Dakar 2021 – 7ªEspecial

A dura primeira parte da Maratona de 2 dias sem assistência de mecânicos aconteceu entre as cidades de Hail até Sakaka teve 471 km de especial. Os destaques foram a acirrada disputa nas Motos e o abandono do grande favorito ao título nos quadriciclos.

Motos:

Primeira parte da maratona teve por mais parte do tempo um confronto de campeões entre Ricky Brabec e Toby Price que durou pela maior parte da especial. No final, o campeão de 2020 acabou com a vitória enquanto que o piloto da KTM ficou para trás. Vindos de trás, Cornejo Florimo e Skyler Howes completaram o pódio.

Price começou muito bem, nos primeiros 22 km colocou 28 segundos de vantagem para o seu compatriota Daniel Sanders, 31 segundos a frente do francês Xavier Soultrait, 34 segundos de Kevin Benavides e 36 segundos a frente de Luciano Benavides que fechava os 5 primeiros colocados. Muito juntos vinham disputando a sexta posição, Pablo Quintanilla, Stefan Svitko e Ricky Brabec. Franco Caimi e Joan Barreda Bort completavam os Top 10. Ross Branch teve um começo desastroso, perdendo mais de meia hora e caindo para a última posição da especial.

No km 63, Price aumentou sua vantagem na liderança para Daniel Sanders, o estreante vinha a 56 segundos do piloto oficial da KTM. Ricky Brabec dá um belo pulo passando para a 3ªposição. Kevin Benavides e Xavier de Soultrait vinham próximos (Em 4º e 5ºlugares) separados por 9 segundos entre o piloto da Honda e o piloto da Husqvarna.

Pablo Quintanilla vinha na 6ªposição com 20 segundos de frente para Adrien van Beveren que estava mantendo a 7ªposição, 3 segundos a frente do eslovaco Stefan Svitko da Slovnaft Rally Team. 9 segundos depois vinha Franco Caimi da Yamaha. Luciano Benavides da Husqvarna completava os Top 10 no 2ºckeckpoint.  San Sunderland e Lorenzo Santolino vinham tentando entrar nos 10 primeiros.

No km 104, Price continuava na liderança, mas agora, 1 minuto e 34 segundos depois, vinha Ricky Brabec. A partir dai, começava a disputa entre os dois pela vitória na especial.  Kevin Benavides e Daniel Sanders disputavam a 3ªposição, 6 segundos de distância entre eles. Xavier de Soultrait. Van Beveren e Quintanilla disputam a 6 e 7ªposições na especial. Franco Caimi (Yamaha), San Sunderland (KTM) e Luciano Benavides (Husqvarna) completavam os 10 primeiros, separados por apenas 4minutos e 8 segundos. Mais atrás, Joan Barreda Bort estava em incomoda 20ªposição, 8 minutos atrás de Price.

As posições não se modificaram nas 5 primeiras posições, até o km 178, Price vinha ainda na liderança, com 1 minuto e 51 segundos a frente de Brabec com sua Honda. 2 segundos depois vinha o argentino Kevin Benavides, companheiro de equipe do norte-americano.  Os franceses Xavier de Soultrait e Adrien van Beveren vinham na 4ª e 5ªposições. Daniel Sanders caiu para a 6ªposição e apesar de estar a 4 segundos de van Beveren, também tinha a sua posição sobre risco. O Chileno Jose Ignacio Cornejo deu um belo salto e passou da 12ª para a 7ªposição.

Os Argentinos Luciano Benavides e Franco Caimi disputavam a 8ªposição, 2 segundos de distancia entre eles. San Sunderland completou os 10 primeiros colocados. Pablo Quintanilla saiu dos Top 10, na 11ªposição. Seguido de Howes (BAS Dakar KTM), Santolino (Sherco), Walkner (KTM) e Michel (MRG). Stefan Svitko ficou para trás, na 16ªposição a quase 7 minutos de Price.

No km 215, Ricky Brabec baixou a diferença de Price para 1 minuto e 8 segundos. Kevin Benavides continuava na terceira posição, Xavier de Soultraid continuava na 4ªposição. Já Daniel Sanders ganhou a 5ªposição de Adrien van Beveren e volta para as 5 primeiras posições.

Franco Caimi estava 6 segundos na frente de Luciano Benavides na 7ªposição. San Sunderland e Skyler Howes completam os 10 primeiros colocados. 10 segundos depois do piloto da Bas Dakar KTM vinha Pablo Quintanilla, disposto a recuperar posições. Jose Ignacio Cornejo acabou perdendo 10 posições, recuando para a 17ªposição.

Ricky Brabec tomou a ponta de Price no km 279, superando em 31 segundos o piloto da KTM. Kevin Benavides (Honda), Xavier de Soultrait (Husqvarna), Daniel Sanders (KTM) e Adrien van Beveren (Yamaha) mantiveram suas posições. Na disputa entre os Argentinos, o irmão de Kevin Benavides, Luciano superou Caimi ganhando a 7ªposição.  Skyler Howes e San Sunderland vinham perto do piloto da Yamaha na 9ª e 10ªposições.

Quintanilla vinha com problemas, disputava a 11ªposição com o espanhol Lorenzo Santolino da Sherco, no seu melhor momento na especial. Jose Ignacio Cornejo subiu 4 posições. O Chileno estava a 4 segundos do compatriota Quintanilla e seis segundos atrás de Santolino. Mais atrás, Barreda Bort continuava longe dos líderes, a mais de 8 minutos  da liderança. O Botsuano Ross Branch vinha na 37ªposição,

Parecia que Brabec iria partir para a vitória, porém, no Km 358, o Argentino Kevin Benavides passou o norte-americano e assumiu a liderança e abriu 40 segundos sobre Brabec. Toby Price tinha o seu 3ºlugar ameaçado pelo francês Xavier de Soultrait. San Sunderland subiu da 10ªpara a 5ªposição. Daniel Sanders recua para a 6ªposição, com uma turma bem atrás dele, disposto a superar o estreante do ano. Luciano Benavides, Franco Caimi e Jose Ignacio Cornejo Florimo, eles vinham separados por apenas 11 segundos. Não muito longe dessa turma, em 10ºlugar, o norte-americano Skyler Homes. Adrien van Beveren saiu fora dos Top 10, caindo para a 11ªposição.

Só que no final, Kevin Benavides acabou perdendo mais de 10 minutos e ficou longe da vitória na especial. Ricky Brabec garantiu a primeira vitória dele em especial do Dakar 2021. Uma grande atuação do defensor do título do ano passado. A vantagem foi de 2 minutos e 7 segundos para o Chileno Jose Ignacio Cornejo Florimo, que teve uma brilhante recuperação na parte final da especial. Esse resultado deixa o piloto da Honda na liderança do Dakar por 1 segundo a frente de Toby Price que ficou na 7ªposição após ficar a maior parte do Dakar no pódio. Skyler Howes da BAS Dakar KTM teve uma grande recuperação também e acabou completando o pódio da especial.

San Sunderland foi o melhor piloto de KTM oficial ao chegar na 4ªposição. A frente de Daniel Sanders da KTM. O título de Rookie do Dakar dificilmente vai sair das mãos desse piloto Australiano. O melhor piloto da Husqvarna foi Xavier de Soultrait, na 6ªposição, chegando a 3 minutos e 57 segundos de Brabec. Toby Price acabou ficando a 5 minutos da liderança, na 7ªposição e a 1 segundo da liderança na classificação geral. Luciano Benavides chegou em 8º, apenas 6 segundos de frente para Joaquim Rodrigues da Hero, começou o estágio na 22ªposição. Uma bela recuperação do piloto português. Franco Caimi com a melhor Yamaha da especial fechou os top 10.

Adrien Van Beveren ficou na 11ªposição. Pela situação que esta, a equipe Yamaha parece que não deve ter o título do Dakar nas suas mãos. O tcheco Michek Martin levou sua KTM da Moto Racing Group (MRG) a uma boa 12ªposição e ficou a frente de Lorenzo Santolino da Sherco, Joan Barreda Bort da Honda e Pablo Quintanilla da Husqvarna.

Kevin Benavides que poderia ter ganho a especial acabou perdendo 10 minutos no tempo final da especial e essa perda de tempo custa ao Argentino a liderança da geral. Já Ross Branch se recuperou, mas acabou ficando bem longe dos primeiros colocados, uma 27ªposição e mais de 40 minutos de atraso praticamente jogam o piloto da Botsuana para fora da briga na categoria geral.

Quadriciclos:

Mudanças muito importantes aconteceram hoje, O grande favorito a vitória Nicolas Cavigliasso abandonou o Dakar. O piloto Argentino vinha na primeira posição, bem a frente do seu compatriota Manuel Andujar, mas acabou abandonando por problemas de embreagem a 100 km do final. Com isso, Andujar que ganhou a especial de hoje passou a liderar a classificação geral.

Italo Pedemonte da Enrico Racing Team ficou na segunda posição e o francês Alexandre Giroud completou o pódio na 3ªposição. Giovanni Enrico e Pablo Copetti completavam os 5 primeiros colocados. Andujar vinha 21 minutos a frente de Giroud, quase 26 minutos a frente de Giovanni Enrico. O pega pelo título esta entre os 3 pilotos. Pedemonte e Copetti vinham a mais de horas da liderança. Apenas 12 pilotos continuam na disputa.

Carros:

Segue a luta pelo título entre Stephan Peterhansel e Nasser Al Attiyah pelo título do Dakar, no dia de hoje, o francês da Mini levou a melhor e ficou 2 minutos a frente do piloto da Toyota. Isso leva a distância dos dois aumentar para 7 minutos e 53 segundos. O Saudita Yazeed al Rajhi conquistou a vitória na especial, com Peterhansel, Sainz, Al-Attiyah e Przygonski nas 5 primeiras posições.

No km 22, Sainz estava na liderança, com uma pequena vantagem de 17 segundos para Nasser Al-Attiyah que tentava tirar Peterhansel da liderança, o francês vinha 1 minuto atrás. Entre eles, vinha Yazeed Al Rajhi que estava bem atrás na classificação geral. Jakub Przygonski completava os 5 primeiros colocados. O Russo Vladimir Vasilyev vinha na 6ªposição com seu Mini. Muito próximos Yasid Seiadan, Sebastien Loeb, Nani Roma, Gigiel de Villiers e Martin Prokop vinham disputando a 7ªposição, separados por apenas 14 segundos entre o 7º até o 11ºcolocado.

No km 63, Stephan Peterhansel reage e assume a liderança com seu Mini, mas Sainz a 5 segundos, Nasser Al-Attiyah a 19 segundos e Al Rajhi a 34 segundos vinham próximos da lenda do Dakar. Mais afastado vinha Przygonski na 5ªposição. Vasilyev, Loeb e Roma mantiveram suas posições, Despres subiu para 9º e Seaidan subiu para a 10ªposição.

No Km 104, Peterhansel aumenta vantagem para seus concorrentes e passa a ter 1 minuto e 24 segundos a frente de Nasser Al-Attiyah da Toyota. Carlos Sainz  e Yazeed al Rajhi ficaram mais para trás (3 minutos atrás do líder) e estavam travando um duelo pela 4ªposição. Jakub Przygonski da Toyota e Vladimir Vasilyev da Mini permanecem em 5º e 6ºlugares respectivamente.

Nani Roma (Hunter) acabou subindo para a 7ªposição. O Saudita Seaidan e o Emirata Al Qassimi vinham logo a seguir, Despres perdeu uma posição e estava fechando os 10 primeiros colocados. Sebastian Loeb deu uma queda na classificação, em 11ºlugar a quase 8 minutos de Peterhansel. Giniel de Villiers (Toyota) e Martin Prokop (Ford) vinham logo a seguir. Brian Baragwanath vinha na última posição, com mais de 2 horas de atraso para os líderes. 40 km depois, Yazeed Al-Rajhi superou Carlos Sainz e faturou a 3ªposição. Fora isso, não tivemos mudanças de posições.

No km 178, Stéphane Peterhansel abria 4 minutos e 5 segundos para Carlos Sainz que dá o troco em Yazeed al Rajhi e se aproveita da queda de rendimento de Nasser Al-Attiyah para voltar a segunda posição. Al Rajhi vinha em 3º, 4 segundos atrás do espanhol e Al-Attiyah vinha 9 segundos atrás em 4º. Przygonski tentava se aproximar mais dos três, estava a 2 minutos atrás de Sainz, Al Rajhi e Al-Attiyah, completando os 5 primeiros colocados.

Yasid Seaidan da Century vinha na 6ªposição, Despres ganhando posições e subindo para 7ªposição enquanto que Vasilyev caia da 6ª para a 8ªposição e já estava a mais de 10 minutos atrás do líder. Sheikh Al Qassimi da Pegueot e Nani Roma da Hunter completava os Top 10 do 5ºCheckpoint. No km 215, tudo mudou na segunda posição. Yazeed Al Rajhi passou para segundo e colocou 47 segundos de frente para Nasser Al-Attiyah da Toyota. Enquanto isso, Jakub Przygonski alcançou a turma e superou Carlos Sainz para ganhar a 4ªposição.

Aos 279 km de especial completados, Peterhansel (Mini) continuava na frente, tentando segurar a vantagem sobre Yazeed Al Rajhi que conseguiu reduzir um pouco a diferença para 3 minutos e 42 segundos de atraso com seu Toyota. Nasser Al-Attiyah vinha 5 minutos e 14 segundos atrás da lenda do Dakar. Algo precisava ser feito para o Qatari tentasse frear o aumento da vantagem de Peterhansel na frente.  Carlos Sainz recupera a posição sobre Jakub Pryzgonski. Em 6º, continua Yasid Seaidan da Century, o mesmo acontece com Cyril Despres com o Pegueot. Vladimir Vasilyev com o Mini e Al Qassimi com o Pegueot. Mathieu Serradori completava os 10 primeiros colocados.

Peterhansel ficou na liderança (com certa tranquilidade) até no penúltimo Checkpoint, foi quando Yazeed Al Rajhi passou para a liderança da especial e dessa posição não saiu mais até o final do dia, o Saudita venceu com 48 segundos de vantagem para o piloto francês, que se não tem conseguido vitórias em especiais, ele acaba sendo regular o suficiente para ficar na liderança da geral, agora a quase 8 minutos a frente do Qatari Nasser Al-Attiyah que ficou na 4ªposição na especial. Carlos Sainz ficou em 3º na especial (Somente 1 minuto e 15 segundos atrás do vencedor) e continua tentando chegar no 2 primeiros colocados na classificação geral, mas esta longe, com mais de 40 minutos de atraso para Peterhansel e 33 minutos atrás de Nasser Al-Attiyah.

12 minutos depois do vencedor, em 5ºlugar chegou Jakub Przygonski com seu Toyota, ele esta na 4ªposição na geral, mas dificilmente sonha com uma vitória no Dakar 2021. O Saudita Yasid Seaidan leva o carro da Century a uma boa 6ªposição. Cyril Despres em uma atuação muito boa chegou na 7ªposição, um pouco a frente do francês Mathieu Serradori (Que já esta totalmente fora de qualquer disputa na geral). Vladimir Vasilyev levou o carro da Mini ao 9ºlugar, honrando a Rússia na categoria dos carros. Nani Roma conseguiu se recuperar e acaba o dia na 10ªposição a bordo do seu Hunter, a quase 23 minutos do vencedor da etapa. Roma vem na 5ªposição na classificação geral, já a quase 2 horas do líder. Sheikh Al Qassimi com o Pegueot e Martin Prokop com o Ford terminaram na 11ª e 12ªposições.

Veículos Leves:

O Chileno Francisco Lopez Contardo em busca da recuperação venceu a especial e venceu bem, colocando 5 minutos e 12 segundos de distância para o Saudita Saleh Alsaif da FN Speed. O Brasileiro Reinaldo Varela completou o pódio da etapa após uma boa briga com o polonês Michael Goczal. A Espanhola Cristina Gutierrez Herreno completou os 5 primeiros colocados.

O líder da classificação geral, Aron Donzala terminou o dia em 6ºlugar, 10 minutos e meio atrás do vencedor. O piloto da CAM-AM tem 8 minutos e 41 segundos a frente de Seth Quinteiro da Red Bull. Austin Jones vem perto na 3ªposição, a menos de 10 minutos dos lideres. Francisco Lopez Contardo vem na 4ªposição, a 25 minutos de Donzala. Sendo a categoria SXS ainda é possível que o Chileno brigue pelo título. Goczal completa os 5 primeiros colocados.

Caminhões:

Kamaz domina mais uma especial e Dmitry Sotnikov conquistou a sua 5ªvitória em especiais nessa edição do Dakar, com 3 minutos e 23 segundos a frente de Airat Mardeev e 8 minutos e 22 segundos a frente de Anton Shibalov. Os três pilotos da Kamaz dominaram a especial. Andrey Karginov acabou na 5ªposição e os russos só não fizeram 1-2-3-4 por que o bielorrusso Aliaksei Vishneuski da Maz-sportauto chegou na 4ªposição.

Nesse cenário, é praticamente certo que a Kamaz vai colecionar o título de campeão do Dakar, com grandes chances de Dmitry Sotnikov levar sua primeira taça de campeão do Dakar. Anton Shibalov vem 45 minutos e 46 segundos atrás de Sotnikov. Mardeev (1:05.06 atrás do líder), Ales Loprais da Instaforex e Martin Macik completam os 5 primeiros colocados.

Fotos:

Classificação final da 7ªEspecial – Dakar 2021
Hail -Sakaka – 471 km

Motos:

