Dakar 2021 – 10ªEspecial

Antepenúltimo desafio do Dakar 2021 foi a especial de Neom até AlUla, A etapa de 342 km acabou derrubando o grande favorito ao título nas motos. Vamos falar do que aconteceu nessa 10ªespecial do Dakar.

Motos:

Acabou tendo uma reviravolta muito importante, Jose Ignacio Cornejo acabou se acidentando no terço final da especial e abandonou a competição. O Norte-americano Ricky Brabec acabou vencendo a especial e voltou em definitivo a luta pelo título. A Honda colocou Barreda Bort e Kevin Benavides na segunda e terceira posições. Apenas Sam Sunderland pode acabar com a festa da Honda ao final da 12ªespecial, fora isso, a Honda tem tudo para comemorar o bicampeonato do Dakar.

No primeiro Checkpoint (45 km), O argentino Kevin Benavides começou na frente com sua Honda, 16 segundos depois vinha o norte-americano Ricky Brabec e Joan Barreda Bort na 4ªposição, 30 segundos atrás do líder. O intruso nessa briga dos pilotos da Honda era Skyler Howes da BAS Dakar KTM, 7 segundos de frente do espanhol e 7 atrás do norte-americano. O Austríaco Matthias Walkner completa os 5 primeiros colocados.

Daniel Sanders e San Sunderland completava a turma da KTM na 6ª e 7ªposições respectivamente. Lorenzo Santolino (Sherco) e Adrien van Beveren (Yamaha) vinham perto do piloto britânico. O Chileno Pablo Quintanilla da Husqvarna completa os 5 primeiros colocados.

O espanhol Barreda Bort passou a liderar após 90 km completados abrindo 12 segundos de frente de Ricky Brabec. Os dois abriram uma pequena vantagem para Matthias Walkner (51 segundos atrás) 3ºcolocado e Skyler Howes (a 1 minuto e 3 segundos atrás) 4ºcolocado e San Sunderland completa o trio da KTM na 5ªposição (1 minuto e 14 segundos atrás). O estreante do Dakar Daniel Sanders vinha na 6ªposição.

Kevin Benavides caiu da liderança para a 8ªposição, mais de 1 minuto atrás de Adrien van Beveren da Yamaha. Pablo Quintanilla e Lorenzo Santolino completavam os Top 10 da especial. Tosha Schareina vinha em uma boa 11ªposição com sua KTM da FN Speed, mas tendo que segurar Joaquim Rodrigues (Hero) e Oriol Mena (Rieju).

Ricky Brabec passou a liderar a especial depois do 3ºCheckpoint aos 126 km completados, Joan Barreda Bort vinha em 2º, a 1 minuto e 5 segundos de distância para o líder. Matthias Walkner tentava se aproximar dos pilotos da Honda, mas não conseguia ir além da terceira posição amais de 2 minutos atrás de Brabec e a 18 segundos a frente de Howes da Bas Dakar KTM. Kevin Benavides recupera três posições e já vinha na 5ªposição.

Adrien van Beveren sobe para a 6ªposição e Daniel Sanders cai para a 7ªposição. San Sunderland é que caiu mesmo, em 8ºlugar a 7 minutos e 42 segundos atrás de Brabec. Quintanilla da Husqvarna e Mena da Rieju completam os 10 primeiros colocados.

No km 204, Brabec aumenta sua vantagem sobre Barreda Bort, agora era de 1 minuto e 42 segundos entre eles. Os dois já abriram quase 4 minutos do norte-americano Skyler Howes que superou Walkner e assumiu a terceira posição e abriu 6 segundos. O problema é que Kevin Benavides vinha chegando nos dois pilotos da KTM, já estava a menos de 1 minuto de Howes e Walkner. Daniel Sanders recuperou a 6ªposição e também estava chegando na turma.

Adrien van Beveren (Yamaha), San Sunderland (KTM), Lorenzo Santolino (Sherco) e Oriol Mena (Rieju) completavam as 10 primeiras colocações.

No km 285, Brabec estava a quase 2 minutos e meio a frente de Barreda Bort, praticamente encaminhando a sua vitória. Já o que não estava nada encaminhada era a disputa pelo terceiro lugar. Matthias Walkner, Kevin Benavides e Skyler Howes estavam separados por apenas 3 segundos entre eles, o momento era mais favorável para o Argentino em relação aos pilotos da KTM.

Sem muita chance de bom resultado, Daniel Sanders e Adrien van Beveren vinham separados por 29 segundos na 6ª e 7ªposição. Os dois já vinham a 8 minutos atrás do líder da especial. Mais longe ainda vinha Lorenzo Santolino e o desesperado Sam Sunderland. O piloto da KTM vem 12 minutos e 35 segundos atrás e vendo o sonho do bicampeonato ficar mais longe. Completava os 10 primeiros colocados o português Joaquim Rodrigues da Hero.

Ricky Brabec acabou com a vitória na especial após 3 horas e 12 minutos de disputa que foi totalmente dominada pelos pilotos da Honda por todos os 342 km. Joan Barreda Bort terminou na segunda posição, 3 minutos e 15 segundos atrás do norte-americano. O Espanhol manteve as esperanças de conquistar o seu primeiro título no Dakar.

A liderança do Dakar muda de mãos. O Chileno Jose Ignacio Cornejo Florimo acabou se acidentando no km 252 e teve de abandonar o Dakar quando tinha grandes chances de ser campeão pela primeira vez. Kevin Benavides que chegou na 3ªposição após uma recuperação onde o argentino chegou a ficar na 8ªposição. A KTM teve seus 3 pilotos na sequência, O norte-americano Skyler Howes superou Matthias Walkner por 8 segundos e acabou o dia na 4ªposição, o melhor piloto com a moto Austriaca, em cima de Walkner e de Daniel Sanders que ficou na 6ªposição.

O francês Adrien van Beveren fez uma boa especial e ficou na 7ªpósição, já a 11 minutos do vencedor. Sam Sunderland teve uma especial complicada, em nenhum momento conseguiu ser competitivo a ponto de disputar a ponta com os pilotos da Honda. Ainda que esta brigando pelo título do Dakar, na 3ªposição a uns 10 minutos atrás de Benavides e Brabec, mas pelo desempenho de hoje, vai ser muito difícil ver uma KTM campeã do Dakar.

Lorenzo Santolino esta a 2 dias de levar a Sherco TVS ao melhor resultado dela na sua história, em mais uma especial consistente o espanhol fica na 9ªposição a 15 minutos e 8 segundos de Brabec. Joaquim Rodrigues completou os 10 primeiros colocados. O principal piloto da Rieju Oriol Mena chegou na 11ªposição, tentando ainda chegar no Top 10, mas já obtendo um resultado bastante decente para a fábrica de motos espanhola.

Stefan Svitko, Martin Michek, Tosha Schareina e Pablo Quintanilla completaram os 15 primeiros colocados. Faltam apenas 2 dias para o termino do Dakar mais disputado dos últimos anos e o mais imprevisível da história.

Quadriciclos:

O Chileno Italo Pedemonte conquistou a vitória na 10ªespecial do Dakar, disputando a 4ªposição na classificação geral contra Pablo Copetti da equipe Berta. O líder da geral Manuel Andujar completou a especial na segunda posição e aumentou a sua vantagem para 21 minutos de frente para Alexandre Giroud e 27 minutos e 4 segundos a frente de Giovanni Enrico que ficou na 5ªposição, ficando atrás de Pablo Copetti que acabou punido em 5 minutos no tempo final, sem a punição o piloto da Berta venceria a especial.

Carros:

O pega do Dakar pelo título esta focado em Stéphane Peterhansel e Nasser Al-Attiyah. No meio desse pega, a especial acabou ficando com o Saudita Yazeed al Rajhi da Toyota. Os dois postulantes ao título nos carros completaram o pódio, com o Qatari 49 segundos a frente de Peterhansel que continua com uma vantagem confortável na liderança a 2 especiais do final do Dakar.

No 1ºcheckpoint (45 km), os sauditas Yazir Seaidan e Yazeed al Rajhi vinham na frente e estavam separados por 16 segundos entre eles. Empatados na 3ªposição, o francês Mathieu Serradori e o sul-africano Brian Baragwanath, com 39 segundos atrás do líder. 3 segundos depois vinha Nasser Al-Attiyah que teria de jogar tudo para tirar 17 minutos que ele tinha de atraso para Stéphane Peterhansel que liderava a classificação Geral. O Francês vinha em 7º a 14 segundos do piloto Qatari e atrás do russo Vladmir Vasilyev.

Com os carros da Toyota Jakub Przygonski e Shameer Variawa vinham em 8º e 9º e estavam a frente de Nani Roma (Hunter), Giniel de Villiers (Toyota) e Denis Krotov (Mini).

No km 90, Yazeed al Rajhi superou Yasid Seiadan e assumiu a ponta da especial, colocando 1 minuto e meio de vantagem para Nasser Al-Attiyah, ambos com o carro da Toyota. 25 segundos depois vinha o Mini de Peterhansel que vinha 15 segundos a frente de Mathieu Serradori da Century (Marca que vinha se destacando pelo bom desempenho de seus pilotos na categoria dos carros). O Russo Denis Krotov de Mini completa os 5 primeiros colocados.

13 segundos depois vinha outro Russo, Vladimir Vasilyev também de Mini. Przygonski, Seiadan, Baragwanath e de Villiers completavam o Top 10 naquele momento. Carlos Sainz tinha na 17ªposição, mas ainda com 6 minutos atrás de al Rajhi. Ou seja, ainda dava para o piloto espanhol se recuperar nessa especial.

Peterhansel com seu Mini tenta chegar em Al Rajhi, mas o Saudita manteve firme a ponta. No km 162 a diferença entre os dois era de 1 minuto e 35 segundos. A Lenda do Dakar tinha 9 segundos de frente para Nasser Al-Attiyah da Toyota. Os três primeiros livraram uma boa vantagem para o Russo Vladmir Vasilyev que subiu para a 4ªposição e para o Polonês Jakub Przygonski que subiu para 5ªposição.

A briga também estava boa pela 6ªposição, Brian Baragwanath da Century e Benediktas Vanagas da Toyota estavam separados por apenas 4 segundos entre os 2. Carlos Sainz já esva reagindo, alcançou a 8ªposição após ter ganho 9 posições em 72 km. Giniel de Villiers e Yasid Seaidan completava os 10 primeiros colocados. Os dois pilotos da Pegueot é que não vinham muito bem, Sheikh al Qassimi estava na 21ªposi~ção e Cyril Despres vinha mais atrás, nas 25ªposição.

No km 204, Al Rajhi abriu mais de Peterhansel e companhia, com 2 minutos e 37 segundos de vantagem para o piloto francês. O pega mesmo continuava sendo entre o líder e o vice-líder da classificação geral Peterhansel e Al-Attiyah estava separados por apenas 10 segundos na segunda e terceira posições.

Carlos Sainz se recuperou do seu começo não muito bom e passou a ser o 4ºcolocado, a quase 2 minutos pra tirar de Peterhansel e Al-Attiyah. Um pouco atrás vinham Jakub Przygonski da Toyota e Vladimir Vasilyev de Mini repetindo o duelo da segunda posição em questão dos carros. Brian Baragwanath caiu para a 7ªposição.

Giniel de Villiers vinha sustentando a 8ªposição com 10 segundos a frente do lituânio Benediktas Vanagas. Serradori com segundo Century da especial completava os 10 primeiros colocados. Nani Roma (Hunter) e Martin Prokop (Ford) estavam em 11º e 12º, perto de entrar no Top 10.

No km 285, Al Rajhi permanecia com vantagem razoavelmente tranquila na ponta da especial, mas agora o seu perseguidor era Nasser Al-Attiyah que superou em 19 segundos a Stéphane Peterhansel. Porém, o qatari precisava tirar mais de 17 minutos para passar a ponta da geral. Faltando 57 km para o final da especial, era bem difícil para isso acontecer pelo menos na 10ªespecial. Carlos Sainz e Jakub Przygonski mantiveram suas 4ª e 5ªposições  respectivamente.

Quem subiu foi Giniel de Villiers com o seu Toyota, passando para a 6ªposição, superando o seu compatriota sul-africano Brian Baragwanath com o Century. Vladimir Vasilyev perdeu posições e caiu para o 8ºlugar. Vanagas e Serradori completavam a lista dos 10 primeiros colocados.

A Vitória ficou mesmo com o rapidíssimo Saudita Yazeed al Rajhi com seu Toyota após 3 horas de especial, onde ele liderou por 75% do tempo e levou pela segunda vez a especial em 2021. A diferença para Nasser Al-Attiyah foi de 2 minutos e 4 segundos. O piloto da Toyota chegou a frente de Stéphane Peterhansel. Porém, a vantagem foi de apenas 49 segundos, o que pouco para tirar a liderança da Geral das mãos do francês (que tem 17 minutos e 1 segundo a frente do piloto do Qatar).

Com chances bem reduzidas de título, Carlos Sainz com seu Mini chegou na 4ªposição. Jakub Przygonski em mais uma corrida sólida completa os 5 primeiros colocados. O Polonês vem para uma tranquila e sossegada 4ªposição na classificação geral. Giniel de Villiers teve uma boa prova de recuperação e acabou na 6ªcolocação como o melhor piloto sul-africano da especial. Vladimir Vasilyev leva seu Mini até a 7ªposição. Sem pretensões de nada na classificação geral Mathieu Serradori fica com a 8ªposição. Completando os 10 primeiros colocados chegaram: Brian Baragwanath e Nani Roma.

Veículos Leves:

O Russo Sergei Kariakin conquistou a vitória nos veículos leves, com uma diferença de apenas 29 segundos a frente do norte-americano Austin Jones, que tenta ainda tirar o título que esta na mão de Francisco Lopez Contardo. O Chileno fez uma boa especial e chegou na 6ªposição, a apenas 2 minutos e 41 segundos do vencedor. A Diferença entre Lopez Contardo e Jones na classificação geral é de 10 minutos e 13 segundos.

Michal Goczal, Nasser Khalifa Al Attiyah e Gerard Farres Guell completaram os 5 primeiros lugares. Os 6 primeiros colocados ficaram com veículos da CAN-AM que certamente será o veículo campeão do Dakar.

Caminhões:

O Tcheco Martin Macik conquistou a segunda vitória seguida em Especial, o piloto da Iveco repetiu o desempenho da especial anterior. O líder da geral Dmitry Sotnikov chegou em segundo a 1 minuto e 40 segundos do vencedor. Os 4 caminhões da Kamaz chegaram nas 6 primeiras posições. Airat Mardeev ficou em 3º, Andery Karginov na 5ªposição e Anton Shibalov na 6ªposição. No meio deles, o Bielorrusso Alisksei Vishneuski com a Maz chegou na 4ªposição.

A 2 especiais no final do Dakar, Sotnikov tem o título na mão, com 47 minutos de vantagem para Shibalov. O título deve ficar nas mãos do piloto que esta em busca do título inédito no Dakar, Airat Mardeev esta em 3º, Ales Loprais em 4º e Martin Macik em 5º, é bem provável que o pódio fique com os três pilotos da Kamaz, mostrando a supremacia dos Caminhões russos.

Fotos:

Resultado final da 10ªespecial do Dakar 2021
Neom até AlUla  – 342 km

Motos:

posPilotoPaísmotoEquipetempoPenality
11Ricky BrabecEstados UnidosHondaMonster Energy Honda Team 202103H 12′ 33”
288Joan Barreda BoatEspanhaHondaMonster Energy Honda Team 2021+ 00H 03′ 15”
347Kevin BenavidesArgentinaHondaMonster Energy Honda Team 2021+ 00H 05′ 11”
49Skyler HowesEstados UnidosKTMBAS Dakar KTM Racing Team+ 00H 05′ 48”
552Matthias WalknerÁustriaKTMRed Bull KTM Factory Team+ 00H 05′ 56”
621Daniel SandersAustráliaKTMKTM Factory Team+ 00H 09′ 07”
742Adrien van BeverenFrançaYamahaMonster Energy Yamaha Rally Team+ 00H 11′ 09”
85Sam SunderlandInglaterraKTMRed Bull KTM Factory Team+ 00H 12′ 37”
915Lorenzo SantolinoEspanhaSherco TVSSherco TVS Rally Factory+ 00H 15′ 08”
1027Joaquim RodriguesPortugalHeroHero Motosports Team Rally+ 00H 16′ 24”
1187Oriol MenaEspanhaRiejuFN Speed – Rieju Team+ 00H 18′ 06”
1211Stefan SvitkoEslováquiaKTMSlovnaft Rally Team+ 00H 18′ 47”
1331Michek MartinRep. TchecaKTMMoto Racing Group (MRG)+ 00H 19′ 08”
1432Tosha SchareinaEspanhaKTMFN Speed – KTM Team+ 00H 19′ 49”
152Pablo QuintanillaChileHusqvarnaRockstar Energy Husqvarna Factory Racing+ 00H 20′ 00”
1633Noah Koitha Veettil HarithÍndiaSherco TVSSherco TVS Rally Factory+ 00H 25′ 43”
1717Juan Pedrero GarciaEspanhaKTMFN Speed – Rieju Team+ 00H 26′ 34”
1874Jaume BetriuEspanhaKTMFN Speed – KTM Team+ 00H 29′ 05”
1919Rui Jorge Goncalves DiasPortugalSherco TVSSherco TVS Rally Factory+ 00H 32′ 14”
2026Milan EngelRep. TchecaKTMMoto Racing Group (MRG)+ 00H 32′ 52”
2124Sebastian BülherAlemanhaHeroHero Motosports Team Rally+ 00H 44′ 31”00H 01′ 00”
2230Arunas GelazninkasLituâniaKTMZigmas Dakar Team+ 00H 45′ 14”
2354Camille Chapeliere FrançaKTMTeam Baines Rally+ 00H 45′ 52”
2425Paul SpieringsHolandaHusqvarnaHT Rally Raid Husqvarna Racing+ 00H 52′ 02”
2553Libor PodmolRep. TchecaHusqvarnaPodmol Dakar Team+ 00H 54′ 14”
2680Michael BurgessAustráliaKTMBAS Dakar KTM Racing Team+ 00H 55′ 59”
2748Mathieu DovezeFrançaKTMNomade Racing Assistance+ 01H 01′ 20”
2863Konrad DabrowskiPolôniaKTMDuust Rally Team+ 01H 02′ 22”
2944Laia SanzEspanhaGas GasGas Gas Factory Team+ 01H 03′ 39”
3029Emanuel GyenesRomeniaKTMAutonet Motorcycle Team+ 01H 04′ 02”
31101David KnightInglaterraHusqvarnaHT Rally Raid Husqvarna Racing+ 01H 05′ 30”
3236Jan BrabecRep. TchecaKTMStrojrent Racing+ 01H 05′ 36”00H 17′ 00”
3395Xavier FilckFrançaHusqvarnaXtrem Racing+ 01H 08′ 12”
3476Roman KrejciRep. TchecaKTMBo!Beton Team+ 01H 11′ 05”00H 15′ 00”
3539Benjamin MelotFrançaKTMBenjamin Melot+ 01H 12′ 55”
36108Marc CalmetEspanhaKTMFN Speed – Rieju Team+ 01H 14′ 11”
3746Simon MarcicEslovêniaHusqvarnaMarcic+ 01H 16′ 09”
3837David PabiskaRep. TchecaKTMJantar Team+ 01H 17′ 38”
3986Charlie HerbstFrançaKTMTeam Charlie Herbst+ 01H 18′ 33”
4078Cesare ZacchettiItáliaKTMCesare Zacchetti+ 01H 20′ 58”

Quadriciclos:

posPilotoPaísQuadricicloEquipetempoPenality
1168Italo PedemonteChileYamahaEnrico Racing Team04H 19′ 07”
2154Manuel AndujarArgentinaYamaha7240 Team+ 00H 02′ 25”
3152Alexandre GiroudFrançaYamahaTeam Giroud+ 00H 03′ 57”
4163Pablo CopettiEstados UnidosYamahaMX Devesa by Berta+ 00H 04′ 40”00H 05′ 00”
5159Giovanni EnricoChileYamahaEnrico Racing Team+ 00H 05′ 14”
6155Kamil WisniewskiPolôniaYamahaOrlen Team+ 00H 11′ 28”
7174Toni VingutEspanhaYamahaVisit Sant Antoni – Ibiza+ 00H 13′ 05”
8153Tomas KubienaRep.TchecaYamahaStory Racing S.R.O.+ 00H 28′ 15”00H 02′ 00”
9157Romain DutuFrançaYamahaSMX Racing+ 00H 38′ 54”
10176Laisvydas LaniciusLituâniaYamahaStory Racing S.R.O.+ 00H 56′ 32”
11169Juan Carrizo TobiasArgentinaYamahaM.E.D. Racing Team+ 01H 11′ 49”
12177Suany MartinezBolíviaCan-AmTeam Can Am Martinez+ 01H 30′ 10”
13175Leonardo MartinezBolíviaCan-AmTeam Can Am Martinez+ 01H 43′ 31”

Carros:

posPiloto/CoPilotoPaísCarro/EquipetempoPenality
1303Yazeed al RajhiArábia SauditaToyota03H 03′ 57”
Dirk von ZitzewitzAlemanhaOverdrive Toyota
2301Nasserr Al-AttiyahQatarToyota+ 00H 02′ 04”
Matthieu BaumelFrançaToyota Gazoo Racing
3302Stéphane PeterhanselFrançaMini+ 00H 02′ 53”
Edouard BoulangerFrançaX-Raid Mini JCW Team
4300Carlos SainzEspanhaMini+ 00H 04′ 12”
Lucas CruzEspanhaX-Raid Mini JCW Team
5307Jakub PrzygonskiPolôniaToyota+ 00H 05′ 06”
Timo GottschalkAlemanhaOverdrive Toyota
6304Giniel de VilliersÁfrica do SulToyota+ 00H 06′ 12”
Alex Haro BravoEspanhaToyota Gazoo Racing
7317Vladimir VasilyevRússiaMini+ 00H 07′ 32”
Dmitro TsyroUcraniaX-Raid Mini JCW Team
8308Mathieu SerradoriFrançaCentury+ 00H 09′ 08”
Fabian LurquinBélgicaSRT Racing
9339Brian BaragwanathÁfrica do SulCentury+ 00H 09′ 36”
Taye PerryÁfrica do SulCentury Racing
10311Nani RomaEspanhaHunter+ 00H 10′ 37”
Alexandre Winocq FrançaBahrein Raid Xtreme
11320Benediktas VanagasLituâniaToyota+ 00H 11′ 16”
Filipe PalmeiroPortugalInbank Toyota Gazoo Racing Baltics
12361Binglong LuChinaBAIC+ 00H 11′ 22”
Wenke MaChinaBAIC DRV
13330Shameer VariawaÁfrica do SulToyota+ 00H 11′ 29”
Dennis MurphyÁfrica do SulToyota Gazoo South Africa
14312Martin ProkopRepública TchecaFord+ 00H 12′ 38”
Viktor ChytkaRepública TchecaOrlen Benzina Team
15323Denis KrotovRússiaMini+ 00H 13′ 43”
Konstantin ZhiltsovRússiaMSK Rally Team
16310Sheikh Khalid Al QassimiEAUPeugeot+ 00H 14′ 54”
Xavier PanseriFrançaAbu Dhabi Racing
17358Marcelo Tiglia GastaldiBrasilCentury+ 00H 15′ 37”00H 05′ 00”
Lourival RoldanBrasilCentury Racing
18352Guoyu ZhangChinaBAIC+ 00H 16′ 15”
He ShaChinaBAIC DRV
19318Wei HanChina2WD+ 00H 16′ 16”
Min LiaoChinaQuzhou Motorsport City Team
20314Cyril DespresFrançaPegueot+ 00H 18′ 35”00H 01′ 00”
Mike HornSuíçaAbu Dhabi Racing
21341Michael PisanoFrançaOptimus+ 00H 18′ 58”
Max DelfinoFrançaMD RallyE Sport
22329Antanas JukneviciusLituâniaToyota+ 00H 21′ 12”00H 01′ 00”
Darius VaiciulisLituâniaKreda
23315Romain DumasFrançaRebellion Motors+ 00H 22′ 02”
Gilles de TurckheimFrançaRebellion Motors
24326Christian LavieilleFrançaOptimus+ 00H 23′ 13”
Jean-Pierre GarcinFrançaMD RallyE Sport
25356Edvinas JuskauskasLituâniaToyota+ 00H 23′ 20”
Aisvydas PaliukenasLituâniaTeam Pitlane

Veículos Leves:

posPiloto/CoPiloto/MecânicoPaísveiculo/Equipetempo
1400Sergei KariakinRússiaCAN-AM03H 31′ 17”
Anton VlasiukRússiaSnag Racing Team
2408Austin JonesEstados UnidosCAN-AM+ 00H 00′ 29”
Gustavo GugelminBrasilMonster Energy CAN-AM
3424Michal GoczalPolôniaCAN-AM+ 00H 01′ 10”
Szymon GospodarczykPolôniaEnergylandia Rally Team
4422Nasser Khalifa Al AttiyahQatarCAN-AM+ 00H 01′ 41”
Paolo CeciItáliaSouth Racing CAN-AM
5405Gerard Farres GuellEspanhaCAN-AM+ 00H 01′ 56”
Armand MonleonEspanhaMonster Energy CAN-AM
6401Francisco Lopez ContardoChileCAN-AM+ 00H 02′ 41”
Juan Pablo Latrach VinagreChileSouth Racing CAN-AM
7380Kris MeekeInglaterraPH-Sport+ 00H 03′ 24”
Wouter RosegaarHolandaPH-Sport
8404Reinaldo VarelaBrasilCAN-AM+ 00H 03′ 48”
Maykel JustoBrasilMonster Energy CAN-AM
9393Lionel BaudFrançaPH-Sport+ 00H 04′ 52”
Loic MinaudierFrançaPH-Sport
10430Marek GoczalPolôniaCAN-AM+ 00H 06′ 30”
Rafal MartonPolôniaEnergylandia Rally Team
11406Aron DonzalaPolôniaCAN-AM+ 00H 07′ 19”
Maciej MartonPolôniaMonster Energy CAN-AM
12411Jeremie WarniaFrançaPolaris+ 00H 10′ 36”
Steven GrienerSuíçaCST/Polaris France

Caminhões:

posPiloto/CoPiloto/MecânicoPaíscaminhão/Equipetempo
1503Martin MacikRep.TchecaIVECO03H 13′ 02”
Frantisek TomasekRep.TchecaBig Shock Racing
David SvandaRep.Tcheca
2507Dmitry SotnikovRússiaKamaz+ 00H 01′ 40”
Ruslan AkhmadeevRússiaKamaz-Master
Ilgiz AkhmetzianovRússia
3509Airat MardeevRússiaKamaz+ 00H 03′ 16”
Dimtriy SvistunovRússiaKamaz-Master
Akhmet GaliaudtinovRússia
4505Alisksei VishneuskiBielorrússiaMAZ-SPORTAUTO+ 00H 03′ 25”
Maksim NovikauBielorrússiaMAZ-SPORTAUTO
Siarhei SachukBielorrússia
5500Andrey KarginovRússiaKamaz+ 00H 03′ 57”
Andrey MokeevRússiaKamaz-Master
Igor LeonovRússia
6501Anton ShibalovRússiaKamaz+ 00H 03′ 59”
Dmitri NikitinRússiaKamaz-Master
Ivan TatarinovRússia
7504Ales LopraisRep.TchecaPraga+ 00H 04′ 00”
Petr PokdraRep.TchecaInstaforex Loprais Praga
Khalid AlkendiEAU
8517Ignacio CasaleChileTatra+ 00H 08′ 36”
Alvaro LeonChileTatra Buggyra Racing
Petr CapkaRep.Tcheca
9518Jaroslav ValtrRep.TchecaIVECO+ 00H 11′ 45”
Radim KaplanekRep.TchecaValtr Racing Team
Jaroslav Valtr jrRep.Tcheca
10515Pascal de BaarHolandaRenault+ 00H 17′ 06”
Jan van der VaetBélgicaRiwald Dakar Team
Stefan SlootjesHolanda

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Dakar

Um comentário em “Dakar 2021 – 10ªEspecial

  1. Pingback: Guia do Dakar 2021 – Portal Sportszone

Deixe uma resposta