Corrida final da Super Formula 2019 – Nick Cassidy conquista o título e Nojiri vence em Suzuka

Corrida final da Super Formula 2019
Suzuka, Japão


Grid de Largada:

posPilotoEquipe/Motortempo
164Alex PalouTCS NAKAJIMA RACING1’35.972
HONDA/M-TEC HR-417E
216Tomoki NojiriTEAM MUGEN1’36.084
HONDA/M-TEC HR-417E
350Lucus AuerB-Max Racing with motopark1’36.236
HONDA/M-TEC HR-417E
45Nirei FukuzumiDOCOMO TEAM DANDELION RACING1’36.314
HONDA/M-TEC HR-417E
51Naoki YamamotoDOCOMO TEAM DANDELION RACING1’36.348
HONDA/M-TEC HR-417E
637Nick CassidyVANTELIN TEAM TOM’S1’36.496
TOYOTA/TRD Biz-01F
717Kodai TsukakoshiREAL RACING1’36.595
HONDA/M-TEC HR-417E
865Tadasuke MakinoTCS NAKAJIMA RACING1’36.621
HONDA/M-TEC HR-417E
951Harrison NeweyB-Max Racing with motopark1’36.860
HONDA/M-TEC HR-417E
1036Kazuki NakajimaVANTELIN TEAM TOM’S1’36.914
TOYOTA/TRD Biz-01F
113Kenta YamashitaKONDO RACING1’36.982
TOYOTA/TRD Biz-01F
1220Ryo HirakawaITOCHU ENEX TEAM IMPUL1’37.073
TOYOTA/TRD Biz-01F
1339Sho TsuboiJMS P.MU/CERUMO・INGING1’37.839
TOYOTA/TRD Biz-01F
144Yuji KunimotoKONDO RACING1’38.622
TOYOTA/TRD Biz-01F
1519Yuhi SekiguchiITOCHU ENEX TEAM IMPUL1’37.944
TOYOTA/TRD Biz-01F
1618Kamui Kobayashicarrozzeria Team KCMG1’38.934
TOYOTA/TRD Biz-01F
178Kazuya OshimaUOMO SUNOCO TEAM LEMANS1’38.098
TOYOTA/TRD Biz-01F
187Yuichi NakayamaUOMO SUNOCO TEAM LEMANS1’39.330
TOYOTA/TRD Biz-01F
1915Jüri VipsTEAM MUGEN1’38.390
HONDA/M-TEC HR-417E
2038Hiroaki IshiuraJMS P.MU/CERUMO・INGING1’42.892
TOYOTA/TRD Biz-01F

Dia ensolarado para a última etapa da Super Formula. No dia 27 de Outubro foi realizada em Suzuka a prova final do campeonato.

Ainda com chances de título, O espanhol Alex Palou foi o pole position. Com o Japonês Tomoki Nojiri da Team Mugen divide a primeira fila com o piloto da Nakajima Racing. Na segunda fila larga Lucas Auer da B-Max e Nirei Fukuzumi da Docomo. Os principais candidatos ao título largam na 3ªfila: Naoki Yamamoto na frente de Nick Cassidy. Kodai Tsukakoshi da Real Racing fez um belo treino e larga em 7º e Tadasuke Makino completa os 8 primeiros colocados.

Perto de começar a prova a Equipe KGMC faz a aposta mais doida que eu já vi, Colocar pneus de chuva no carro de Kobayashi que tinha chances remotas de título. Com os pneus Macios (Os melhores) estavam Nojiri, Auer, Cassidy, Sekiguchi, Nakayama, Vips e Ishiura. Com os pneus Médios Palou, Fukuzumi, Yamamoto, Makino, Harrison, Nakajima, Yamashita, Hirakawa, Tsuboi, Kunimoto e Oshima. E com a exótica tática estava Kobayashi.

Na largada, Palou larga bem e se mantem na primeira posição, seguido de Nojiri, Yamamoto e Fukuzumi. Lucas Auer teve problemas na largada e perdeu muitas posições. No Final da primeira volta, Nick Cassidy ultrapassou Tsukakoshi e subiu para o 5ºlugar, Já Kobayashi foi realizar a parada após a primeira volta e colocou os pneus macios para ir até o final da prova.

Na metade da segunda volta, Cassidy superou Nirei Fukuzumi e subiu para o 4ºlugar, ele iria a caça de Naoki Yamamoto. Os dois principais candidatos ao título da Super Formula em 2019 disputando a 3ªposição. Na pista, Cassidy tinha a vantagem de um pneu macio, que rendia mais que o pneu médio do piloto da Docomo. No final da terceira volta, na Chicane Casio triangle, O Neozelandês supera Yamamoto e assume a 3ªposição. Era a prova mais clara que os pneus macios eram bem melhores em desempenho que os pneus médios.

