Corridas Históricas : GP da Alemanha de 2005

Grid de largada:

1 Kimi Räikkönen McLaren/Mercedes 1’14.320
2 Jenson Button BAR/Honda 1’14.759
3 Fernando Alonso Renault 1’14.904
4 Giancarlo Fisichella Renault 1’14.927
5 Michael Schumacher Ferrari 1’15.006
6 Mark Webber Williams/BMW 1’15.070
7 Nick Heidfeld Williams/BMW 1’15.403
8 Takuma Sato BAR/Honda 1’15.501
9 Jarno Trulli Toyota 1’15.532
10 Christian Klien Red Bull/Cosworth 1’15.635
11 David Coulthard Red Bull/Cosworth 1’15.679
12 Ralf Schumacher Toyota 1’15.689
13 Felipe Massa Sauber/Petronas 1’16.009
14 Jacques Villeneuve Sauber/Petronas 1’16.012
15 Rubens Barrichello Ferrari 1’16.230
16 Christijan Albers Minardi/Cosworth 1’17.519
17 Robert Doornbos Minardi/Cosworth 1’18.313
18 Tiago Monteiro Jordan/Toyota 1’18.599
19 Narain Karthikeyan Jordan/Toyota Sem Tempo
20 Juan Pablo Montoya McLaren/Mercedes Sem Tempo

Alonso conta com azar de Raikkonen e vence a 6ª no ano em Hockenheim

Em Hockenheim um tempo frio, sem sol nenhum era realizada a 12ªetapa do mundial de formula 1 que tinha Alonso liderando o campeonato com 26 pontos na frente de Kimi Raikkonen que tinha no momento o melhor carro da Formula 1 e era o mais rápido de todos os pilotos, mais do que o Alonso, Mas estava sem sorte, com algumas penalizações por troca de motores. Raikkonen era o Pole position, Button era o Segundo colocado e Alonso e Fisichella dividiram a 2ªfila do Grid.

Na largada Raikkonen sai na frente, Alonso passou Button e tentou passar o Finlandês sem sucesso, Button e Schumacher dividiram a primeira volta, Dois carros na terceira curva espalharam, Vários toques na primeira volta. Ao Final da primeira volta Raikkonen era o líder, Alonso o segundo, Schumacher em 3º, Button 4º, Heidfeld 5º, Coulthard 6º, Massa 7º, Fisichella em 8º e depois os oito primeiros é que vem em Ordem Klien, Ralf Schumacher, Montoya, Albers, Barrichello, Doornbos, Villeneuve, Karthikeyan, Monteiro, Sato, Trulli e Webber. Sato, Trulli e Webber foram para os boxes, Webber abandonou a corrida. As duas grandes largadas foram a de Montoya de 20º para o 11ºlugar e do Felipe Massa que saiu de 13º para o 7ºlugar.

Montoya se recuperou de Forma brilhante em Hockenheim

Raikkonen abria muito em cima de Fernando Alonso, na 3ºvolta já tinha 2 segundos na frente de Alonso e tendo a melhor volta da corrida e Montoya mostrando que a Mclaren tinha um grande carro ele estava já na 10ªposição, o Colombiano tinha batido no Treino de Sabado e não marcou tempo.

Na quarta volta Villeneuve acabou se enroscando com Robert Doornbos e ambos rodaram, mas voltaram a corrida, só que Villeneuve e Doornbos foram para os boxes reparar os seus carros.

Classificação após 5 voltas completadas: Raikkonen (5 Voltas) – Alonso a 2.671 – M.Schumacher a 6.087 – Button a 8.256 – Heidfeld a 10.080 – Coulthard a 12.501 – Massa a 13.567 – Fisichella a 14.408 – Montoya a 15.096 – Klien a 16.345 – Ralf Schumacher a 17.952 – Barrichello a 20.905 – Albers a 26.047 – Karthikeyan a 29.604 – Monteiro a 31.644
Após 6 Voltas completadas 5 pilotos já tinham parado nos boxes para reparos em seu carro, Webber foi consertar seu carro para voltar a corrida, Existia apenas uma briga em direto por posição, era entre Coulthard, Massa, Fisichella e Montoya, na volta 7 Raikkonen tinha feito a melhor volta da corrida. Enquanto isso Doornbos em sua primeira corrida levando volta da Minardi, o que não é nenhuma novidade se tratando de um carro como a Minardi.

Raikkonen continuava líder da corrida, fazendo mais uma vez a volta mais rápida na volta 11 com 1:15.635 só que Alonso não vinha muito longe em 2ºlugar, agora quem vinha longe era o Schumacher que já vinha 11 segundos atrás do líder da corrida.

Após 12 voltas a classificação era a Seguinte: Raikkonen, Alonso, Schumacher, Button, Heidfeld, Coulthard, Massa, Fisichella, Montoya, Klien, R.Schumacher, Barrichello, Albers, Karthikeya n, Monteiro, Sato, Trulli, Villeneuve e Doornbos. Webber estava fora da corrida.

Albers começava a sofrer a pressão de Karthikeyan e de Monteiro na briga do 13ºlugar, o que era muito para a Jordan e Minardi na temporada de 2005. Um pouco mais na Frente,
Monteiro foi o primeiro a parar na volta 15, Heidfeld também foi para os boxes nessa volta e fez uma parada de reabastecimento de 8 segundos colocando 66 litros para 19 voltas pelos gráficos da televisão da FOM, a partir dai começou a temporada de paradas.

Classificação após 16 voltas: Raikkonen (15 Voltas) – Alonso a 6.551 – Schumacher a 16.086 – Button a 18.686 – Coulthard a 25.990 – Massa a 29.588 – Fisichella a 31.386 – Montoya a 32.655.

Karthikeyan também tinha parado na volta 16., Doornbos acabou penalizado por que fizeram o reabastecimento e reparos do carro o que era proibido no Regulamento.
Os próximos que pararam foram Klien e Massa na volta 19. O primeiro dos Líderes parou na volta 20, Jenson Button fez uma parada boa de 9.2 segundos, 1 segundo mais rápidas do que a parada de Coulthard que parou logo em seguida,
Alonso e Schumacher pararam na volta 22 com Alonso se dando bem e mantendo a grande de volumosa vantagem para Schumacher enquanto isso Raikkonen continua andando forte e ainda iria parar para o seu reabastecimento, Enquanto isso Klien fez rally fora da pista com a Red Bull.
Fisichella volta 23 fez sua primeira parada colocando combustível para 27 voltas, Raikkonen fez 1:14.873 na volta 24, a melhor volta da corrida e tinha 31.050 segundos na frente de Alonso, tempo mais que suficiente para voltar na frente.

Raikkonen na volta 25 foi para os boxes, um pit eficiente de 9 segundos de combustível, combustível para 22 voltas, na mesma volta foi Ralf Schumacher para os boxes, Barrichello e Montoya foram os últimos a fazerem as suas primeiras paradas, Barrichello na volta 26 ele fez o reabastecimento por volta de 9 segundos na volta 26 e Montoya fez sua parada na volta 27, foi o último a parar fazendo sua parada em 9.5 segundos. Para 25 voltas de combustível. Enquanto isso Villeneuve se enrosca com Monteiro, Mas dessa vez Monteiro teve culpa, resultado: Villeneuve teve de Trocar o bico de seu carro, Sato foi também para os boxes, ele estava muito atrás na corrida, Monteiro foi para os boxes para reparar danos no seu carro.

Classificação após 28 voltas completadas: Raikkonen, Alonso, M.Schumacher, Button, Montoya, Fisichella, Coulthard, Ralf Schumacher, Heidfeld, Massa, Barrichello, Klien, Sato, Trulli, Karthikeyan, Albers, Monteiro, Villeneuve, Doornbos, Webber tinha deixado a corrida.

Button começava a vim para cima de Schumacher, O Inglês vinha com tudo para tirar o 3ºlugar do campeonato. Enquanto isso Raikkonen continuava tranquilo em primeiro lugar e Alonso em segundo lugar. Mas enquanto isso Montoya já estava em 5ºcolocado e vinha para cima de Button e de Schumacher, poderia até pintar pódio para Montoya nessa altura do campeonato.

Kimi Raikkonen acabou tendo mais um dia de má sorte na temporada de 2005

Só que na volta 36 um carro prateado estava parando na pista com problemas, era a Mclaren de Kimi Raikkonen que deixou de novo na mão o piloto Finlandês , Alonso agradecia a sorte que ele teve e assumia a liderança da corrida, com Schumacher em segundo e Button em terceiro tendo Schumacher na alça de mira para tomar o segundo lugar e tendo Montoya perto deles dois.

Enquanto Raikkonen sai da corrida totalmente abatido, Alonso líder tinha 27 segundos na frente de Schumacher e de Button. Classificação após 36 voltas: Alonso – M.Schumacher a 26.870 – Button a 27.453 – Montoya a 31.408 – Fisichella a 38.976 – Coulthard a 42.489 – R.Schumacher a 45.388 – Massa a 49.150.

Na Volta 39 Klien fez a ultrapassagem em cima de Barrichello se aproveitando do retardatário Doornbos que fazia uma estreia dentro do possível, em 18ºlugar, ou seja, último colocado.

Button foi abriu vez fogo para cima de Schumacher e ele foi para do Alemão e perto deles já vinha o Montoya. Na Volta 44 Button finalmente fez a manobra de ultrapassagem correta e conseguiu ultrapassar a Schumacher e assumir a 2ªposição, agora o problema do Schumacher seria o Montoya que tinha um dos dois melhores carros da temporada e Schumacher tinha um carro com Pneus deteriorados. Karthikeyan teve de pagar um Drive Turogh por ter ignorado o a bandeira azul.

Quando começava de vez a segunda rodada de paradas nos boxes, Button na volta 46 foi para os boxes realizar a segunda parada de reabastecimento nos boxes, Alonso na volta 48 fazia a sua parada final para reabastecimento do tanque para terminar a corrida.

Somente alguns pilotos tinham 1 parada nos boxes, tirando Alonso e Button todos tinham uma segunda parada para fazer. Coulthard na mesma volta de Alonso fez seu reabastecimento, o Trulli também faz parada, mas longe dos primeiros lugares, Trulli não se deu bem na corrida, estava em 13ºlugar.

Schumacher na volta 49 foi para os boxes para a derradeira parada nos boxes. Montoya com isso em 2ºlugar tinha algumas voltas para fazer volta rápida com o Tanque leve para superar Button e Schumacher na briga pelo 2ºlugar. Somente Montoya, Fisichella e Ralf Schumacher para fazer a segunda parada, Fisichella e Ralf fizeram a parada na volta 51 e só faltava o piloto da Mclaren para fazer sua parada.
Classificação após 50 voltas: Alonso – Montoya a 16.257 – Button a 34.930 – M.Schumacher a 40.022 – Fisichella a 45.008 – Ralf Schumacher a 46.471 – Coulthard a 49.257 – Massa a 56.632.

Button conquistou o primeiro pódio na Temporada

Na volta 53 Montoya foi atrapalhado pelo Trulli e pelo Heidfeld, Trulli imediatamente tomou punição e Montoya perdeu tempo, Só que o Heidfeld não tomou punição, para mim, um erro dos comissários da FIA, só que Montoya tinha tanque para fazer mais duas voltas para andar rápido e a parada aconteceu volta 56 fez sua parada e o piloto da Mclaren saiu na frente de Jenson Button e assumiu de vez a 2ªposição, enquanto isso Karthikeyan também mostrou habilidade na grama, ou a falta de habilidade na pista. Trulli foi para a 5ªparada e logo mais foi para a 6ªparada nos boxes.

Com isso Alonso tranquilamente parada ir a sexta vitória com Montoya de último para o segundo lugar e Button no Terceiro lugar com a BAR, Karthikeyan foi para os boxes depois de ter dado uma rodada pela grama, ainda sim ele voltou para a corrida.

Classificação após 56 voltas: Alonso – Montoya a 30.797 – Button a 34.871 – M.Schumacher a 47.441 – Fisichella a 48.127 – R.Schumacher a 48.868 – Coulthard a 56.419 – Massa a 59.167.

Nas voltas finais Schumacher era pressionado pelo Italiano Giancarlo Fisichella, enquanto isso Webber que deu várias voltas na pista viu a sua missão cumprida, ele tinha voltado a corrida por que quanto mais ele andasse a medida que superassem os pilotos ele iria para a pista para o treino oficial do GP da Hungria mais tarde, Teve como resultado da sua insistencia o fato de ser o segundo piloto a treinar na classificação para o GP da Hungria.

Fisichella pressionou um Schumacher que estava bem mais lento que Fisico e do Irmão Ralf e já se aproximava Coulthard e Massa pra formar um bloco para lutar pelo quarto lugar, Fisichella só conseguiu a ultrapassagem a duas voltas do final da corrida a assumiu a 4ªcolocação para a frustração dos Alemães que lotaram Hockenhein, Mas Schumacher conseguiu se segurar na frente de seu irmão Ralf Schumacher
.
Já para Alonso foi só levar o seu carro a Vitória e soltar o Volante mostrando nos dedos a marca de 6 vitórias na temporada de 2005, Alonso com essa vitória abria 36 pontos em cima de Kimi Raikkonen. Montoya em 2ºlugar após uma brilhante Recuperação quando largou em último lugar devido a uma batida que ele deu no treino de Sábado, Jenson Button saindo da fase ruim de vez e indo pela primeira vez ao pódio em 3ºlugar com a BAR, Fisichella em 4º, Schumacher em 5º, Ralf Schumacher em 6º, David Coulthard em 7º e Felipe Massa em 8º completaram nos pontos com Klein e Barrichello completando a lista dos 10 primeiros colocados.

Resultado final do GP da Alemanha de 2005

Fotos:

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Motorsport / F1 Olivier

Sem categoria

Deixe uma resposta