Grid de Largada – MotoGP
1 26 Dani Pedrosa (Repsol Honda Team Honda) 1’45.864
2 46 Valentino Rossi (Fiat Yamaha Team Yamaha) 1’46.255
3 1 Nicky Hayden (Repsol Honda Team Honda) 1’46.575
4 14 Randy de Puniet (Kawasaki Racing Team Kawasaki) 1’46.643
5 24 Toni Elias (Honda Gresini Honda) 1’46.804
6 13 Anthony West (Kawasaki Racing Team Kawasaki) 1’46.912
7 5 Colin Edwards (Fiat Yamaha Team Yamaha) 1’46.997
8 65 Loris Capirossi (Ducati Marlboro Team Ducati) 1’47.047
9 27 Casey Stoner (Ducati Marlboro Team Ducati) 1’47.121
10 33 Marco Melandri (Honda Gresini Honda) 1’47.136
11 21 John Hopkins (Rizla Suzuki MotoGP Suzuki) 1’47.163
12 56 Shinya Nakano (Konica Minolta Honda Honda) 1’47.295
13 64 Kousuke Akiyoshi (Rizla Suzuki MotoGP Suzuki) 1’47.316
14 7 Carlos Checa (Honda LCR Honda) 1’47.334
15 4 Alex Barros (Pramac d’Antin Ducati) 1’47.367
16 6 Makoto Tamada (Dunlop Yamaha Tech 3 Yamaha) 1’47.714
17 71 Chris Vermeulen (Rizla Suzuki MotoGP Suzuki) 1’47.914
18 50 Sylvain Guintoli (Dunlop Yamaha Tech 3 Yamaha) 1’48.085
19 87 Akira Yanagawa (Kawasaki Racing Team Kawasaki) 1’48.569
20 72 Shinichi Ito (Pramac d’Antin Ducati) 1’49.548
21 80 Kurtis Roberts (Team Roberts KR212V) 1’50.035
Festa da Ducati em Solo Japonês, Capirossi (Tiozão do Churrasco) vence e Stoner fatura o 1ºCampeonato dele e da História da Ducati
A 4 provas do final do campeonato Casey Stoner tinha uma situação maravilhosa no campeonato, Restando 100 pontos em Jogo ele tinha 76 Pontos de vantagem para Valentino Rossi e 99 Pontos sobre Daniel Pedrosa que eram os únicos que poderiam tirar o campeonato de Stoner que precisaria apenas terminar na frente de Rossi a partir do 14ºlugar para ser campeão do mundo.
Classificação do Campeonato:
1º Casey Stoner (AUS) 287 Pontos
2º Valentino Rossi (ITA) 211 Pontos
3º Daniel Pedrosa (ESP) 188 Pontos
4º John Hopkins (EUA) 150 Pontos
5º Chris Vermeulen (AUS) 147 Pontos
6º Marco Melandri (ITA) 137 Pontos
7º Colin Edwards (EUA) 106 Pontos
8º Loris Capirossi (ITA) 105 Pontos
9º Nicky Hayden (EUA) 105 Pontos
10º Alexandre Barros (BRA) 83 Pontos
11º Toni Elias (ESP) 71 Pontos
12º Alex Hofmann (ALE) 65 Pontos
13º Randy de Puniet (FRA) 58 Pontos
14º Carlos Checa (ESP) 54 Pontos
15º Anthony West (AUS) 45 Pontos
16º Shinya Nakano (JAP) 42 Pontos
17º Makoto Tamada (JAP) 33 Pontos
18º Sylvain Guintoli (FRA) 30 Pontos
19º Kurtis Roberts (EUA) 10 Pontos
20º Michel Fabrizio (ITA) 6 Pontos
21º Roger Hayden (EUA) 6 Pontos
22º Fonsi Nieto (ESP) 5 Pontos
23º Kenny Roberts (EUA) 4 Pontos
24º Olivier Jacque (FRA) 4 Pontos
Mesmo sendo o que tinha uma única chance de ser campeão sendo obrigado a vencer as 4 ultimas corridas sem que Rossi marcasse mais completasse todas as últimas provas em 2ºlugar e que Stoner não marcasse nenhum ponto se quer Daniel Pedrosa marcou a pole position com a Honda, Valentino Rossi campeão da categoria principal por 5 vezes (2001-2002-2003-2004-2005) largaria em segundo e Nicky Hayden que foi campeão em 2006 mas agora estava apenas como um mero covajovante na disputa em 3ºlugar.
Na Segunda Fila tínhamos De Puniet de Kawasaki, Elias de Honda Gresini e West de Kawasaki, Casey Stoner largaria em 9ºlugar atrás de Colin Edwards com a Yamaha e de Loris Capirossi companheiro de equipe de Stoner na Ducati, Alex Barros partia do 15ºlugar com a Pramac Ducati.
Três pilotos Japoneses corriam nessa prova como convidados Kousuke Akiyoshi com a Suzuki largando em 13ºlugar, Akira Yanagawa com a Kawasaki em 19º e Shinichi Ito substituindo a Alex Hoffmann largando em 20ºlugar. A corrida seria sobre pista molhada, Mas sem chuva o que poderia levar os pilotos a trocarem de Moto no Meio da corrida.
Na Largada Pedrosa manteve a liderança com Elias pulando de 5º para o 2ºlugar, Hayden mantendo o terceiro lugar, Stoner pulando bem de 9º para o 4ºlugar e nessa situação ele seria campeão já que o Rossi largou mal caindo do 2º para o 7ºlugar, Anthony West em 5º pulou antes da largada e seria punido sem dúvida pois foi muito visível a queimada de largada. Pedrosa abria muito mesmo de Elias que tinha todo mundo atrás dele, Logo West partiu para cima e tinha assumido o segundo lugar, Outro que se destacou na primeira volta foi Akiyoshi que já estava em 6ºlugar após largar do 13ºlugar.
Após a primeira volta West foi para cima de Pedrosa e acabou fazendo a ultrapassagem, Só que logo depois disso a punição foi confirmada para West e ele teria de passar nos boxes por queimar a largada então todo o trabalho de passar a liderança da prova tinha sido inútil, Stoner na entrada da terceira volta assumiu a posição de Pedrosa e era o 2ºlugar sendo assim o líder assim que West parasse nos boxes, Na segunda volta Marco Melandri que estava em 5ºlugar fez a melhor volta da prova com 1:59.945, O Japonês da Kawasaki Akira Yanagawa também foi para os boxes com problemas em sua moto voltando a corrida, O Mesmo não aconteceu com Kurtis Roberts que foi para os boxes e não voltou mais ficando fora da corrida fora da corrida.
Stoner era o líder com Melandri em segundo apesar de West estava na ponta mas teria de cumprir a sua punição, coisa que ele fez na volta 4 para a 5, Stoner era pressionado por Melandri na disputa da liderança da prova, De Puniet com a Kawasaki estava em 3º e Pedrosa tinha caído para o 4ºlugar, Stoner cedeu a pressão de Melandri que assumiu a liderança da prova até porque para Stoner o importante ele estava conseguindo com sucesso que era ficar na frente de Rossi e de Pedrosa para confirmar o título em Motegi mesmo.
Classificação após 6 Voltas: 1. Melandri – 2. Stoner (a 0.246) – 3. Rossi (a 4.999) – 4. Pedrosa (a 7.476) – 5. Akiyoshi (a 8.452) – 6. Edwards (a 12.116) – 7. Capirossi (a 12.456) – 8. De Puniet (a 18.864) – 9. West (a 19.707) – 10. Elias (a 20.691)
Logo começávamos a ver pilotos trocando de Moto Já achando que seria o suficiente para andar com os pneus secos como Fez Nicky Hayden que estava muito atrás na classificação da prova assim como fez Carlos Checa que vinha em corrida problemática com a LCR Honda. Rossi começava a se aproximar de Stoner e fez a melhor volta da corrida com 1:59.362 na 8ªVolta, O Pentacampeão da MotoGP queria levar a decisão para a Austrália de toda a Forma.
Elias foi para a parada para a troca de Motos, Geralmente pilotos lá de trás da Tabela buscavam arriscar para tentarem terem ganharem posições, Stoner, Rossi, Pedrosa e Melandri não deveriam dar a esse luxo. Capirossi foi para a parada na 10ªVolta assim como um dos pilotos da Suzuki o que significava que logo os pilotos da Frente teriam de parar nos boxes para a troca. Tanto a Ducati de Stoner como a Yamaha de Rossi ambas com os pneus de pista seca estavam prontas para a parada. Melandri continuava líder da corrida, Mas Stoner tinha seu segundo lugar muito ameaçado por Rossi que a 13 Voltas do final conseguia a ultrapassagem que não só lhe dava o segundo lugar como conseguiria adiar a decisão para a Austrália mesmo que fosse com uma desvantagem de 72 pontos de distância o que ainda seria bem favorável para o Australiano que não quis arriscar nada, Enquanto isso os pilotos da parte intermediária para Trás continuavam a trocar as motos molhadas pelas motos de pista seca a sim de melhores resultados.
Valentino Rossi foi para cima de Melandri para disputar a liderança da prova enquanto que Pedrosa buscava se aproximar de Stoner que tinha um ritmo de prova bem mais lento do que dos dois líderes e de Pedrosa. Melandri resistia o quanto podia para manter a liderança da prova na 12ªVolta, Mas Rossi conseguiu a ultrapassagem enquanto que Melandri foi para os boxes para a troca de motos assim como Stoner que já não tinha rendimento com a sua Ducati com os pneus de pista molhada já que o asfalto de Motegi estava já seco o bastante para ter um melhor desempenho das motos com os pneus de pista seca do que os de chuva que estavam desgastados como estava no caso do Valentino Rossi que foi para a parada também na 15ºVolta. O Mesmo não fez Dani Pedrosa que pagou com uma queda ao chão abandonando a corrida.
Com todos fazendo suas paradas agora tínhamos como líder o Italiano Loris Capirossi com a Ducati que tinha arriscado a parar cedo nos boxes e se deu muito bem nessa história.
Rossi estava em 2ºlugar na frente de Stoner que aparecia em 8ºlugar e parecia que a decisão do campeonato seria mesmo adiada para a prova de Phillip Island na Austrália, Só que a 9 Voltas do final a sua moto passa reta na parte final do circuito na curva dos 90ºGraus e com isso Rossi teve de fazer uma segunda parada nos boxes acabando com qualquer chance dele na corrida.
Classificação a 4 Voltas do final da corrida: 1. Capirossi – 2. De Puniet (a 14.083) – 3. Elias (a 18.180) – 4. Guintoli (a 18.939) – 5. Melandri (a 29.787) – 6. Stoner (a 30.240) – 7.Akiyoshi (a 30.829) – 8. Hayden (a 49.284) – 9. West ( a 40.373). Rossi estava em 15ºlugar atrás de Colin Edwards que era o companheiro dele de equipe.
Lá na frente Sylvain Guintoli com a ainda modesta Tech 3 estava pressionando a Elias na busca de um pódio inédito para ele e para a equipe, O Francês conseguiu passar Elias, Mas o mesmo acabou voltando a posição com o X, Era a briga da corrida a disputa entre os dois já que De Puniet tinha abrido uma boa distância e Capirossi estava longe na liderança só administrando no final de prova e Stoner que estava perto de Melandri em 6ºlugar não precisava nada mais que levar a sua Ducati até o final nessa posição para ser o campeão do mundo ainda mais que Akiyoshi que estava na sua cola tinha abandonado a prova. Rossi estava em 13ºlugar e só uma queda de Stoner poderia fazer ele voltar a disputa pelo título.
Capirossi administrou a liderança até a linha de chega para levar a sua 9ªVitória na MotoGP somando as vitórias das 500cc (Seria a última vitória de sua carreira na categoria) Randy de Puniet e Toni Elias completavam o pódio. Mas a festa mesmo era para Stoner que levou sua Ducati para o 6ºlugar, Um momento histórico para a fabrica italiana e para o Australiano.
Stoner conquistou o primeiro de seus dois títulos na MotoGP e a Ducati conquistou o primeiro título de sua história na principal categoria mundial da Motovelocidade que até hoje é o seu único campeonato. Enquanto Stoner comemorava o título nos boxes um Valentino Rossi chegava aos boxes da Yamaha em cima de velório visto que a equipe fracassou completamente em evitar que Stoner fosse campeão do mundo em 2007. Capirossi, Stoner e a turma da Ducati fizeram a festa em plena terra dos nipônicos que tinham 17 motos no grid contra as 4 únicas motos da italiana Ducati. Foi o tiozão do Churrasco (Capirossi) preparando a picanha para a festa do campeonato de Stoner.
Alex Barros ficou sem ser visto a corrida inteira, Mas levou para a casa um honroso 8ºlugar e o melhor Japonês a terminar a prova foi Makoto Tamada ficando em 12ºlugar tomando Vareio do seu companheiro de equipe Sylvain Guintoli que chegou a belíssima 4ªPosição!
Resultado Final:
1 65 Loris Capirossi (Ducati Marlboro Team Ducati) 47’05.484
2 14 Randy de Puniet (Kawasaki Racing Team Kawasaki) a 10.853
3 24 Toni Elias (Honda Gresini Honda) a 11.526
4 50 Sylvain Guintoli (Dunlop Yamaha Tech 3 Yamaha) a 12.192
5 33 Marco Melandri (Honda Gresini Honda) a 28.569
6 27 Casey Stoner (Ducati Marlboro Team Ducati) a 31.179
7 13 Anthony West (Kawasaki Racing Team Kawasaki) a 50.001
8 4 Alex Barros (Pramac d’Antin Ducati) a 52.343
9 1 Nicky Hayden (Repsol Honda Team Honda) a 53.629
10 21 John Hopkins (Rizla Suzuki MotoGP Suzuki) a 59.715
11 71 Chris Vermeulen (Rizla Suzuki MotoGP Suzuki) a 1’02.804
12 6 Makoto Tamada (Dunlop Yamaha Tech 3 Yamaha) a 1’09.313
13 46 Valentino Rossi (Fiat Yamaha Team Yamaha) a 1’09.699
14 5 Colin Edwards (Fiat Yamaha Team Yamaha) a 1’11.735
15 72 Shinichi Ito (Pramac d’Antin Ducati) a 1’12.290
16 56 Shinya Nakano (Konica Minolta Honda Honda) a 1’32.979
17 87 Akira Yanagawa (Kawasaki Racing Team Kawasaki) a 1 Volta
18 7 Carlos Checa (Honda LCR Honda) a 1 Volta
Não Terminaram a corrida:
64 Kousuke Akiyoshi (Rizla Suzuki MotoGP Suzuki) a 4 Voltas
26 Dani Pedrosa (Repsol Honda Team Honda) a 10 Voltas
80 Kurtis Roberts (Team Roberts KR212V) a 23 Voltas
Fotos da Corrida:
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP