Comentários sobre a Ferrari – Temporada 2015

F1_918_Malasia (109)

Um ano completamente diferente para a Ferrari em 2015, Primeiro por ter saído o egocêntrico Fernando Alonso ter saído da equipe para a entrada de Sebastian Vettel que se redescobriu na Ferrari e a direção do time mudou completamente e ainda acrescentada pelo carro melhor e um motor que deu um salto de qualidade do que era em 2014 para 2015 e isso fez com o que um carro que mal conseguia pódios em 2014 fosse um outro time já que era a única que poderia ameaçar a Mercedes de Lewis Hamilton e Nico Rosberg em algumas corridas e graças a isso é a um inspiradíssimo Sebastian Vettel é que a Ferrari conquistou 3 vitórias sendo a maior delas na Malásia aonde a equipe quebrou a Mercedes devido ao calor excessivo aonde a Ferrari cuidava melhor dos pneus do que a equipe Campeã do mundo. Foi uma vitória brilhante o que já seria suficiente para fazer dessa temporada com o saldo positivo.

F1_922_canada (155)

Mas Vettel disse que o objetivo dele era ganhar 2 vitórias e essa meta foi atingida na Hungria e ultrapassada numa grande vitória em Marina Bay em Cingapura. Chegou a disputar o vice-campeonato com Nico Rosberg, Mas Acabou não conseguindo tomar esse resultado para a Ferrari, Mas o 3ºlugar já foi muito bom para ele e para a equipe e tanto é que ele ajuda muito mais a motivar a moral do título algo que o Alonso nunca fez pela equipe como o piloto Alemão fez. Exemplo disso foi em Abu Dhabi aonde ele cantou feliz aniversário para um engenheiro da equipe mostrando um respeito para o time que esta bem mais motivado do que nos últimos anos com o Alonso. Por outro lado Kimi Raikkonen em várias corridas errou e errou muito ficando a mais de 100 pontos de Sebastian Vettel e só garantindo o 4ºlugar nos construtores na última etapa do campeonato, Para mim o Finlandês não me parece merecedor de correr em 2016 era melhor que se investisse em Hulkenberg ou em Bottas, Até porque o Raikkonen teve pouquíssimos destaques no ano como na prova no Bahrein onde ele fez uma grande corrida ficando em 2ºlugar.

Para 2016 a Ferrari espera tirar o que resta de diferença para disputar o título e tenha certeza de que vai ser com Sebastian Vettel em que a equipe de Maranello vai apostar suas fichas, O Kimi vai servir apenas para marcar pontos e ajudar a Ferrari nos campeonato de construtores.
Nota: 9

F1_929_cingapura (132)

Sebastian Vettel: 2015 foi um ano em que Vettel se reinventou como piloto e aceitou o desafio de levantar a Ferrari e o resultado foi da Água para o Vinho para o time de Maranello desde do humor do Vettel que parece muito mais entrosado com que o Alonso era de 2010 até 2014. O tetracampeão do mundo na Red Bull traçou como objetivo de vencer duas corridas na temporada com a Ferrari, Algo que ele cumpriu na Etapa da Hungria com muita facilidade e ainda venceu uma 3ªcorrida em Cingapura chegando a disputar o vice-campeonato com o Rosberg. Fechou o ano em alta e mostrando que os 4 títulos conquistados não foram ganhos por acaso como os seus críticos mais ácidos acusavam principalmente devido ao ano de 2014 aonde o Vettel não se adaptou ao carro da Red Bull e além de reconhecer o trabalho dos mecânicos e cantar parabéns para um deles no começo do segundo treino livre em pleno serviço então por tudo isso para mim foi o segundo melhor piloto da Temporada inteira. Nota: 9.5

F1_928_Italia (133)

Kimi Raikkonen: Se 2014 foi ruim, em 2015 foi um ano muito irregular com algumas boas atuações e outras bem ruins o que fizeram ele ficar muito longe de Sebastian Vettel, Acredito que esteja na curva descendente da sua carreira já que mesmo com um carro melhor acabou o ano tomando uma surra de Vettel conquistando 150 pontos contra os 278 de Vettel. Apenas 3 pódios no ano todos eles conquistados em pistas que teve corridas a noite sendo que no Bahrein foi a sua melhor corrida no campeonato, Nessa prova se imaginaria que o Finlandês estaria vivo na disputa, Mas me enganei pois ele não fez quase nada perto do que o Vettel fez e correu riscos de perder o 4ºlugar no Mundial de Pilotos. Mas ainda por cima fez algumas besteiras na pista que lhe custaram pontos e até pódios na temporada como na Áustria ao bater com o Fernando Alonso na primeira volta e principalmente os enrosco com Valtteri Bottas aonde em uma delas (Na Rússia) tirou o pódio do piloto da Williams e no México ele acabou forçando a barra tentando defender a posição e quebrou sua suspensão tendo que deixar a prova.Depois de tudo isso a Ferrari renovou com o Raikkonen, Sinceramente a equipe errou em renovar com um Ex-piloto em Atividade, Isso é que eu falo hoje do Raikkonen. Nota: 6

Fotos: Ferrari
Comentários: Deivison da Conceição da Silva

Sem categoria

Deixe uma resposta