A Ferrari tinha o total favoritismo para conquistar a pole position no Circuito Urbano de Baku, Porém a pole acabou nas mãos de Valtteri Bottas da Mercedes, Sem chamar atenção o final de semana inteiro. Foi a segunda pole do Finlandês nessa temporada, Com a Mercedes de Lewis Hamilton completando a primeira fila.
No Q1, se esperava que nem Giovinazzi e Gasly entrassem na pista devido às punições que eles tiveram. (Giovinazzi por ter trocado a central eletrônica do seu carro e Gasly por ter violado o Regulamento ao não pesar seu carro no 2ºtreino livre) Porém, ambos foram para a pista. Giovinazzi classificou e bem para o Q2 e Gasly em sua única volta rápida marcou o melhor tempo do Q1. A Volta mais rápida para o francês certamente para tentar motivar o Francês que esta sendo muito criticado nesse começo de temporada.
Dos principais pilotos, Enquanto Leclerc e Bottas classificaram de forma mais fácil, Hamilton e Vettel tiveram um pouco mais de dificuldade, mas nada que pudesse colocar em risco a vaga deles para o Q2. Os últimos minutos, Os dois pilotos da Renault estavam eliminados, Hulkenberg e Ricciardo partiram para uma última tentativa. O Alemão não conseguiu melhorar, Apenas Ricciardo conseguiu melhorar o tempo, Suficiente para ficar em 15ºlugar e jogar Stroll para a lista de eliminados.
Um acidente de Robert Kubica na curva do castelo acabou com o Q1, O Polonês errou feio ao bater no muro interno e por consequência bater no muro de espuma. Com os danos nesse muro, a classificação demora mais um menos meia hora. OS eliminados do Q1 foram: Stroll (Racing Point), Grosjean (Haas), Hulkenberg (Renault), Russell (Williams), Kubica (Williams).
Resultado do Q1:
pos | nº | Pilotos | Equipe | Chassi | Motor | Tempo |
1 | 10 | Pierre Gasly | Aston Martin Red Bull Racing | RB15 | Honda RA619H | 1:41.335 |
2 | 16 | Charles Leclerc | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF90 | Ferrari 064 | 1:41.426 |
3 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes AMG Petronas Motorsport | F1 W10 EQ Power+ | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:41.614 |
4 | 33 | Max Verstappen | Aston Martin Red Bull Racing | RB15 | Honda RA619H | 1:41.727 |
5 | 55 | Carlos Sainz | McLaren F1 Team | MCL34 | Renault E-Tech 19 | 1:41.936 |
6 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes AMG Petronas Motorsport | F1 W10 EQ Power+ | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:42.026 |
7 | 5 | Sebastian Vettel | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF90 | Ferrari 064 | 1:42.042 |
8 | 7 | Kimi Räikkönen | Alfa Romeo Racing | C38 | Ferrari 064 | 1:42.059 |
9 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo Racing | C38 | Ferrari 064 | 1:42.140 |
10 | 23 | Alexander Albon | Red Bull Toro Rosso | STR14 | Honda RA619H | 1:42.154 |
11 | 11 | Sergio Perez | SportPesa Racing Point F1 Team | RP19 | BWT Mercedes | 1:42.249 |
12 | 26 | Daniil Kvyat | Red Bull Toro Rosso | STR14 | Honda RA619H | 1:42.324 |
13 | 4 | Lando Norris | McLaren F1 Team | MCL34 | Renault E-Tech 19 | 1:42.371 |
14 | 20 | Kevin Magnussen | Rich Energy Haas F1 Team | VF-19 | Ferrari 064 | 1:42.382 |
15 | 3 | Daniel Ricciardo | Renault F1 Team | R.S.19 | Renault E-Tech 19 | 1:42.486 |
16 | 18 | Lance Stroll | SportPesa Racing Point F1 Team | RP19 | BWT Mercedes | 1:42.630 |
17 | 8 | Romain Grosjean | Rich Energy Haas F1 Team | VF-19 | Ferrari 064 | 1:43.407 |
18 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault F1 Team | R.S.19 | Renault E-Tech 19 | 1:43.427 |
19 | 63 | George Russell | ROKiT Williams Racing | FW42 | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:45.062 |
20 | 88 | Robert Kubica | ROKiT Williams Racing | FW42 | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:45.455 |
Após esse tempo todo, Foi-se iniciado o Q2.
Os pilotos da Mercedes partiram para as 2 primeiras posições, Já Leclerc fez uma ótima estratégia de usar os pneus médios, Aliado a um ótimo tempo que marcou ele já poderia ir aos boxes e esperar o Q3. Já Vettel não poderia fazer isso, Ele fez um tempo ruim e estava de fora do Q3.
Max Verstappen marcou o melhor tempo e dai a Red Bull colocou uma pulga atrás da orelha de todo mundo, Será que Verstappen escondeu o jogo e iria disputar a pole position?
Porém, Leclerc era um sério candidato a pole. Até que aos 7 minutos e 40 do final do Q2 o Monegasco foi para o muro na curva do Castelo (No mesmo lugar que Kubica) Por ai seu treino havia terminado. A nova bandeira vermelha acionada para o conserto do muro e a retirada do carro da Ferrari.
A preocupação era agora o horário, O Sol já começava a baixar e poderia até ter problemas de visualização dos pilotos no final do Treino.
Depois de uns 20 minutos, A pista é liderada para o restante do Q2, Vettel estava sendo um dos eliminados junto de Albon, Ricciardo e Giovinazzi. Gasly decidiu ficar nos boxes sem marcar tempo.
O Desespero do Vettel acabou com ele marcando o 7ºtempo, só que sua volta estava longe de ser uma boa volta. O Alemão e os outros pilotos que estavam na parte de trás fizeram uma volta mais lenta para esfriar os pneus e foram para uma nova tentativa. Nessa volta tentativa, Vettel subiu para o 5ºlugar, Norris subiu para o 8ºlugar e Giovinazzi acabou levando sua Alfa Romeo para o Q3, Tirando Sainz jr. do 10ºlugar e da classificação a parte final da Classificação.
Os outros eliminados foram: Ricciardo que chegou a ficar em 11ºlugar, Albon que bateu no muro no final do Q2, (Mesma coisa aconteceu com Danill Kvyat, com uma batida mais forte) Kevin Magnussen da Haas (Equipe vive mesmo um momento ruim) e Gasly que vai largar dos boxes.
Classificação do Q2:
pos | nº | Pilotos | Equipe | Chassi | Motor | Tempo |
1 | 33 | Max Verstappen | Aston Martin Red Bull Racing | RB15 | Honda RA619H | 1:41.388 |
2 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes AMG Petronas Motorsport | F1 W10 EQ Power+ | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:41.500 |
3 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes AMG Petronas Motorsport | F1 W10 EQ Power+ | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:41.580 |
4 | 11 | Sergio Perez | SportPesa Racing Point F1 Team | RP19 | BWT Mercedes | 1:41.870 |
5 | 33 | Max Verstappen | Aston Martin Red Bull Racing | RB15 | Honda RA619H | 1:41.388 |
6 | 16 | Charles Leclerc | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF90 | Ferrari 064 | 1:41.995 |
7 | 7 | Kimi Räikkönen | Alfa Romeo Racing | C38 | Ferrari 064 | 1:42.082 |
8 | 4 | Lando Norris | McLaren F1 Team | MCL34 | Renault E-Tech 19 | 1:42.084 |
9 | 26 | Daniil Kvyat | Red Bull Toro Rosso | STR14 | Honda RA619H | 1:42.221 |
10 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo Racing | C38 | Ferrari 064 | 1:42.381 |
11 | 55 | Carlos Sainz | McLaren F1 Team | MCL34 | Renault E-Tech 19 | 1:42.398 |
12 | 3 | Daniel Ricciardo | Renault F1 Team | R.S.19 | Renault E-Tech 19 | 1:42.477 |
13 | 23 | Alexander Albon | Red Bull Toro Rosso | STR14 | Honda RA619H | 1:42.494 |
14 | 20 | Kevin Magnussen | Rich Energy Haas F1 Team | VF-19 | Ferrari 064 | 1:42.699 |
No Q3, O Provável favoritismo de Vettel começou a ir para o espaço, Na primeira tentativa dos pilotos, Hamilton colocou 4 décimos de frente para Vettel e Bottas. Uma vantagem muito grande e uma assombrosa realidade da Ferrari que se via brigando pela pole com seus dois pilotos e que na metade do Q3 via apenas Vettel na disputa.
Situação que piorou quando Verstappen fez sua segunda volta e acabou anotando o segundo tempo, A 366 milésimos atrás de Lewis. O Treino do piloto Holandês acabou ai, Enquanto que Kvyat acabou a 2 minutos e 45 do final subiu para o 6ºlugar. A Suspensão do Carro da Toro Rosso pareceu não ter sofrido prejuízos fatais.
A menos de 3 minutos do final, todo mundo foi para a pista para uma última tentativa. Vettel tentou de tudo, Chegou a fazer a primeira melhor parcial, Porém acabou ficando a 94 milésimos do tempo de Hamilton.
A disputa da pole ficou entre Hamilton e Bottas. O Finlandês fez 2 bons setores e o melhor 3ºsetor, O que foi decisivo para marca 1:40.495. Hamilton fez o 2º e 3º melhores setores, Mas o setor 1 acabou deixando a desejar e fez o líder do campeonato ficar a 59 milésimos atrás. Bottas confirmou a segunda pole position da Temporada, Vai buscar a vitória que ele perdeu nas voltas finais da etapa do Ano passado.
Lewis Hamilton larga em 2º e mais uma vez a Mercedes domina a primeira fila. Na segunda fila, Largam Sebastian Vettel com a Ferrari. Muita frustração da equipe italiana! Max Verstappen acabou herdando a posição que seria naturalmente do Leclerc e acaba largando na 2ªFila, em 4ºlugar.
Na terceira fila, Dois pilotos de equipes intermediárias que foram muito bem. Sergio Perez com a Racing Point mostrou porque é um dos melhores pilotos em Baku e do Porque dos 2 pódios. (2016 e 2018) E Daniil Kvyat, que levou a Toro Rosso ao melhor grid da temporada e se depender de velocidade tem tudo para fazer sua melhor corrida nos últimos 3 anos.
Na Quarta fila, largam Lando Norris com a Mclaren e Kimi Raikkonen com a Alfa Romeo. Apesar do 8ºlugar de Giovinazzi a posição de largada do piloto Italiano será a 17ªposição. O Desempenho do piloto Inglês mais uma vez impressiona, Foi um dos pouquíssimos pilotos que não parece ter errado ou passado reto nas Áreas de Escape de Baku. Completam os 10 primeiros colocados: Charles Leclerc com a Ferrari e Carlos Sainz jr. com a Mclaren.
Amanhã, As 9 da manhã será dada a largada do GP do Azerbaijão, Prometendo muitas emoções e muitas confusões (Assim como foi em 2017 e 2018) Será que a Mercedes vai emplacar uma 4ªVitória na temporada e se manter invicta ou teremos uma surpresa?
Fotos:
Grid de Largada:
GP do Azerbaijão
pos | nº | Pilotos | Equipe | Chassi | Motor | Tempo | nºVoltas |
1 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes AMG Petronas Motorsport | F1 W10 EQ Power+ | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:40.495 | 20 |
2 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes AMG Petronas Motorsport | F1 W10 EQ Power+ | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:40.554 | 21 |
3 | 5 | Sebastian Vettel | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF90 | Ferrari 064 | 1:40.797 | 23 |
4 | 33 | Max Verstappen | Aston Martin Red Bull Racing | RB15 | Honda RA619H | 1:41.069 | 15 |
5 | 11 | Sergio Perez | SportPesa Racing Point F1 Team | RP19 | BWT Mercedes | 1:41.593 | 17 |
6 | 26 | Daniil Kvyat | Red Bull Toro Rosso | STR14 | Honda RA619H | 1:41.681 | 23 |
7 | 4 | Lando Norris | McLaren F1 Team | MCL34 | Renault E-Tech 19 | 1:41.886 | 23 |
8 | 7 | Kimi Räikkönen | Alfa Romeo Racing | C38 | Ferrari 064 | 1:43.068 | 21 |
9 | 16 | Charles Leclerc | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF90 | Ferrari 064 | Sem Tempo | 11 |
10 | 55 | Carlos Sainz | McLaren F1 Team | MCL34 | Renault E-Tech 19 | 1:42.398 | 17 |
11 | 3 | Daniel Ricciardo | Renault F1 Team | R.S.19 | Renault E-Tech 19 | 1:42.477 | 15 |
12 | 23 | Alexander Albon | Red Bull Toro Rosso | STR14 | Honda RA619H | 1:42.494 | 18 |
13 | 20 | Kevin Magnussen | Rich Energy Haas F1 Team | VF-19 | Ferrari 064 | 1:42.699 | 16 |
14 | 18 | Lance Stroll | SportPesa Racing Point F1 Team | RP19 | BWT Mercedes | 1:42.630 | 8 |
15 | 8 | Romain Grosjean | Rich Energy Haas F1 Team | VF-19 | Ferrari 064 | 1:43.407 | 10 |
16 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault F1 Team | R.S.19 | Renault E-Tech 19 | 1:43.427 | 8 |
17 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo Racing | C38 | Ferrari 064 | 1:42.424 | 21 |
18 | 63 | George Russell | ROKiT Williams Racing | FW42 | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:45.062 | 9 |
19 | 88 | Robert Kubica | ROKiT Williams Racing | FW42 | Mercedes M10 EQ Power+ | 1:45.455 | 8 |
20 | 10 | Pierre Gasly | Aston Martin Red Bull Racing | RB15 | Honda RA619H | Sem Tempo | 5 |
Giovinazzi Perdeu 10 posições no Grid de Largada, por ter trocado a central eletrônica do seu carro
Gasly Violou o Regulamento ao não pesar seu carro no 2ºtreino livre e Larga do Pit Lane
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Haas/Ferrari/Mclaren/Toro Rosso/Racing Point