Corridas Históricas – GP da Itália de 1995 – Parte 2

Grid de largada:

1 David Coulthard (Williams/Renault) 1’24.462 (2TO)
2 Michael Schumacher (Benetton/Renault) 1’25.026 (2TO)
3 Gerhard Berger (Ferrari) 1’25.353 (2TO)
4 Damon Hill (Williams/Renault) 1’25.699 (2TO)
5 Jean Alesi (Ferrari) 1’25.707 (2TO)
6 Rubens Barrichello (Jordan/Peugeot) 1’25.919 (2TO)
7 Mika Häkkinen (McLaren/Mercedes) 1’25.920 (2TO)
8 Johnny Herbert (Benetton/Renault) 1’26.433 (2TO)
9 Mark Blundell (McLaren/Mercedes) 1’26.472 (2TO)
10 Heinz-Harald Frentzen (Sauber/Ford) 1’26.541 (2TO)
11 Martin Brundle (Ligier/Mugen-Honda) 1’27.067 (2TO)
12 Eddie Irvine (Jordan/Peugeot) 1’27.271 (2TO)
13 Olivier Panis (Ligier/Mugen-Honda) 1’27.384 (2TO)
14 Jean-Christophe Boullion (Sauber/Ford) 1’28.741 (2TO)
15 Massimiliano Papis (Footwork/Hart) 1’28.870 (2TO)
16 Mika Salo (Tyrrell/Yamaha) 1’29.028 (2TO)
17 Ukyo Katayama (Tyrrell/Yamaha) 1’29.287 (2TO)
18 Luca Badoer (Minardi/Ford) 1’29.559 (2TO)
19 Pedro Lamy (Minardi/Ford) 1’29.936 (1TO)
20 Taki Inoue (Footwork/Hart) 1’30.515 (2TO)
21 Andrea Montermini (Pacific/Ford) 1’30.721 (2TO)
22 Roberto Moreno (Forti/Ford) 1’30.834 (2TO)
23 Pedro Diniz (Forti/Ford) 1’32.102 (2TO)
24 Giovanni Lavaggi (Pacific/Ford) 1’32.470 (2TO)

(1TO) Melhor tempo marcado no 1ºTreino Oficial
(2TO) Melhor tempo marcado no 2ºTreino Oficial

OBS: Se Valesse a Regra dos 107% para 1995 Inoue, Montermini, Moreno, Diniz e Lavaggi não poderiam correr pois eles estavam acima do tempo de 1:30.374 que seria o tempo de corte.

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Sonho de Vitória da Ferrari vira fumaça e Herbert conquista vitória no Templo sagrado de Monza

No dia 10 de Setembro de 1995 seria realizado uma das corridas mais malucas da temporada que estava sendo protagonizada por Michael Schumacher que largaria em 2º e por Damon Hill que largaria em 4º, David Coulthard largou na pole position após um domínio enorme do piloto escocês sobre a concorrência, As Ferrari estavam na jogada com Berger em 3º e Alesi em 5º, Rubens Barrichello foi o intruso com sua Jordan-Pegueot e largava na 6ªPosição.

A partir da Largada começou essa confusa corrida, aliás foi antes da largada, No começo da terceira intermediária Coulthard rodou, Acabou ele indo aos boxes e dessa forma deixou de ter o direito de largar da primeira posição, Com isso Schumacher era o primeiro, Berger o 2º e Hill o 3º e Coulthard iria largar dos Boxes.

Na largada as Ferrari foram para o ataque, Mas Schumacher conseguiu ficar na frente de Berger e Alesi, Herbert largou muito bem saindo de 8º para o 4ºlugar, Hill, Hakkinen e Barrichello comemorando os 7 primeiros, Mas essa largada não iria ter a primeira volta completada. Porque Um acidente marcaria o final da primeira volta: Andrea Montermini acabou batendo com sua Pacific, Mas não seria só ele: Papis e Bouillon acabaram batendo também.

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A Largada foi abortada e os pilotos tiveram que realinhar para o Grid de largada. Papis e Morbidelli acabaram rodando e Bouillon acabou batendo, Uma das Forti Corsi (Moreno) foi também envolvida nesse acidente. Uma Tyrrell provavelmente de Ukyo Katayama rodou também, Mas se safou do incidente.

Com tudo isso Coulthard poderia voltar a primeira posição no Grid de largada. Todos os pilotos envolvidos iriam buscar os carros reservas para participarem da segunda largada, Montermini e Roberto Pupo Moreno acabaram não conseguindo recuperar seus carros e não puderam ir para a segunda largada, Boullion largaria dos boxes.

22 pilotos partiram para a segunda largada, Dessa largada que valeu para a corrida Coulthard largou bem e assumiu a liderança com Berger passando a segunda posição sobre o Schumacher. Hill, Herbert que largou muito bem de novo passando de 8º para o 5º e Alesi completavam os 6 primeiros colocados e logo depois vinham Barrichello e Hakkinen.
Berger começou a tentar um ataque para cima de Coulthard pela primeira posição, Lamy acabou abandonado com problemas de Transmissão.

logo os carros da Williams, Ferrari e a Benetton do Schumacher estavam se distanciando de Herbert que acabou perdendo posição para Rubens Barrichello que colocava a Jordan em 6ºlugar. Com 1:29.817 David Coulthard na segunda volta fez a melhor volta da corrida e começava a abrir de Berger que tinha Schumacher, Hill e Alesi por perto, Depois vinha Barrichello que abriu de Herbert que tomava pressão em cima de Hakkinen que vinha em 8ºlugar.

Classificação após 3 voltas: 1. Coulthard , 2. Berger a 0.778, 3. Schumacher a 1.626, 4. Hill a 2.213, 5. Alesi a 3.250, 6. Barrichello a 5.967, Logo depois vinham 7. Herbert, 8. Hakkinen, 9. Irvine, 10. Brundle, 11. Blundell, 12. Frentzen, 13. Panis, 14. Katayama, 15. Badoer, 16. Papis, 17. Lavaggi, 18. Inoue, 19. Salo, 20. Diniz, 21. Boullion.

Hakkinen passou Herbert e assumiu a 7ªposição. Com 1.28.405 na 4ªVolta o Escocês David Coulthard continuava a virar volta mais rápida na corrida, Mas isso durou até a 6ªVolta quando Michael Schumacher começava a aumentar a velocidade fazendo a volta mais rápida da corrida com 1:27.658 e era uma tentativa de aproximação sobre Berger que parecia estar mais próximo de Coulthard. Enquanto isso Giovanni Lavaggi acabou abandonando a corrida com a única Pacific que largou para a segunda largada.

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Hakkinen partia para cima de Barrichello na luta pela 6ªposição enquanto que Blundell com a Mclaren tenta ultrapassar a Brundle com a Ligier, Coulthard faz volta mais rápida da corrida 1:27.348 na 7ªVolta e voltou a abrir de Berger que agora tinha a pressão de Schumacher e um pouco mais atrás vinham Hill e Alesi que tinham uma distância enorme para Barrichello e Hakkinen que vinham brigando pelo Sexto lugar, Brundle tomava ultrapassagem sobre Frentzen.

Berger na 9ªVolta ganha um Folego e Schumacher começa a ser o Alvo de Damon Hill e ambos que duelavam pelo campeonato iriam correr pela terceira posição na corrida. Classificação após 10 Voltas de corrida: 1. David Coulthard, 2. Gerhard Berger a 2.563, 3. Michael Schumacher a 4.169, 4. Damon Hill a 4.736, 5. Jean Alesi a 6.103, 6. Rubens Barrichello a 12.301. Martin Brundle com problemas de furo em um dos pneus acabou deixando a prova com a sua Ligier-Mugen Honda.

Coulthard com 1:26.959 continuava baixando o tempo da Volta mais rápida da corrida mostrando o domínio que tinha mostrado já nos treinos de Sábado tendo baixado essa volta mais rápida para 1:26.936 na volta seguinte.

Esse Domínio parecia impossível de Bater até que na 14ªVolta Coulthard acabou Rodando na segunda de lesmo e passeou na caixa de brita. Mesmo voltando a pista Ainda ele abandona com o carro afetado. A liderança agora era de Berger com Schumacher em 2º e Hill em 3º para delírio dos torcedores da Ferrari que tinham o outro piloto da Ferrari em 4ºlugar com Jean Alesi.

Classificação após 15 Voltas de Corrida era a seguinte: 1. Berger, 2. Schumacher, 3. Hill, 4. Alesi, 5. Barrichello, 6. Hakkinen, 7. Herbert, 8. Irvine, 9. Blundell, 10. Frentzen, 11. Katayama, 12. Panis. Só que o piloto Japonês da Tyrrell já foi nessa 15ª para 16ªVolta fazer uma parada nos boxes para trocar os pneus e reabastecimento. Seguia a briga entre Schumacher e Hill agora pelo segundo lugar na corrida, Ambos perto de Gerhard Berger que pegaria como retardatário o piloto Pedro Paulo Diniz com a Fraquíssima Forti Corsi.

OS primeiros colocados já colocariam volta nos últimos colocados na corrida, Mesmo que Monza tivesse poucas curvas era complicado passar retardatários por conta da onde você pegaria eles e se eles tinham potência para lutarem para permanecer na mesma volta que nesse caso não eram muitas equipes que tinham isso.

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Berger e companhia das 4 primeiras posições tinham passado Diniz, Katayama e passariam também a Salo que estava na 16ªposição até aquele momento na corrida, 1:26.787 Berger estabelecia na 18ªVolta como a mais rápida da corrida deixando Schumacher e Hill mais para trás. Parecia que a Ferrari iria vencer a corrida finalmente em Monza depois de 7 anos sem vitória.

Classificação após 20 Voltas: 1. Gerhard Berger , 2. Michael Schumacher a 3.333 , 3. Damon Hill a 3.609, 4. Jean Alesi a 4.990, 5. Rubens Barrichello a 16.496, 6. Mika Hakkinen a 19.152.

na 21ª volta a outra Ligier na corrida a do Francês Olivier Panis acabou rodando e dessa maneira deixou a corrida ficando apenas 17 pilotos na disputa isso após 20 voltas apenas nem chegando a metade da corrida, Berger vinha se distanciando da turma enquanto a lugar pelo segundo lugar continuava entre Schumacher e Hill até que na 24ªVolta acabou o piloto da Williams errando tentando passar Schumacher numa Hora errada e estupida acabou acertando a Michael Schumacher, Ambos abandonaram a corrida e Schumacher ao sair do carro acabou indo para cima de Hill que ainda estava no carro e foi reclamar de Hill e acabou sendo segurado por um fiscal de pista que estava no local.

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Quem festejou de Alegria foram os Tifosi que viam Berger e Alesi ocupando as duas primeiras posições e como Williams e Schumacher estavam de fora da Corrida eles só tinham como adversário o piloto Johnny Herbert que estava na 5ªposição e sem rendimento para conseguir ultrapassar Berger e Alesi.

Berger fez 1:26.419 a melhor volta da corrida na 24ªVolta. Classificação depois da Guerra entre Schumacher e Hill terminada: 1. Berger, 2. Alesi, 3. Barrichello, 4. Hakkinen, 5. Herbert, 6. Irvine. Mas Berger iria para os boxes fazer troca de pneus e reabastecimento que seria a única parada, Mas 15.2 segundos pareceu que demorou demais para a troca. A Partir daquele momento estava começando o período de troca de pneus e reabastecimento para os líderes. Na Volta 26 Alesi foi para os boxes e realizando uma troca de 14.7 segundos deixando Rubens Barrichello com a Jordan e que originalmente seria o 3ºcolocado na liderança da prova.

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Barrichello faria a parada na 27ªVolta deixando Hakkinen em primeiro por uma volta até a sua parada na 28ºpassagem Johnny Herbert que estava sumido na prova assumiu a liderança da corrida, Junto de Hakkinen, Irvine que tinha feito uma bonita ultrapassagem no Berger depois da parada do Austríaco. Enquanto isso o piloto da Minardi que sobrou Luca Badoer acabou batendo mais uma vez e acabou abandonando a corrida deixando a Minardi fora da prova e com 2 carros destruídos pelo Badoer em Monza. (Prejuízo para Giancarlo Minardi que já não tinha grande orçamento).

Herbert ficou por duas voltas na pista, isso para ganhar posições de Hakkinen e Barrichello quando ele fizesse a parada nos boxes o que aconteceu na volta 30 quando o Inglês fez sua parada nos boxes para troca de pneus e Reabastecimento, A tática funcionou pois ele conseguiu abrir o Bastante para superar a Hakkinen e a Barrichello e assumiu a terceira posição na prova, Mas pela distância que Berger e Alesi colocaram na frente tudo indicava que teríamos uma festa dos tifosi Em Monza.

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Classificação após 30 Voltas: 1. Alesi, 2. Berger a 0.800, 3. Herbert a 4.530, 4. Hakkinen a 13.893, 5. Barrichello a 14.951, 6. Frentzen a 28.841.

Alesi agora era o líder da corrida e começava a buscar ficar na frente do seu companheiro de equipe, A Festa estava sendo feita em Monza até que na volta 33 a suspensão de Berger quebra e o Austríaco é obrigado a deixar a corrida deixando uma preocupação no Ar dos torcedores da Ferrari.

Alesi tinha razoáveis 9 segundos sobre Herbert que estava em 2ºlugar e tinha feito até o momento prova apagada demais, Logo depois vinham Hakkinen e Barrichello sonhando com resultados melhores e completando os 6 primeiros Frentzen (Sauber) e Irvine (Jordan). Katayama que tinha feito um começo de corrida promissor abandou a prova na volta 29.

Restavam 18 Voltas para o final da corrida e vinha Alesi segurando a liderança da corrida e levando toda a torcida italiana. Classificação após 35 Voltas: 1. Alesi, 2. Herbert, 3. Hakkinen, 4. Barrichello, 5. Frentzen, 6. Irvine, 7. Blundell, 8. Papis, 9. Salo, 10. Bouillon, 11. Inoue, 12. Diniz e eram só esses que continuavam na corrida Além do Katayama que tinha voltado a prova que do jeito que tava era bem capaz até dele pontuar apesar de ser difícil disso acontecer.

Herbert em segundo estava tentando tirar distância para cima de Alesi que vinha na liderança, já Hakkinen e Barrichello estavam perto um do outro e lutavam pelo pódio naquele momento o que seria também uma luta por posição no campeonato de construtores. Já que ambas além da Ligier lutavam pelo 4ºlugar. Poucas Brigas aconteciam pelo baixo número de carros. Uma delas acabou sendo a luta do Salo com o Boullion da equipe Sauber que fez a ultrapassagem em cima do piloto da Tyrrell e assumiu o 9ºlugar.

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Hakkinen tinha 1.779 segundos na frente de Barrichello na luta pelo 3ºlugar e enquanto que Blundell vinha lutando para entrar na zona de pontuação com Irvine. Herbert estava conseguindo tirar vantagem de Alesi que tinha ainda alguma folga para administrar sobre o piloto da Benetton, Classificação após 40 Voltas: 1. Alesi, 2. Herbert, 3. Hakkinen, 4. Barrichello, 5. Frentzen, 6. Irvine, 7. Blundell, 8. Papis, 9. Salo, 10. Boullion, 11. Inoue, 12. Diniz.

Jordan começaria a ter um inferno Astral nessa corrida. O Motor Pegueot de Irvine quebra deixando o Irlandês na Mão, três voltas depois foi a Embreagem que tirou a Jordan de Rubens Barrichello que vinha fazendo um grande final de semana em Monza, Até a equipe tentou fazer uma parada  achando que poderia ser os pneus os responsáveis pela queda de ritmo do piloto Brasileiro no que não foi o caso.

Salo se recuperava muito bem na prova e já tinha nas mãos a 7ªposição com a Tyrrell que não tinha marcado pontos no campeonato e que com a quebra do piloto Brasileiro iria assumir o 6ºlugar o que permitia ao time do Ken Tyrrell de marcar seu primeiro ponto no campeonato.

Tudo se encaminhava para uma Vitória de Alesi que seria uma festa para a Ferrari, Mas a 8 Voltas do final o Rolamento do carro da Ferrari acaba quebrando e para o desespero dos Tifosi acabaria o sonho de vitória para a Scuderia italiana, Alesi vai para os boxes e deixa a corrida e a vitória nas mãos de Johnny Herbert que não tinha feito um final de semana de vencedor nem de longe, pelo contraio não conseguia se impor sobre nenhum dos pilotos das equipes grandes acabou sendo o único deles a sobrar na corrida.

Hakkinen com a Mclaren em segundo e Frentzen com a Sauber-Ford em sua melhor participação na terceira posição (Sim o Sauber já com a Red Bull). Classificação após 47 Voltas: 1. Herbert, 2. Hakkinen, 3. Frentzen, 4. Blundell, 5. Salo, 6. Papis, 7. Boullion, 8. Inoue, 9. Diniz e 10. Katayama que ainda continuava na prova.

No final da corrida Herbert administrou a prova e sem adversários acabou levando seu Benetton com segurança para o final de prova. No final da prova Papis vinha levando a fragil Footwork-Hart para a 6ªposição, para seu segundo ponto na temporada. Só que Boullion a Duas voltas do final da prova acabou tirando o 6ºlugar de Papis que acabou tendo nessa prova sua maior chance da sua Carreira de marcar ponto na Formula 1.

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Boullion completaria a zona de pontuação naquela Tarde da Itália que para os Tifosi acabou sendo uma tarde dos pesadelos com as duas Ferrari quebrando e Johnny Herbert conquistando sua segunda vitória na Carreira com a Benetton. Ao seu lado no Pódio vieram o Finlandês Mika Hakkinen que faria o melhor resultado da Mclaren na temporada já contando com os motores Mercedes e Heinz-Harald Frentzen que conquistou o 1ºPódio da Sauber na Formula 1 e o primeiro dele na Carreira, Blundell com a outra Mclaren. Salo marcando os primeiros pontos da Tyrrell em 1995 e Boullion que tirou o ponto que seria de Max Papis que seria um bom piloto na Formula Indy nos anos seguintes.

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Schumacher com 66 e Hill com 51 estacionaram na pontuação, Mas Herbert com a vitória chegava a 38 pontos e começava a Sonhar uma possibilidade de vencer o campeonato. Nos Construtores a Benetton abria mais 10 pontos sobre a Williams na disputa dos construtores com 5 etapas pela frente naquela temporada de 1995.

Resultado Final do GP da Itália de 1995

Fotos:

Vídeo da corrida:

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Bestlap/Formel1mic

Corridas Históricas – GP da Itália de 1995 – Parte 1

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