Corridas Históricas – GP de Long Beach 1984 – Formula Indy

Grid de Largada:

PilotoEquipamentoEquipe
1 Mario Andretti3Lola T800 CosworthNewman-Haas
2 Derek Daly17March 84C CosworthBettenhausen
3 Teo Fabi33March 84C CosworthForsythe
4 Al Unser Jr.7March 84C CosworthGalles
5 Roberto Guerrero9March 84C CosworthBignotti
6 Mike Chandler88Eagle 84SB Pontiac V8Curb
7 Michael Andretti99March 84C CosworthKraco
8 Geoff Brabham18March 84C CosworthKraco
9 Bruno Giacomelli44Theodore 83 CosworthTheodore
10 Jim Crawford78Theodore 83 CosworthUnited Breweries
11 Jacques Villeneuve Sr.76March 83C CosworthCanadian Tire
12 Emerson Fittipaldi47March 83C CosworthGTS
13 Bobby Rahal5March 84C CosworthTruesports
14 Danny Sullivan30DSR-1 CosworthShierson
15 Tom Sneva4March 84C CosworthMayer
16 John Paul Jr.8Penske PC-10 CosworthVDS
17 Howdy Holmes41March 84C CosworthMayer
18 Rick Mears6Penske PC-12 CosworthPenske
19 Pete Halsmer11Penske PC-10 CosworthArciero
20 Al Holbert21March 84C CosworthMorales
21 Kevin Cogan98Ligier LC02 CosworthCurb
22 Gordon Johncock20March 84C CosworthPatrick
23 John Morton85Eagle 83 ChevroletCenterline Wheels
24 Al Unser1Penske PC-12 CosworthPenske
25 Josele Garza55Penske PC-10 CosworthMachinists Union
26 Ed Pimm64March 83C ChevroletJet Engineering
27 Chip Ganassi40Wildcat PR10 CosworthPatrick
28 Dick Simon22March 84C CosworthDick Simon

Eliminados

Bill Alsup27March 83C CosworthAlsup Racing
Phil Caliva69March 83C CosworthWolff Properties
Steve Chassey56Eagle 82 Chevy V8Interscope Racing
Tony Bettenhausen, Jr.16March 84C CosworthBettenhausen
Dick Ferguson31Eagle 83 CosworthHess Racing
Chris Kneifel72Primus 84 CosworthPrimus Motor Sports
Roger Mears70March 84C CosworthWolff Properties
Danny Ongais25March 84C CosworthInterscope Racing
Johnny Parsons59Penske PC-10B CosworthMachinists Union
Bill Tempero15Longhorn ChevyAlsup Racing
Desiré Wilson34March 83C CosworthWysard Racing
Chip Ganassi40Wildcat 9B CosworthPartick Racing

Mario Andretti passeia em Long Beach, Vitória fácil e de ponta a ponta na abertura da temporada

O começo da 6ªTemporada da Formula Indy teve um domínio amplo e completo do campeão da Formula 1 de 1978. Mario Andretti largou da pole position para vencer a etapa de abertura em Long Beach. O irlandês Derek Daly (Bettenhausen) larga em 2º. Na segunda fila largaram Teo Fabi da Forsythe e o jovem Al Unser jr. da Galles. Na terceira fila era composta pelos pilotos Roberto Guerreiro da Bignotti (Estreante) e Mike Chandler da Curb.

Emerson Fittipaldi corria pela GTS em sua estreia na Indy largava em 12ºlugar. O Campeão de 1983 Al Unser largava em uma longuiqua 24ªposição dos 28 classificados para a prova.

Na largada, Andretti manteve a liderança com muita folga para Teo Fabi, que vinha em 2º. Quem largou bem foi Mike Chandler que segurava a turma toda, defendendo o 3ºlugar. Porém o piloto da Curb, com motores Pontiac e chassis Eagle abriu de Derek Daly, Al Unser jr. e Michael Andretti brigando pelo 4ºlugar em uma disputa feroz. Guerreiro e Geoff Brabham vinham em 7º e 8ºlugares respectivamente.

Nas primeiras voltas, Kevin Cogan abandona a prova com problemas de Transmissão (O Carro do piloto Norte-Americano usava um chassis da Ligier). O Mexicano Josele Garza teve problemas em seu carro e lentamente tentou se encaminhar para os boxes e pediu ajuda dos fiscais que trabalhavam na pista de rua para voltar a disputa.

Bruno Giacomelli abandonou na 7ªVolta com problemas de Motor. Michael Andretti nesse meio tempo superou Al Unser jr. e depois na reta chegou a superar Derek Daly, mas o irlandês acabou usando o vácuo e deu o troco no jovem piloto da Kraco. O Colombiano Roberto Guerreiro superou o Little Al e passou para o 6ºlugar.

Michael Andretti foi para os boxes muito cedo, para trocar os pneus. deixando a disputa pelas primeiras posições monetariamente. Guerreiro subiu para o 5º, Al Unser jr. para o 6º e Emerson Fittipaldi para o 7ºlugar, que começava a pressionar o piloto da equipe Galles. Na 11ªVolta, Guerreiro vai para os boxes e abandona com problemas de motor. A Classificação da prova era Mario, Fabi, Chandler, Daly, Al Unser jr., Fittipaldi, G.Brabham nas 7 primeiras posições.

Al Unser jr. voltou a partir para o ataque em cima de Daly, porém perdeu velocidade e teve que defender o 5ºlugar de um ataque de Emerson Fittipaldi. Michael Andretti faz uma segunda parada, dessa vez deu para ver que ele tinha problemas com o aerofólio dianteiro. Daly, Al Unser jr. e Fittipaldi duelavam ferozmente pelo 4ºlugar ao se aproximarem da 15ªVolta.

Michael Andretti partiu para a 3ªparada para trocar mais uma fez o aerofólio dianteiro. 1 minuto depois, Al Unser jr. superou Derek Daly passando para a 4ªposição. Michael Andretti continuava nos boxes e o carro estava soltando fumaça. Parecia que a prova do filho de Mario tinha acabado, mas ele acabou voltando para a pista (Bem atrasado em relação aos líderes).

Mario Andretti enquanto isso continuava na ponta, Já Geoff Brabham fazia sua parada sem problemas (O outro piloto da Kraco), mas a parada foi lenta demais. Com mais de 25 segundos para colocar pneus e reabastecer.

Naquela altura da prova (Acredito que a prova estava chegando as 30 voltas completadas) a Classificação era essa: Mario Andretti, Teo Fabi, Mike Chandler, Al Unser jr. e Emerson Fittipaldi. A Prova estava prevista para 112 voltas. Brabham em poucas voltas já tinha superado Al Unser jr. e Emerson Fittipaldi, voltando para o 4ºlugar. Os pilotos da Penske Rick Mears e Al Unser vinham muito para trás.

Teo Fabi foi para a sua primeira parada de troca de pneus e reabastecimento, com um bom trabalho da Forsythe o italiano volta à pista.

Daly vinha um pouco na frente de Jim Crawford e de John Paul Jr., o piloto da VDS foi para cima do piloto Britânico e acabou ganhando essa posição (Provavelmente o 6º ou 7ºlugar naquela altura da prova). Aos poucos os primeiros colocados estavam fazendo suas paradas nos boxes, Derek Daly foi para a parada.

Na mesma 28ªVolta, Rick Mears e Al Unser abandonaram a prova. A temporada não começava bem para a equipe de Roger Penske (Eles dariam a volta por cima em Indianapolis). Danny Sullivan que voltava da Formula 1 após um ano pela Tyrrell também já tinha deixado a prova.

Na volta 46, John Paul jr. perde a roda e abandona a prova. Com isso, Andretti, era o líder, Com Chandler em 2º e Al Unser jr. em 3º, se aproximando do piloto da Curb. Porém, o piloto da Galles foi para a sua parada (Little Al voltou a prova em 4º) e deixou Chandler mais tranquilo em 2ºlugar.

Mario Andretti viveu um pequeno susto na frente, tendo que se segurar para não bater em Al Unser jr.  quando ele estava para dar uma volta no jovem piloto da Galles. O Brasileiro Emerson Fittipaldi foi para os boxes, realizando a sua primeira parada de boxes na Formula Indy. A equipe não fez um grande trabalho, na verdade, foi bem ruim e isso fez com que Emmo perdesse mais de 30 segundos até que ele voltasse para a pista.

Quanto a prova se aproximava da sua metade, Mario Andretti foi para os boxes e voltou na liderança ainda, Mike Chandler estava muito longe e também acabou fazendo a parada na mesma volta. A Vantagem do velho Mario era enorme com relação ao Teo Fabi (Voltando ao 2ºlugar) e Al Unser jr. em 3ºlugar.

Al Unser jr. foi para a sua segunda parada, deixando que Chandler voltasse para o 3ºlugar. Porém, o piloto da Galles estava parado, Com problemas elétricos acabou abandonando a prova. Teo Fabi rodou e acabou não conseguindo voltar. Com 51 voltas, Andretti estava na liderança, com 1 volta de frente para Mike Chandler.

4 voltas depois, Chandler também abandonou, ele teve problemas de Câmbio. Tava dando tudo certo para Mario Andretti. Com tudo isso, Mario Andretti estava muito na frente dos seus adversários.  Emerson Fittipaldi estava em 2ºlugar na sua estreia na Indy. Bobby Rahal em 3º, Geoff Brabham em 4º e Tom Sneva completando os 5 primeiros colocados.

Rahal fez sua 2ªparada nos boxes. Quando ele sai dos boxes, O piloto da Truesports acabou se enroscando com Howdy Holmes da Mayer.  A 42 voltas do final, Mais um piloto de ponta deixava a corrida.

Mario Andretti seguia firme e forte na liderança, não tendo um forte adversário para ameaçar o piloto da Newman-Haas. Mais atrás, Geoff Brabham superou facilmente a Emerson Fittipaldi e ganhou o 2ºlugar. Apenas 12 pilotos dos 28 que largaram continuavam.

Tom Sneva, Emerson Fittipaldi e Jim Crawford fizeram a última parada deles. A menos de 30 voltas do final, Mario foi para os boxes. Dessa vez a equipe trabalhou mal, Mas a vantagem era tanta que Mario voltou ainda bem a frente de Geoff Brabham (2ºcolocado).

A se destacar, A transmissão dessa prova foi péssima. Não tinha nem a marcação de quantas voltas tinha e quantas voltas faltavam para o final. A ESPN fez uma transmissão muito ruim mesmo. Se por algum motivo erramos em alguma coisa no a narrativa da corrida, muito foi por causa dessa transmissão porca dos Norte-americanos.

Mario Andretti de ponta a ponta conquistou a vitória, um dia perfeito para o campeão da Formula 1. No final da prova, O Australiano Geoff Brabham quase não chegou no final para ficar em 2ºlugar, mas mesmo que ficasse pela pista o piloto da Kraco ficaria em 2ºlugar, Já que Tom Sneva que chegou em 3º ficou 1 volta atrás do vencedor. Completaram os 5 primeiros colocados: Jim Crawford (United Breweries) e Emerson Fittipaldi (GTS).

Sem dúvida um dia para Mario Andretti não esquecer. Além da atuação impecável, seus principais adversários ficaram pelo caminho durante a prova.

Screens:

Resultado final do GP de Long Beach de 1984

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Screen: Andrew Sopher (Youtube)

Deixe uma resposta