Corridas Histórias – GP de Cingapura de 2008

28 de Setembro de 2008

Um dia negro para o Automobilismo Mundial, Uma mentira, Um plano, Uma Batida, Uma vitória improvável e a história do campeonato e do automobilismo até hoje foi modificada por causa de 3 vermes! 3 pessoas que não merecem serem chamados de profissionais. Pat Symonds, Flávio Briatore e Nelsinho Piquet que são esses 3 que deveriam ter sido eliminados do automobilismo mundial e devido a complacência de Imprensa, FIA, e torcedores eles continuam envolvidos no automobilismo. Ou seja a máfia continua a mesma.

Vamos falar da corrida que aconteceu nesse dia (Essa foi a prova de número 800 da História da Formula 1) E depois vamos falar do escândalo que abalou o mundo da Formula 1, Do que se apurou, quem foi punido e quem se salvou e a nossa opinião sobre o que deveria ter sido feito.

Grid de largada:

1 Felipe Massa (Ferrari) 1’44.801
2 Lewis Hamilton (McLaren/Mercedes) 1’45.465
3 Kimi Räikkönen (Ferrari) 1’45.617
4 Robert Kubica (BMW Sauber) 1’45.779
5 Heikki Kovalainen (McLaren/Mercedes) 1’45.873
6 Sebastian Vettel (Toro Rosso/Ferrari) 1’46.244
7 Timo Glock (Toyota) 1’46.328
8 Nico Rosberg (Williams/Toyota) 1’46.611
9 Nick Heidfeld (BMW Sauber) 1’45.964
10 Kazuki Nakajima (Williams/Toyota) 1’47.547
11 Jarno Trulli (Toyota) 1’45.038
12 Jenson Button (Honda) 1’45.133
13 Mark Webber (Red Bull/Renault) 1’45.212
14 David Coulthard (Red Bull/Renault) 1’45.298
15 Fernando Alonso (Renault) Sem Tempo
16 Nelson Piquet Jr. (Renault) 1’46.037
17 Sébastien Bourdais (Toro Rosso/Ferrari) 1’46.389
18 Rubens Barrichello (Honda) 1’46.583
19 Adrian Sutil (Force India/Ferrari) 1’47.940
20 Giancarlo Fisichella (Force India/Ferrari) Sem Tempo

Após um treino fantástico do Brasileiro Felipe Massa ele conquistou a pole position sendo que ele estaria mais pesado que Lewis Hamilton isso tendo feito tempo 6 décimos melhor que o piloto Inglês. Raikkonen em 3º no Grid poderia ajudar Massa se ultrapassasse Hamilton na largada, Já Kovalainen largaria em 5ºlugar atrás de Robert Kubica que alimentava algumas chances de título. Hamilton tinha 78 pontos contra 77 de Felipe Massa e 64 de Robert Kubica.

A primeira corrida feita a noite na Formula 1 de sua história teria uma das corridas mais decisivas da temporada de 2008. Na Largada Felipe Massa tomou a ponta com Hamilton, Raikkonen mantendo posições, Kovalainen pulou para 4º, Mas perdeu posição para Kubica e Vettel caindo para 6º e depois perdendo posição para Glock indo para o 7ºlugar. Alonso que tinha largado em 15º estava já em 12ºlugar largando com os piores pneus que eram os mais macios para ficar com os pneus mais duros o resto do tempo.

Logo na segunda volta Rosberg tentava ultrapassagem sobre Trulli isso valendo o 9ºlugar e um pouco mais atrás vinha Alonso tentando tomar o 11ºlugar de Kazuki Nakajima. Classificação após 2 voltas completadas: 1. Massa, 2. Hamilton a 1.266, 3. Raikkonen a 5.068, 4. Kubica a 6.305, 5. Vettel a 7.514, 6. Glock a 8.688, 7. Kovalainen a 10.945, 8. Heidfeld a 10.967, 9. Trulli a 14.535, 10. Rosberg a 14.891, 11. Nakajima a 15.626, 12. Alonso a 16.123, 13. Webber a 16.890, 14. Button a 17.729, 15. Coulthard a 18.316, 16. Bourdais a 19.112 depois vinham Rubens Barrichello, Nelsinho Piquet, Sutil e Fisichella fechando os 20 pilotos que disputavam a prova.

Massa estava na frente de Hamilton a menos de 2 segundos lutando pela primeira posição e Raikkonen e Kubica longe dos líderes. Já mais atrás Trulli segurava a turma inteira: Rosberg, Nakajima que fritou os pneus para não bater em ninguém e Alonso só na espera para ganhar mais posições.

Nico Rosberg tinha de resolver a vida dele pois o Trulli estava deixando o brasileiro longe dos 8 primeiros colocados, na terceira curva da 7ªvolta finalmente o piloto a Williams conseguiu a ultrapassagem mesmo travando os pneus, Mas segurou o seu Williams e assumiu o 9ºlugar e a Partir dai Rosberg foi embora e Trulli começou a segurar Nakajima que começava a ir para cima de Trulli. Enquanto isso Massa liderando a corrida e travando um duelo com Hamilton pela liderança do campeonato, Raikkonen lá atrás em 3º sem se quer ameaçar Hamilton, Enquanto isso Trulli tomava ultrapassagem de Nakajima e de Alonso e caia para o 12ºlugar e começava a ser pressionado por Mark Webber.

Raikkonen com 1:46.115 fez a volta mais rápida na 9ªVolta da corrida e era o mais rápido do que Hamilton e Massa e na volta seguinte diminuiu para 1:46.105 e tirava diferença para Hamilton para tentar ajudar o seu companheiro de equipe Felipe Massa que continuava na liderança da corrida. Classificação após 11 Voltas: 1. Massa, 2. Hamilton a 3.3 , 3. Raikkonen a 7.3 , 4. Kubica a 14.9 , 5. Vettel a 21.5, 6. Glock a 23.6, 7. Kovalainen a 25.8, 8. Heidfeld a 27.3. Depois vinham Rosberg, Nakajima, Alonso, Trulli, Webber, Button, Coulthard, Bourdais, Barrichello, Nelsinho, Sutil, Fisichella.

Raikkonen buscava aproximação sobre Hamilton, Mas o Inglês tinha o controle dessa diferença… Enquanto isso na volta 12 para 13 começava a sacanagem com o automobilismo Mundial.

Alonso de pneus macios que eram os piores no na corrida e com pouco combustível foi para os boxes para colocar os pneus duros, isso jogou ele para a última posição, ele poderia fazer uma corrida para garantir pelo menos marcar pontos no campeonato, A Armação tinha começado entre a Trinca Symonds, Briatore, Nelsinho ou a quadra já que Alonso sabia dessa manobra.

Bourdais tinha escapado na parte do estádio de Futebol e perdeu posições para Barrichello, Nelsinho e Sutil, O piloto Francês estava muito pressionado por esta tão abaixo de Vettel na Toro Rosso.

Agora na volta seguinte uma bandeira amarela, No mesmo ponto do Estádio a uns 200 metros (Na Entrada da Curva) antes o Renault de Nelsinho Piquet bate no muro provocando a entrada do Safety Car, Isso com apenas o Alonso  já tendo parado nos boxes. Com isso vários pilotos que deveriam parar logo foram prejudicados.

Isso porque quando dava a entrada do Safetycar os boxes eram fechados para qualquer piloto fazer paradas somente sendo liberada as paradas quando os boxes eram abertos, quando alguém fazia uma parada nos boxes com os pits fechados ele era punido com 10 segundos parado nos boxes. Essa regra era totalmente errada e acabou dando essa brecha para essa trapaça no automobilismo mundial.

Kubica teve de ir aos boxes com a bandeira amarela, Outro que fez parada nos boxes com o Safety Car na pista foi Nico Rosberg. Ambos acabaram infringindo o regulamento da FIA Outros que fizeram essa parada foram Barrichello,Webber e Coulthard, Mas foram um pouco antes dos boxes terem sido fechados e não seriam punidos. Rubens Barrichello não teve sorte, o carro dele parou na pista e do nada (Provavelmente não entrou o combustível) e acabou deixando a corrida.

Os Boxes só foram abertos de novo na volta 16 para 17 e dai todo mundo foi para os boxes para fazerem as paradas. Tudo normal até que o sinal eletrônico da Ferrari acabou dando sinal verde para Massa quando ainda estavam colocando o combustível, O piloto Brasileiro acabou partindo e levando com ele a mangueira de combustível inteira com ele, isso acabou arruinando a corrida do piloto Brasileiro. Com tudo isso a Ferrari perdeu também muito tempo com a parada do Raikkonen, Conclusão o Sinal eletrônico ativado na hora errada mais o Safety Car acabou sendo terrível para Felipe Massa que não teve culpa nesse caso. A Mangueira foi retirada do carro dele e voltou a corrida.

Com toda essa confusão o Rosberg assumiu a liderança com Trulli em 2º, Fisichella com a Force India em 3º, Kubica em 4º e Alonso em 5º que estava em último lugar e pulou para um 5ºlugar.

Rosberg deveria ter sido o vencedor dessa corrida, Pois Alonso foi ajudado pela trapaça de Cingapura.
Rosberg deveria ter sido o vencedor dessa corrida, Pois Alonso foi ajudado pela trapaça de Cingapura.

A Relargada foi na volta 20 com o Rosberg disparando na liderança da corrida e Trulli, Fisichella segurando a Kubica e Alonso que tinham mais carro que os dois pilotos italianos, Depois vinham Webber e Coulthard na frente de Hamilton que também levou ferro nos boxes caindo para o 8ºlugar na corrida, Massa estava em 18ºlugar e longe da zona de pontuação. Só em uma volta Rosberg colocou quase 3 segundos na frente de Trulli que colocava uma vantagem boa em Fisichella que ai sim segurava Kubica e Alonso.

Demorou um tempo enorme, Mas finalmente a FIA começou a colocar Kubica e Rosberg sobre investigação por terem parado sobre bandeira amarela e acabaram por punir ambos com 10 segundos nos boxes. Também puniram antes o Felipe Massa pelo incidente nos boxes com uma passagem pelos boxes, aliás, foi o primeiro a levar a punição colocando ele na última posição.

Kubica cumpriu a punição na 27ªVolta e Rosberg cumpriu a punição na 29ªVolta, Ao mesmo tempo que Fisichella fez sua parada nos boxes. Com tudo isso o Trulli era o líder, Alonso em segundo e Rosberg acabou ficando com o 3ºlugar devido a sua imensa vantagem que ele criou sobre o Trulli e os demais, Já Kubica não teve essa sorte, acabou indo parar na última posição, Mark Webber na volta 29 deixaria a corrida com problemas de transmissão.

Classificação após 30 voltas: 1. Jarno Trulli , 2. Fernando Alonso , 3. Nico Rosberg , 4. David Coulthard , 5. Lewis Hamilton, 6. Timo Glock, 7. Sebastian Vettel, 8. Nick Heidfeld, 9. Kazuki Nakajima, 10. Jenson Button, 11. Heikki Kovalainen, 12. Kimi Raikkonen, 13. Adrian Sutil, 14. Sebastian Bourdais, 15. Felipe Massa, 16. Robert Kubica, 17. Giancarlo Fisichella.

Massa tomou ultrapassagem de Robert Kubica perdendo o 15ºlugar, Na volta seguinte ele volta aos boxes para tentar nova tática, Mas naquela altura do campeonato Felipe Massa tinha a corrida completamente comprometida se nada de diferente acontecesse na corrida.

Na Volta 34 Jarno Trulli vai para os boxes e com isso Alonso assumiu a liderança da prova, O piloto Romano ele foi para uma tática de uma parada nos boxes e por isso justificava seu ritmo de corrida tão lento que ele teve na prova. Hamilton em 4ª na corrida tinha dificuldades em tentar passar David Coulthard na luta pelo pódio, Enquanto isso Kimi Raikkonen tentava a recuperação e conseguiu a ultrapassagem sobre Kovalainen que foi para os boxes para a segunda parada e Button assumindo o 10ºlugar.

Alonso que não tinha praticamente chances de vitória era o grande favorito a vencer a corrida depois de tudo que aconteceu, O Espanhol estava com 5.6 segundos sobre Nico Rosberg, Lá atrás Nakajima tentava passar Trulli isso disputando o 8ºlugar, Uma bela corrida da Williams que tinha Rosberg entre os 3 primeiros e Nakajima perto dos pontos.

Hamilton não conseguia ainda passar Coulthard, Era muito duro passar o piloto escocês que estava a 4 corridas do encerramento de sua carreira. Na Volta 38 Nakajima finalmente conseguiu a ultrapassagem sobre Trulli que na volta seguinte também leva ultrapassagem de Kimi Raikkonen que colou em Nakajima buscando melhorar na classificação na corrida.

Logo começaria a segunda parada dos pilotos nos boxes, começando com Rosberg fazendo a parada na 41ªVolta, Alonso faria a parada na volta seguinte voltando na frente de David Coulthard e de Hamilton, Era a chance de Coulthard tentar liderar a corrida antes da sua parada nos boxes. Só que curvas depois Lewis Hamilton aproveitou uma brecha que o Escocês deu e dai o piloto da Mclaren acabou ultrapassando o piloto da Red Bull e assumiu o segundo lugar.

Na volta 42 Hamilton foi para os boxes para a parada derradeira nos boxes  assim como Coulthard, Mas a Red Bull acabou perdendo tempo nos boxes e só não saiu com a mangueira dos boxes por que tinha a tradicional plaquinha dos boxes ao invés do sinal que a Ferrari criou (E que hoje tem em todas as equipes nas Formula 1).

Vettel fez a parada na 43ªVolta assim como Nick Heidfeld com a BMW Sauber fazendo com que só Glock e Raikkonen ainda não tivessem parado nos boxes, Classificação após 45 voltas: 1. Fernando Alonso, 2. Timo Glock, 3. Nico Rosberg, 4. Kimi Raikkonen, 5. Lewis Hamilton, 6. Jarno Trulli, 7. Sebastian Vettel, 8. Nick Heidfeld, 9. David Coulthard, 10. Kazuki Nakajima, 11. Jenson Button, 12. Heikki Kovalainen, 13. Robert Kubica, 14. Giancarlo Fisichella, 15. Felipe Massa, 16. Adrian Sutil, 17. Sebastian Bourdais

Na Volta 46 Glock foi para os boxes, Com isso só faltava o Raikkonen ir para os boxes o que aconteceu na volta 50 ao mesmo tempo Trulli por puro desgaste físico já que em Cingapura faz um calor dos infernos mesmo sendo uma corrida a noite. Nessa mesma volta Massa acabou rodando na curva do estádio de futebol e logo depois de Massa volta a pista Sutil acabou batendo e nisso provocou um novo Safety Car na corrida. Com isso 15 pilotos continuavam a corrida com o Abandono de Trulli e Sutil. Alonso perderia toda a sua vantagem com todo mundo junto, Rosberg em 2º poderia tentar um ataque para cima de Alonso assim como Hamilton tentar um ataque para cima de Rosberg, A corrida estava de novo aberta, Glock estava em 4º com Raikkonen em 5º que parou no tempo certo e dessa forma não seria punido pelos comissários da FIA, Depois vinham Vettel, Heidfeld e Coulthard fechando a zona de pontuação.

Após 4 voltas o Safety Car voltou para os boxes e a corrida recomeçou, Alonso distanciou de Rosberg e Hamilton que iriam disputar o segundo lugar, Raikkonen iria tentar tirar o 4ºlugar de Glock para tentar um ataque em Hamilton para ajudar Felipe a não ver o seu adversário aumentar mais a diferença com o pódio.

Classificação após 55 Voltas completadas: 1. Alonso, 2. Rosberg a 6.1, 3. Hamilton a 6.8, 4. Glock a 8.2, 5. Raikkonen a 9.0, 6. Vettel a 11.4, 7. Heidfeld a 12.5, 8. Coulthard a 13.5, 9. Nakajima a 14.1, 10. Button a 15.2, 11. Kovalainen a 15.9, 12. Kubica a 17.1 , 13. Bourdais a 17.9, 14. Massa a 18.3, 15. Fisichella a 21.6

Mas a menos de 5 voltas do final Raikkonen acabou indo forte demais na tartaruga que era a chicane e batendo no muro jogando tudo fora que conseguiu na prova e indo para a 4ªcorrida seguida sem marcar pontos o que fez ele sair da disputa do campeonato, outras brigas estavam acontecendo, Mas sem ultrapassagem como a de Kazuki Nakajima tentando escalar em David Coulthard para tomar o sétimo lugar, Mas o Escocês acabou conseguindo segurar as pontas e essa posição. (Seria os últimos pontos da sua carreira)

Agradecendo aos Ceús ou ao Nelsinho, Briatore e Symonds pela vitória suja que obteve.
Agradecendo aos Ceús ou ao Nelsinho, Briatore e Symonds pela vitória suja que obteve.

Fernando Alonso partindo do 15ºlugar e contando com o esquema entre Symonds, Briatore e Nelsinho além de competência o piloto da Renault conquistou a primeira vitória em Cingapura com Rosberg em 2ºlugar conseguindo seu melhor resultado na Formula 1 até aquele momento e Hamilton com um 3ºlugar que lhe dava 6 pontos que foram fundamentais para ele ser o campeão da temporada de 2008.

Massa perdeu o título em Cingapura - Foi uma das causas.
Massa perdeu o título em Cingapura – Foi uma das causas.

Glock numa ótima corrida chegou em 4ºlugar com a Toyota, Vettel em 5ºlugar com a Toro Rosso em uma crescente na Formula 1 na parte final de campeonato, Heidfeld levando a BMW Sauber para mais 3 pontos no campeonato, Coulthard marcando seus últimos pontos na Formula 1 em 7ºlugar e Nakajima levando o carro da Williams para mais um ponto em 8ºlugar, Jenson Button por pouco não levou a Honda a um ponto na temporada de 2008, Felipe Massa terminou a corrida em 14ºlugar, duas posições atrás de Robert Kubica que ficou praticamente sem chances de título.

O Resultado pode ter sido decisivo para Hamilton ser campeão em 2008.
O Resultado pode ter sido decisivo para Hamilton ser campeão em 2008.

Declaração de Nelsinho Piquet sobre o acidente:

“Basicamente agente arriscou fazer um primeiro sprint bem longo, Pra tenta arriscar algum safety car, alguma coisa e acabou…

Como essa pista é muito ondulada o carro estava pegando muito no chão, Tava muito mais difícil de andar do que agente esperava e acabou que eu estava forçando para cima do Rubinho e troquei um pouquinho no muro e o carro perdeu o controle”

Resultado final da corrida número 800 da Formula 1

Fotos:

 

View post on imgur.com

 


 

Dia 30 de Agosto de 2009

O Escândalo começa a ir a tona para o mundo inteiro através de Reginaldo Leme que deu o furo de reportagem para o mundo inteiro, para a Formula 1 sofrer mais um abalo na sua história.

A Partir dai a casa caiu na Renault para Symonds e para Briatore e moralmente para a Família Piquet que teria usado esse caso para uma forma de chantagem para manter o Nelsinho na Renault em 2009, Nisso vitimou Lucas di Grassi que seria naturalmente o substituto de Nelsinho na Renault pois o Filho de Nelson Piquet com exceção de algumas corridas deixou a desejar na Formula 1 já em 2008.


 

Entrevista de Nelson Piquet feita pelo Reginaldo Leme que foi o Homem que deu o Furo da Espionagem de Cingapura 2008 Chamado de CingapuraGate:

Descrevi parte dessa entrevista para vocês verem o maucaratismo do senhor Piquet e do seu filho!

Reginaldo Leme: Nelson, quando efetivamente você falou com alguém
da FIA pela primeira vez

Nelson Piquet: Quando acabou o campeonato no ano passado que foi
Brasil a corrida eu foi direito ao Charlie Whating e contei a
história toda

Reginaldo Leme: E Ele se assustou quando você contou

Nelson Piquet: Logico, Isso ai é crime em automobilismo e em
Esporte, A vontade que eu tive é já no final do ano de levar esse
caso para FIA.

Reginaldo Leme: E Porque não levou?

Nelson Piquet: Por que isso iria prejudicar o Nelsinho … e ai
eu esperei, Quando o Briatore terminou o contrato dele no meio do
ano, Não tinha muito mais a perder na carreira dele a não sei
botar em pratos limpos o que que o Flavio e a Renault estão
fazendo com o Nelsinho o ano inteiro.

Inacreditável, O Caso é inacreditável um plano desses acontecer e
o Nelson Piquet saber e depois ele não joga essa M… no
ventilador para salvar a pele do Nelsinho quando não tinha como
salvar o Nelsinho, Ele deveria não ser referência para um ser humano.

