Bottas conquista vitória em Baku e reassume a liderança do campeonato

Quem esperava uma corrida cheia de confusões em Baku, Desculpa, mas não teve nessa edição. Uma corrida com alguns bons momentos, Mas nada igual à corrida de 2017 e 2018. O Pole Valtteri Bottas acabou fazendo uma corrida segura e conquistou a vitória e retornou a liderança do campeonato. A Mercedes bateu o recorde de 4 dobradinhas nas 4 primeiras corridas na temporada de 2019. O que se esperava era a Ferrari na frente da Mercedes esta vendo um domínio grande da Mercedes e uma disputa saudável entre os dois pilotos pelo campeonato de pilotos.

A Largada, Hamilton pressionou, fez de tudo para tomar a liderança das Mãos de Bottas, O Finlandês segurou a ponta, Vettel manteve o terceiro lugar, Perez superou Verstappen e assumiu o 4ºlugar. Norris, Kvyat, Sainz jr., Ricciardo e Leclerc estavam entre os 10 primeiros lugares. Albon acabou encostando no muro, Mas não teve maiores prejuízos.

Bottas já colocava uma bela vantagem para Hamilton. Vettel vinha longe em 3º. Quem vivia dificuldades era Verstappen, que não conseguia passar o piloto mexicano da Racing Point nas primeiras voltas. Mesmo com o DRS o piloto da Red Bull não conseguia a ultrapassagem.

Quem não vinha bem, Era Daniil Kvyat que perdia muitas posições. Em 5 voltas ele estava em 12ºlugar atrás de Alexander Albon O piloto Russo foi para os Boxes assim como o Alemão Nico Hulkenberg.

Verstappen conseguiu finalmente passar Perez e recuperar o 4ºlugar, Já Charles Leclerc superou Norris e no Começo da 7ªVolta superou Perez passando para o 5ºlugar. Após 7 Voltas, Bottas vinha 3.5 segundos a frente de Hamilton e 10 segundos a frente de Vettel. Se nada der errado a corrida era dos pilotos da Mercedes.

Perez vinha segurando os pilotos da Mclaren. Enquanto isso, Albon tinha pressionando Ricciardo Disputando o 10ºlugar. Um pouco mais atrás vinha Pierre Gasly da Red Bull, Isso já na 8ªVolta. 5 Pilotos já tinha parado após a 8ªVolta da prova.

Na Entrada da 10ª, Leclerc sem qualquer dificuldade passou Verstappen e assumiu o 4ºlugar. Ao mesmo tempo, Gasly já vinha em 8ºlugar após passar o Canadense Lance Stroll.

Na Volta 11 pararam, Perez, Stroll e Ricciardo. O primeiro dos lideres a parar foi Vettel na 12ªVolta, colocando os pneus médios e voltando a frente de Sainz jr. em 5ºlugar.

Bottas foi para a sua primeira e única parada na 12ª para 13ªVolta. Hamilton assume a ponta, Com Leclerc em 2º com a volta mais rápida da prova naquele momento. O Finlandês Voltou em 4ºlugar. Após uma volta na liderança, Hamilton vai para a parada e Leclerc que largou em 8ºlugar assumiu a liderança. Verstappen em 2ºlugar não parou e Bottas em 3º já fez a parada. Hamilton voltou a frente de Vettel que fez a volta mais rápida da prova na mesma 13ªvolta.

Verstappen parou na volta 15 e voltou atrás de Gasly. Ao final das paradas dos líderes a Classificação era Leclerc em primeiro, Com 13 segundos e meio a frente de Bottas, Hamilton vinha em 3º, Com Vettel em 4º Gasly em 5º(Ainda não vinha parado) e Verstappen. Leclerc e Gasly estavam com os pneus médios . Perez vinha em 7º seguidos de Norris, Grosjean (Não fez a parada) e Sainz. No final da 16ªVolta, Hamilton marca 1:46.426, A melhor volta da prova era dele. Na Volta seguinte, Bottas com 1:46.087 dá o troco em cima de Lewis e toma a melhor volta da prova para ele.

Leclerc via sua diferença diminuir muito. Hamilton volta a fazer a melhor volta da prova, Com 1:45.867. Os dois pilotos da Mercedes disputavam volta a volta o ponto da melhor volta da corrida, A diferença entre os 2 era de 2.5 segundos. Leclerc, Gasly e Grosjean ainda não tinham parado aos boxes.

Na Volta 21, Verstappen toma a melhor volta das mãos de Hamilton e abaixa o tempo para 1:45.5 seg. Vinha tentando tirar os 9.4 segundos de diferença para Sebastian Vettel.

Leclerc vinha perdendo 1 segundo para Bottas que vinha 15 voltas mais desgastados que o finlandês e Hamilton. Agora era hora da Ferrari decidir ou colocar os pneus mais duros ou colocar os mais moles e depois se arrastar na pista no final da prova, Já que os pneus não iriam resistir até o final com o mesmo desempenho. Verstappen com a volta de 1:45.3 vinha cada vez mais e mais se consolidando o ponto da volta mais Rápida na 23ªVolta.

Grosjean, Junto de Gasly e Leclerc ainda não tinham ido para os boxes. O piloto da Haas acabou passando reto, perdendo posição para Ricciardo, Raikkonen e depois na grande reta para Hulkenberg e Giovinazzi. Já era hora de parar para o piloto da Haas.

Raikkonen que largou dos boxes vinha aos pouco recuperando terreno, na Volta 27 passou Kevin Magnussen e assumiu o 13ºlugar. Tanto a Haas como ao desempenho de Nico Hulkenberg que vinham caindo pelas tabelas, Só apenas a frente dos pilotos da Williams e de Grosjean.

A 22 Voltas do final, Leclerc tinha apenas 1.7 segundos de frente para Bottas. Estava na cara que a Ferrari tinha errado feio na tática do piloto monegasco. A possibilidade de um bom resultado para Leclerc estava ficando mais distante a cada volta com os pneus gastos.

Leclerc, Bottas e Hamilton estavam bem próximos na 31ªvolta, A Ultrapassagem era inevitável e na reta dos Boxes na 32ªvolta O finlandês assumiu a liderança. Ao mesmo tempo, Ricciado foi passar Kvyat e acabou passando reto, O russo ao tentar virar a curva foi bloqueado pelo Australiano. Depois disso, O piloto da Renault deu uma de barbeiro e bateu no piloto da Toro Rosso e voltou a pista, O Russo voltou também a prova. Porém ambos ficaram bem lá atrás e com seus carros danificados.

Verstappen melhora cada vez mais e mais seu desempenho, Sua melhor volta da prova baixou para 1:45.081. Hamilton passou Leclerc na 33ªVolta, Sem ritmo para continuar com esses pneus, Leclerc acabou indo para os boxes na volta 35. Lá atrás, Tanto Daniel Ricciardo como Daniil Kvyat acabaram abandonando a prova, Os comissários resolveram investigar o caso depois da corrida.

Ao volta dos boxes, O Monegasco demorou tempo demais para passar Gasly (Que ainda não tinha parado nos boxes), E se o plano era voar  na pista, Já tinha perdido 2 segundos em relação aos líderes. Enquanto isso na disputa pelo 7ºlugar, Perez vinha segurando Norris e Sainz jr. com um carro menos eficiente do que o carro da Mclaren, Que parece ser um bom carro mesmo para essa temporada.

Verstappen em 4º vinha tirando diferença para Vettel. Na Volta 39, Gasly se arrastava na pista e acabou encostando em uma área de escape. Mesmo fora de perigo a FIA acionou o Safety Car Virtual, A principio não precisava, Mas no risco de que poderia um outro piloto passar reto naquele outro ponto o Safety Car poderia ter sido necessário. Max Verstappen com 1:44.794 estava mais próximo do ponto extra e também de Vettel. Grosjean foi mais um piloto a Abandonar a corrida, Um péssimo final de semana para ele e para a equipe Haas, Que ainda tinha Kevin Magnussen em 13ºlugar.

No metade da 41ªVolta o Safety Car Virtual foi desligado, A Corrida voltava ao Normal. Verstappen que estava ansioso para aproximar de Vettel escorregou na curva anterior a curva do Castelo e quase não encontrou o muro, Apesar disso ele vinha 2.3 segundos atrás de Vettel e ainda tinha chance para brigar pelo pódio a 10 voltas do final.

Leclerc em 5º não conseguia melhorar sua melhor volta. Vettel no entanto estava tentando se aproximar de Hamilton, Mas os dois pilotos da Mercedes estavam sólidos na liderança, Pelo menos o alemão conseguia aumentar a diferença para Verstappen.

Na Volta 45, Bottas pulverizou a volta mais rápida de Verstappen e passou a ter o ponto da volta mais rápida com 1:44.481 e ainda por cima mandou o recado para Hamilton que a vitória estava nas mãos dele.

A Partir dai, Hamilton começou um ataque final em cima de seu companheiro de equipe. Valtteri Bottas nas voltas finais sofreu a pressão de Lewis Hamilton, que voava nas retas, mas nos textos de curvas o finlandês andou como nunca para sempre manter uma distância minimamente segura.

A corrida se decidiu na penúltima volta, Quando Hamilton escorrega na entrada da grande reta perdendo tempo e Bottas acabou pegando o vácuo de George Russell e abriu um pouco mais de 1 segundo e meio. O Suficiente para levar seu carro com tranquilidade para a segunda vitória na Temporada. O Finlandês volta a liderança do campeonato. Só que o ponto da melhor volta da prova não ficou com ele. Na penúltima volta, Leclerc conseguiu a melhor volta, 1:43.009 na Penúltima volta da prova e ficou com o ponto extra.

Lewis Hamilton acabou a prova em segundo lugar e esta a apenas 1 ponto atrás no Mundial de Pilotos. O pódio foi completado mais uma vez pelo Alemão Sebastian Vettel, Que mesmo tendo atuações burocráticas subiu na classificação dos pilotos para o 3ºlugar com 52 pontos. Max Verstappen, Terminou outra vez em 4ºlugar, se aproveitando de erros da Ferrari já conquistou mais pontos do que era possível conquistar na expectativa da equipe.

Charles Leclerc foi prejudicado pela tática da Ferrari, Acabou tendo o ponto da melhor volta como um prêmio de Consolação com o 5ºlugar.

Sergio Perez, Não teve a sorte do Safety car para ganhar o 3ºpódio em Baku, Mas o seu trabalho ele fez. Com menos carro acabou a prova em 6ºlugar, A Frente de Carlos Sainz jr. que marcou seus primeiros pontos do ano com o 7ºlugar e de Lando Norris que fez uma segunda parada e tentou ganhar o ponto da melhor volta, Porém a Mclaren não tem ainda um carro a altura para fazer esse feito. O piloto inglês também foi muito bem no final de semana como num todo, Sem passar uma vez fora do traçado. (Área de Escape)

Os dois pilotos que fecham a zona de pontuação foram Lance Stroll que pontua pela 3ªVez nesse circuito e Kimi Raikkonen que largou do pit Lane e acabou com o 10ºlugar, Empatando em 6ºlugar no mundial de pilotos com Sergio Perez que ganha no desempate de Gasly e do próprio Homem de Gelo.

Boa prova de Albon, mas o 11ºlugar acaba deixando a equipe de fora dos pontos pela primeira vez na temporada. Como também foi boa o final de semana de Antonio Giovinazzi, Finalmente o Italiano se encontrou e teve uma apresentação aceitável com sua Alfa Romeo.

Agora, Os 4 últimos da corrida foram muito mal: Kevin Magnussen ainda dá para contar que o carro Haas parece ser um carro mal nascido e não parece dar mostras de melhora. Agora Nico Hulkenberg foi bem mal o final de semana inteiro terminado só a frente de Russell e de Kubica.

Robert Kubica tomou uma punição, Um Drive Through e acabou fechando mais uma vez a prova, Em 16ºlugar, a mais de 40 segundos atrás de Russell. Depois de exibições ruins como essas será que vale a pena correr na formula 1 para fechar Grid para o Kubica? Com um carro tão ruim como esse.

Daqui a 2 semanas teremos a 5ªEtapa do Campeonato, No tradicional circuito da Catalunha. Na Espanha a Mercedes busca a 5ªvitória e a Ferrari precisa reagir ou poderá ver realmente apenas a Mercedes disputar o título de pilotos e de conquistar sem qualquer problema o mundial de construtores.

Fotos:

Resultado Final
GP do Azerbaijão

posPilotosEquipeChassiMotorVoltasTempo
177Valtteri BottasMercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+511:31:52.942
244Lewis HamiltonMercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+51a 1.524s
35Sebastian VettelScuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 06451a 11.739s
433Max VerstappenAston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H51a 17.493s
516Charles LeclercScuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 06451a 1:09.107s
611Sergio PerezSportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes51a 1:16.416s
755Carlos SainzMcLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 1951a 1:23.826s
84Lando NorrisMcLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 1951a 1:40.268s
918Lance StrollSportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes51a 1:43.816s
107Kimi RäikkönenAlfa Romeo RacingC38Ferrari 06450a 1 volta
1123Alexander AlbonRed Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H50a 1 volta
1299Antonio GiovinazziAlfa Romeo RacingC38Ferrari 06450a 1 volta
1320Kevin MagnussenRich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 06450a 1 volta
1427Nico HulkenbergRenault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 1950a 1 volta
1563George RussellROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+49a 2 voltas
1688Robert KubicaROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+49a 2 voltas
x10Pierre GaslyAston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H38Motor
x8Romain GrosjeanRich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 06438Abandono
x26Daniil KvyatRed Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H33Acidente
x3Daniel RicciardoRenault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 1931Acidente

Melhores Voltas de cada Piloto

posPilotosEquipeChassiMotorMelhor VoltaNºda Volta
116Charles LeclercScuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 0641:43.00950
277Valtteri BottasMercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+1:44.02450
344Lewis HamiltonMercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+1:44.16648
45Sebastian VettelScuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 0641:44.62946
533Max VerstappenAston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H1:44.79439
64Lando NorrisMcLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 191:45.39443
711Sergio PerezSportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes1:45.52449
810Pierre GaslyAston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H1:45.71234
923Alexander AlbonRed Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H1:45.75449
1055Carlos SainzMcLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 191:45.80743
1199Antonio GiovinazziAlfa Romeo RacingC38Ferrari 0641:45.96945
1218Lance StrollSportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes1:46.00938
137Kimi RäikkönenAlfa Romeo RacingC38Ferrari 0641:46.47948
1420Kevin MagnussenRich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 0641:46.68242
153Daniel RicciardoRenault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 191:46.76729
1663George RussellROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+1:47.25142
1727Nico HulkenbergRenault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 191:47.40743
1826Daniil KvyatRed Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H1:47.68128
1988Robert KubicaROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+1:47.70945
208Romain GrosjeanRich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 0641:48.51733

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Red Bull/Racing Point/Mclaren/Alfa Romeo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *