Corridas Históricas – GP do Brasil de 1994

Loayfsrp

Treino Oficial:

Classificação Após o primeiro dia de Treinamentos:

1. Ayrton Senna Williams-Renault 1:16.386
2.Michael Schumacher Benetton-Ford 1:16.575
3. Jean Alesi Ferrari 1:17.772
4. Karl Wendlinger Sauber-Mercedes 1:17.982
5. Mika Hakkinen Mclaren-Pegueot 1:18.122
6. Heinz Harald Frentzen Sauber-Mercedes 1:18.144
7. Damon Hill Williams-Renault 1:18.270
8. Pierluigi Martini Minardi-Ford 1:18.659
9. Christian Fittipaldi Footwork-Ford 1:18.730
10.Rubens Barrichello Jordan-Hart 1:18.759
11.Jos Verstappen Benetton-Ford 1:18.787
12. Martin Brundle Mclaren-Pegueot 1:18.864
13. Gerhard Berger Ferrari 1:18.931
14. Gianni Morbidelli Footwork-Ford 1:18.970
15. Erik Comas Larrousse-Ford 1:18.990
16. Mark Blundell Tyrrell-Yamaha 1:19.045
17. Eddie Irvine Jordan-Hart 1:19.269
18. Olivier Panis Ligier-Renault 1:19.304
19. Eric Bernard Ligier-Renault 1:19.396
20. Michele Alboreto Minardi-Ford 1:19.517
21. Ukyo Katayama Tyrrell-Yamaha 1:19.519
22. Johnny Herbert Lotus-Mugen Honda 1:19.795
23. Olivier Beretta Larrousse-Ford 1:19.922
24. Pedro Lamy Lotus-Mugen Honda 1:21.039
25. David Brabham Simtek-Ford 1:22.266
26. Bertrand Gachot Pacific-Ilmor 1:22.495

Ys8vn9da

Apesar do tempo de 1 hora de treinamento a chuva estava vindo da represa Billings poderia acabar antes disso e por isso os pilotos foram logo para as suas primeira tentativas de volta rápida. A partir dessa temporada teríamos um novo gráfico de transmissão na temporada de 1994 através da FOTA, Mas em termos de tempo eles ainda não conseguiram colocar a marcação dos tempos isso para o público em geral que acompanhava o treino de casa.

Mas isso em pouco minutos o problema foi resolvido no final da volta de Rubens Barrichello. O primeiro dos grandes a entrarem na pista foi Damon Hill com a Williams que estava em 7ºlugar no treino oficial, claro que o piloto inglês iria melhorar seu tempo fazendo 1:18.165 levando a melhorar apenas 1 posição ficando em 6ºlugar. O Companheiro de Schumacher na Benetton o Holandês Jos Verstappen que estava substituindo a Lehto que se recuperava de um acidente forte que ele sofreu nos testes. Verstappen Subiu de 14º para o 9ºlugar.

Michael Schumacher foi para a pista para buscar a pole position e acabou conseguindo tomar a pole com 1:16.303 segundos baixando em 0.083 o tempo de Ayrton Senna assumindo a primeira posição. Classificação do Treino era essa: 1. Schumacher 1:16.303, 2. Senna a 0.083, 3. Alesi a 1.082, 4. Hill a 1.267, 5. Frentzen a 1.550, 6. Morbidelli a 1.655.

Mas Schumacher foi para uma segunda volta rápida e conseguiu baixar o tempo para 1:16.290 e aumentou para 96 milésimos a diferença para Ayrton Senna, Mas o Brasileiro iria para a pista, Já Christian Fittipaldi estava fazendo um belo treino colocando seu carro em 10ºlugar.

Xz6ad33s

Senna foi para a sua primeira volta rápida mesmo com o carro fumando um pouco demais devido ao óleo tocar nas partes quentes do seu carro. Senna fez grande volta colocando 1:16.129 recuperando a pole position, Mas ele partiu para uma nova volta rápida para baixar tempo. Outro que tentava baixar tempo era a Sauber do estreantes Heinz-Harald Frentzen que vinha numa ótima 5ªposição com o motor Mercedes que estreava definitivamente na formula 1.

Senna segundos depois fez a volta em 1:15.962 deixando Schumacher em segundo, Alesi, Hill, Frentzen e Morbidelli completando os 6 primeiros colocados. Já Damon Hill passou a tentar uma volta rápida para tentar um lugar na primeira fila já que teoricamente as Williams seriam os carros dominadores do campeonato, Mas Hill só faz 1:17.554 ficando em 4ºlugar atrás de Senna, Schumacher e Alesi. Os pilotos tentavam melhorar antes da chuva chegar que vinha cada vez mais perto do autódromo. Mika Hakkinen vinha tentando melhorar com o novo motor que era a Francesa Pegueot que queria repetir o sucesso que a Renault tinha na categoria nesse momento.

Hakkinen assustou na primeira parcial, Mas na segunda parcial já se viu que a Mclaren a princípio fica pelo caminho, Logo a chuva chegou e isso fez com que mais nada fosse tentado em Interlagos. Ou seja o Treino acabou e Senna conquistava a 63ªpole da sai carreira. Na parte final do Treino os pilotos da Williams, Benetton e a Sauber de Heinz-Harald Frentzen foram para a pista com a configuração de Chuva, Mas nada que pudesse melhorar os tempos. Apenas para ver Jos Verstappen que rodou 2 vezes no treino e uma delas com chuva e outra quando a chuva chegou.

Afzqdikn

Grid de Largada para o GP do Brasil de Formula 1 de 1994:

Grid de Largada:

Piloto Equipe-Motor Chassi Tempo
1. Ayrton Senna Williams-Renault FW16 2 1:15.962
2. Michael Schumacher Benetton-Ford B194 5 1:16.290
3. Jean Alesi Ferrari 412T1 27 1:17.385
4. Damon Hill Williams-Renault FW16 0 1:17.554
5. Heinz-Harald Frentzen Sauber-Mercedes C13 30 1:17.806
6. Gianni Morbidelli Footwork-Ford FA15 10 1:17.866
7. Karl Wendlinger Sauber-Mercedes C13 29 1:17.927
8. Mika Hakkinen Mclaren-Pegueot MP4-9 7 1:18.122
9. Jos Verstappen Benetton-Ford B194 6 1:18.183
10. Ukyo Katayama Tyrrell-Yamaha 22 3 1:18.194
11. Christian Fittipaldi Footwork-Ford FA15 9 1:18.204
12. Mark Blundell Tyrrell-Yamaha 22 4 1:18.246
13. Erik Comas Larrousse-Ford LH94 20 1:18.321
14. Rubens Barrichello Jordan-Hart 194 14 1:18.414
15. Pierluigi Martini Minardi-Ford M194 23 1:18.659
16. Eddie Irvine Jordan-Hart 194 15 1:18.751
17. Gerhard Berger Ferrari 412T1 28 1:18.855
18. Martin Brundle Mclaren-Pegueot MP4-9 8 1:18.864
19. Olivier Panis Ligier-Renault JS39B 25 1:19.304
20. Éric Bernard Ligier-Renault JS39B 26 1:19.398
21. Johnny Herbert Lotus-Mugen Honda 107C 12 1:19.483
22. Michele Alboreto Minardi-Ford M194 24 1:19.517
23. Olivier Beretta Larrousse-Ford LH94 19 1:19.524
24. Pedro Lamy Lotus-Mugen Honda 107C 11 1:19.975
25. Bertrand Gachot Pacific-Ilmor PR01 34 1:20.729
26. David Brabham Simtek-Ford S941 31 1:21.186
27. Roland Ratzenberger Simtek-Ford S941 32 1:22.707
28. Jean Paul Belmondo Pacific-Ilmor PR01 33 Sem Tempo

 

Qulqiuqy

Em Interlagos Schumacher derrota Senna e conquista vitória diante da Torcida Brasileira

Num dia Nublado em São Paulo até com possibilidades de que ocorresse chuva como ocorreu no treino oficial do sábado, Uma Interlagos lotada torcendo pela 3ªVitória de Ayrton Senna que tinha o carro do ano que era a Williams-Renault e o seu adversário seria Michael Schumacher com a Benetton-Ford que tinha um bom motor, Um belo carro mas que o Alemão não teria ainda constância para ser o campeão do mundo, A Ferrari estaria um pouco mais atrás, A Mclaren com a Parceria com a Pegueot não estaria ainda na ponta e até teria problemas com dois equipes médias como a Sauber e a Jordan que poderiam fazer uma graça e que poderiam tomar pontos da Mclaren como das outras equipes grandes.

Zw9vu4gq

Na largada, Senna largou bem mantendo a liderança com Alesi largando muito bem e tomou o segundo lugar em cima do Schumacher, Hill, Frentzen e Hakkinen completaram os 6 primeiros colocados. Acabou Berger fazendo uma largada fantástica largando do 17ºlugar e no final da primeira volta já estava em 9ºlugar. Barrichello pulou do 14ºlugar para o 11ºlugar, Já a Footwork não foi bem na largada com Morbidelli caindo de 6º para o 10ºlugar e Christian Fittipaldi caindo do 11º para o 14ºlugar.

Schumacher foi para cima de Alesi. Antes mesmo no final da primeira volta Schumacher tentou passar Alesi, conseguiu, Mas tomou o x do piloto Francês. No Final da segunda volta Schumacher passou Alesi e voltou a segunda posição. Já Bertrand Gachot acabou deixando a prova na Segunda volta após um acidente. Na Volta seguinte foi a vez de Olivier Beretta da Larrousse que deixou a corrida por causa de um acidente. Schumacher começaria a tentar uma aproximação em cima de Senna enquanto isso Alesi em 3º ficava com uma distância boa sobre Hill que vinha em 4ºlugar e depois vinha Hakkinen que superou ao estreante Heinz-Harald Frentzen com a Sauber para ficar em 5ºlugar e depois vinham Wendlinger, Berger, Verstappen e Barrichello que tinha se livrado de Morbidelli que saia dos 10 primeiros colocados.

Pv3zqhta

Senna vinha tentando levar o FW16 a quase 300 km por hora na reta oposta vinha na liderança com 4 Voltas completadas com 3.861 na frente de Schumacher que vinha em 2ºlugar, Depois vinham Alesi a 7.626, Hill a 10.254, Hakkinen a 11.625, Frentzen a 12.470 completando os 6 primeiros colocados. No começo da 6ªVolta Gerhard Berger com problemas de motor deixava a prova na mesma volta que Gianni Morbidelli deixava a prova com problemas de Câmbio que até 1993 era o câmbio da TAG e que por causa do preço do Câmbio acabou fazendo com que o dono do time Jackie Oliver desistindo desse câmbio e indo para um câmbio mais barato (A Economia no Investimento custou caro para a Footwork). Com 1:18.953 na 6ªVolta o Alemão Michael Schumacher fazia a melhor volta da prova e começava a tirar a diferença sobre Ayrton Senna de 3.8 para 2.553 segundos.

Michele Alboreto na volta 8 deixaria a corrida sendo o 6ºpiloto em 8 voltas a deixar a prova. Classificação após 8 Voltas: 1. Senna, 2. Schumacher a 2.411, 3.Alesi a 12.744, 4. Hill a 17.093, 5. Hakkinen a 18.343, 6. Frentzen a 19.840. Senna buscava andar forte para não permitir a ultrapassagem quando ele fazia a ultrapassagem sobre Eric Bernard que era o primeiro retardatário. Mesmo com todo o esforço do Senna o Alemão Schumacher fazia o tempo 7 décimos mais rápido que Schumacher na 10ªVolta.

Na 13ªVolta o Motor Pegueot de Mika Hakkinen acaba com problemas e deixou o piloto Finlandês na Mão quando ele vinha em um decente 5ºlugar deixando a dupla da Sauber com o 5º e 6ºlugares mesmo que Wendlinger esteja sendo pressionado pelo piloto Jos Verstappen que vinha com sua Benetton em 7ºlugar. Classificação após 14 Voltas: 1. Senna, 2. Schumacher, 3. Alesi, 4. Hill, 5. Frentzen, 6. Wendlinger, 7. Verstappen, 8. Barrichello, 9. Katayama, 10. Irvine.

Ywhsq8nw

Verstappen continuava no ataque para cima de Wendlinger pois precisava mostrar serviço pois estava substituindo o titular Jyrki Jarvi Lehto que estava se recuperando de um acidente na pré Temporada de 1994, Uma disputa que valia o 6ºlugar acabou indo para o 5ºlugar pois Frentzen que fazia uma bela estreia acabou rodando e deixando a corrida. Enquanto isso Martin Brundle fazia a primeira parada e estava inaugurando a janela de paradas nos boxes.

Na Volta 17, Karl Wendlinger foi para os boxes para a sua primeira parada nos boxes deixando Verstappen em 5ºlugar e o Brasileiro Rubens Barrichello entrava na zona de pontuação. Senna via a sua diferença cair para 1 segundo de diferença. Alesi foi para a parada na volta 18 as paradas ficavam entre 8 a 10 segundos para quem iria fazer 2 paradas, Na 20ªVolta Senna conseguiu colocar o Brundle na frente de Schumacher que demorou um pouco para passar o piloto Inglês que estava com a Mclaren que tinha sobrado na prova. A Jordan fez as paradas com Irvine na volta 19 e Barrichello que vinha em 4ºlugar parou na volta seguinte.

Na Volta 22 Senna e Schumacher foram para os boxes e com uma parada mais rápida (Que ela é explicada depois do incêndio no carro de Jos Verstappen em uma parada no GP da Alemanha) acabou assumindo a liderança da prova e agora era Senna que deveria ir atrás do piloto da Benetton. Mark Blundell com um acidente e Christian Fittipaldi com problemas de Câmbio acabaram deixando a prova na 22ªVolta; A Classificação era a seguinte após a 23 Volta – 1. Schumacher, 2. Senna, 3. Hill, 4. Alesi, 5. Martini, 6. Wendlinger, 7. Barrichello, 8. Comas, 9. Brundle, 10. Irvine. Schumacher estava com 2.5 segundos sobre Ayrton Senna.

W3uvqwl2

A pista estava cheia de destroços na Junção (Se fosse nos tempos de hoje o Safety Car entraria na pista) que estava com a trajetória de dentro da pista. Enquanto isso Schumacher aumentava mais a diferença para Senna. Hill e Martini tentariam uma única parada nos boxes. Enquanto que o Companheiro de Ayrton Senna estava em 3ºlugar e muito bem para o que ele estava propondo enquanto que Martini que estava em 5ºlugar mais vinha na alça de mira de Wendlinger que vinha logo atrás na 6ªposição.

Schumacher e Senna vinham em desempenho impressionante tanto é que antes mesmo da 30ªVolta ambos tinham passado o 5ºcolocado da corrida o Austríaco Karl Wendlinger que tinha por perto o Brasileiro Rubens Barrichello com a Jordan. Schumacher vinha volta a volta aumentando a diferença já para 5.1 segundos sobre Senna pois para Hill que era o 3ºcolocado já estava em 37.8 segundos! Ou seja um abismo entre Senna e Hill e mais ainda entre Schumacher e Hill. Além desses 3 vinha Alesi em 4º como o último dos pilotos que estavam na mesma volta do líder.

Wendlinger e Barrichello disputavam o 5ºlugar na corrida, Mesmo com um motor inferior Barrichello acabou até colocando por fora em cima de Wendlinger. , O piloto Austríaco por dentro acabava por ficar com o 5ºlugar. Na 35ªVolta tivemos um acidente absolutamente impressionante e patético provocado totalmente pelo piloto Eddie Irvine que acabou batendo em Jos Verstappen que acabou batendo em Martin Brundle e depois disso Verstappen capotou e também levou o retardatário Eric Bernard com ele. O Acidente foi colocado sob investigação e nessa investigação acabou a TV Globo ajudou com as imagens. O Veredito dos comissários foi que Irvine foi suspenso por 1 corrida, Mas como ele recorreu e perdeu nessa apelação e acabou tendo sua pena aumentada e triplicada para 3 corridas.

V3rbz2hhGyhnkcdl70cpldltKpjlumlrJsqlg5k8Ibd4fk5wZmn4yy304hblcg97Es4knbtoCcnoflbz

Sob a Organização da corrida eles trabalharam até rápido na retirada dos carros da pista para a grama e evitaram problemas com os outros 13 pilotos que estavam ainda na corrida. A Classificação agora era a seguinte: 1. Schumacher, 2. Senna, 3. Hill, 4. Alesi, 5. Wendlinger, 6. Barrichello, 7. Katayama (acredite), 8. Herbert, 9. Martini, 10. Comas, 11. Lamy, 12. Panis, 13. Brabham.

Schumacher estava a 6.294 segundos na frente de Ayrton Senna isso na volta 43 Hill foi para os Boxes e fizeram 9.6 Segundos na volta 40 e voltou em 3ºlugar na frente de Alesi. Schumacher estava com uma diferença cada vez maior sobre Senna que visivelmente tinha problemas com o FW16 da Williams, Schumacher fazia 297 km/h na reta dos boxes. Na Volta 44 Senna foi para os boxes para fazer sua segunda parada nos boxes assim como Jean Alesi e Karl Wendlinger foi para os boxes para a sua segunda parada nos boxes fazendo com que Barrichello subisse para o 5ºlugar e que Katayama fosse para o 6ºlugar deixando Wendlinger em 7º, Mas tanto o Brasileiro como o piloto Japonês da Equipe Tyrrell teriam que parar para a segunda parada nos boxes, Senna e Alesi voltaram nas mesmas 2º e 4º posições. O Sol começava a aparecer em Interlagos indicando que a Chuva não viria e na volta 45 Schumacher foi para os boxes e a Benetton trabalho de novo melhor do que a Williams.

Schumacher tinha mais de 8 segundos de diferença para Senna que teria que tirar tudo do Williams e algo a mais para tentar chegar em Schumacher. Dai Senna começa uma tentativa de reação e começa a diminuir a vantagem de 7.900 segundo isso marcado após o término da 47ªVolta.

3caokqsy

Katayama fez a parada na volta 47 e Barrichello foi para o Boxes para a segunda parada na 49ªVolta e pela pista dos boxes ser mais curta que o S do Senna ele passou Wendlinger e assumiu o 5ºlugar. Na Volta 51 Senna diminuiu a diferença de 8 segundos para 6.334 segundos e na Volta seguinte Schumacher ver sua diferença diminuir para 5.519 segundos. A Sensação é que ainda dava para Senna procurar passar Schumacher. Classificação após 52 Voltas completadas: 1. Schumacher, 2. Senna, 3. Hill (1 Volta), 4. Alesi (1 Volta), 5. Barrichello (1 Volta), 6. Wendlinger (1 Volta), 7. Katayama (2 Voltas), 8. Herbert (2 Voltas), 9. Comas (2 Voltas), 10.Martini (2 Voltas), 11.Lamy (3 Voltas), 12.Panis (3 Voltas), 13. Brabham (3 Voltas)

Só que na 56ªVolta Senna que tinha baixado a vantagem para 5 segundos na volta anterior acabou rodando na junção muito por tentar tirar uma vantagem considerável com um carro desequilibrado, Mesmo tendo tempo para ainda voltar a prova e ficar com o segundo lugar Senna depois de ajudado pelos Fiscais acabou levando o carro para a grama e abandonado a corrida, Algo aconteceu depois da Rodada o que impediu Senna de continuar na corrida, Possivelmente o Câmbio que já estava com problemas em seu carro.

Com isso Schumacher que tinha um temível adversário um pouco mais atrás dele como Ayrton Senna agora teria toda a tranquilidade do mundo para levar o carro até o final da corrida com Damon Hill a 1 Volta atrás Schumacher nem precisava forçar a Barra para vencer. Alesi passou para ser o 3ºlugar com Rubens Barrichello com a Jordan em 4ºlugar e Wendlinger em 5º com a Sauber e Katayama entrou nos pontos com o seu Tyrrell-Yamaha de forma surpreendente já que a Tyrrell foi a pior equipe de 1993 pior mesmo que a Lola-Ferrari da BMS Scuderia Italia iria pontuar de novo. Herbert em 7º ficava torcendo para alguém na frente para levar sua Lotus para a zona de pontuação após quase ter levado a equipe ao Pódio em 1993. Martini com 1 parada apenas, Comas, Lamy, Panis e Brabham.

Barrichello tentava diminuir a diferença e até conseguiu tirar 5 segundos em poucas voltas, O Carro da Jordan-Hart rendia mais que a poderosa Ferrari que não vinha gigante, mas que não vinha na pindaíba de 1992 e 1993 (Até porque era o começo de trabalho de Jean Todt na tradicional Ferrari). Mas com umas 10 voltas para o final era pouco tempo.

Si9xhqrf

Na Reta final da corrida Katayama foi para cima de Wendlinger que tinha um carro que prometia como a Sauber-Mercedes para buscar o 5ºlugar e ele conseguiu isso a 3 voltas do final levando a equipe de Ken Tyrrell de volta a zona de pontuação depois de um 1993 em branco. Alesi apesar de perder diferença para Rubens Barrichello acabou conseguindo administrar sua diferença para garantir o último lugar no pódio.

Michael Schumacher com um final de prova tranquilo acabou conquistando sua 3ªVitória na Formula 1 e a primeira vitória no Brasil e deu o aviso que seria o grande adversário de Senna em 1994. Se tivesse tido essa briga até o final e se a prova de San Marino fosse adiada possivelmente veríamos essa disputa entre o jovem piloto da Benetton e o consagrado e considerado o maior de todos os tempos na história do Automobilismo Mundial que não tinha o melhor carro devido à retirada da ajuda eletrônica que foi proibida para essa temporada. Damon Hill com a Williams acabou fazendo o que poderia se esperar dele ficando em 2ºlugar e Alesi completou o pódio em 3ºlugar.

Rubens Barrichello começava o ano com um belíssimo 4ºlugar com a Jordan que prometia um belo ano, Ukyo Katayama que acabou 1993 como trapalhão e lento acabou se mostrando um piloto rápido com a Tyrrell-Yamaha levando pontos depois de um terrível ano de 1993 e Wendlinger com um frustrante 6ºlugar com a Sauber-Mercedes. Herbert com a Lotus-Mugen Honda bateu na trave nos pontos em 7ºlugar. E depois veio Martini, Comas, Lamy, Panis e Brabham completando os 12 pilotos que terminaram a corrida.

Ghosc1vc

Schumacher escreveria uma bela história em Interlagos, A primeira de 4 vitórias que ele teve em terras brasileiras e a 3ª de 91 Vitórias em sua carreira na Formula 1.

Resultado Final do GP do Brasil de 1994

Fotos:

 

View post on imgur.com

Vídeos:

2ºTreino Oficial:

Corrida:

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Bestlap/Formel1mic
Vídeos: ThePizZaGeRmAnY / mrviniciusf195

Sem categoria

Deixe uma resposta