Dakar 2021 – 6ªEspecial

A etapa que marca a metade da edição do Dakar 2021 é a mais longa e uma das mais difíceis do evento, mas que a recompensa para os pilotos que superarem esse desafio é uma merecia folga de 1 dia para pilotos e equipamentos. Nesse dia, ocorreram reviravoltas importantes em algumas das categorias disputadas.

Motos:

A etapa que marca a metade do Dakar 2021 teve a vitória do espanhol Joan Barreda Bort com sua Honda, mantendo a sina de alternar bons desempenhos em um dia e no outro ter um desempenho mais fraco como foi no dia de ontem. Ross Branch da Yamaha e Daniel Sanders da KTM completaram o pódio de hoje.

Nos primeiros 48 km da especial, Barreda Bort já vinha na liderança, 11 segundos a frente de Toby Price. Um pouco mais atrás vinha Ross Branch da Yamaha com 25 segundos atrás do líder, Jose Ignacio Cornejo Florimo da Honda e empatados na 5ªposição, Ricky Brabec e Adrien van Beveren 39 segundos atrás do líder. Quintanilla de Husqvarna, Howes de KTM, Walkner de KTM e Caimi de Yamaha completavam os 10 primeiros colocados. Sundeland, De Soultrait e Sandres não tiveram seus tempos computados no primeiro check point.

No km 88, Barreda Bort aumenta sua vantagem sobre Price para 26 segundos. Ross Branch manteve a terceira posição. Ricky Brabec desempatou a disputa com van Beveren e superou Cornejo Florimo passando para a 4ªposição, 12 segundos a frente do piloto chileno e 16 atrás do francês da equipe Yamaha. Daniel Sanders apareceu na classificação do Dakar, muito bem colocado diga-se de passagem, na 7ªposição. Pablo Quintanilla vinha em 8º lugar, com 2 minutos e 26 segundos atrás de Barreda Bort e estava 15 segundos a frente de Joaquim Rodrigues da Hero. Matthias Walkner completava os 10 primeiros, 9 segundos a frente de Skyler Howes da BAS Dakar KTM.

San Sundeland e Xavier de Soultrait que não foram computados nos 48 km estavam colocados em 13º e 15ºlugares respectivamente.

No km 158 (3ºCheckpoint), Price com sua KTM passou para a liderança, abrindo 10 segundos de diferença para Joan Barreda Bort da Honda. Os dois abriram uma boa vantagem para Rick Brabec e Daniel Sanders, os dois pilotos disputavam a 3ªposição, separados por apenas 9 segundos. Ross Branch perdeu 2 posições caindo para a 5ªposição. O francês Adrien van Beveren manteve a 6ªposição por 3 segundos a frente de Jose Ignacio Cornejo Florimo.

Joaquim Rodrigues da Hero continuava muito bem colocado na 8ªposição, um pouco a frente de Skyler Howes da BAS Dakar, Franco Caimi da Yamaha e Pablo Quintanilla da Husqvarna. O Chileno saiu dos Top 10. Na 12ªposição, o eslovaco Stefan Svitko fazia uma especial apenas razoável até aquele momento. Lorenzo Santolino da Sherco TVS não vinha fazendo uma grande especial colocado na 20ªposição, a 8 minutos e 29 segundos de Price. Oriol Mena em mais uma desastrosa especial vinha em 67ªposição, a 51 minutos e 46 segundos da liderança.

A liderança de Price durou somente 1 checkpoint, no km 202, Barreda Bort se recoloca na liderança, com 1 minuto e 1 segundo a frente de Price. Perto do piloto Australiano vinham Ricky Brabec da Honda, Daniel Sanders da KTM e Ross Branch da Yamaha, os 4 separados por 22 segundos. Adrian Van Beveren vinha distanciado deles, na 6ªposição, a 3 minutos e 22 segundos atrás de Barreda Bort. Jose Ignacio Cornejo caiu para a 7ªposição. Joaquim  Rodrigues da Hero e Matthias Walkner da KTM vinham disputando a 8ªposição, separados por apenas 5 segundos, Franco Caimi vinha 10 segundos atrás completando os 10 primeiros colocados.

