Bottas conquista vitória de ponta a ponta na abertura confusa de temporada na Áustria

Após 71 voltas e com mais quebras do que disputas a primeira prova do campeonato de Formula 1 aconteceu em Spielberg.  Diferente do que se imaginava do favoritismo de Lewis Hamilton, Valtteri Bottas acabou de ponta a ponta, conquistando a vitória na abertura do campeonato. Uma corrida com muitos pilotos sofrendo de falhas técnicas dos seus carros.

Bottas largou bem e manteve a liderança, Norris tentou passar Verstappen que segurou o segundo lugar, Igualmente com Albon que segurou Hamilton. Ainda nos primeiros momentos, Perez superou Leclerc ganhando o 6ºlugar.

Alexander Albon na terceira volta passou Norris e assumiu o terceiro lugar, na volta seguinte foi à vez de Hamilton superar o piloto da Mclaren. O Campeão do Mundo vai para a 4ªposição. Bottas estava a 2.3 segundos a frente de Verstappen. (Com a tática de pneus diferente dos primeiros colocados)

Hamilton chegou pra cima de Albon enquanto que Perez chega em cima de Norris, brigas pelo 3º e 5ºlugares nas primeiras voltas. O Tailandês resistiu a pressão de Lewis até a 9ªVolta, O Britânico passou para o terceiro lugar.

Hamilton teria Verstappen pela frente para chegar em Bottas, mas tudo foi facilitado a sua vida, Pois na volta 11, o carro de Holandês fica lento e se arrasta para os boxes e deixa a corrida. Seria o primeiro a sofrer com falhas de equipamento.

Vettel tentava passar Stroll (Que começava a ter problemas de motor) mas sofria pressão de Daniel Ricciardo da Renault. A sorte do piloto da Ferrari foi que o principal piloto da Renault acabou tendo problemas e acabou deixando a corrida na 18ªvolta.

Ao mesmo tempo que Vettel supera Stroll ganhando o 8ºlugar. Foi nesse momento que os problemas de motor de Stroll se intensificaram, Na volta seguinte, Gasly e Kvyat superaram o piloto da Racing Point, que logo iria para os boxes para abandonar na 21ªVolta. Na mesma volta, Grosjean rodou e acabou tendo de ir para os boxes. Seria a primeira parada da temporada.

Bottas continuava na frente, mas começava a ver sua vantagem cair volta após volta. Hamilton vinha tirando o prejuízo de ter sido punido em 3 posições, após não diminuído a velocidade no final do treino quando Bottas saiu da pista e a bandeira amarela foi acionado em um setores do circuito.

Na 26ªVolta, Ocon estava tentando passar Magnussen e acaba conseguindo na curva 3, ao mesmo tempo que os freios de Kevin Magnussen falha e acaba com a corrida do piloto da Haas, que estava indo numa prova bastante razoável. Apesar de ficar em um local seguro, a direção de prova acionou o safety car pela primeira vez. Todos os pilotos todos se aproveitaram para fazerem a parada e colocarem pneus mais duros, com exceção de Sergio Perez que arriscou colocar pneus médio com 27 voltas completadas. Um pneu duro aguentar 44 voltas era possível, mas um médio aguentar 44 voltas iria ser mais difícil.

Após a retirada do carro do dinamarquês a relargada acontece na 32ªVolta, Bottas continua na frente de Hamilton. Já mais atrás, Leclerc lutou e conseguiu manter a frente de Sainz, Já Vettel tentou passar o piloto da Mclaren, mas foi uma manobra afobada e mal sucedida, Vettel acabou rodando para não bater em Sainz e acabou caindo para o último lugar.

Na volta seguinte, Bottas marcou a melhor volta da prova e ganhou folego sobre Hamilton. Enquanto isso, Perez superou Norris e ganhou o 4ºlugar. Voltas depois, Leclerc chegou a se aproximar de Norris abrindo disputa pela 5ªposição. A Mercedes tinha corrida na mão e Hamilton iria para cima de Bottas. Porém, A equipe por rádio avisou dos problemas no sensor dos dois carros e que ambos não poderiam usar as zebras. Hamilton pediu para usar a potência extra, mas a equipe negou o pedido.

Segundo a Mercedes, o carro do Bottas estava pior do que o carro de Lewis Hamilton, mas o piloto Finlandês não estava se importando com a informação, estava usando a zebra para fugir do companheiro de equipe. Já na parte intermediária, Esteban Ocon vinha tentando passar Danill Kvyat, uma boa briga valendo o 9ºlugar entre a Alpha Tauri e a Renault.

Na 47ªVolta, Bottas estava 1.7 segundos a frente de Hamilton. Já Albon em 3º estava longe dos pilotos da Mercedes e com uma vantagem de 2 segundos sobe Perez, que estava tentando chegar em cima do Tailandês. Norris abriu 3 segundos de Leclerc e se consolidava o 5ºlugar. A prova parecia que vinha tranquila para o final, até que Grosjean erra pela segunda vez, com problemas de câmbio, o francês deixaria a prova. Mas não foi esse abandono que provocou a entrada do safety car, que foi acionado devido ao abandono de George Russell, com problemas no motor, o piloto da Williams encosta o carro na área de escape entre as curvas 5 e 6, na 51ªVolta.

Essa nova bandeira amarela fez com que Albon, Leclerc, Norris, Kvyat, Raikkonen, Vettel e Latifi fosse para os boxes fazerem uma nova parada. Sainz fez isso na 53ªvolta. Bottas, Hamilton e Perez estavam nas 3 primeiras posições com os pneus de 25 voltas de desgaste, enquanto que Albon com os pneus macios novos estava com a chance até mesmo de vencer sua primeira prova na vida.

Na volta 55, tivemos nova relargada, com Bottas e Hamilton mantiveram suas posições, Perez escorrega e Albon se aproveita e passa para o 3ºlugar. Eis que o pneu dianteiro de Raikkonen se solta ainda antes da relargada e o finlandês acaba por encostar na reta dos boxes. Novamente o Safety Car entrava na pista.

A Tensão aumentava muito, restaria poucas voltas para reiniciar a prova. A 11 voltas do final a relargada é dada, Albon vai para cima de Hamilton, vai por fora na curva 4 e quando parecia que iria conseguir a ultrapassagem, acaba tocado pelo campeão do mundo e vai para a caixa de brita. Isso fez com que os comissários investigarem o caso. Enquanto isso, Bottas abria 1.5 segundos na liderança.

Mais atrás, Sainz jr. passou Gasly e assumiu o 6ºlugar na 63ªVolta. Na volta seguinte, Leclerc supera Norris e ganha o 4ªposição, Passando a mirar Perez e o pódio. Enquanto que Vettel foi superado pelo Giovinazzi correndo risco de se quer pontuar, na 11ªposição a poucas voltas do final. Perez acabou sendo superado por Leclerc, o 3ºlugar do Monegasco já estava sendo lucro para a Ferrari.

A Direção de prova decidiu pela punição de 5 segundos a Hamilton, consideraram Lewis culpado pelo incidente que vitimou Albon. Outra punição de 5 segundos foi dada a Sergio Perez por exceder limite de velocidade nos boxes. Com isso, Leclerc que tinha uma missão muito difícil estava com o segundo lugar nas mãos e Perez tinha o pódio na mão, eu falei tinha. Já que Norris que resistiu a um feroz ataque de Sainz jr. e foi para o ataque em cima de Perez, superando o piloto da Racing Point subindo para o 4ºlugar.

Albon com problemas e Kvyat com quebra na sua suspensão abandonaram nas voltas finais. Com apenas 11 pilotos ao final da prova. A vitória ficou com Valtteri Bottas, que de ponta a ponta acabou vencendo pela segunda vez na Áustria e pela 8ªVez na carreira. Repetindo ano passado onde venceu o GP da Austrália.

A se destacar Charles Leclerc, com um carro sem condições acabar a prova em 2ºlugar, uma corrida sem erros do monegasco. Lewis Hamilton cruzou em segundo, mas foi insuficiente para o inglês manter seu lugar no pódio. Numa última volta sensacional, Lando Norris acabou fazendo a melhor volta da prova e de quebra acabou ficando com o pódio herdado pela punição a Lewis Hamilton. Foi o primeiro pódio do piloto inglês e o segundo pódio da Mclaren nas últimas 3 corridas. Uma mostra de ressurgimento da equipe de Woking.

Lewis Hamilton acabou sem o pódio, com o 4ºlugar. Se não tivesse as ocorrências dos Safety Car teria sido no mínimo 2º, até mesmo ter conseguido a vitória, mas imponderáveis da corrida acabaram por comprometer o final de semana de Lewis. Carlos Sainz jr. também foi beneficiado por punição e acabou com o 5ºlugar, superando Sergio Perez que perdeu a chance de marcar o 8ºpódio da carreira. O Mexicano ficou com o 6ºlugar.

Pierre Gasly acabou em 7ºlugar, uma corrida correta do piloto da Alpha Tauri que mostrou ter um equipamento competitivo para o campeonato. Esteban Ocon teve uma prova muito da discreta, mas acabou salvando o final de semana da Renault, que pode fazer um bom campeonato. O Francês ficou em 8º.

Antonio Giovinazzi acabou levando a Alfa Romeo ao 9ºlugar, as expectativas não eram nada boas, mas os 2 pontos do piloto italiano aliviam, ou melhor, mascaram o trabalho ruim da equipe italiana. Pior mesmo ficou Sebastian Vettel, Chegando em 10ºlugar por causa das ocorrências no final, pior foi o erro cometido por ele na metade da prova. O ano de 2020 parece ser mais um capitulo do inferno astral que vive o tetracampeão do Mundo.

Nicholas Latifi fez o que era possível com o Williams e por muito pouco esse possível levou o canadense a marcar pontos na sua estreia na Formula 1. Kvyat e Albon foram classificados em 12º e 13ºlugares por completarem 90% da corrida.

Semana que vem teremos no mesmo Red Bull Ring, a prova de Estíria. 2ªEtapa da Formula 1 em 2020.

Fotos:

Resultado final do GP da Áustria

posPilotoEquipeChassiMotorTempoGrid
177Valtteri Bottas Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W11Mercedes-AMG F1 M111:30:55.7391
216Charles Leclerc Scuderia FerrariSF1000Ferrari 065a 2.700s7
34Lando Norris McLaren F1 TeamMCL35Renault E-Tech 20a 5.491s3
444Lewis Hamilton Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W11Mercedes-AMG F1 M11a 5.689s5
555Carlos Sainz McLaren F1 TeamMCL35Renault E-Tech 20a 8.903s8
611Sergio Perez BWT Racing Point F1 TeamRP20BWT Mercedesa 15.092s6
710Pierre Gasly Scuderia AlphaTauri HondaAT01Honda RA620Ha 16.682s12
831Esteban Ocon Renault DP World F1 TeamR.S.20Renault E-Tech 20a 17.456s14
999Antonio GiovinazziAlfa Romeo Racing ORLENC39Ferrari 065a 21.146s18
105Sebastian Vettel Scuderia FerrariSF1000Ferrari 065a 24.545s11
116Nicholas Latifi Williams RacingFW43Mercedes-AMG F1 M11a 31.650s20
1226Daniil Kvyat Scuderia AlphaTauri HondaAT01Honda RA620Ha 4 voltas13
1323Alexander Albon Aston Martin Red Bull RacingRB16Honda RA620Ha 4 voltas4
147Kimi RäikkönenAlfa Romeo Racing ORLENC39Ferrari 065a 18 Voltas19
1563George Russell Williams RacingFW43Mercedes-AMG F1 M11a 22 Voltas17
168Romain Grosjean Haas F1 TeamVF-20Ferrari 065a 22 Voltas15
1720Kevin Magnussen Haas F1 TeamVF-20Ferrari 065a 47 Voltas16
1818Lance Stroll BWT Racing Point F1 TeamRP20BWT Mercedesa 51 voltas9
193Daniel Ricciardo Renault DP World F1 TeamR.S.20Renault E-Tech 20a 54 voltas10
2033Max Verstappen Aston Martin Red Bull RacingRB16Honda RA620Ha 60 Voltas2

Melhor volta de cada piloto – A volta mais rápida rendeu 1 ponto para Lando Norris

posPilotoEquipeChassiMotorTempoVolta
14Lando Norris McLaren F1 TeamMCL35Renault E-Tech 201:07.47571ªVolta
277Valtteri Bottas Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W11Mercedes-AMG F1 M111:07.65768ªVolta
344Lewis Hamilton Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W11Mercedes-AMG F1 M111:07.71267ªVolta
416Charles Leclerc Scuderia FerrariSF1000Ferrari 0651:07.90164ªVolta
555Carlos Sainz McLaren F1 TeamMCL35Renault E-Tech 201:07.97463ªVolta
611Sergio Perez BWT Racing Point F1 TeamRP20BWT Mercedes1:08.30563ªVolta
723Alexander Albon Aston Martin Red Bull RacingRB16Honda RA620H1:08.43250ªVolta
85Sebastian Vettel Scuderia FerrariSF1000Ferrari 0651:08.62371ªVolta
999Antonio GiovinazziAlfa Romeo Racing ORLENC39Ferrari 0651:08.79670ªVolta
1031Esteban Ocon Renault DP World F1 TeamR.S.20Renault E-Tech 201:08.93264ªVolta
1110Pierre Gasly Scuderia AlphaTauri HondaAT01Honda RA620H1:09.02564ªVolta
127Kimi RäikkönenAlfa Romeo Racing ORLENC39Ferrari 0651:09.03148ªVolta
1326Daniil Kvyat Scuderia AlphaTauri HondaAT01Honda RA620H1:09.13550ªVolta
1463George Russell Williams RacingFW43Mercedes-AMG F1 M111:09.31749ªVolta
1533Max Verstappen Aston Martin Red Bull RacingRB16Honda RA620H1:09.3515ªVolta
166Nicholas Latifi Williams RacingFW43Mercedes-AMG F1 M111:09.66263ªVolta
178Romain Grosjean Haas F1 TeamVF-20Ferrari 0651:10.22846ªVolta
1818Lance Stroll BWT Racing Point F1 TeamRP20BWT Mercedes1:10.3264ªVolta
193Daniel Ricciardo Renault DP World F1 TeamR.S.20Renault E-Tech 201:10.6108ªVolta
2020Kevin Magnussen Haas F1 TeamVF-20Ferrari 0651:10.72023ªVolta

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Red Bull/Racing Point/Mclaren/Renault/Alpha Tauri/Haas/Alfa Romeo/Williams

Deixe uma resposta