 


 

O Observatório da Imprensa feito no dia 29 de Setembro de 2009 é o registro mais contundente de que o Esporte é influenciado pela política e que o quanto isso faz mal, quantas pessoas são prejudicadas e que se fosse tudo decidido pelo esporte nós não teriamos essas sacanagens que aconteceram, E soube não condenar alguém por um erro, Mas tem erros que jamais podem ser esquecidos. Se o Nelsinho Piquet pediu desculpas pelo erro que fez, Se teve gente que aceitou Eu não aceito, Você deveria abandonar o esporte, você como Symonds, Briatore e alguns outros são o Câncer para o Esporte em Geral:

O que mais choca e o Senhor Nelson Piquet (Como piloto foi
Brilhante, Como falador um poeta Calado) Falou que o Nelsinho fez
uma coisa não certa. Como se isso amenizar a situação do seu
filho que já é um homem (Pra mim não foi e nunca será depois de
Cingapura 2008) Isso quando foram convidados para o Observatória da Imprensa do dia 29 de Setembro de 2009. Assistam esse programa para ver que o Automobilismo é comandado por um monte de vermes.

Celso Itiberê, Um dos maiores comentaristas de Automobilismo no Brasil falou uma coisa muito correta sobre esse caso:

“Porque é uma coisa tão fora de proposito, Tão Arriscada, Porque um piloto que se propor a isso ele se propor a também correr o risco na sua integridade física, Não é só a maracutaia, Ele corre riscos pessoalmente, ele não sabe o que vai acontecer…

Se ele bate de um jeito ele fica ai como ficou o carro do Nelson, Se ele bate de outro jeito ele pode bater no muro e voltar pro meio da pista e se ele batesse com o pneu por exemplo e dai o pneu impulsionaria para o meio da pista …

A Fala do João Carlos Albuquerque da ESPN disse sobre Piquet
mostra o quanto o piloto tricampeão do mundo não tem moral para
defender o que é indefensável.

“Não, como disse o Flavio Seixas Ele não delatou, assim como o pai também não, A Resposta que o Nelson Piquet deu ao Reginaldo Leme é assustadora.
A delação foi feita num momento em que o Nelsinho foi demitido da
Renault, Quer dizer, Ah eu tenho um trunfo pra não ser demitido, A partir do momento em que não há um acordo entre as partes ai eu revelo a falcatrua! Quer dizer, O Nelson Piquet sai muito arranhando na minha opinião também desse episódio E o José Carlos Albuquerque fez a comparação com o Filho do Edinho com o Filho do Nelsinho.

Enquanto que o Pelé (Quem diria que eu iria elogiar uma atitude
Ficou muito contrariado e ter falado que o Edinho errou com todas
as letras.

Já O Nelson Piquet não, Esse babaca falou que o Filho fez uma
coisa não certa, Nem para ele falar que o Filho Errou ele teve a
coragem de falar, Absurdo, Senhor Piquet não tem moral para criticar piloto nenhum moralmente.

A Punição ideal para Pat Symonds, Flávio Briatore e Nelsinho Piquet seria uma unica punição: A Exclusão sumária da categoria com a perda de todas as suas conquistas no esporte. Mas as punições não foram assim:

Flavio Briatore: Foi Banido do Esporte, Mas logo depois da Entrada de Jean Todt ele foi perdoado e foi desbanido do automobilismo.

Pat Symonds: Foi suspenso por 5 anos, Mas depois de 2, 3 anos ele acabou voltando a trabalhar na formula 1 pela Marussia que hoje é a Manor e hoje trabalha na Equipe Williams.

Nelsinho Piquet: Foi livre de punição por causa da Delação Premiada, Hoje continua correndo no automobilismo mundial, Para mim é uma blasfêmia para o automobilismo mundial e o esporte a motor esse homem continuar com sua carreira, Ele não agiu feito um homem e sim como um moleque ameaçando a integridade física não só dele como a integridade física de outros pilotos.

Fernando Alonso: Continuaria a correr na Formula 1, Não foi punido mas participou do Caso do jogo de equipe na Alemanha em 2010 aonde ele deveria ter sido desclassificado, Mas ao invés disso nada foi feito para ele e esse erro por pouco não custou um título nas mãos erradas.

Renault: Foi colocada sob observação por até 2011 pelo caso do Cingapuragate quando o correto era impedir que Briatore, Symonds e Nelsinho continuassem empregados, Isso foi o que a Renault fez, A Equipe Francesa perdeu o patrocinador da ING devido ao escândalo e ficou seriamente a pensar em deixar a Formula 1 depois da temporada de 2009.

A Segunda parte isso daqui a pouco – Ainda Hoje!

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Motorsport
Vídeo: SrtaObservadora – 522-OI na TV – Crise na Fórmula 1 – 29/09/2009

 

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *