Corridas históricas: GP de Meadowlands de 1989

Grid de Largada

1KMeXka8J2AaztMCAf
3cnAqA52p4XSruQAA0
55Iy3EJbI6mnQL1CrU
7CW1leTxm80d9zJgVj
99fYfcnAo10cMazWHXM
11sY4HORce123VElG4Mw
13hOqSIir414QnVU8hKl
15RoGkGHWN162qqx6BYo
17kQqTwMGA18dSllggVs
19BOGXtQ9e20zIjVRPB4
21TPKSLbHl22cM05XtXm
23L6SiBI9d24uq7fAtOc
25YmPuFDou26njlLG4Bv
27Viuub7Lh28keN4AmiD

Em uma das pistas mais curtinhas da Formula Indy naquela época. Em Meadowlands, New Jersey foi realizada a 8ªEtapa da Formula Indy de 1989. Em grande fase na temporada, Emerson Fittipaldi vinha de 3 vitórias seguidas e na liderança do campeonato, Com 108 pontos contra os 80 pontos de Rick Mears (Penske), o vice-líder do campeonato. Al Unser jr. da Galles (68), Teo Fabi da Porsche (59) e Michael Andretti da Newman-Haas (55).

Emerson Fittipaldi sobrou na Classificação e foi o pole position, Com Mario Andretti largando ao seu lado na primeira fila. Na segunda fila, largaram Al Unser Jr. com o carro da Galles e Michael Andretti com carro da Newman-Haas. Na terceira fila largaram Rick Mears da Penske e Bobby Rahal da Kraco Racing. Pruett (Truesports), Fabi (Porsche), Sullivan (Penske) e Daly (Raynor) completavam os 10 primeiros no Grid de Largada. 28 pilotos disputariam a co

A corrida teria 150 voltas de duração e a premiação seria de 700 mil dólares. O tempo estava encoberto com possibilidades de chuva. Antes mesmo da largada, Dominic Dobson rodou na volta de apresentação, Voltou a andar sem muito problema, mas rodar na volta de apresentação já não é um bom cartão de visita.

A primeira tentativa de largada foi abortada, as filas não estavam formadas corretamente e Fittipaldi disparou demais na frente. Na segunda largada, Mario Andretti chegou a passar para a frente, Mas Emmo recuperou a ponta no final da primeira parte da 1ªVolta. Michael Andretti vinha colado no pai em 3º. Os três abriram muito de Al Unser jr.

Emerson Fittipaldi conseguiu abrir dos dois pilotos da Newman-Haas, Michael tentou duas vez por dentro na curva 1, depois ele usou a potência do seu carro e passou o pai, assumindo a ponta. Na 3ªVolta, Michael superou Fittipaldi e assumiu a ponta, no final da mesma volta foi a vez de Mario superar o piloto da Partick Racing, voltando ao 2ºlugar. Algumas gotas começam a cair no circuito, mas ainda não era o suficiente nem para pensar em colocar pneus de chuva.

Mais atrás, Al Unser jr. e Bobby Rahal brigavam pelo 4ºlugar. O piloto da Kraco tinha uma desvantagem grande, seu motor Cosworth não era páreo aos motores Chevrolet e até mesmo para os motores Porsche de Teo Fabi. Após 6 voltas a classificação era: 1. Michael Andretti, 2. Mario Andretti, 3. Emerson Fittipaldi, 4. Al Unser jr., 5. Bobby Rahal, 6. Rick Mears, 7. Fabrizio Barbazza, 8. Teo Fabi, 9. Scott Pruetti, 10. Derek Daly.

Com uma pista tão curta, era evidente que os primeiros colocados iriam colocar volta nos últimos colocados em pouco tempo. Enquanto Michael abriu uma boa vantagem na ponta, Mario se enrolou com os retardatários e com isso, Emerson estava bem perto dele, Little Al se aproveitou e também entrou na briga pelo 2ºlugar. Deixando Bobby mais para trás.

Apesar de ser um circuito de rua, a pista era razoavelmente larga e permitia a possibilidade de ultrapassagem. A batalha pelo 2ºlugar estava dura, Rahal chegou no pelotão, Agora os 4 (Mario, Emmo, Al Unser jr. e Bobby) estavam disputando a 2ªPosição. Havia momentos que pilotos como John Jones no momento adequado ele facilitava a ultrapassagem, mas em outros, quando tinha 2, 3 disputando posição na frente, ai a situação se complicava para os ponteiros. Como quase sempre, Bobby ficou numa posição mais de espera, enquanto que Mario, Fittipaldi e Little Al vinham disputando o 2ºlugar, Uma hora Fittipaldi era pressionado pelo piloto da Galles, em outra, Mario era pressionado pelo piloto Brasileiro.

Mario em uma das voltas tenta passar um carro bem lento, mas não consegue e permite a todo mundo chegar nele. Seu filho Michael conseguia com mais tranquilidade superar os retardatários. O piloto da Bettenhausen, Steve Chassey foi o primeiro a deixar a prova, com problemas de motor na 13ªVolta.

No final da 18ªvolta, Derek Daly facilitou a vida de Mario Andretti ao deixar passar o Veterano da equipe Newman-Haas, mas com Emerson, ele não fez isso, Num ponto bem complicado, o piloto irlandês acabou atrapalhando demais o Brasileiro da Partick, que viu Al Unser e Rahal encostarem. Tom Sneva acabou com o Turbo estourado no ponto mais crítico da pista, Isso fez com que Dominic Dobson da Bayside rodasse (de novo), ficando em situação perigosa, ao lado contraio da pista.

Prruwbsw o

Roberto Guerreiro não quis saber de deixar Al Unser jr. passar, (Apesar de ele esta com um carro da Morales e com um motor Alfa Romeo ainda em fase de desenvolvimento o colombiano não estava a fim de ajudar. ) Little al tocou na roda traseira do retardatário e por sorte ele continuou na prova. Classificação após 20 voltas: 1. Michael Andretti, 2. Mario Andretti, 3. Emerson Fittipaldi, 4. Al Unser jr., 5. Bobby Rahal.

O Toque dado em Roberto Guerreiro não afetou o carro de Al Unser jr. que continuava no ataque em cima de Fittipaldi. Era naquele momento o pega da corrida, Little Al colava em determinado ponto da pista, mas não conseguia um ponto ideal para superar o piloto da Partick Racing. Até que Emerson escorrega e Al Unser jr. conseguiu a ultrapassagem por fora, mas quando achou que tinha acabado tudo ai, se engana, Pois o piloto da Galles escorrega no ponto mais critico do circuito, Emerson não consegue aproveitar a situação, mas quem se aproveita muito bem foi Bobby Rahal, que tomou posição do Brasileiro e quase tomou o terceiro lugar de Al Unser jr. Emerson levou a pior nessa disputa ao cair do 3º para o 5ºlugar.

Chegando as 30 voltas completadas, tudo tranquilo para Michael Andretti como líder da prova. O Belga Didier Theys deixou a prova com problemas no injetor do combustível na 19ªVolta. Após 29 Voltas a Classificação era essa: 1. Michael Andretti, 2. Mario Andretti, 3. Al Unser jr. , 4.Bobby Rahal, 5.Emerson Fittipaldi. 25 pilotos continuavam na prova. Era muito carro em uma pista tão curta como essa pista de rua.

Al Unser jr. já estava em cima de Mario Andretti, disposto a tomar o segundo lugar do velho campeão mundial de Formula 1, Para ajudar Mario tinha 5 retardatários na sua frente. O que salvou Mario foi uma bandeira amarela que surgiu na 35ªVolta, por causa de detritos na pista. Também era o momento ideal para a primeira parada dos líderes aos boxes. Todos os lideres foram para a parada. O piloto da Euromotorsports, Scott Acthison praticamente parou com problemas em uma das rodas.

Classificação após 38 Voltas: 1. Michael Andretti, 2. Al Unser jr., 3. Mario Andretti, 4. Emerson Fittipaldi, 5. Bobby Rahal, 6.Raul Boesel, 7. Fabrizio Barbazza, 8. Scott Pruett, 9. Scott Brayton, 10. Arie Luyendky. Al Unser jr. e Emerson Fittipaldi ganharam 1 posição sobre Mario e Rahal após as paradas. Raul Boesel em ótima corrida de recuperação em 6ºlugar, Fabrizio Barbazza andando muito bem com o carro da Arciero. Rick Mears e Danny Sullivan fora dos 10 primeiros colocados.

Bandeira verde na volta 39, Michael Andretti continuava na frente, abrindo muito sobre Al Unser jr. que tinha uma penca de retardatários para superar. Rahal superou Emerson e agora estava  querendo o 3ºlugar de Mario Andretti. Em um momento quase que o piloto da Kraco conseguiu superar o campeão do Mundo de 1978.

Na empolgação, Al Unser jr. escorrega ao entrar na reta dos boxes ao tentar colocar volta em Raul Boesel. Estava em 2ºlugar a buscar de Michael, mas acabou tomando volta do líder e caiu para o 6ºlugar, logo atrás do mesmo Raul Boesel. Dessa vez Little Al não teve dificuldade para superar o piloto brasileiro e recuperou o 5ºlugar. A pista começava a ficar mais úmida. Ao mesmo tempo que Bobby Rahal supera Mario Andretti assumindo o 3ºlugar.

Scott Pruett foi para cima de Boesel e conquistou a 6ªposição do piloto da Shierson (Que vinha perdendo rendimento). Ao mesmo tempo, Derek Daly se arrastava com problemas Elétricos no seu carro (Logo depois abandonaria a corrida por causa desse problema). Segundos depois, Scott Brayton bateu no muro e danificou a asa dianteira. Porem, ele conseguiu voltar a prova sem maiores prejuízos. Com 50 Voltas de corrida a classificação era: 1. Michael Andretti, 2. Mario Andretti, 3.Bobby Rahal, 4. Emerson Fittipaldi, 5. Al Unser jr., 6. Teo Fabi, 7. Scott Pruett, 8. Raul Boesel, 9. Rick Mears, 10. Bernard Jourdain, 11.Jeff Wood, 12. Arie Luyendyk, 13. Kevin Cogan, 14. Danny Sullivan, 15. Roberto Guerrero, 16. Pancho Carter, 17.John Paul Jr., 18. Scott Brayton, 19. John Jones, 20. A.J.Foyt, 21. Dominic Dobson, 22. Randy Lewis, 23. Scott Atchison, 24. Derek Daly, 25. Fabrizio Barbazza, 26. Didier Theys, 27. Tom Sneva, 28. Steve Chassey. Uma pena foi o abandono de Fabrizio Barbazza que vinha em uma ótima posição.

8398qcvr o

A pista vinha com uma dificuldade de condução cada vez maior. Randy Lewis acabou rodando com seu carro da Dick Simon, num ponto muito perigoso da pista, Roberto Guerreiro vinha se arrastando na pista. Provavelmente ele tocou por trás de Lewis que rodou, Já era a segunda que o colombiano maluco aprontava. Isso provoca a segunda bandeira amarela na 54ªVolta.

Após 55 voltas: 1. Michael Andretti, 2. Mario Andretti, 3. Bobby Rahal, 4. Emerson Fittipaldi, 5. Al Unser jr. 5 voltas depois, Emerson Fittipaldi fez uma parada e isso permitiu a Little Al voltar ao 4ºlugar.

Na volta 61, ocorreu a relargada, com Michael Andretti bem a frente dos seus adversários. La atrás, Guerrero outra vez tenta aprontar, quase enchendo a traseira de Danny Sullivan. Teo Fabi, Arie Luyendky e Scott Pruett vinham por disputar posições na parte intermediária. O piloto da Truesports superou o Holandês Voador ganhando mais uma posição. As gotas de chuva continuavam a cair devagar, mas isso preocupava os pilotos desde das primeiras voltas numa possibilidade de cair uma chuva na 2ªMetade da prova.

56kgvpqp o

Pruett vai para cima de Fabi, briga pela 6ªposição. Um Ex-Formula 1 contra um novato na Formula Indy. Após 73 voltas: Michael continuava na liderança, Com Mario, Rahal, Fittipaldi e Al Unser jr. nas 5 primeiras posições.

Na Volta 75, uma confusão entre Mario Andretti e Pancho Carter provocou a terceira bandeira amarela da prova. O Velho Mario abandonou com problemas em sua suspensão. Enquanto que Michael Andretti fez mais uma parada nos boxes. Bobby Rahal assumiu pela primeira vez a liderança, mas logo o piloto da Kraco parou também e deixou a liderança de volta para o Filho do Mario.

Kwqdh9lk o

Relargada na 84ªVolta e Michael teria muito trafego pela frente, Porém a pista já estava molhada e com mais dificuldade para a condução dos pilotos. Ainda tínhamos mais de 20 pilotos da corrida e toda a ultrapassagem precisava ser bem feita para se manter vivo na disputa. Scott Pruett superou Teo Fabi e assumiu a 5ªposição. Porém, Fabi reagiu e acabou superando da Truesport e voltou ao 5ºlugar.

Na volta 89, John Jones rodou e Teo Fabi acabou batendo de leve, por sorte, o piloto da Porsche foi empurrado e voltou para a disputa. Na mesma volta, Michael Andretti bateu e teve de deixar a prova (ele não bateu na confusão da rodada de Jones). Bobby Rahal assumiu a liderança. Mesmo com o incidente, não precisou-se acionar uma nova bandeira amarela.

Jyaygqfh o

Rahal agora tinha que administrar a liderança debaixo de uma chuva. Porem, uma coisa que Bobby tinha de sobra era cabeça para administrar essa situação. Após 94 voltas, a classificação era: 1. Bobby Rahal, 2. Emerson Fittipaldi, 3. Al Unser jr., 4. Scott Pruett, 5. Rick Mears.

No começo da terceira parte de corrida, Emerson Fittipaldi se aproximou muito de Rahal, querendo emplacar uma 4ªVitória seguida. Bobby queria a primeira vitória em 1989, mesmo com um carro aquém do Penske-Chevrolet do Brasileiro. Seu Lola-Cosworth não estava a altura do seu talento. Em temos de piloto, Emerson e Bobby se equivalem.

T6wixkta o

Emerson tentava uma brecha para passar Rahal, que se defende bem dos ataques do piloto da Partick Racing. Chassey, Sneva, Theys, Daly, Barbazza, Foyt, Guerrero, Paul jr., Mario Anretti, Jourdain e Michael Andretti já tinham abandonado a corrida. 17 pilotos seguiam dos 28 que largaram da 8ªEtapa do campeonato.

Com o passar das voltas, a chuva piorava ainda mais. Com 23 voltas do final: Bobby Rahal e Emerson Fittipaldi disputavam a vitória. Scott Pruett passou Al Unser jr. assumindo a 3ªposição. Rick Mears completava os 5 primeiros colocados.

Upoqw0yo o

Em um dos lances mais marcantes da corrida, Emerson Tentou superar Rahal, que acabou tocando no Brasileiro que bate no muro. A sorte é que nem Bobby e nem Emerson tiveram problemas em seus carros. O Toque ocorreu muito porque a visibilidade da pista estava precária e provavelmente o líder não viu a presença de Emmo naquele momento. Emerson continuava a acompanhar Bobby, só que um pouco mais longe que o piloto da Kraco.

A corria estava chegando na sua reta final e Emerson precisava chegar em cima de Rahal se quisesse a vitória. Porém, seria difícil para ele. Jeff Wood acabou indo para o muro e parando na parte da reta dos boxes. Voltas depois, na volta 140, Kevin Cogan bateu violentamente no muro. Provocando uma nova bandeira amarela, que 5 voltas depois se transformaria em bandeira vermelha e em final de corrida.

H6yqmgym o

Bobby Rahal comemora a primeira vitória na temporada (Que seria sua única vitória em 1989) Uma vitória merecida de um piloto que teve paciência na hora certa, quando a chuva caiu. Emerson Fittipaldi termina em 2ºlugar e abria mais um pouco de vantagem para Rick Mears na liderança do campeonato. O Brasileiro tem 124 pontos contra 92 do Lendário piloto da Penske que chegou em 4ºlugar.

O pódio ficou com Scott Pruett da Truesports, Rick Mears acabou em 4º, depois de ficar fora dos primeiros lugares na primeira parte da corrida. Al Unser jr. completou os 5 primeiros colocados. Bela corrida de recuperação de Raul Boesel, chegando em 6ºlugar após largar na 16ªposição. Luyendyk, Sullivan, Fabi e Brayton completaram as 10 primeiras posições. John Jones que rodou ainda conseguiu o 11ºlugar e Kevin Cogan mesmo batendo salvou 1 ponto com o 12ºlugar.

Resultado final do GP de Meadowlands de 1989

Vídeo da corrida:

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Video e Sceens: RaceHistory from Johann Alboretto (Dailymotion/NBC Sports)



Deixe uma resposta