Bottas vence e Hamilton confirma o 6ºtítulo no Circuito das Americas

Em um grande domingo de sol e muita disputa, Valtteri Bottas confirmou o favoritismo conquistado no sábado e conquistou a vitória do GP dos Estados Unidos. Apesar disso, não foi se quer suficiente para evitar o 6ºtitulo do Inglês Lewis Hamilton. O 2ºlugar foi mais do que suficiente para Lewis novamente conquistar o campeonato de forma antecipada, Com 2 provas de antecedência.

Na largada, Bottas largou muito bem e permaneceu na liderança, Com Verstappen levando a melhor sobre Vettel e assumiu a segunda posição. A primeira volta seria ingrata para o piloto Alemão, Logo nas primeiras voltas, Hamilton foi por fora sobre Vettel e assumiu o 3ºlugar. Leclerc aproveitou e também superou Vettel e para completar, o Alemão erra e perde posição para Norris e depois, Na reta dos boxes, perdeu o 6ºlugar para Daniel Ricciardo. Em uma volta apenas, Vettel passou do 2º para o 7ºlugar.

Na primeira volta, Albon se envolveu em uma confusão com Carlos Sainz jr. e acabou indo para os boxes, voltando em último lugar. Nas primeiras voltas, Enquanto Bottas abria bons 2 segundos sobre Verstappen e 4 segundos sobre Hamilton. Vettel tinha muitas e muitas dificuldades em acompanhar Lando Norris e Daniel Ricciardo. O piloto da Mclaren e o piloto da Renault disputavam a 5ªposição enquanto Vettel tentava recuperar posições.

Na 8ªVolta, Vettel passa por um quebra mola da curva 8 e acaba arrebentando sua suspensão. A prova terminaria para o piloto da Ferrari. Na mesma volta, Daniel Ricciardo passou Lando Norris e assumiu a 5ªposição. Ao mesmo tempo, Kevin Magnussen começava a sofrer com o carro da Haas, perdendo posições para Kimi Raikkonen, Nico Hulkenberg e Danill Kvyat.

Na 11ªVolta, Bottas manteve os 2 segundos na frente em cima do Verstappen que começava a sofrer com o desgaste dos pneus. Na 14ªVolta, O piloto da Red Bull vai para os boxes para sua primeira parada. Isso fez com que Bottas fosse chamado pela Mercedes para fazer a parada na volta seguinte. Com isso, Lewis Hamilton assumiu a liderança, Com Charles Leclerc em 2º, Muito longe de Hamilton. Bottas e Verstappen voltaram bem perto do piloto da Ferrari e logo Leclerc foi ultrapassado facilmente pelos dois com os pneus novos.

Alexander Albon vinha se recuperando e se arriscando na 13ªposição. Enquanto isso, Lewis Hamilton vinha com uma outra tática de corrida, Tentando levar a parada o mais longe possível. Só que Bottas e Verstappen estavam muito mais rápidos que o inglês.

Entre as voltas 18 a 20: Giovinazzi, Sainz jr, Raikkonen, Magnussen, Norris e Gasly fizeram as suas paradas nos boxes. Leclerc foi para a sua primeira parada na 21ªVolta. Hamilton continuou, Mas os seus pneus estavam desgastados e Bottas vinha chegando rapidamente no Britânico. Nesse meio tempo, Daniel Ricciardo foi para a sua parada na 22ªVolta.

Hamilton foi chamado para os boxes na 24ªVolta, Mas ele não quis e acabou perdendo a liderança para Bottas na pista. Depois disso ele foi para a parada na 25ªVolta e colocou os pneus mais duros (Lewis estava ainda com os pneus médios) Bottas volta a ser o líder, Com Verstappen a 6 segundos atrás em 2º e Hamilton em 3º. A Corrida se desenhava para os 3 primeiros. Leclerc em 4º, Já estava a mais de 20 segundos dos 3 primeiros colocados, longe de qualquer possibilidade de vitória.

Enquanto isso, Daniel Ricciardo e Lando Norris superaram Sergio Perez e Nico Hulkenberg ganhando posição de pilotos que ainda não tinham parado nos boxes. Ambos foram os 2 últimos a fazerem as paradas, Perez na 26ªVolta e Hulkenberg na 27ªVolta.

Hamilton estava virando mais rápido que Verstappen e Bottas, A cada volta era um segundo mais rápido que o piloto da Red Bull e da Mercedes e se o inglês tinha chances de fazer uma parada, A corrida começava a ficar nas mãos de Lewis. Mesmo que Bottas tivesse 17 segundos a frente de Hamilton na 31ªVolta.

Verstappen vinha em mais dificuldades, Com o decorrer das voltas o Holandês falou para a equipe que os pneus tinham terminado. Era sinal de que não teria como evitar uma segunda parada nos boxes. Enquanto isso, Seu companheiro de equipe Alexander Albon se recuperava muito bem. Ultrapassando Carlos Sainz jr. ganhando o 7ºlugar na 32ªVolta.

Na 35ªVolta, Verstappen vai para a segunda parada nos boxes, Hamilton passou para a segunda posição Com 10 segundos a frente de Bottas, que acabou chamado o finlandês para os boxes na volta seguinte. Na 36ªVolta, Bottas coloca os pneus médios, Assim como Verstappen. Com isso, Hamilton volta a liderar a prova, Com 9 segundos a frente de Bottas,  que teria umas 20 voltas para tirar essas vantagem que Lewis tinha.

Albon fazia uma brilhante corrida, ultrapassando Lando Norris e ganhando o 6ºlugar, 2 voltas depois, supera Daniel Ricciardo para ficar com o 5ºlugar. Uma ótima participação do piloto Tailandês. Em poucas voltas, Bottas dava sinais claros que vinha buscando a vitória, Fazendo a melhor volta da prova e baixando a vantagem para seu companheiro de equipe e Verstappen vinha na mesma tocada. Hulkenberg e Kvyat, Sem muitas perspectivas, vão para os boxes para colocarem os pneus macios e voarem na pista no final.

Hamilton queria a vitória, Mas ao restar 15 voltas, Com os pneus duros mais desgastados que os pneus de seus adversários, Sua condução ficava cada vez mais complicada para vencer a prova. Albon e Norris foram para uma segunda parada. Assim como no final da prova, Leclerc colocou pneus macios para tentar marcar o ponto da melhor volta da prova.

Raikkonen vinha tentando segurar Hulkenberg, que passou por fora o finlandês, porém, O piloto da Renault furou uma parte da pista para fazer isso, O piloto da Alfa Reclamou para a FIA e Nico precisou ceder a posição a Kimi, Mas logo depois, Hulkenberg voltou a passar Raikkonen, desta vez pra valer ganhando o 11ºlugar.

Albon voltava a ganhar posições desde da parada nos boxes. Ele já tinha passado Pierre Gasly e na volta 46 passou Carlos Sainz jr. e ganhou o 6ºlugar. Ele partiu para cima de Daniel Ricciardo e acabou também passando o Australiano e ganhou o 5ºlugar novamente.

Hamilton continuava na frente, Mas com sua vantagem cada vez menor sobre Bottas e Verstappen. Praticamente na volta 50, Bottas começa a ficar abaixo do 1 segundo de vantagem. Na 51ªVolta, Hamilton erra e Bottas tenta se aproveitar e foi para a ultrapassagem por fora, Porém, Hamilton  endureceu o jogo e não deixou o finlandês passar. Lewis queria o título com a Vitória.

Infelizmente para Hamilton ainda teríamos 5 voltas em jogo e o finlandês tinha muito mais pneus. Em sua segunda tentativa, Bottas acabou passando Hamilton na 52ªvolta e assumiu em definitivo a liderança e abriu vantagem para o praticamente campeão do Mundo de 2019, Mas Vinha Verstappen a poucas voltas do final tentar o 2ºlugar.

Na parte de trás, Perez passava Gasly (que ficou sem rendimento na reta final de prova), Logo também seriam superados por Hulkenberg e Kvyat. A 2 voltas do final, Magnussen vai para a grama no final da reta oposta após uma quebra do disco de freio. Isso atrapalhou muito as disputas no final da corrida. Principalmente entre Verstappen que queria ser o segundo colocado.

Valtteri Bottas leva sua 4ªvitória na temporada, Fez sua parte para tentar adiar o título par Interlagos. Porém, Hamilton acabou fazendo uma bela corrida, Completando a dobradinha e confirmando com 2 corridas de antecedência o campeonato de pilotos. Foi o 6ªtítulo da história do piloto inglês na Formula 1. Agora esta a somente um título do Michael Schumacher e com números que até alguns anos atrás seria impossível que fossem alcançados.

Max Verstappen acabou completando o pódio na festa da equipe Mercedes. Que definiu Hamilton como campeão e Bottas com a vitória e com o Vice-campeonato assegurado.

Charles Leclerc não conseguiu fazer nada além do 4ºlugar, Só conseguiu de relevante a melhor volta da prova, salvando um pouco o final de semana ruim da Ferrari. Alexandre Albon conseguiu se recuperar da sua largada acidentada e acabou ficando em uma belíssima 5ªposição e fica mais vivo na disputa pelo 6ºlugar no Mundial de Pilotos.

Daniel Ricciardo acabou fazendo mais uma bela corrida, Completando em 6ºlugar e levando a Renault a ser o melhor piloto do Grupo intermediário. Chegando a frente dos dois pilotos da Mclaren. Apesar do Sainz jr. ter ficado na frente em 7º foi Lando Norris que se destacou, Disputando pau a pau posição com Ricciardo, Mas atrapalhado por uma parada lenta da Mclaren (A segunda parada) no que deixou ele com o 8ºlugar.

Os últimos pilotos na zona de pontuação foram Nico Hulkenberg que salvou um 9ºlugar e Sergio Perez, que largou dos boxes para ficar em 10ºlugar. Após disputa de posição com Daniil Kvyat, que chegou a ganhar posição, Mas acabou danificando a asa dianteira do Mexícano (Se não tivesse danificado asa, Provavelmente o russo não seria punido) e levou uma punição de 5 segundos acrescentados no tempo final de corrida, caindo para o 12ºlugar. Atrás de Kimi Raikkonen, que foi beneficiado, Mas não conseguiu pontuar.

Lance Stroll não fez nada mais do que o 13ºlugar, apesar de tentar um pneu macio na parte final da prova. Antonio Giovinazzi sem muito destaque acabou logo atrás em 14ºlugar.

Romain Grosjean em mais uma corrida ruim com uma ruim Haas acabou em 15ºlugar, Só chegou essa posição porque Pierre Gasly abandonou na volta final. Uma pena, porque fez um grande final de semana o Francês. George Russell levou a Williams ao final da prova em 17ºlugar e Kevin Magnussen ainda se classificou em 18ºlugar.

Próxima corrida será o GP do Brasil. Nós vamos nessa semana postar qual vai ser sua atitude para essa prova do Mundial de Formula 1. E divulgaremos o que vamos fazer e o que não iremos fazer nessa semana.

O Portal Sportszone parabeniza o Hexacampeonato de Lewis Hamilton, Um dos maiores pilotos da história do Automobilismo Mundial.

Fotos:

Resultado final do GP dos Estados Unidos
Austin – Circuito das Americas

posPilotosEquipeChassiMotorVoltasTempo
177Valtteri BottasMercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+561:33:55.653
244Lewis HamiltonMercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+56a 4.148s
333Max VerstappenAston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H56a 5.002s
416Charles LeclercScuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 06456a 52.239s
523Alexander AlbonAston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H56a 78.038s
63Daniel RicciardoRenault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 1956a 90.366s
74Lando NorrisMcLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 1956a 90.764s
855Carlos SainzMcLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 1955a 1 Volta
927Nico HulkenbergRenault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 1955a 1 Volta
1011Sergio PerezSportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes55a 1 Volta
117Kimi RäikkönenAlfa Romeo RacingC38Ferrari 06455a 1 Volta
1226Daniil KvyatRed Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H55a 1 Volta
1318Lance StrollSportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes55a 1 Volta
1499Antonio GiovinazziAlfa Romeo RacingC38Ferrari 06455a 1 Volta
158Romain GrosjeanRich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 06455a 1 Volta
1610Pierre GaslyRed Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H54abandonou
1763George RussellROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+54a 2 voltas
1820Kevin MagnussenRich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 06452Disco de Freio
x88Robert KubicaROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+31Abandono
x5Sebastian VettelScuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 0647Suspensão

Melhor Volta de cada piloto – Ponto ganho para Charles Leclerc pela melhor volta da prova

posPilotosEquipeChassiMotorTemponº da Volta
116Charles LeclercScuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 0641:36.16944
277Valtteri BottasMercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+1:36.95737
323Alexander AlbonAston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H1:38.02942
44Lando NorrisMcLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 191:38.07444
533Max VerstappenAston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H1:38.21442
627Nico HulkenbergRenault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 191:38.43747
744Lewis HamiltonMercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+1:38.44626
826Daniil KvyatRed Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H1:38.96941
97Kimi RäikkönenAlfa Romeo RacingC38Ferrari 0641:39.60846
1099Antonio GiovinazziAlfa Romeo RacingC38Ferrari 0641:39.96441
1111Sergio PerezSportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes1:40.16534
1220Kevin MagnussenRich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 0641:40.34742
1318Lance StrollSportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes1:40.38042
143Daniel RicciardoRenault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 191:40.56428
1555Carlos SainzMcLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 191:40.84444
1610Pierre GaslyRed Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H1:40.85031
1763George RussellROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+1:41.23954
188Romain GrosjeanRich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 0641:41.27052
195Sebastian VettelScuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 0641:42.1656
2088Robert KubicaROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+1:43.83022

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Red Bull/Ferrari/Renault/Mclaren/Racing Point

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *