Barreda Bort conquista vitória em estágio do começo da segunda parte da Odisseia, Van Beveren manteve a liderança.

Joan Barreda Bort conquistou sua segunda vitória no Dakar 2018, Uma vitória conquistada de maneira até fácil perante aos seus adversários, Mas uma queda nesse estágio que acabou danificando sua moto e causando danos a sua parte física. Isso poderia até comprometer a sua caminhada no futuro da competição. Essa é uma etapa maratona. Durante essa e a próxima especial os pilotos não podem ter assistência Técnica da equipe. Essa prova foi de La Paz até Uyuni.

No primeiro estágio o piloto Espanhol, conhecido por ser um piloto veloz assumiu a liderança, Com Matthias Walkner de KTM na segunda posição. (47 segundos atrás do piloto da Honda) 6 segundos depois vinha o Francês Xavier de Soultrait (Yamaha) em 3º. Kevin Benavides vinha também 6 segundos atrás de Soultrait. O Piloto Argentino continuava muito bem com sua Honda em 4ºlugar, Toby Price completava os 5 primeiros lugares.

Daniel Nosiglia Jager em seu país começou fazendo muito bonito, 6ºlugar com sua KTM privada a 3 segundos do Campeão de 2016 e piloto oficial da marca Austríaca Toby Price. Stefan Svitko vinha em 7ºlugar com sua KTM privada. 1 segundo atrás, Vinha o francês Johnny Aubert de Gas Gas. Daniel Oliveras Carreras (que continuava a querer aprontar como zebra no Dakar) e Adrien van Beveren completavam os 10 primeiros lugares.

O Argentino Franco Caimi vinha em 11ºlugar com a sua Yamaha. (Já sem chance nenhuma na classificação geral) Seguido do estreante Luciano Benavides, Ricky Brabec, Laia Sanz e Jonathan Barragan.

No segundo setor do Estágio, Barreda Bort manteve a liderança com o Francês Adrien van Beveren (Yamaha) 1 minuto e 54 segundos de distância atrás, Disposto a recuperar a liderança Geral que vinha nas mãos de Kevin Benavides. O Argentino não foi bem na segunda parte do Estágio e caiu para o 13ºlugar, 6 minutos e 39 segundos atrás do seu companheiro de equipe. (No time oficial da Honda)

Daniel Nosiglia Jager vinha em uma impressionante 3ªposição, 2 minutos e 34 segundos atrás do líder. O piloto Bolíviano vinha a frente do Austríaco Matthias Walkner por 35 segundos e 1 minuto e 5 segundos a frente de Xavier de Soultrait com a moto oficial da Yamaha.

Stefan Svitko subiu uma posição, Indo para o 6ºlugar, 9 segundos a frente do norte-americano Ricky Brabec da equipe Honda. Luciano Benavides começava bem no estágio, Subindo do 12º para o 8ºlugar. A frente inclusive de seu irmão Kevin Benavides. Jonathan Barragan (Gas Gas) e Laia Sanz (KTM) completavam os 10 primeiros lugares. Johnny Aubert caiu para o 11ºlugar e o espanhol Oriol Mena, Que vinha muito bem com sua Hero em 12º a 6 minutos e 30 segundos do 1ºlugar. Palbo Quintanilla vinha logo atrás de Kevin Benavides, Na 14ªposição.

Barreda Bort seguia líder no 3ªsetor, Com boa diferença para Van Beveren que colocava a Yamaha no segundo lugar, 1 minuto e 55 segundos atrás de Barreda Bort. Os dois abriram enorme distância para Xavier de Soultrait que vinha em 3ºlugar, 5 minutos e 15 segundos atrás do seu companheiro de equipe na Yamaha. (7 minutos e 10 segundos atrás do líder) 7 segundos depois vinha Stefan Svitko em 4ºlugar. O Bolíviano Daniel Nosiglia Jager perdeu 2 posições, Mas ainda vinha em uma ótima 5ªposição com sua KTM privada (assim como é a KTM do piloto Eslovâquio)

Ricky Brabec vinha em 6ºlugar, 8 minutos e 21 segundos de Barreda Bort com sua Honda. Palbo Quintanilla (Husqvarna) vinha disputando o 7ºlugar. Com 4 segundos de vantagem para Walkner (KTM), Que por sua vez estava 12 segundos a frente de Kevin Benavides em 9ºlugar (Em um estágio de recuperação para manter a liderança na classificação geral) O piloto da Gas Gas Johnny Aubert vinha completando os 10 primeiros lugares.

A se destacar o companheiro de equipe do Francês na Gas Gas, O Espanhol Jonathan Barragan vinha 33 segundos atrás, Em 11ºlugar. Quem vinha muito mal era Toby Price que era apenas o 13ºlugar com sua KTM. A 12 minutos e 34 segundos do líder. Luciano Benavides que vinha em 8ºlugar na geral acabou descendo 10 posições e indo parar no 18ºlugar. (O que é uma posição que ele geralmente estava frequentando nesse Dakar até agora

No 4ªSetor a liderança do Espanhol Joan Barreda Bort para Adrien van Beveren aumenta para 3 minutos e 4 segundos. O piloto da Honda vinha muito forte em busca da vitória e em busca da liderança na classificação geral. Stefan Svitko ultrapassou Xavier de Soultrait, Assumindo a 3ªposição, Com uma diferença de apenas 9 segundos para o piloto Francês. Ambos estabam a mais de 8 minutos do líder.

Pablo Quintanilla vinha em 5ºlugar (9 minutos e 7 segundos atrás de Barreda Bort) O líder na classificação geral Kevin Benavides vinha em 6ºlugar. Quase 10 minutos atrás do líder do estágio e 6 minutos e 47 minutos atrás do Van Beveren. O que levaria o Argentino a perder a liderança na Geral.

Matthias Walkner só apareceu na classificação nesse estágio. Vinha a 10 minutos e 52 segundos atrás de Barreda Boat, Em 7ºlugar. 1 segundo a frente de Ricky Brabec. Daniel Nosiglia Jager caiu para o 9ºlugar e Jonathan Barragan completava os 10 primeiros colocados. 11 segundos a frente de um decepcionante Toby Price com sua KTM.

Johnny Aubert vinha em 12ºlugar com a 2ªGas Gas. Antonie Meo vinha decepcionando mais ainda. Estava em 15ºlugar, 15 minutos e 47 segundos do líder naquele momento.

No 5ºSetor, A Vantagem de Barreda Bort sobe ainda mais para Adrien van Beveren. Ela agora esta em 5 minutos e 21 segundos. O piloto da Yamaha por sua vez tem tranquilos e confortáveis 4 minutos e 29 segundos de distância para o Eslováquio Stefan Svitko que consolidava o 3ºlugar.

Pablo Quintanilla surgia em 4ºlugar com sua Husqvarna, 4 segundos a frente de Xavier de Soultrait. 10 segundos depois vinha o Argentino Kevin Benavides que continua muito atrás do Francês Adrien van Beveren. (6 minutos e 18 segundos) Matthias Walkner continuava em 7ºlugat, Seu companheiro de equipe na KTM, Toby Price deu uma reagida e subiu para o 8ºlugar. Ricky Brabec e Jonathan Barragan fechavam os Top 10. Daniel Nosiglia Jager saiu desse grupo, Vinha em 11ºlugar, 16 minutos e 6 segundos de desvantagem para o líder.

Daniel Oliveras Carreras que fez um estágio 6 brilhante, Vinha em 14ºlugar com 18 minutos e 21 segundos atrás de Barreda Bort. Na frente de Johnny Aubert de Gas Gas e atrás de Antonie Meo com a moto Oficial da KTM.

