Corridas Históricas – GP da Europa de 2009 – Parte 1

Em Valência no circuito de rua do antigo porto dessa cidade agradável seria a primeira prova da volta das férias da Formula 1, Depois de tudo que aconteceu nas semanas de Férias , Vamos aos fatos que aconteceram:

Felipe Massa se recuperou bem do acidente que sofreu na Hungria e estava para fazer um exame para confirmar que estava apto para correr de novo, Chegou a se anunciado a presença de Michael Schumacher para substituir o piloto Brasileiro mas por sentir dores durante os testes que ele fez o Heptacampeão desistiu e o substituto passou a ser o Italiano Luca Badoer de 38 anos de idade.

Nelsinho Piquet foi chutado da Renault (Ainda não se sabia do escândalo de Cingapura de 2008) E para o seu lugar foi colocado Romain Grosjean que era um dos favoritos ao título da GP2 Series nessa temporada de 2009.

O Campeonato estava assim: Jenson Button com 70, Mark Webber com 51,5, Sebastian Vettel com 47 e Rubens Barrichello com 44 pontos, Restando 7 corridas para o final do campeonato a situação do campeonato estava muito favorável para o piloto Inglês mesmo com a ascensão da Mclaren, Red Bull e Ferrari no campeonato.

Na primeira parte do Treino aonde 5 carros caíram era praticamente certo que Luca Badoer iria cair devido a enorme dificuldade que ele teve no carro, Ele tomou 3 segundos do líder de todos os treinos e em média 1 segundo do 19ºcolocado. Enquanto isso na Frente Hamilton e Kovalainen eram os favoritos para disputarem as primeiras posições, Mais tinham Sebastian Vettel, Mark Webber com a Red Bull que estavam em grande fase naquele momento, Tinham Rubens Barrichello e Jenson Button que estavam com o carro da Brawn que deu uma revisada nos seus desenvolvimentos e que corrigiu os problemas que estavam fazendo o carro perder desempenho nas últimas 3 corridas.

Faltando uns 8 minutos para o final do Q1 os que estavam eliminados eram: Timo Glock, Jarno Trulli, Jaime Alguersuari (Que também era esperado a sua queda do Q1 devido a sua inexperiência já que estava fazendo sua segunda corrida na Formula 1, Luca Badoer e Fernando Alonso que ainda não tinha feito tempo no Q1. O Líder era Rubens Barrichello com Kovalainen em 2º Lewis Hamilton em 3º e Nico Rosberg com a Williams em 4º, Sutil, Fisichella, Vettel, Raikkonen, Heidfeld, Nakajima, Kubica, Button, Webber, Buemi e Grosjean estavam entre os 15 que passariam para o Q2.

Alonso logo tinha ido para a pista e buscava um lugar entre os 10 primeiros lugares enquanto que Hamilton voltava a liderança do Treino, Alonso por sua vez se colocou fácil na 8ªPosição empurrando Grosjean para fora dos 15 primeiros, Mas tendo carro para fazer um bom tempo ele se colocou em 4ºlugar. Badoer tentava um tempo melhor do que ele tinha, Mas tudo que ele conseguia era virar 1:41 a 1:42 alto o que daria a vexatória 20ªposição.

Kazuke Nakajima teve problemas com a Williams e teve de parar fora da pista sendo fim de treino para o piloto Japonês, Webber e Button estavam perto de serem eliminados no Q1 então ambos foram para a pista para fazerem seus tempos e garantirem lugar na segunda parte do treino inclusive do tempo do Button foi o melhor do Q1 com Hamilton em segundo e Kubica em 3ºlugar. Ficaram de Fora do Q2 Luca Badoer, Jaime Alguersuari,  Jarno Trulli, Kazuki Nakajima e Giancarlo Fisichella. Romain Grosjean que estreava pela Renault no lugar de Nelsinho Piquet ficou em 14ºlugar entrando no Q2.

Classificação do Q2:

1             22           Jenson Button  (Brawn-Mercedes)        1:38.531
2             1             Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes)    1:38.649
3             5             Robert Kubica   (BMW Sauber) 1:38.806
4             2             Heikki Kovalainen           (McLaren-Mercedes)    1:38.816
5             4             Kimi Raikkonen                (Ferrari)               1:38.843
6             12           Sébastien Buemi             (Toro Rosso-Ferrari)      1:38.912
7             14           Mark Webber   (Red Bull-Renault)          1:38.983
8             23           Rubens Barrichello         (Brawn-Mercedes)        1:39.019
9             6             Nick Heidfeld    (BMW Sauber) 1:39.032
10           16           Nico Rosberg     (Williams-Toyota)           1:39.039
11           20           Adrian Sutil        (Force India-Mercedes)               1:39.145
12           7             Fernando Alonso            (Renault)            1:39.155
13           15           Sebastian Vettel              (Red Bull-Renault)          1:39.295
14           8             Romain Grosjean            (Renault)            1:39.322
15           10           Timo Glock         (Toyota)              1:39.459
16           21           Giancarlo Fisichella         (Force India-Mercedes)               1:39.531
17           17           Kazuki Nakajima              (Williams-Toyota)           1:39.795
18           9             Jarno Trulli          (Toyota)              1:39.807
19           11           Jaime Alguersuari           (Toro Rosso-Ferrari)      1:39.925
20           3             Luca Badoer       (Ferrari)               1:41.413

No Q2 era o momento de mostrar quem era quem para buscar um lugar na parte final do treino. Raikkonen em uma volta mostrou que estava bravamente sendo o representante fazendo 1:38.821, logo os tempos foram baixando, Claro que alguns pilotos como Grosjean, Buemi, Sutil e Glock não teriam condições pelo carro que tinham nas mãos ou pela inexperiência deles e que certamente os pilotos da Mclaren, da Brawn e Kimi Raikkonen e Nico Rosberg teriam lugar certo no Q3.

Barrichello fez o melhor tempo e logo depois veio Hamilton com 1:38.182 e parecia que ninguem iria superar o tempo do piloto Inglês que vinha de uma belíssima vitória na Hungria, Eliminados na metade do Treino estavam Fernando Alonso e Romain Grosjean de Renault, Adrian Sutil de Force India, Sebastian Buemi de Toro Rosso e Timo Glock de Toyota que estava muito mal no circuito de Valência. Quem poderia sair da eliminação no Q2 era Fernando Alonso que estava fazendo milagre com o péssimo chassi da Renault em 2009 e foi para a sua volta tentar um lugar entre os dez primeiros diante de sua torcida algo que na primeira volta ficou em 11ºlugar na frente de Grosjean por uma posição.

Enquanto isso uma Mclaren foi trocar os pneus para fazer a última tentativa ne volta no Q2, Webber e Vettel além da disputa da pole estava em disputa o posto de primeiro piloto da equipe Red Bull que estava em disputa com Webber sendo mais constante que Vettel apesar da velocidade do jovem piloto Alemão.

Raikkonen em 8ºlugar conseguiu se assegurar no Q3, Barrichello na primeira tentativa da parte final do Q2 ficou a centésimos do melhor tempo, Mas o único brasileiro que corre em Valencia foi para a 2ªVolta rápida e essa volta rápida acabou sendo a melhor volta do final de semana colocando Rubens Barrichello na primeira posição com 1:38.076 e segundos depois Alonso conseguiu se safar ficando com o 8ºlugar. Acabou sobrando para Heidfeld que ficou de fora com a BMW, As eliminações de Sutil, Glock, Grosjean e Buemi não chegaram a ser uma grande surpresa pela fragilidade dos carros ou fragilidade deles.

Classificados para o Q3 foram esses:

1             23           Rubens Barrichello         (Brawn-Mercedes)        1:38.076
2             1             Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes)    1:38.182
3             2             Heikki Kovalainen           (McLaren-Mercedes)    1:38.230
4             15           Sebastian Vettel              (Red Bull-Renault)          1:38.273
5             16           Nico Rosberg     (Williams-Toyota)           1:38.346
6             22           Jenson Button  (Brawn-Mercedes)        1:38.601
7             14           Mark Webber   (Red Bull-Renault)          1:38.625
8             7             Fernando Alonso            (Renault)            1:38.717
9             5             Robert Kubica   (BMW Sauber) 1:38.747
10           4             Kimi Raikkonen                (Ferrari)               1:38.782

Eliminados:

11           6             Nick Heidfeld    (BMW Sauber) 1:38.826
12           20           Adrian Sutil        (Force India-Mercedes)               1:38.846
13           10           Timo Glock         (Toyota)              1:38.991
14           8             Romain Grosjean            (Renault)            1:39.040
15           12           Sébastien Buemi             (Toro Rosso-Ferrari)      1:39.514

No Q3 com toda a carga de combustível já colocada nos carros como era o regulamento ir para o Q3 com o combustível que o piloto vai largar. Mclaren era favorita a pole com Brawn e Red Bull perto deles, Rosberg e Raikkonen tentando entrar nessa disputa, Alonso e Kubica não tinham muito que fazer. Kovalainen parte para a 1ªVolta no Q3. Mas quem fez o melhor tempo na primeira tentativa foi Lewis Hamilton que tinha feito a melhor volta o que daria a pole position com Raikkonen em segundo e Alonso em 3º, Mas Button, Barrichello, Vettel e Webber estavam fazendo suas voltas rápidas. Button ao final da volta se colocou no 2ºlugar. Barrichello, Webber e Vettel não tinham feito voltas rápidas a minutos do final do Treino.

Rubens Barrichello abriu sua primeira volta a menos de 3 minutos para o final do Treino, Era a hora decisiva para ele que tinha que fazer o melhor para tentar tomar a pole das Mclarens que seriam os favoritos a vitória, Kovalainen estava fazendo tempos melhores que o Brasileiro e buscava a pole position. Ambos não conseguiram tomar a pole de Hamilton. Barrichello fez o segundo tempo e segundos depois acabou Kovalainen fazendo o segundo tempo e buscava uma nova volta para tentar a pole position e fez as duas melhores parciais do treino e poderia derrubar seu companheiro de equipe, Mas na curva final ele errou a trajetória, Balançou e perdeu a pole position. Quem conseguiu melhorar no final foi Kimi Raikkonen ficando em 6ºlugar.

Ao Final do Treino estava comprovado que a Mclaren era a equipe a ser batida com o melhor carro para Valência com Rubens Barrichello e Sebastian Vettel dividindo a segunda fila e equilibrando as forças entre Brawn e Red Bull que se desequilibrou com Button largando em 5ºlugar ficando bem na frente de Mark Webber que ficou classificado em 9ºlugar atrás de Kimi Raikkonen mostrando também a evolução da Ferrari que estava voltando a andar bem, Nico Rosberg e de Fernando Alonso que tirava tudo que tinha para colocar o carro da Renault no Q3

1             Lewis Hamilton (McLaren/Mercedes)   1’39.498
2             Heikki Kovalainen           (McLaren/Mercedes)   1’39.532
3             Rubens Barrichello         (Brawn/Mercedes)        1’39.563
4             Sebastian Vettel              (Red Bull/Renault)          1’39.789
5             Jenson Button  (Brawn/Mercedes)        1’39.821
6             Kimi Räikkönen                (Ferrari)               1’40.144
7             Nico Rosberg     (Williams/Toyota)           1’40.185
8             Fernando Alonso            (Renault)            1’40.236
9             Mark Webber   (Red Bull/Renault)          1’40.239
10           Robert Kubica   (BMW Sauber) 1’40.512
11           Nick Heidfeld    (BMW Sauber) 1’38.826
12           Adrian Sutil        (Force India/Mercedes)              1’38.846
13           Timo Glock         (Toyota)              1’38.991
14           Romain Grosjean            (Renault)            1’39.040
15           Sébastien Buemi             (Toro Rosso/Ferrari)      1’39.514
16           Giancarlo Fisichella         (Force India/Mercedes)              1’39.531
17           Kazuki Nakajima              (Williams/Toyota)           1’39.795
18           Jarno Trulli          (Toyota)              1’39.807
19           Jaime Alguersuari           (Toro Rosso/Ferrari)      1’39.925
20           Luca Badoer       (Ferrari)               1’41.413

Fim da primeira parte do GP da Europa de 2009 no corridas Históricas!

Aguarde a Segunda parte nesse final de semana do corridas históricas – GP da Europa de 2009

Fotos do dia de Sábado:

 

View post on imgur.com

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Motorsport.com

Sem categoria

Deixe uma resposta