, Após largar da 10ªposição para fazer uma bela corrida de Recuperação, Sem grande destaque, mas muito corretamente o norte-americano levou a Andretti ao 3ºlugar.

Will Power conseguiu renovar seu contrato com a Penske para a temporada de 2020, Mas acabou não indo além do 4ºlugar, A tática que funcionou com o Dixon não deu tão certo para o piloto da Penske. Isso não invalida a boa exibição que ele teve em Lexington. Alexander Rossi que renovou com a Andretti ficou em 5ºlugar e diminuiu a diferença sobre Newgarden, O líder do campeonato poderia ter ficado em 4ºlugar e ter aumentado um pouco mais sua vantagem para Rossi, Pagenaud e Dixon, Mas acabou arriscando (Até acho que ele pode arriscar) e levando a pior. Ficou com o 14ºlugar e com uma bela dor de cabeça.

Simon Pagenaud não se deu bem em Mid-Ohio, Ficou em 6ºlugar a frente de Spencer Pigot da Carpenter, que segurou os ataques de Colton Herta, Mais um 8ºlugar para o novato da equipe Harding Racing. Completando os 10 primeiros colocados: Graham Rahal, que realmente não teve um equipamento a altura para brigar mais a frente e Jack Harvey, Que fez uma boa prova e acabou fazendo o seu 4ºresultado entre os 10 primeiros colocados.

Fotos:

MidOhio2019

Resultado final da 13ºEtapa do Mundial de Formula Indy
GP de Mid-Ohio

posPilotoEquipeMotorvoltasTempo
19Scott DixonChip Ganassi RacingHonda901:45:15.6974
210Felix RosenqvistChip Ganassi RacingHonda90a 0.0934
328Ryan Hunter-ReayAndretti AutosportHonda90a 1.2578
412Will PowerTeam PenskeChevrolet90a 6.9878
527Alexander RossiAndretti AutosportHonda90a 10.7949
622Simon PagenaudTeam PenskeChevrolet90a 11.9029
721Spencer PigotEd Carpenter RacingChevrolet90a 12.3671
888Colton HertaHarding Steinbrenner RacingHonda90a 12.9546
915Graham RahalRahal Letterman Lanigan RacingHonda90a 19.9289
1060Jack HarveyMeyer Shank Racing with Arrow SPMHonda90a 20.4762
1118Sebastien BourdaisDale Coyne Racing with Vasser SullivanHonda90a 20.7715
1219Santino FerrucciDale Coyne RacingHonda90a 21.2696
1320Ed JonesEd Carpenter RacingChevrolet90a 46.0085
142Josef NewgardenTeam PenskeChevrolet89a 1 volta
1598Marco AndrettiAndretti Herta Autosport with Marco & Curb-AgajanianHonda89a 1 volta
1659Max ChiltonCarlinChevrolet89a 1 volta
1731RC EnersonCarlinHonda89a 1 volta
184Matheus LeistA.J. Foyt EnterprisesChevrolet89a 1 volta
1930Takuma SatoRahal Letterman Lanigan RacingHonda89a 1 volta
2014Tony KanaanA.J. Foyt EnterprisesChevrolet89a 1 volta
2126Zach VeachAndretti AutosportHonda89a 1 volta
225James HinchcliffeArrow Schmidt Peterson MotorsportsHonda87a 3 voltas
237Marcus EricssonArrow Schmidt Peterson MotorsportsHonda2a 88 voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: IndyCar

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