6ºSetor, Barreda Bort continua líder, Mas começava a ver sua vantagem cair no estágio. O Francês Adrien van Beveren tirou 1 minuto e 21 segundos da desvantagem que ele tinha atrás do piloto da Honda. (Diferença era de 4 minutos nesse momento)  Kevin Benavides subiu para o 3ºlugar, A 9 minutos e 31 segundos do líder e 5 minutos e 31 segundos do Van Beveren. O que ainda daria a liderança de volta para o piloto Francês da Yamaha.

Quintanilla vinha em 4ºlugar, Com Stefan Svitko em 5º e Xavier de Soultrait em 6º já vinham a mais de 10 minutos atrás do líder. Toby Price ganhou o 7ºlugar do Matthias Walkner na briga particular entre os dois pilotos oficiais da KTM (13 segundos entre os 2) Antonie Meo reagiu e acabou subindo para o 9ºlugar (14 minutos e 57 segundos da liderança) e em 10ºlugar continuava o Espanhol Jonathan Barragan com a Gas Gas, 9 segundos a frente de Ricky Brabec com a Honda, Disputando o 10ºlugar.

No Sétimo Setor, Continuava Adrien van Beveren tirando a diferença para o líder Barreda Bort. Vantagem do piloto da Honda foi de 4 para 3 minutos e 55 segundos. Já a diferença entre Van Beveren para Benavides caiu. O Argentino continuava no terceiro lugar com 4 minutos e 12 segundos atrás do piloto da Yamaha.

Xavier de Soultrait e Stefan Svitko vinham disputando o 4ºlugar, A diferença entre o Francês e o Eslováquio era de apenas 2 segundos. Toby Price buscava um bom final de estágio, em 6ºlugar a 9 minutos e 56 segundos do líder e 5 segundos a frente de Quintanilla. Matthias Walkner com a KTM em 8ºlugar. Antonie Meo também de KTM é o 9ºcolocado e Barragan continuava se segurando em 10ºlugar, agora um pouco mais folgado em relação aos ataques de Ricky Brabec. (48 segundos a frente do Norte-Americano)

Daniel Nosiglia Jager já vinha a quase 4 minutos (3 minutos e 53 segundos) em 12ºlugar. Gerard Farres Guell e Daniel Oliveras Carreras vinham em 13º e 14ºlugar com a KTM da Himoinsa e Johnny Aubert vinha em uma discreta 15ªposição.

No penúltimo setor do Estágio, Barreda Bort administrava a sua bela vantagem de 3 minutos e 49 segundos a frente do Francês Adrien van Beveren, Que vinha em disputa com Kevin Benavides para abrir a vantagem necessária para tomar a liderança na classificação geral. Que deu uma bela reagia na parte final foi o Australiano Toby Price que vinha fazendo um estágio medíocre até a metade e que estava em 4ºlugar, Com 9 minutos e 30 segundos atrás do líder e 11 segundos a frente de Xavier de Soultrait em 5º. Pablo Quintanilla vinha em 6ºlugar a 16 segundos atrás.

Stefan Svitko e Matthias Walkner seguiam de perto o piloto Chileno da Husqvarna em 7º e 8ºlugares. Antonie Meo e Jonathan Barragan mantinham em 9º e 10ºlugar. Ricky Brabec continuava a buscar o piloto Espanhol da Gas Gas em 11ºlugar.

Gerard Farres Guell em recuperação tomou o 12ºlugar que estava nas mãos de Daniel Nosiglia Jager. Daniel Oliveras Carreras e Johnny Aubert completavam os 15 primeiros lugares.

Barreda Bort administrou a liderança vencendo o estágio de ponta a ponta, Mas no meio desse estágio ele teve uma caída que acabou causando consequências, Sua moto ficou danificada e ele sofreu lesões que o levam a ter dúvidas se ele pode continuar ou não o Dakar, Mas ele obteve a vitória.

2 minutos e 51 segundos depois veio o Francês Adrien van Beveren que com esses resultados acaba assumindo a liderança do Dakar 2018. Kevin Benavides ficou em 3ºlugar na etapa, Com 8 minutos e 2 segundos atrás (5 minutos e 11 segundos atrás do Francês) O Argentino cai para o segundo lugar a 3 minutos e 14 segundos do líder. Barreda Bort vem em terceiro na geral. (4 minutos e 45 segundos do líder)

Toby Price terminou em 4ºlugar, 10 segundos a frente do Husqvarna do piloto Chileno Pablo Quintanilla em 5ºlugar. Matthias Walkner subiu no final, ganhando 2 posições ficando em 6ºlugar (9 minutos e 16 segundos atrás de Barreda Bort). Stefan Svitko ficou a 14 segundos do piloto austríaco em 7ºlugar.

Xavier de Soultrait acabou caindo no final e após ficar até em 3ºlugar no estágio, O Francês ficou em 8ºlugar. Antonie Meo ficou mesmo em 9ºlugar. (12 minutos e 46 segundos atrás do vencedor) Ricky Brabec ultrapassou Jonathan Barragan e ficou com o 10ºlugar, Por apenas 27 segundos entre os dois.

Barragan ficou 5 minutos e 52 segundos a frente de Gerard Farres Guell da Himoinsa terminou o dia em 12ºlugar. Daniel Nosiglia Jager, Daniel Oliveras Carreras e Johnny Aubert completou os 15 primeiros colocados.

Diego Martin Duplessis em 16ºlugar (25 minutos e 22 segundos atrás do 1ºlugar) e Luciano Benavides (irmão de Kevin Benavides) em 20ºlugar a 30 minutos e 39 segundos atrás, Foram os 2 pilotos Argentinos além de Kevin Benavides que chegaram entre os 20 primeiros. Oriol Mena em 17º, Armand Monleon em 18º e Laia Sanz em 19º ficaram no meio dos Argentinos.

Resultado Final da 7ªEtapa do Dakar
La Paz a Uyuni – Categoria Motos

POS. Pilotos Motos Tempo
1 5 Joan Barreda Bort Honda CRF450RALLY 05H 11′ 10”
2 4 Adrien van Beveren WR450F YAMAHA + 00H 02′ 51”
3 47 Kevin Benavides Honda CRF450RALLY + 00H 08′ 02”
4 8 Toby Price KTM 450 RALLY REPLICA + 00H 08′ 43”
5 10 Pablo Quintanilla Husqvarna FR 450 RALLY + 00H 08′ 53”
6 2 Matthias Walkner KTM 450 RALLY REPLICA + 00H 09′ 16”
7 9 Stefan Svitko KTM 450 RALLY REPLICA + 00H 09′ 30”
8 23 Xavier de Soultrait Yamaha WR450F RALLY + 00H 10′ 03”
9 19 Antonie Meo KTM 450 RALLY REPLICA + 00H 12′ 46”
10 20 Ricky Brabec Honda CRF450RALLY + 00H 13′ 48”
11 60 Jonathan Barragan Nevado GASGAS + 00H 14′ 15”
12 3 Gerard Farres Guell KTM 450 RALLY + 00H 20′ 07”
13 33 Daniel Nosiglia Jager KTM 450 RALLY REPLICA + 00H 20′ 39”
14 29 Daniel Olivera Carreras KTM 450 RALLY + 00H 22′ 04”
15 40 Johnny Aubert GASGAS + 00H 24′ 40”
16 27 Diego Martin Duplessis Honda CRF450RALLY + 00H 25′ 22”
17 61 Oriol Mena Hero 450 Rally + 00H 25′ 25”
18 17 Armand Monleon KTM 450 RR + 00H 27′ 08”
19 15 Laia Sanz KTM 450 RALLY REPLICA + 00H 27′ 27”
20 77 Luciano Benavides KTM 450 RALLY + 00H 30′ 39”
21 12 Juan Pedrero Garcia 450 RALLYE SHERCO TVS + 00H 34′ 47”
22 18 Alessandro Botturi Yamaha 450F + 00H 44′ 25”
23 34 Marc Sola Terradellas KTM 450 RALLY + 00H 45′ 17”
24 68 Jose Ignacio Cornejo Florimo Honda CRF450RALLY + 00H 46′ 51”
25 64 Mark Samuels Honda CRF450RALLY + 00H 49′ 30”
26 32 Txomin Arana Husqvarna FR 450 RALLY + 00H 53′ 50”
27 25 Ivan Cervantes Montero KTM 450 RALLY + 00H 54′ 23”
28 54 Andrew Short Husqvarna FR 450 RALLY + 00H 54′ 25”
29 42 Maurizio Gerini HUSQVARNA 450 + 00H 54′ 35”
30 28 Emanuel Gyenes KTM 450 RALLY + 00H 55′ 29”