posPilotoPaísmotoEquipetempoPenality
11Ricky BrabecEstados UnidosHondaMonster Energy Honda Team 202104H 37′ 44”
24Jose Ignacio Cornejo FlorimoChileHondaMonster Energy Honda Team 2021+ 00H 02′ 07”
39Skyler HowesEstados UnidosKTMBAS Dakar KTM Racing Team+ 00H 02′ 19”
45Sam SunderlandInglaterraKTMRed Bull KTM Factory Team+ 00H 02′ 52”
521Daniel SandersAustráliaKTMKTM Factory Team+ 00H 03′ 14”
612Xavier de SoultraitFrançaHusqvarnaHT Rally Raid Husqvarna Racing+ 00H 03′ 57”
73Toby PriceAustráliaKTMRed Bull KTM Factory Team+ 00H 05′ 05”
877Luciano BenavidesArgentinaHusqvarnaRockstar Energy Husqvarna Factory Racing+ 00H 05′ 49”
927Joaquim RodriguesPortugalHeroHero Motosports Team Rally+ 00H 05′ 55”
106Franco CaimiArgentinaYamahaMonster Energy Yamaha Rally Team+ 00H 06′ 46”
1142Adrien van BeverenFrançaYamahaMonster Energy Yamaha Rally Team+ 00H 07′ 59”
1231Michek MartinRep. TchecaKTMMoto Racing Group (MRG)+ 00H 08′ 35”
1315Lorenzo SantolinoEspanhaSherco TVSSherco TVS Rally Factory+ 00H 08′ 44”
1488Joan Barreda BoatEspanhaHondaMonster Energy Honda Team 2021+ 00H 08′ 57”
152Pablo QuintanillaChileHusqvarnaRockstar Energy Husqvarna Factory Racing+ 00H 09′ 52”
1647Kevin BenavidesArgentinaHondaMonster Energy Honda Team 2021+ 00H 10′ 17”
1752Matthias WalknerÁustriaKTMRed Bull KTM Factory Team+ 00H 11′ 06”
1811Stefan SvitkoEslováquiaKTMSlovnaft Rally Team+ 00H 14′ 26”
1974Jaume BetriuEspanhaKTMFN Speed – KTM Team+ 00H 18′ 23”
2032Tosha SchareinaEspanhaKTMFN Speed – KTM Team+ 00H 20′ 38”
2119Rui Jorge Goncalves DiasPortugalSherco TVSSherco TVS Rally Factory+ 00H 30′ 48”
2222Maciej GiemzaPolôniaHusqvarnaOrlen Team+ 00H 34′ 45”
2324Sebastian BülherAlemanhaHeroHero Motosports Team Rally+ 00H 36′ 39”00H 15′ 00”
2454Camille Chapeliere FrançaKTMTeam Baines Rally+ 00H 37′ 57”
2533Noah Koitha Veettil HarithÍndiaSherco TVSSherco TVS Rally Factory+ 00H 39′ 19”
2617Juan Pedrero GarciaEspanhaKTMFN Speed – Rieju Team+ 00H 39′ 34”
2718Ross BranchBotswanaYamahaMonster Energy Yamaha Rally Team+ 00H 42′ 20”
2836Jan BrabecRep. TchecaKTMStrojrent Racing+ 00H 43′ 52”00H 15′ 00”
2953Libor PodmolRep. TchecaHusqvarnaPodmol Dakar Team+ 00H 46′ 52”
30142Maurizio GeriniItáliaHusqvarnaSolarys Racing+ 00H 47′ 01”
3130Arunas GelazninkasLituâniaKTMZigmas Dakar Team+ 00H 47′ 37”
32101David KnightInglaterraHusqvarnaHT Rally Raid Husqvarna Racing+ 00H 48′ 14”
3339Benjamin MelotFrançaKTMBenjamin Melot+ 00H 52′ 55”
3444Laia SanzEspanhaGas GasGas Gas Factory Team+ 00H 53′ 33”
3529Emanuel GyenesRomeniaKTMAutonet Motorcycle Team+ 01H 07′ 55”
3625Paul SpieringsHolandaHusqvarnaHT Rally Raid Husqvarna Racing+ 01H 13′ 25”
3795Xavier FilckFrançaHusqvarnaXtrem Racing+ 01H 13′ 54”
3887Oriol MenaEspanhaRiejuFN Speed – Rieju Team+ 01H 14′ 55”
3980Michael BurgessAustráliaKTMBAS Dakar KTM Racing Team+ 01H 15′ 41”
4063Konrad DabrowskiPolôniaKTMDuust Rally Team+ 01H 16′ 31”

Quadriciclos:

posPilotoPaísQuadricicloEquipetempoPenality
1154Manuel AndujarArgentinaYamaha7240 Team05h 57′ 40”
2168Italo PedemonteChileYamahaEnrico Racing Team+ 00h 03′ 05”
3152Alexandre GiroudFrançaYamahaTeam Giroud+ 00h 08′ 51”
4159Giovanni EnricoChileYamahaEnrico Racing Team+ 00h 08′ 54”
5163Pablo CopettiEstados UnidosYamahaMX Devesa by Berta+ 00h 21′ 03”
6157Romain DutuFrançaYamahaSMX Racing+ 00h 34′ 04”
7155Kamil WisniewskiPolôniaYamahaOrlen Team+ 01h 14′ 47”
8153Tomas KubienaRep.TchecaYamahaStory Racing S.R.O.+ 01h 39′ 12”
9176Laisvydas LaniciusLituâniaYamahaStory Racing S.R.O.+ 01h 53′ 25”
10177Suany MartinezBolíviaCan-AmTeam Can Am Martinez+ 02h 05′ 05”
11169Juan Carrizo TobiasArgentinaYamahaM.E.D. Racing Team+ 02h 10′ 43”
12175Leonardo MartinezBolíviaCan-AmTeam Can Am Martinez+ 03h 11′ 45”

Carros:

posPiloto/CoPilotoPaísCarro/Equipetempo
1303Yazeed al RajhiArábia SauditaToyota04h 21′ 59”
Dirk von ZitzewitzAlemanhaOverdrive Toyota
2302Stéphane PeterhanselFrançaMini+ 00h 00′ 48”
Edouard BoulangerFrançaX-Raid Mini JCW Team
3300Carlos SainzEspanhaMini+ 00h 01′ 15”
Lucas CruzEspanhaX-Raid Mini JCW Team
4301Nasserr Al-AttiyahQatarToyota+ 00h 02′ 48”
Matthieu BaumelFrançaToyota Gazoo Racing
5307Jakub PrzygonskiPolôniaToyota+ 00h 12′ 00”
Timo GottschalkAlemanhaOverdrive Toyota
6316Yasir SeaidanArábia SauditaCentury+ 00h 14′ 43”
Alexey KuzmichRússiaSRT Racing
7314Cyril DespresFrançaPegueot+ 00h 17′ 06”
Mike HornSuíçaAbu Dhabi Racing
8308Mathieu SerradoriFrançaCentury+ 00h 17′ 53”
Fabian LurquinBélgicaSRT Racing
9317Vladimir VasilyevRússiaMini+ 00h 20′ 59”
Dmitro TsyroUcraniaX-Raid Mini JCW Team
10311Nani RomaEspanhaHunter+ 00h 22′ 53”
Alexandre Winocq FrançaBahrein Raid Xtreme
11310Sheikh Khalid Al QassimiEAUPeugeot+ 00h 29′ 19”
Xavier PanseriFrançaAbu Dhabi Racing
12312Martin ProkopRepública TchecaFord+ 00h 31′ 31”
Viktor ChytkaRepública TchecaOrlen Benzina Team
13326Christian LavieilleFrançaOptimus+ 00h 32′ 25”
Jean-Pierre GarcinFrançaMD RallyE Sport
14318Wei HanChina2WD+ 00h 35′ 57”
Min LiaoChinaQuzhou Motorsport City Team
15330Shameer VariawaÁfrica do SulToyota+ 00h 38′ 17”
Dennis MurphyÁfrica do SulToyota Gazoo South Africa
16323Denis KrotovRússiaMini+ 00h 38′ 18”
Konstantin ZhiltsovRússiaMSK Rally Team
17320Benediktas VanagasLituâniaToyota+ 00h 38′ 58”
Filipe PalmeiroPortugalInbank Toyota Gazoo Racing Baltics
18341Michael PisanoFrançaOptimus+ 00h 38′ 59”
Max DelfinoFrançaMD RallyE Sport
19358Marcelo Tiglia GastaldiBrasilCentury+ 00h 40′ 37”
Lourival RoldanBrasilCentury Racing
20352Guoyu ZhangChinaBAIC+ 00h 42′ 50”
He ShaChinaBAIC DRV
21343Yangui LiuChinaBAIC+ 00h 46′ 01”
Hongyu PanChinaBAIC DRV
22304Giniel de VilliersÁfrica do SulToyota+ 00h 48′ 12”
Alex Haro BravoEspanhaToyota Gazoo Racing
23315Romain DumasFrançaRebellion Motors+ 00h 48′ 22”
Gilles de TurckheimFrançaRebellion Motors
24334Ricardo PoremPortugalBorgward+ 00h 49′ 30”
Jorge MonteiroPortugalBorgward
25347Tim CoronelHolandaJefferies Dakar Rally+ 00h 49′ 35”
Tom CoronelHolandaMaxxis Dakar Team Powered by Eurol

Veículos Leves:

posPiloto/CoPiloto/MecânicoPaísveiculo/Equipetempo
1401Francisco Lopez ContardoChileCAN-AM05h 15′ 34”
Juan Pablo Latrach VinagreChileSouth Racing CAN-AM
2412Saleh AlsaifArábia SauditaCAN-AM+ 00h 05′ 12”
Oriol Vidal MontijanoEspanhaBlack Horse
3404Reinaldo VarelaBrasilCAN-AM+ 00h 07′ 13”
Maykel JustoBrasilMonster Energy CAN-AM
4424Michal GoczalPolôniaCAN-AM+ 00h 07′ 47”
Szymon GospodarczykPolôniaEnergylandia Rally Team
5387Cristina Gutierrez HerreroEspanhaDT3+ 00h 10′ 07”
Francois CazaletFrançaRed Bull Off-Road Team USA
6406Aron DonzalaPolôniaCAN-AM+ 00h 10′ 30”
Maciej MartonPolôniaMonster Energy CAN-AM
7383Seth QuinteroEstados UnidosDT3+ 00h 10′ 45”
Dennis ZenzEstados UnidosRed Bull Off-Road Team USA
8403Jose Antonio Hinojo LopezEspanhaCAN-AM+ 00h 15′ 24”
Diego Ortega GilEspanhaHibor Raid
9408Kristen MatlockEstados UnidosPolaris+ 00h 19′ 21”
Max Eddy jr.Estados UnidosPolaris RZR Factory Racing
10442Lourenço RosaPortugalCAN-AM+ 00h 20′ 55”
Joaquim DiasPortugalSouth Racing CAN-AM
11430Marek GoczalPolôniaCAN-AM+ 00h 22′ 01”
Rafal MartonPolôniaEnergylandia Rally Team
12422Nasser Khalifa Al AttiyahQatarCAN-AM+ 00h 23′ 32”
Paolo CeciItáliaSouth Racing CAN-AM

Caminhões:

posPiloto/CoPiloto/MecânicoPaíscaminhão/Equipetempo
1507Dmitry SotnikovRússiaKamaz04h 45′ 52”
Ruslan AkhmadeevRússiaKamaz-Master
Ilgiz AkhmetzianovRússia
2509Airat MardeevRússiaKamaz+ 00h 03′ 23”
Dimtriy SvistunovRússiaKamaz-Master
Akhmet GaliaudtinovRússia
3501Anton ShibalovRússiaKamaz+ 00h 08′ 22”
Dmitri NikitinRússiaKamaz-Master
Ivan TatarinovRússia
4505Alisksei VishneuskiBielorrússiaMAZ-SPORTAUTO+ 00h 10′ 29”
Maksim NovikauBielorrússiaMAZ-SPORTAUTO
Siarhei SachukBielorrússia
5500Andrey KarginovRússiaKamaz+ 00h 11′ 44”
Andrey MokeevRússiaKamaz-Master
Igor LeonovRússia
6504Ales LopraisRep.TchecaPraga+ 00h 14′ 47”
Petr PokdraRep.TchecaInstaforex Loprais Praga
Khalid AlkendiEAU
7506Martin van den BrinkHolandaRenault Trucks+ 00h 20′ 06”
Wouter de GraaffHolanda
Daniel KozlovskyRep.Tcheca
8517Ignacio CasaleChileTatra+ 00h 21′ 17”
Alvaro LeonChileTatra Buggyra Racing
Petr CapkaRep.Tcheca
9514Martin SoltysRep.TchecaTatra+ 00h 25′ 54”
David SchovanekRep.TchecaTatra Buggyra Racing
Tomas SikolaRep.Tcheca
10503Martin MacikRep.TchecaIVECO+ 00h 39′ 28”
Frantisek TomasekRep.TchecaBig Shock Racing
David SvandaRep.Tcheca



Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Dakar

Um comentário em “Dakar 2021 – 7ªEspecial

  1. Pingback: Guia do Dakar 2021 – Portal Sportszone

Deixe uma resposta