Mais atrás, Skyler Howes, Pablo Quintanilla, Xavier de Soultrait, San Sunderland, Stefan Svitko e os irmãos Benavides vinham fora do Top 10, entre o 11ª até a 17ªposição. Betriu, Michek e Santolino completavam os 20 primeiros colocados.

No km 238, Barreda Bort perdeu tempo, mas se manteve na liderança. Já o vice-líder mudou, era o Australino Daniel Sanders da KTM a 22 segundos do piloto espanhol. 1 segundo depois vinha Ross Branch em 3º e alguns segundos depois vinha Ricky Brabec na 4ªposição.

Toby Price caiu para a 5ªposição, um pouco mais de 2 minutos de atraso. Adrien van Beveren vinha inabalável na 6ªposição. Matthias Walkner sobe para a 7ªposição, 16 segundos depois vinha o português Joaquim Rodrigues. Quintanilla e Caimi completa os 10 primeiros colocados. As situações mais complicadas eram de Rui Goncalves da Sherco na 41ªposição (42:54 atrás da liderança) e de Oriol Mena na 53ªposição, a mais de 1 hora atrás dos líderes.

O pega pela vitória na especial continuava acirrada, no km 404, Barreda Bort vinha 48 segundos a frente do Botsuano Ross Branch que tomou a segunda posição das mãos de Daniel Sanders que acabou ficando um pouco mais atrás (A 2 minutos e 5 segundos da liderança). Adrian van Beveren finalmente avançou na classificação, subiu da 6ª para a 4ªposição, superando Brabec e Price que brigavam pela 5ªposição a 2 segundos de distância entre eles. Walkner e Rodrigues permanecem nas suas posições enquanto que Sunderland subiu para a 9ªposição e Cornejo Florimo manteve a 10ªposição. Pablo Quintanilla saiu dos Top 10 recuando para a 12ªposição.

Joan Barreda Bort confirmou a vitória na especial, Apesar de ser quase que de ponta a ponta, a sua vantagem foi apertada, apenas 13 segundos de diferença para o piloto Botsuano Ross Branch da Yamaha que ficou na segunda posição. O Australiano Daniel Sanders completou o  pódio com a KTM. 3 marcas diferentes das 3 primeiras posições.

Ricky Brabec volta a ter uma boa atuação no Dakar 2021 e termina o dia na 4ªposição. Porém, o norte-americano precisa se recuperar na disputa pelo título, apesar de estar apenas a 20 minutos da liderança, a 13ªposição não é nada boa para o campeão do Dakar de 2020.

Matthias Walkner chegou em 5ºlugar, superando no final o francês Adrien van Beveren que ficou a maior parte do tempo na 6ªposição e que acabou nessa posição. Toby Price perdeu posições no final e chegou na 7ªposição, apesar de não ter conseguido posição melhor, o piloto australiano tem algo a comemorar, após a metade da maratona, Price assumiu a liderança do Dakar com 2 minutos e 16 segundos a frente de Kevin Benavides. O Argentino não teve um dia muito bom e acabou  na 15ªposição, quase 10 minutos atrás do vencedor.

Joaquim Rodrigues voltou a obter uma boa atuação com a 8ªposição. Sam Sunderland da KTM e Pablo Quintanilla da Husqvarna completou os 10 primeiros colocados. Quem ficou de fora dos 10 primeiros foi o Chileno Jose Ignacio Cornejo Florimo da Honda e o Argentino Franco Caimi da Yamaha. Kevin Benavides foi na 15ªposição na especial de hoje e acabou perdendo a liderança do Dakar. Outro que não teve um bom dia foi o Espanhol Lorenzo Santolini da Sherco TVS que terminou numa modesta 17ªposição, seguido de Stefan Svitko e Skyler Howes.

Quadriciclos:

Em busca de uma recuperação de tempo, Alexandre Giroud conquistou a vitória na especial que marca a metade do Dakar, com quase 5 horas de duração, o piloto francês ficou 34 segundos a frente do chileno Giovanni Enrico da Enrico Racing. Nicolas Cavigliasso ficou na terceira posição, 2 minutos e 1 segundos atrás do vencedor. O mais importante é que Cavigliasso ficou mais de 9 minutos a frente de Manuel Andujar e na classificação geral, se consolida na liderança na classificação geral, com 33 minutos de frente para seu compatriota, 45 minutos a frente de Giroud e 50 minutos a frente de Enrico. Pablo Copetti completou os Top 5 da etapa e também completa os Top 5 na classificação geral.

Carros:

Carlos Sainz mostrou ainda esta vivo na disputa pelo título na categoria geral. O piloto da Mini venceu a especial com uma boa vantagem para o Saúdita Yazeed al Rajhi e para os dois rivais na disputa do título. Desta vez, Nasser al Attiyah ficou a frente de Stéphane Peterhansel e diminuiu a diferença entre os dois na disputa do título do Dakar 2021 na categoria dos carros.

Nos primeiros 48 km, Sainz já começou a mostrar que estava disposto a recuperar do prejuízo que teve nas provas anteriores, o espanhol abriu 29 segundos de vantagem para Stéphane Peterhansel, o segundo colocado que estava sendo apertado por Nasser Al-Attiyah (Toyota). Yazeed al Rajhi (Toyota) e Sebastien Loeb (Hunter). A diferença entre o2º até o 5ºcolocado é de apenas 8 segundos. Nani Roma e Brian Baragwanath vinham disputando a 6ªposição, separados por apenas 7 segundos, mas um pouco longe dos primeiros colocados.

O Polonês Jakub Przygonski  vinha tranquilo na 8ªposição, mas Giniel de Villiers da Toyota e Yasid Seaidan da Century vinham disputando a 9ªposição ferozmente.

O francês Sebastien Loeb teve sérios problemas mecânicos e acabou com atraso de mais de 14 horas e certamente se despede da briga das primeiras posições. Sainz continua líder no km 108, aumentando sua vantagem para 1 minuto e 18 segundos sobre Stéphane Peterhansel que travava um duelo legal com o Saudita Yazeed al Rajhi que vinha em 3º a 5 segundos da liderança. Nasser Al-Attiyah vinha 56 segundos atrás de Peterhansel na 4ªposição. Nani Roma passava a ser o cara da Hunter naquele momento, estava na 5ªposição.

Jakub Przygonski subiu 2 posições e estava agora 3 segundos a frente de Brian Baragwanath da Century. Seiadan, Prokop e de Villiers completavam os Top 10. O Sheikh Khalid al Qassimi acabou se dando mal, perdeu mais de 20 minutos e caiu para a 48ªposição.

No km 158, o líder Carlos Sainz (Mini) vinha 2 minutos e 18 segundos a frente Yazeed al Rajhi (Toyota) que superou Stephan Peterhansel (Mini) por 13 segundos, quebrando a dobradinha da Mini. Al-Attiyah ficava mais longe de Peterhansel na 4ªposição a mais de 2 minutos atrás do seu rival e 4 minutos e 32 segundos atrás de Sainz.

Nani Roma continuava na 5ªposição, 15 segundos depois a frente de Baragwanath que ganhou a 6ªposição que vinha nas mãos de Jakub Przygonski. O Polonês da Toyota vinha vendo Seaidan na sua cola, com 12 segundos atrás na 8ªposição. Mathieu Serradori e Giniel de Villiers completam os 10 primeiros colocados. Seguidos de Prokop, Vasilyev e Despres. No km 202 só duas modificações aconteceram no Top 10: A primeira foi que Brian Baragwanath superou Nani Roma e assumiu a 5ªposição, um pouco mais atrás, Yasid Seaidan passou Jakub Przgonski e subiu para a 7ªposição.

No km 238, Carlos Sainz continuava na frente com 3 minutos e 42 segundos a frente de Al Rajhi da Toyota que colocou 48 segundos de frente para Stephan Peterhansel que continua na terceira posição e continua na frente de Nasser Al-Attiyah por mais de 2 minutos de diferença. Brian Baragwanath que vinha em 5º acabou perdendo 4 posições, sendo escalados  por Nani Roma (Hunter), Yasid Seaidan (Century), Jakub Przygonski (Toyota) e Mathieu Serradori (Century). dessa forma, o sul-africano acabou caindo para a 9ªposição  Giniel de Villiers continuava na 10 posição com seu Toyota. Al Qassimi estava tentando uma recuperação e até estava conseguindo, mas ainda estava a 42 minutos de Sainz na 34ªposição.

Após mais de 100 km depois, Jakub Pryzgonski acabou superando Yasid Seaidan passando a ser o 6ºcolocado, essa foi a única modificação durante toda essa distância. Com 404 km completados e perto do final, Sainz e Al Rajhi estavam consolidados nas duas primeiras posições. Porém, houve uma reviravolta na 3ªposição, Nasser Al-Attiyah reagiu e superou Stéphane Peterhansel e assumiu a terceira posição por 9 segundos de frente para o piloto francês.

Bem longe dos 2 principais protagonistas ao título, Jakub Przygonski vinha numa tranquila 5ªposição, bem a frente de Mathieu Serradori da Century. O Sul-africano Brian Baragwanath ganhou 2 posições e sobe para a 7ªposição. Nani Roma em 8º é que perdeu posições nesse meio finalzinho de especial. Giniel de Villiers e Cyril Despres completam os Top 10. Martin Prokop acabou perdendo muito tempo e caiu da 12ª,13ªposição para a 34ªposição, com mais de 50 minutos atrás de Sainz.

A vitória ficou nas mãos de Carlos Sainz da Mini, de ponta a ponta e com margem tranquila para seus adversários. Apesar da vitória, Sainz vai precisar tirar mais de 40 minutos para poder disputar o título do Dakar. 4 minutos atrás, o Saudita Yazzed al Rajhi chegou na segunda posição, com uma condução muito boa e muito feliz do piloto da Toyota. Nasser Al-Attiyah com seu Toyota completou o pódio na 3ªposição, chegando a 18 segundos a frente de Stéphane Peterhansel que continua na liderança na classificação geral, com quase 6 minutos para Al-Attiyah.

Bem longe dos 4 primeiros colocados, Jakub Przygonski chegou na 5ªposição, a 14 minutos e 21 segundos do vencedor do dia, maior ainda foi o atraso de Brian Baragwanath da Century, mais de 19 minutos atrás de Sainz, na 6ªposição. O Espanhol Nani Roma ficou 17 segundos atrás do sul-africano e ficou mesmo com a 7ªposição. Após ter uma prova impecável na especial anterior, Giniel de Villiers ficou numa discreta apresentação, apesar do 8ºlugar. Cyril Despres chegou em 9ºlugar, teve um bom dia com seu Peugeot e Vladimir Vasilyev da BMW completou os Top 10. O lituânio Benediktas Vanagas (que vinha discretamente nesse Dakar) apareceu bem, chegando até a 11ªposição na classificação final da especial.

Yasir Seaidan e Sheikh Khalid al Qassimi não tiveram uma boa especial, ficaram em 24º e 27ºposições. Martin Prokop teve uma especial desastrosa no final e acabou o dia em uma lamentável 40ªposição, perdendo quase 1 hora e meia para o vencedor da Especial.

Veículos Leves:

Reviravolta total na categoria dos veículos leves, o até então líder da geral Francisco Lopez Contardo se deu mal, terminou a especial na 29ªposição. Isso tirou o chileno da liderança do Dakar. O Polonês Aron Donzala que chegou na 5ªposição na especial assumiu a liderança na somatória de tempos. Austin Jones vem na segunda posição, apenas 40 segundos atrás.

A vitória na especial ficou com o Norte-Americano Seth Quintero da Red Bull, 23 segundos a frente do segundo colocado, o Qatari Nasser Khalifa Al Attiyah chegou bem perto da vitória. O pódio foi completado pelo espanhol Gerard Farres Guell. Tirando o vencedor, Todos os outros colocados entre os 10 primeiros colocados usam veículos da CAN-AM.

Caminhões:

Nos caminhões, a 5ªvitória da Kamaz no Dakar 2021. Foi a primeira vitória do russo Airat Mardeev no Dakar desse ano. A Kamaz dominou o pódio do dia, O líder da Geral Dmitry Sotnikov ficou na segunda posição e o vice-líder da geral Anton Shibalov ficou com a terceira posição. Ales Loprais da Instaforex e Alisksei Vishneuski da MAz-Sportauto completaram os 5 primeiros colocados.

A situação do Dakar na geral para os caminhões esta bem favorável para a Kamaz, visto que os três primeiros colocados são da marca russa de caminhões. Sotnikov tem 37 minutos de frente para Shibalov e 1 hora e 1 minuto de frente para Airat Mardeev que superou Martin Macik da Iveco na classificação geral no dia de hoje. Ales Loprais da Instaforex completa os 5 primeiros colocados. Ao final da 1ªmetade do Dakar, Apenas 19 trios continuam na disputa dos mais de 40 competidores que começaram o Dakar.

Fotos:

Resultado da 6ªEspecial do Dakar 2021
Buraydah – Ha’il – 485 km

Motos:

posPilotoPaísmotoEquipetempoPenality
188Joan Barreda BoatEspanhaHondaMonster Energy Honda Team 202103H 45′ 27”
218Ross BranchBotswanaYamahaMonster Energy Yamaha Rally Team+ 00H 00′ 13”
321Daniel SandersAustráliaKTMKTM Factory Team+ 00H 00′ 53”
41Ricky BrabecEstados UnidosHondaMonster Energy Honda Team 2021+ 00H 02′ 24”
552Matthias WalknerÁustriaKTMRed Bull KTM Factory Team+ 00H 03′ 14”
642Adrien van BeverenFrançaYamahaMonster Energy Yamaha Rally Team+ 00H 03′ 33”
73Toby PriceAustráliaKTMRed Bull KTM Factory Team+ 00H 03′ 54”
827Joaquim RodriguesPortugalHeroHero Motosports Team Rally+ 00H 04′ 35”
95Sam SunderlandInglaterraKTMRed Bull KTM Factory Team+ 00H 05′ 54”
102Pablo QuintanillaChileHusqvarnaRockstar Energy Husqvarna Factory Racing+ 00H 06′ 28”
114Jose Ignacio Cornejo FlorimoChileHondaMonster Energy Honda Team 2021+ 00H 06′ 52”
126Franco CaimiArgentinaYamahaMonster Energy Yamaha Rally Team+ 00H 07′ 53”
1312Xavier de SoultraitFrançaHusqvarnaHT Rally Raid Husqvarna Racing+ 00H 08′ 47”
1477Luciano BenavidesArgentinaHusqvarnaRockstar Energy Husqvarna Factory Racing+ 00H 09′ 29”
1547Kevin BenavidesArgentinaHondaMonster Energy Honda Team 2021+ 00H 09′ 53”
1631Michek MartinRep. TchecaKTMMoto Racing Group (MRG)+ 00H 10′ 28”00H 01′ 00”
1715Lorenzo SantolinoEspanhaSherco TVSSherco TVS Rally Factory+ 00H 11′ 52”
1811Stefan SvitkoEslováquiaKTMSlovnaft Rally Team+ 00H 12′ 03”
199Skyler HowesEstados UnidosKTMBAS Dakar KTM Racing Team+ 00H 12′ 04”00H 05′ 00”
2074Jaume BetriuEspanhaKTMFN Speed – KTM Team+ 00H 14′ 11”
2124Sebastian BülherAlemanhaHeroHero Motosports Team Rally+ 00H 20′ 34”
2232Tosha SchareinaEspanhaKTMFN Speed – KTM Team+ 00H 21′ 48”
2317Juan Pedrero GarciaEspanhaKTMFN Speed – Rieju Team+ 00H 25′ 54”
2422Maciej GiemzaPolôniaHusqvarnaOrlen Team+ 00H 27′ 39”00H 02′ 00”
2544Laia SanzEspanhaGas GasGas Gas Factory Team+ 00H 30′ 56”
2625Paul SpieringsHolandaHusqvarnaHT Rally Raid Husqvarna Racing+ 00H 35′ 51”
2733Noah Koitha Veettil HarithÍndiaSherco TVSSherco TVS Rally Factory+ 00H 36′ 22”
2854Camille Chapeliere FrançaKTMTeam Baines Rally+ 00H 36′ 39”00H 01′ 00”
2926Milan EngelRep. TchecaKTMMoto Racing Group (MRG)+ 00H 37′ 07”00H 01′ 00”
3036Jan BrabecRep. TchecaKTMStrojrent Racing+ 00H 37′ 14”00H 15′ 00”
31101David KnightInglaterraHusqvarnaHT Rally Raid Husqvarna Racing+ 00H 37′ 52”
3239Benjamin MelotFrançaKTMBenjamin Melot+ 00H 42′ 09”
3330Arunas GelazninkasLituâniaKTMZigmas Dakar Team+ 00H 42′ 42”
34142Maurizio GeriniItáliaHusqvarnaSolarys Racing+ 00H 45′ 32”
3519Rui Jorge Goncalves DiasPortugalSherco TVSSherco TVS Rally Factory+ 00H 46′ 40”
3641Zaker YakpChinaKTMWu Pa Da Hai Dad dakar Rally Team+ 00H 53′ 05”00H 01′ 00”
3748Mathieu DovezeFrançaKTMNomade Racing Assistance+ 00H 56′ 56”
3853Libor PodmolRep. TchecaHusqvarnaPodmol Dakar Team+ 00H 57′ 16”00H 09′ 00”
3929Emanuel GyenesRomeniaKTMAutonet Motorcycle Team+ 01H 01′ 42”00H 02′ 00”
4037David PabiskaRep. TchecaKTMJantar Team+ 01H 07′ 10”

Quadriciclos:

posPilotoPaísQuadricicloEquipetempoPenality
1152Alexandre GiroudFrançaYamahaTeam Giroud04H 50′ 24”
2159Giovanni EnricoChileYamahaEnrico Racing Team+ 00H 00′ 34”
3150Nicolas CavigliassoArgentinaYamahaDragon Rally Team+ 00H 02′ 01”
4154Manuel AndujarArgentinaYamaha7240 Team+ 00H 11′ 31”
5163Pablo CopettiEstados UnidosYamahaMX Devesa by Berta+ 00H 30′ 11”
6155Kamil WisniewskiPolôniaYamahaOrlen Team+ 00H 32′ 57”
7157Romain DutuFrançaYamahaSMX Racing+ 00H 33′ 44”
8153Tomas KubienaRep.TchecaYamahaStory Racing S.R.O.+ 00H 35′ 46”
9174Toni VingutEspanhaYamahaVisit Sant Antoni – Ibiza+ 00H 45′ 08”00H 05′ 00”
10168Italo PedemonteChileYamahaEnrico Racing Team+ 00H 47′ 06”
11176Laisvydas LaniciusLituâniaYamahaStory Racing S.R.O.+ 01H 00′ 32”
12177Suany MartinezBolíviaCan-AmTeam Can Am Martinez+ 01H 32′ 01”
13175Leonardo MartinezBolíviaCan-AmTeam Can Am Martinez+ 01H 57′ 36”
14169Juan Carrizo TobiasArgentinaYamahaM.E.D. Racing Team+ 02H 17′ 53”00H 14′ 00”

Carros:

posPiloto/CoPilotoPaísCarro/EquipetempoPenality
1300Carlos SainzEspanhaMini03H 38′ 27”
Lucas CruzEspanhaX-Raid Mini JCW Team
2303Yazeed al RajhiArábia SauditaToyota+ 00H 04′ 03”
Dirk von ZitzewitzAlemanhaOverdrive Toyota
3301Nasserr Al-AttiyahQatarToyota+ 00H 07′ 16”
Matthieu BaumelFrançaToyota Gazoo Racing
4302Stéphane PeterhanselFrançaMini+ 00H 07′ 34”
Edouard BoulangerFrançaX-Raid Mini JCW Team
5307Jakub PrzygonskiPolôniaToyota+ 00H 14′ 21”
Timo GottschalkAlemanhaOverdrive Toyota
6339Brian BaragwanathÁfrica do SulCentury+ 00H 19′ 16”
Taye PerryÁfrica do SulCentury Racing
7311Nani RomaEspanhaHunter+ 00H 19′ 33”
Alexandre Winocq FrançaBahrein Raid Xtreme
8304Giniel de VilliersÁfrica do SulToyota+ 00H 22′ 20”
Alex Haro BravoEspanhaToyota Gazoo Racing
9314Cyril DespresFrançaPegueot+ 00H 25′ 45”
Mike HornSuíçaAbu Dhabi Racing
10317Vladimir VasilyevRússiaBMW+ 00H 26′ 11”
Dmitro TsyroUcraniaX-Raid Mini JCW Team
11320Benediktas VanagasLituâniaToyota+ 00H 27′ 44”
Filipe PalmeiroPortugalInbank Toyota Gazoo Racing Baltics
12326Christian LavieilleFrançaOptimus+ 00H 28′ 45”
Jean-Pierre GarcinFrançaMD RallyE Sport
13318Wei HanChina2WD+ 00H 29′ 40”
Min LiaoChinaQuzhou Motorsport City Team
14323Denis KrotovRússiaMini+ 00H 30′ 15”
Konstantin ZhiltsovRússiaMSK Rally Team
15343Yangui LiuChinaBAIC+ 00H 34′ 42”
Hongyu PanChinaBAIC DRV
16330Shameer VariawaÁfrica do SulToyota+ 00H 35′ 35”
Dennis MurphyÁfrica do SulToyota Gazoo South Africa
17322Ronan ChabotFrançaToyota+ 00H 37′ 09”
Gilles PillotFrançaOverdrive Toyota
18361Binglong LuChinaBAIC+ 00H 38′ 29”
Wenke MaChinaBAIC DRV
19319Jérome PélichetFrançaOptimus+ 00H 39′ 26”
Pascal LabroqueFrançaRaidlynx
20358Marcelo Tiglia GastaldiBrasilCentury+ 00H 39′ 39”
Lourival RoldanBrasilCentury Racing
21335Guilherme SpinelliBrasilMini+ 00H 41′ 17”00H 01′ 00”
Youssef HaddadBrasilX-Raid Mini JCW Rally Team
22329Antanas JukneviciusLituâniaToyota+ 00H 42′ 42”
Darius VaiciulisLituâniaKreda
23356Edvinas JuskauskasLituâniaToyota+ 00H 43′ 17”
Aisvydas PaliukenasLituâniaTeam Pitlane
24316Yasir SeaidanArábia SauditaCentury+ 00H 44′ 08”
Alexey KuzmichRússiaSRT Racing
25327Isidre Esteve PujolEspanhaToyota+ 00H 52′ 04”
Txema VillalobosEspanhaRepsol Rally Team
26349Manuel Plaza PerezEspanhaChevrolet+ 00H 52′ 57”
Monica PlazaEspanhaSodicars Racing
27310Sheikh Khalid Al QassimiEAUPeugeot+ 00H 53′ 34”
Xavier PanseriFrançaAbu Dhabi Racing
28334Ricardo PoremPortugalBorgward+ 00H 55′ 25”
Jorge MonteiroPortugalBorgward
29337Juan Cruz YacopiniArgentinaToyota+ 00H 55′ 54”
Alejandro Miguel YacopiniArgentinaOverdrive Toyota
30352Guoyu ZhangChinaBAIC+ 00H 57′ 00”
He ShaChinaBAIC DRV

Veículos Leves:

posPiloto/CoPiloto/MecânicoPaísveiculo/EquipetempoPenality
1383Seth QuinteroEstados UnidosDT304H 20′ 23”
Dennis ZenzEstados UnidosRed Bull Off-Road Team USA
2422Nasser Khalifa Al AttiyahQatarCAN-AM+ 00H 00′ 23”
Paolo CeciItáliaSouth Racing CAN-AM
3405Gerard Farres GuellEspanhaCAN-AM+ 00H 04′ 34”
Armand MonleonEspanhaMonster Energy CAN-AM
4408Austin JonesEstados UnidosCAN-AM+ 00H 05′ 49”
Gustavo GugelminBrasilMonster Energy CAN-AM
5406Aron DonzalaPolôniaCAN-AM+ 00H 07′ 46”
Maciej MartonPolôniaMonster Energy CAN-AM
6424Michal GoczalPolôniaCAN-AM+ 00H 08′ 03”
Szymon GospodarczykPolôniaEnergylandia Rally Team
7404Reinaldo VarelaBrasilCAN-AM+ 00H 08′ 26”
Maykel JustoBrasilMonster Energy CAN-AM
8400Sergei KariakinRússiaCAN-AM+ 00H 18′ 08”
Anton VlasiukRússiaSnag Racing Team
9442Lourenço RosaPortugalCAN-AM+ 00H 25′ 50”
Joaquim DiasPortugalSouth Racing CAN-AM
10416Kees KoolenHolandaCAN-AM+ 00H 25′ 58”
Jurgen van den GoorberghHolandaSouth Racing CAN-AM
11384Jean Remy BergounheFrançaPH-Sport+ 00H 27′ 21”
Jean BruceFrançaPH-Sport
12430Marek GoczalPolôniaCAN-AM+ 00H 28′ 18”
Rafal MartonPolôniaEnergylandia Rally Team

Caminhões:

posPiloto/CoPiloto/MecânicoPaíscaminhão/EquipetempoPenality
1509Airat MardeevRússiaKamaz04H 08′ 52”
Dimtriy SvistunovRússiaKamaz-Master
Akhmet GaliaudtinovRússia
2507Dmitry SotnikovRússiaKamaz+ 00H 01′ 08”
Ruslan AkhmadeevRússiaKamaz-Master
Ilgiz AkhmetzianovRússia
3501Anton ShibalovRússiaKamaz+ 00H 04′ 49”
Dmitri NikitinRússiaKamaz-Master
Ivan TatarinovRússia
4504Ales LopraisRep.TchecaPraga+ 00H 05′ 43”
Petr PokdraRep.TchecaInstaforex Loprais Praga
Khalid AlkendiEAU
5505Alisksei VishneuskiBielorrússiaMAz-Sportauto+ 00H 05′ 50”
Maksim NovikauBielorrússiaMAz-Sportauto
Siarhei SachukBielorrússia
6500Andrey KarginovRússiaKamaz+ 00H 06′ 52”
Andrey MokeevRússiaKamaz-Master
Igor LeonovRússia
7503Martin MacikRep.TchecaIVECO+ 00H 12′ 30”
Frantisek TomasekRep.TchecaBig Shock Racing
David SvandaRep.Tcheca
8506Martin van den BrinkHolandaRenault Trucks+ 00H 20′ 24”
Wouter de GraaffHolanda
Daniel KozlovskyRep.Tcheca
9515Pascal de BaarHolandaRenault+ 00H 32′ 53”
Jan van der VaetBélgicaRiwald Dakar Team
Stefan SlootjesHolanda
10511Gert HuzinkHolandaRenault+ 00H 39′ 16”00H 15′ 00”
Rob BuursenHolandaRiwald Dakar Team
Martin RoesinkHolanda
11508Teruhito SugawaraJapãoHino+ 00H 53′ 20”
Hirokazu SomemiyaJapãoHino Team Sugawara
Yuji MochizukiJapão
12518Jaroslav ValtrRep.TchecaIVECO+ 00H 55′ 11”
Radim KaplanekRep.TchecaValtr Racing Team
Radim KaplanekRep.Tcheca

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Dakar 

Um comentário em “Dakar 2021 – 6ªEspecial

  1. Pingback: Guia do Dakar 2021 – Portal Sportszone

Deixe uma resposta