Classificação Geral após 7 Etapas

POS. Pilotos Motos Tempo
1 4 Adrien van Beveren WR450F YAMAHA 21H 49′ 18”
2 47 Kevin Benavides Honda CRF450RALLY + 00H 03′ 14”
3 5 Joan Barreda Bort MONSTER ENERGY HONDA TEAM + 00H 04′ 45”
4 2 Mattihias Walkner RED BULL KTM FACTORY TEAM + 00H 08′ 18”
5 8 Toby Price KTM 450 RALLY REPLICA + 00H 13′ 34”
6 23 Xavier de Soultrait Yamaha WR450F RALLY + 00H 16′ 39”
7 19 Antonie Meo KTM 450 RALLY REPLICA + 00H 18′ 40”
8 10 Pablo Quintanilla Husqvarna FR 450 RALLY + 00H 20′ 47”
9 3 Gerard Farres Guell KTM 450 RALLY + 00H 33′ 27”
10 9 Stefan Svitko KTM 450 RALLY REPLICA + 00H 33′ 53”
11 20 Ricky Brabec Honda CRF450RALLY + 00H 39′ 34”
12 40 Jonathan Barragan GAS GAS MOTORSPORT + 01H 02′ 31”
13 33 Daniel Nosiglia Jager KTM 450 RALLY REPLICA + 01H 04′ 33”
14 68 Jose Ignacio Cornejo Florimo Honda CRF450RALLY + 01H 16′ 08”
15 29 Diego Martin Duplessis Honda CRF450RALLY + 01H 23′ 21”
16 12 Juan Pedrero Garcia 450 RALLYE SHERCO TVS + 01H 23′ 25”
17 60 Jonathan Barragan Nevado GASGAS + 01H 24′ 12”
18 15 Laia Sanz KTM 450 RALLY REPLICA + 01H 25′ 54”
19 77 Luciano Benavides KTM 450 RALLY + 01H 27′ 13”
20 61 Oriol Mena Hero 450 Rally + 01H 34′ 44”
21 27 Diego Martin Duplessis Honda CRF450RALLY + 01H 42′ 16”
22 17 Armand Monleon KTM 450 RR + 01H 52′ 43”
23 44 Rodney Faggotter Yamaha WR450F RALLY + 01H 56′ 18”
24 18 Alessandro Botturi Yamaha 450F + 02H 08′ 21”
25 54 Andrew Short Husqvarna FR 450 RALLY + 02H 09′ 47”
26 34 Marc Sola Terradellas KTM 450 RALLY + 03H 04′ 33”
27 52 Jacopo Cerutti KTM 450 RALLY REPLICA + 03H 16′ 06”
28 28 Emanuel Gyenes KTM 450 RALLY + 03H 16′ 07”
29 37 Milan Engel KTM 450 RALLY REPLICA + 03H 38′ 35”
30 32 Txomin Arana Husqvarna FR 450 RALLY + 03H 47′ 34”

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Dakar

Sem categoria

Deixe uma resposta