De forma magistral, Marquez supera Quartararo na volta final, vence e conquista o 6ºtítulo Mundial na MotoGP

Era farpas contadas que Marquez seria o campeão dessa temporada. Porém, O Formiga atômica não se contentou em só ser campeão da temporada por antecipação. E partiu para a vitória, Após uma longa disputa com o seu novo arquirrival Fabio Quartararo. Marquez assim como em Misano passou seu adversário na volta final e conquistou sua 9ªVitória na temporada e de quebra definiu o campeonato no Circuito de Chang, Na Tailândia.

Antes da Largada, A moto de Jack Miller deu problemas e ele teve de largar dos boxes. O pole position Fabio Quartararo, Largou muito bem e seguiu na liderança, Já Marquez acabou superando Viñales e passou para o segundo lugar, O piloto da Yamaha tentou voltar a frente, Só que o Formiga Atômica se segurou na posição. Andrea Dovizioso pulou do 6º para o 4ºlugar.

Logo na segunda volta, Marquez foi para cima de Quartararo e por fora da 1 reta longa (Depois da reta dos boxes) O Espanhol supera o francês, Mas perde a curva acaba Quartararo voltando a ponta. A medida que a prova iria acontecendo, Quartararo e Marquez se distanciaram muito de Viñales e mais ainda de Andrea Dovizioso e fizeram um duelo particular pela vitória em Buninam. Marquez era mais rápido nas retas, Mas o jovem piloto da Petronas compensava nas parte de curvas.

Dovizioso estava ficando longe demais dos líderes, Pior que isso, Ele ficou mais para Morbidelli em um primeiro momento, Mas logo depois, Acabou ficando para Alex Rins da Suzuki, Que superou o Ítalo-brasileiro e partiu para cima do piloto da Ducati. Já Valentino Rossi que tinha passado as duas Suzuki no começo da prova, Foi recuado para o 8ºlugar, após ser superado pelo Rins primeiro e depois pelo estreante Joan Mir.

Naquela altura do campeonato, Já dava para perceber que o campeonato estava nas mãos de Marquez, Tanto é que o Formiga Atômica não precisava se quer atacar Quartararo. A prova acabou dando uma amenizada por algumas voltas na parte da frente.

A partir da parte final de corrida, Marquez começou a provocar um erro do piloto da Petronas, Mas esse erro não aconteceu, Quartararo estava com pilotagem bem segura e parecia que seria bem difícil tirar a primeira vitória das mãos do Francês.

O problema para Quartararo era que seu adversário era Marc Marquez, Sem Dúvida ele não se contentaria em ser campeão em 2ºlugar. Nas voltas finais, Marquez abriu fogo em cima de Quartararo. A 4ªVoltas do final o piloto da Honda tentou passar o piloto da Petronas por fora, Na mesma situação do começo da 2ªVolta… Ele passa, Mas perde a curva e o francês volta para a ponta.

Viñales tentou chegar na disputa, Mas já estava muito tarde para conseguir brigar pela vitória. Na última volta, Quartararo vinha a frente de Marquez, Até que e na 2ªReta, O Formiga Atômica faz pela terceira vez a manobra de ultrapassagem, em cima de Quartararo por fora. Dessa vez, Marquez não espalhou e manteve a liderança nas mãos dele, Nas curvas finais, Quartararo foi para o desespero e fez uma última tentativa para levar a vitória para casa, O piloto da Petronas até passa o piloto da Honda, Mas leva o X e acaba vendo a vitória escapar das suas mãos.

Marc Marquez ganha a corrida e confirma seu 6ºtítulo na categoria principal e o 8º da sua carreira. (125cc em 2010, Moto 2 em 2012, MotoGP em 2013,2014,2016,2017,2018 e agora em 2019) Marquez comemorou o seu título e o tema da festa foi a bola 8 do jogo de sinuca. Após ele simular jogar a bola 8 na caçapa, Marquez festejou o título, com uma gigante bola 8. Depois, festejou com o público, para ai voltar aos boxes e comemorar com sua equipe.

Fabio Quartararo chegou em 2ºlugar e ficou muito chateado com a vitória que ele mais uma viu-se escapar diante de seus dedos, Foi o seu 5ºpódio na temporada e o terceiro pódio nessa posição. O pódio foi completado pelo Espanhol Marevick Viñales, Com a Yamaha.

Andrea Dovizioso não teve condições de se quer ameaçar uma possibilidade de empurrar o título para Motegi. O piloto da Ducati fez uma corrida discreta, ficando com o 4ºlugar. Muito provavelmente o primeiro piloto da Ducati, que cumprimentou o campeão após a corrida deverá ficar com o vice-campeonato pela terceira vez seguida.

Alex Rins levou a Suzuki para o 5ºlugar, novamente fazendo uma boa corrida após corrida fraca em Aragón e queda em San Marino. Franco Morbidelli, perdeu terreno na parte final de corrida, Ficando em 6ºlugar. Isso ofusca demais a temporada dele, em Relação ao desempenho surpreendente do seu companheiro de equipe. Visto que Franco não tem se quer um pódio nessa temporada contra 5 de Quartararo.

Joan Mir conquistou uma boa 7ªposição, Ficando a frente de Valentino Rossi. O veterano de 40 anos de idade não conseguiu fazer uma boa corrida e ficou longe demais de uma briga por boas posições. Deixando mais uma vez a desejar ficou Danilo Petrucci, Que ainda assim chegou em 9ºlugar, A frente de Takaagi Nakagami. O nipônico levou sua moto Honda de 2018 bem a frente do primeiro piloto da LCR Honda. Seu companheiro de equipe Cal Crutchlow fez uma corrida patética, chegando em 12ºlugar, atrás de Francesco Bagnaia.

Pol Espargaró fez o que era possível com a KTM e ficou em 13º. Jack Miller teve sua corrida totalmente comprometida com a falha da moto antes da largada. Sua corrida de recuperação só acabou levando o Australiano ao 14ºlugar, Salvando apenas 2 pontos no campeonato. Andrea Iannone levou a Aprilla ao último lugar na zona de pontuação.

O Portal Sportszone parabeniza a Marc Marquez pelo Sexto título Mundial de MotoGP e o Oitavo título no Mundial de Motovelocidade. A próxima corrida acontece no Japão no dia 20 de Outubro, Em Motegi.

Fotos:

Resultado final do GP da Tailândia
Moto GP

pospilotoequipemotoTempo
193Marc MárquezRepsol Honda TeamHonda39’36.223
220Fabio QuartararoPetronas Yamaha SRTYamahaa 0.171
312Maverick ViñalesMonster Energy Yamaha MotoGPYamahaa 1.380
44Andrea DoviziosoDucati TeamDucatia 11.218
542Álex RinsTeam SUZUKI ECSTARSuzukia 11.449
621Franco MorbidelliPetronas Yamaha SRTYamahaa 14.466
736Joan MirTeam SUZUKI ECSTARSuzukia 18.729
846Valentino RossiMonster Energy Yamaha MotoGPYamahaa 19.162
99Danilo PetrucciDucati TeamDucatia 23.425
1030Takaaki NakagamiLCR Honda IDEMITSUHondaa 29.423
1163Francesco BagnaiaPramac RacingDucatia 30.103
1235Cal CrutchlowLCR Honda CASTROLHondaa 33.216
1344Pol EspargaróRed Bull KTM Factory RacingKTMa 35.667
1443Jack MillerPramac RacingDucatia 39.736
1529Andrea IannoneAprilia Racing Team GresiniApriliaa 40.038
1688Miguel OliveiraRed Bull KTM Tech 3KTMa 40.136
1753Tito RabatReale Avintia RacingDucatia 44.589
1899Jorge LorenzoRepsol Honda TeamHondaa 54.723
1917Karel AbrahamReale Avintia RacingDucatia 56.012
2055Hafizh SyahrinRed Bull KTM Tech 3KTMa 1’01.431
x41Aleix EspargaróAprilia Racing Team GresiniApriliaa 9 Voltas
x82Mika KallioRed Bull KTM Factory RacingKTMa 23 Voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *