Corridas Históricas: GP da Itália de 1995 – Parte 1

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Treino Oficial:

Monza, Templo Sagrado do Automobilismo mundial estava no dia 9 de Setembro Realizando o 2ºtreino oficial (Treino de Sábado) que era muito importante na disputa do titulo que estava entre Michael Schumacher que estava com seus 66 pontos contra os 51 pontos de Damon Hill em uma Briga entre o melhor piloto que era o Alemão e a Melhor equipe que era a Williams que tinha em Hill um bom piloto mas sem muito brilho.

No Treino oficial de Sexta-feira a classificação era essa:

1. David Coulthard (Williams-Renault) 1:25.516
2. Gerhard Berger (Ferrari) 1:25.904
3. Damon Hill (Williams-Renault) 1:25.912
4. Michael Schumacher (Benetton-Renault) 1:26.098
5. Jean Alesi (Ferrari) 1:26.323
6. Johnny Herbert (Benetton-Renault) 1:26.631
7. Rubens Barrichello (Jordan-Pegueot) 1:26.981
8. Heinz-Harald Frentzen (Sauber-Ford) 1:27.245
9. Mark Blundell (Mclaren-Mercedes) 1:27.308
10.Eddie Irvine (Jordan-Pegueot) 1:27.573
11.Olivier Panis (Ligier-Mugen Honda) 1:28.418
12.Mika Hakkinen (Mclaren-Mercedes) 1:28.895
13.Martin Brundle (Ligier-Mugen Honda) 1:29.200
14.Mika Salo (Tyrrell-Yamaha) 1:29.535
15.Pedro Lamy (Minardi-Ford) 1:29.936
16.Taki Inoue (Footwork-Hart) 1:30.632
17.Luca Badoer (Minardi-Ford) 1:30.731
18.Jules Boullion (Sauber-Ford) 1:30.997
19.Ukyo Katayama (Tyrrell-Yamaha) 1:31.399
20.Andrea Montermini (Pacific-Ford) 1:32.121
21.Roberto Pupo Moreno (Forti Corsi-Ford) 1:32.491
22.Pedro Paulo Diniz (Forti Corsi-Ford) 1:32.540
23. Giovanni Lavaggi (Pacific-Ford) 1:32.935
24. Max Papis (Footwork-Hart) 43:10.257

Em um dia de muito sol os pilotos teriam 60 minutos para melhorarem suas marcas para buscarem o melhor grid de largada possível para cada um, O Favoritismo era da Williams, Benetton e Ferrari até porque ficaram nas 6 primeiras posições com Barrichello e Frentzen colocando seus carros na frente de Mclaren que vinha muito mal com Blundell em 9º e Hakkinen em 12º, A Se destacar o bom 15ºlugar de Pedro Lamy com a Minardi.

O primeiro a tentar volta nesse treino foi o piloto da equipe Footwork Max Papis que não tinha feito tempo na primeira sessão na Sexta-feira, Suas parciais não eram boas, Mas ele conseguiu fazer um tempo que foi de 1:33.953 que ainda assim deixavam o Italiano na última posição. Após 5 minutos só Papis tinha ido para a pista, Os Favoritos só iriam mais para frente nos treinos como era tradicional acontecer isso.

Depois de vários longos minutos veio o segundo a ir para a pista que era o inexpressivo piloto da Forti Corsi Pedro Paulo Diniz que queria sair do 22ºlugar e foi para a sua primeira volta rápida com a intenção de baixar o tempo até aonde pudesse o seu carro (que não era lá essas Coisas) só em uma parcial o Forti Corsi de Diniz tomava mais de 2 segundos do melhor tempo do treino que foi feito na sexta-feira e com 1:33.686 Diniz não conseguiu melhorar seu próprio tempo de Sexta que era de 1:32.540.

Hill era o primeiro dos times grandes a tentar melhorar seu tempo que já era muito bom (1:25.912) Só que Hill escorregou na segunda de Lesmo e acabou abortando a sua volta praticamente que foi de 1:29.039 e tentaria uma nova volta, Na TV mostrava a tentativa de Luca Badoer de melhorar seu tempo e logo atrás dele tinha um das Mclaren, Badoer deixou o carro da equipe de Woking passar e partiu para abrir volta. A Pista já estava melhor movimentada, Mas Badoer não conseguiu também melhorar seu tempo de ontem virando 1:30.851.
Com 30 minutos de treino Alesi partiu para volta rápida usando toda a potência do seu Ferraru V12.

A Classificação do Treino era a seguinte:
1. Coulthard 1:25.516, 2. Hill a 0.286, 3. Berger a 0.388, 4. Barrichello a 0.434, 5. Schumacher a 0.582, 6. Alesi a 0.807.

Alesi foi para a volta determinado a baixar o tempo, Na primeira parcial ele estava com tempo próximo de Coulthard a 162 milésimos, Na segunda parcial já esta 402 milésimos atrás de Coulthard, Mas tudo indicava que ele iria baixar o tempo como acabou fazendo com 1:26.058 ganhando a 5ªposição e rebaixando o Jovem Michael Schumacher para o 6ºlugar. Claro que o Alemão da equipe Benetton iria reagir, Ele não iria dar espaço para as Williams largarem na frente e com ele na 6ªposição atrás das Ferrari e da Jordan de Barrichello que estava de intrusa na festa das três melhores equipes do campeonato.

Eddie Irvine em 11º é que precisava melhorar já que o seu companheiro de equipe estava bem na frente dele, Só que sua volta foi atrapalhada no final por um carro da Ligier. Naquele momento da pista era normal ser atrapalhado na pista pois tínhamos vários carros tentando melhorar seus tempos quando estávamos chegando ao seu terço final o Treino oficial quando David Coulthard abaixa seu tempo em 0.060 milésimos fazendo 1:25.456.

O desafio aumentava para quem quisesse tirar a pole de Coulthard que buscava melhorar mais ainda com a sua primeira parcial da sua segunda volta rápida mais rápida em 0.160 milésimos e na segunda parcial ele fez meio segundo mais rápido que a sua volta mais rápida dai não teve outra Coulthard foi o primeiro a baixar o tempo para a casa dos 1 minuto e 24 segundos. Com 1:24.766 o que era 0.690 milésimos mais rápido que o tempo que ele mesmo tinha feito.

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Classificação do Treino oficial: 1. Coulthard 1:34.766, 2. Hill a 1.036, 3. Berger a 1.108, 4. Barrichello a 1.184, 5. Alesi a 1.292, 6. Schumacher a 1.332, 7. Herbert a 1.865, 8. Blundell a 2.168, 9. Hakkinen a 2.213, 10. Frentzen a 2.479, 11. Irvine a 2.807, 12. Brundle a 3.036, 13. Panis a 3.652, 14. Salo a 4.769, 15. Badoer a 4.793, 16. Katayama a 5.044, 17. Lamy a 5.170, 18. Boullion a 5.221.

O Treino chegando em sua reta final o Campeão do mundo de 1994 Michael Schumacher foi para a pista tentar tirar a pole de Coulthard, Mas a missão seria difícil, Mas para baixar o tempo ele vinha muito bem para assumir o segundo lugar, Só que sua parcial foi bem Ruim e com isso Schumacher não conseguiu melhora fazendo apenas 1:26.843.

Buscando um melhor tempo uma das Minardi sai da pista e danifica seu bico. Com 18 minutos para terminar o treino Schumacher estava naquela fase desesperadora com seu rival na luta pelo título largando em segundo e por causa de erros dele o seu tempo não baixava de forma nenhuma. Na terceira volta Schumacher ficou atrás da Tyrrell e fez um tempo mais alto do que ele tinha (1:26.098), Só que Schumacher tentou numa 4ªTentativa e ele na primeira parcial estava melhor do que Coulthard quando uma Footwork estava rodada na pista.

Schumacher acabou indo para os boxes após infelizes tentativas de baixar seu tempo que dava apenas a 3ªFila naquele momento quando se aproximávamos dos 10 minutos finais. Taki Inoue acabou saindo da pista na segunda Chicane de Monza. Schumacher e os outros tentariam baixar seus tempos e superar a David Coulthard que tinha a pole na mão com mais de 1 segundo de diferença sobre o segundo colocado.

Rubens Barrichello seria o primeiro a tentar fazer isso, Mas o seu Jordan-Pegueot já teria chegado próximo do seu limitador e por isso esperar uma pole do piloto Brasileiro seria um Milagre praticamente, na primeira parcial já não tinha essa possibilidade com uma parcial bem alta a não ser que ele tentasse voltas seguidas para conseguir melhorar o seu tempo. Tínhamos nesse momento 16 carros na pista o que era dois terços do Grid.

Alesi foi também para um última tentativa e sua primeira parcial foi promissora a 101 milésimos de Coulthard, Mas depois Alesi foi um pouco para fora da pista e comprometeu um pouco sua volta. Já Badoer, foi para a brita de uma vez só. O Tempo de 1:25.707 não estava nem perto do que Coulthard tinha mas o bastante para Alesi ocupar a segunda posição naquele momento a 941 milésimos do piloto Escocês, Já tínha 18 carros na pista!

Badoer sofreu uma batida forte e chegou a capotar com o carro, por sorte nada demais aconteceu com o piloto Italiano que tinha uma boa 15ªPosição naquele momento do treino a Classificação tinha Coulthard 1:24.766, Alesi a 0.941, Hill a 1.036, Berger a 1.138, Barrichello a 1.184, Schumacher a 1.332, Herbert a 1.865, Blundell a 2.168, Frentzen a 2.208, Hakkinen a 2.213, Irvine a 2.807, Brundle a 3.036.

Alesi tentou melhorar o tempo , Mas o 1:25.935 não foi o suficiente para melhor de posição, Na verdade foi bem insuficiente pois Coulthard baixou mais ainda seu tempo para 1:24.492, O Escocês sobrava no treino. Era praticamente certa a pole position em Monza com sua poderosa Williams-Renault. Schumacher conseguiu melhorar seu tempo e foi para a segunda posição a 0.858 segundos do tempo do Coulthard. Agora era Hill que precisava melhorar seu tempo para largar na frente de Schumacher na corrida, Só que sua tentativa foi pífia com o tempo na casa dos 1:27.

Restando 2 minutos era a última tentativa para vários pilotos como Berger que tentaria melhorar seu tempo. O Austríaco conseguiu boas parciais e poderia ir até para a segunda posição o que não foi o caso com o 1:25.353, Mas esse tempo daria o 3ºtempo até aquele momento. O Tempo se esgotou e ainda tinha pilotos na pista, tentando melhorar seus tempos.

Herbert não conseguiu melhorar seu tempo e pior disso acabou sendo ultrapassado por Mika Hakkinen com a Mclaren-Mercedes que fez o 7ºtempo, Hill também não conseguiu melhor, Ele acabou errando no final do treino. Treino encerrado e David Coulthard comemorou a sua segunda pole na temporada com Schumacher largando do seu lado na primeira fila com Berger e Hill na segunda Fila e Alesi e Barrichello na terceira Fila, Vantagem para Schumacher na luta pelo título sobre Hill enquanto.

Dos 24 pilotos que iriam largar para o GP da Itália somente Pedro Lamy não conseguiu melhorar sua marca no Treino de Sábado e com isso perdeu 4 posições tendo de largar em 19ºlugar.

Grid de largada:

1 David Coulthard (Williams/Renault) 1’24.462 (2TO)
2 Michael Schumacher (Benetton/Renault) 1’25.026 (2TO)
3 Gerhard Berger (Ferrari) 1’25.353 (2TO)
4 Damon Hill (Williams/Renault) 1’25.699 (2TO)
5 Jean Alesi (Ferrari) 1’25.707 (2TO)
6 Rubens Barrichello (Jordan/Peugeot) 1’25.919 (2TO)
7 Mika Häkkinen (McLaren/Mercedes) 1’25.920 (2TO)
8 Johnny Herbert (Benetton/Renault) 1’26.433 (2TO)
9 Mark Blundell (McLaren/Mercedes) 1’26.472 (2TO)
10 Heinz-Harald Frentzen (Sauber/Ford) 1’26.541 (2TO)
11 Martin Brundle (Ligier/Mugen-Honda) 1’27.067 (2TO)
12 Eddie Irvine (Jordan/Peugeot) 1’27.271 (2TO)
13 Olivier Panis (Ligier/Mugen-Honda) 1’27.384 (2TO)
14 Jean-Christophe Boullion (Sauber/Ford) 1’28.741 (2TO)
15 Massimiliano Papis (Footwork/Hart) 1’28.870 (2TO)
16 Mika Salo (Tyrrell/Yamaha) 1’29.028 (2TO)
17 Ukyo Katayama (Tyrrell/Yamaha) 1’29.287 (2TO)
18 Luca Badoer (Minardi/Ford) 1’29.559 (2TO)
19 Pedro Lamy (Minardi/Ford) 1’29.936 (1TO)
20 Taki Inoue (Footwork/Hart) 1’30.515 (2TO)
21 Andrea Montermini (Pacific/Ford) 1’30.721 (2TO)
22 Roberto Moreno (Forti/Ford) 1’30.834 (2TO)
23 Pedro Diniz (Forti/Ford) 1’32.102 (2TO)
24 Giovanni Lavaggi (Pacific/Ford) 1’32.470 (2TO)

(1TO) Melhor tempo marcado no 1ºTreino Oficial
(2TO) Melhor tempo marcado no 2ºTreino Oficial

OBS: Se Valesse a Regra dos 107% para 1995 Inoue, Montermini, Moreno, Diniz e Lavaggi não poderiam correr pois eles estavam acima do tempo de 1:30.374 que seria o tempo de corte.

2ªParte do Corridas históricas – GP da Itália de 1995 amanhã com a Corrida!

Fotos: Bestlap /Formel1mic
Texto: Deivison da Conceição da Silva

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