Apesar disso, Palou (Com seus pneus médios) conseguiu abrir 1 segundo e meio de vantagem para Nojiri (que estava com os pneus macios). Na 5ªVolta, Cassidy estava pressionando Nojiri, O piloto da Tom’s estava impossível. Nojiri teve de aumentar o seu ritmo e isso fez com que se aproximasse de Alex Palou (Que vai correr na Indycar em 2020 pela Dale Coyne) O piloto da Nakajima tentou dar um gás para se afastar de ambos. Porém, isso não adiantou muito, Nojiri na Chicane passou Palou e assumiu a liderança e o espanhol acabou indo para os boxes na entrada da 9ªVolta. A grande maioria dos pilotos pararam entre a 8ª e a 9ªVolta.

Com as paradas, Nojiri era o líder, com Cassidy em 2ºlugar a 1.5 segundos, Yuhi Sekiguchi da Team Impul vinha em 3º, com 9.1 segundos atrás do ponteiro. Hiroaki Ishiura que largou do último lugar estava em 4º. O Estreante Juri Vips vinha em 5º, Oshima e Auer eram os dois últimos a não terem feito a parada obrigatória. O primeiro dos pilotos que pararam era o Espanhol Alex Palou, que estava a 43 segundos do líder. Com Fukuzumi e Yamamoto vinham logo a seguir. Kamui Kobayashi vinha em 18ºlugar, a mais de 1 minuto do líder. A tática maluca dele e da KGMC não funcionou.

Aos poucos, Nojiri da Team Mugen abria vantagem para Nick Cassidy, O mais importante no entanto era abrir vantagem sobre Alex Palou. Na 15ªVolta, a vantagem de Nojiri era de 2.4 segundos sobre Cassidy. A Vantagem de Nojiri para Palou aumentava para 45 segundos. Mesmo desgastados, os pneus dos 2 primeiros colocados tinham um melhor desempenho que os pilotos que já tinham feito a parada.

Yuhi Sekiguchi vinha em 3º, a 10 segundos de Nojiri, a partir dai já estavam perdendo desempenho para Palou, mas se pensa que o Espanhol estava tranquilo na frente, se enganou. Já que Nirei Fukuzumi estava pressionando bastante, disputando o 8ºlugar. O Companheiro de Naoki Yamamoto tentou passar por fora o piloto da Nakajima, que conseguiu segurar a posição. Já Naoki Yamamoto não estava com um bom desempenho em seu carro. Na 10ªposição, mas não conseguia acompanhar o ritmo de Cassidy que estava ficando cada vez mais perto do campeonato.

Na 19ªVolta, Kazuki Nakajima em uma tentativa desastrosa de ultrapassagem acabou atingindo o Inglês Harrison Newey. Ambos acabaram voltando a corrida.

Mais a frente, Palou e Fukuzumi disputavam a 8ªposição. O Desempenho do piloto da Nakajima piorou muito e logo Yamamoto, Tsukakoshi e Hirakawa se aproximaram dos dois. Palou acabou não suportando os ataques de Fukuzumi e acabou sendo superado. depois disso o piloto da Docomo se mandou da turma.

Na 21ªvolta, Naoki Yamamoto foi para cima de Palou e não teve muita dificuldade para superar o piloto espanhol no final da volta. Tsukakoshi e Hirakawa logo depois superaram o piloto da Nakajima, que perdeu totalmente o seu rendimento e qualquer possibilidade de ser o campeão. No final da 22ªVolta, Tomoko Nojiri já abria 3.4 segundos de vantagem para Nick Cassidy, Yuhi Sekiguchi estava a 8 segundos em 3ºlugar. Hiroaki Ishiura vinha em 4º seguido de Juri Vips, Oshima e Auer. O Japonês Nirei Fukuzumi estava em 8º, Com 51 segundos atrás do líder. Naoki Yamamoto vinha em 9º, com 7 segundos atrás do companheiro de equipe e 55 segundos atrás de Cassidy. Situação bem difícil para o Japonês nessa altura do campeonato.

Na 28ªVolta, Juri Vips foi para os boxes fazer sua parada, mas acabou sendo uma parada bem problemática e perdeu muitíssimo tempo. Alex Palou acabou fazendo uma segunda parada, Impossibilitando qualquer chance de campeonato para o Espanhol.

Na 30ªVolta, Yuhi Sekiguchi foi para a parada, a 14 voltas do final começa os últimos pilotos a fazerem suas paradas obrigatórias. O piloto da Impul voltou a frente de Fukuzumi, o que era um mal sinal para Yamamoto, que já vinha atrás do companheiro de equipe. Mas logo, Fukuzumi supera Sekiguchi (Se aproveitando dos pneus frios do piloto da Impul) e ganha posição, Só que Yamamoto vinha longe demais para fazer uma tentativa de ultrapassagem.

Ishiura parou na 31ªvolta e voltou logo a frente de Yamamoto, Mas O piloto da Docomo não se entregou e lutou como pode e como não pode para superar o piloto da Cerumo. Os dois pilotos ficaram lado a lado pela posição e o campeão de 2018 acabou levando a melhor sobre o bicampeão da Super Formula. Ganhando o 7ºlugar.

O Líder Tomoko Nojiri foi para a parada obrigatória na 34ªVolta. Cassidy passou a ser o líder e precisava andar o mais rápido possível para tentar superar o piloto da Team Mugen. Porém, o virtual campeão da Super Formula foi para os boxes na volta seguinte, Voltando à frente de Fukuzumi e atrás de Nojiri. O mais importante é que Cassidy estava bem a frente de Naoki Yamamoto e praticamente com o título em suas mãos.

Lucas Auer lidera, mas precisava parar e foi o que ele fez na 37ªVolta. Com isso a liderança voltou para as mãos de Tomoki Nojiri, com 3.7 segundos a frente de Cassidy, que estava com o título nas mãos, apenas segurar a 2ªposição e a vantagem de 1.6 segundos para Nirei Fukuzumi. Naoki Yamamoto vinha em 5ºlugar após ganhar a posição de Hiroaki Ishiura (Que largou do último lugar), Mas com 14 segundos de Cassidy e longe do Neozelandês a 5 voltas do final.

No final da prova, O Japonês Tomoki Nojiri venceu a ultima etapa da temporada de 2019. O neozelandês Nick Cassidy com o segundo lugar acabou conquistando o título da temporada de 2019, Após uma tática acertada e com uma ótima atuação o Neozelandês superou o número de pontos de Naoki Yamamoto (Que ficou em 5ºlugar) e acabou levando a taça. O pódio foi completado pelo companheiro de equipe de Yamamoto (Docomo) Nirei Fukuzumi.

Yuhi Sekiguchi conseguiu uma incrível prova de recuperação, chegando em 4ºlugar após largar da 15ªposição. Naoki Yamamoto fez o que era possível, mas acabou levando a pior por causa da tática ruim do inicio de prova (Usar pneus médios não foi bom para nenhum piloto nesse ano) e ficou em 5ºlugar perdendo o título.

Hiroaki Ishiura (Que largou do último lugar para terminar em 6º), Tsukakoshi com a Real Racing e Ryo Hirakawa da Impul completou os 8 primeiros colocados. Na Classificação final do campeonato, Cassidy ficou com 36 pontos contra 33 de Naoki Yamamoto, 26 pontos de Alex Palou da Nakajima Racing. Tomoki Nojiri da Team Mugen (24 pontos) e Kenta Yamashita (21 pontos) completaram os 5 primeiros colocados do campeonato.

Parabéns a Nick Cassidy pelo título da temporada de 2019 da Super Formula.

Fotos:

Resultado final da última etapa da Super Formula
Temporada 2019 – Suzuka

posPilotoEquipe/Motortempo
116Tomoki NojiriTEAM MUGEN1:14’24.627
HONDA/M-TEC HR-417E
237Nick CassidyVANTELIN TEAM TOM’S2.532
TOYOTA/TRD Biz-01F
35Nirei FukuzumiDOCOMO TEAM DANDELION RACING3.883
HONDA/M-TEC HR-417E
419Yuhi SekiguchiITOCHU ENEX TEAM IMPUL6.254
TOYOTA/TRD Biz-01F
51Naoki YamamotoDOCOMO TEAM DANDELION RACING18.744
HONDA/M-TEC HR-417E
638Hiroaki IshiuraJMS P.MU/CERUMO・INGING22.129
TOYOTA/TRD Biz-01F
717Koudai TsukakoshiREAL RACING31.628
HONDA/M-TEC HR-417E
820Ryo HirakawaITOCHU ENEX TEAM IMPUL32.101
TOYOTA/TRD Biz-01F
93Kenta YamashitaKONDO RACING32.830
TOYOTA/TRD Biz-01F
1039Sho TsuboiJMS P.MU/CERUMO・INGING45.204
TOYOTA/TRD Biz-01F
1150Lucus AuerB-Max Racing with motopark45.357
HONDA/M-TEC HR-417E
1218Kamui Kobayashicarrozzeria Team KCMG45.584
TOYOTA/TRD Biz-01F
1365Tadasuke MakinoTCS NAKAJIMA RACING49.398
HONDA/M-TEC HR-417E
1436Kazuki NakajimaVANTELIN TEAM TOM’S50.091
TOYOTA/TRD Biz-01F
154Yuji KunimotoKONDO RACING54.610
TOYOTA/TRD Biz-01F
167Yuichi NakayamaUOMO SUNOCO TEAM LEMANS57.247
TOYOTA/TRD Biz-01F
178Kazuya OshimaUOMO SUNOCO TEAM LEMANS1:03.055
TOYOTA/TRD Biz-01F
1815Jüri VipsTEAM MUGEN1:09.868
HONDA/M-TEC HR-417E
1964Alex PalouTCS NAKAJIMA RACING1:11.817
HONDA/M-TEC HR-417E
2051Harrison NeweyB-Max Racing with motoparka 1 Volta
HONDA/M-TEC HR-417E

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Super Formula

Deixe uma resposta