Baldassarri dá aula de como planejar uma corrida e vence na Argentina

Moto 2 viu uma bela corrida e uma bela atuação de Lorenzo Baldassarri, Que teve uma atuação corretíssima na primeira parte e uma precisão de como se calcula uma corrida. Na segunda parte ele usou seu equipamento mais preservado que os outros pilotos para conquistar a segunda vitória no campeonato.

Sua via foi um pouco mais facilitada, Já que o pole position Xavi Vierge teve problemas na sua moto e acabou não conseguindo se quer largar. O piloto Espanhol ficou totalmente desolado com o fato catastrófico que aconteceu com ele.

Na Largada, Lowes pulou melhor, Mas perdeu a curva e deixou a liderança para Marcel Schrotter, Com Lowes em 2º e Luthi na terceira posição, Mas logo o Suíço iria ficar para trás e logo começaria a surgir o Australiano Remy Gardner que no final da primeira volta superou Luthi e passou ao 3ºlugar. Na 2ªCurva, Remy Passa Marquez e na metade da volta assume a liderança ao superar Schrotter.

Baldassarri tem bom começo de corrida ao passar 4 pilotos e chegar ao 4ºlugar, Lowes e Lecuona completavam os 6 primeiros lugares. Sendo que os 4 primeiros colocados: Gardner, Schrotter, Marquez e Baldassarri já vinham se distanciando do segundo pelotão, que era  formado por Lowes, Lecuona, Binder e Luthi.

Schrotter na volta seguinte chegou a passar Gardner e tomou o X do mesmo. Curvas depois Luthi e Lowes acabaram caindo e deixando a prova. Melhor para Binder e Lecuona, que ficaram mais tranquilos em 5º e 6ºcolocados. No final da volta 7, na curva 13, Alex Marquez passou Schrotter e assumiu a segunda posição. Dos 4 primeiros lugares apenas Marquez e Baldassarri venceram corridas, Já Gardner e Schrotter ainda estavam em busca da primeira vitória.

Na 9ªVolta, Marquez na reta oposta chega a estar na frente do Filho de Wayne Gardner, Que recuperou metros depois a liderança. Na Volta seguinte, Marquez foi para o ataque de novo e consegue a ultrapassagem. Porém, 3 curvas depois o piloto da SAG Team voltou a liderança, enquanto Marquez acabou curvas depois perdendo o 2ºlugar para Schrotter.

Na volta 12, Schrotter pega o vácuo na reta oposta e passa Gardner  na Curva 5, O australiano tentou voltar a liderança, Mas o Alemão da dynavolt segurou o ataque e assumiu a liderança. Brad Binder e Iker Lecuona se aproveitando da briga pela liderança vinha se aproximando da briga.

Na 13ªVolta, Marquez passou Gardner e volta ao segundo lugar. Dos primeiros colocados o Italiano Lorenzo Baldassarri estava se preservando para atacar no final da prova. Um pouco depois, Gardner superava Alex Marquez e recupera o segundo lugar. Enquanto que Gardner foi pra cima de Schrotter, Marquez começava a ser pressionado pelo Lorenzo Baldassarri que finalmente começou a mostrar suas cartas a 8 voltas do final da prova.

O Italiano passou o piloto da Marc VDS e assumiu o 3ºlugar. Schrotter e Baldassarri seriam lideres do campeonato se terminasse a prova nesse momento.

Na Volta seguinte tudo mudaria, Gardner jogou tudo na curva 5 e passou na marra Schrotter e recuperou a ponta. Sem muito esforço, Baldassarri fez o mesmo com o piloto alemão e subiu para o segundo lugar e começou a partir para cima do piloto Australiano. Já Marquez perdeu a posição para Brad Binder, Mas essa situação duraria pouco, O Little Marquez recuperou essa posição sobre o piloto da KTM que cometeu um erro na curva 5. Mais atrás, Nicolo Bulega que vinha fazendo uma boa corrida acabou abandonando, com problemas em sua moto.

A 4 Voltas do final, Baldassarri fez a ultrapassagem da corrida, ultrapassando a Remy Gardner  e assumir a liderança da prova. A partir dai, ele abre distância para os demais, se aproveitando da moto mais preservada em termos de desgaste. Gardner perdeu o segundo lugar para Schrotter, Os dois travaram um grande duelo pelo 2ºlugar. Ao final dessa disputa, Na curva 8, O piloto da SAG leva a posição e Schrotter também perdeu o terceiro lugar para Marquez.

Na penúltima volta Brad Binder acabou colocando Schrotter para quase fora da pista e perdeu 3 posições caindo para o 7ºlugar. Quem se beneficiou foi Lecuona que herdou o 4ºlugar e Luca Marini que estava disputando o 5ºlugar com Binder.

Na volta final, Baldassarri vinha mais de 1 segundo de diferença para Gardner e administrou para conquistar a 2ªVitória na temporada de 2019, Uma Aula de como planejar uma corrida como fez o piloto da Pons, agora com 50 pontos, na liderança do Mundial.

Remy Gardner conquistou seu primeiro pódio, Numa corrida muito arrojada e brilhante do piloto da SAG. A equipe volta a conquistar um pódio depois de 3 anos, (O último foi o pódio de Luis Salom em 2016) O pódio foi completado pelo Espanhol Alex Marquez da Marc VDS.

Iker Lecuona da American Racing KTM fez uma corrida correta e acabou em 4ºlugar, A frente de Marcel Schrotter depois de alguns empurrões acabou salvando o 5ºlugar a ultrapassar Brad Binder na última curva, deixando o Sul-africano em 6ºlugar. Luca Marini acabou conseguindo um razoável 7ºlugar para a equipe de Valentino Rossi.

Completaram os 10 primeiros colocados: Jorge Navarro da Speed UP, Enea Bastianini da Italtrans, O Piloto vindo da Moto 3 vem fazendo um começo de moto 2 muito decente, e em 10ºlugar o Tailandês Somkiat Chantra, que fez uma belíssima corrida com a moto da Honda Asia Team.

No dia 14 de Abril, Teremos a terceira corrida do campeonato, No circuito de Austin no Texas a pergunta é só uma: Quem vai parar Lorenzo Baldassarri?

Fotos:

Resultado final
GP da Argentina – Moto 2

posPilotoEquipeMotoTempo
17Lorenzo BaldassarriFlexbox HP 40Kalex39’46.000
287Remy GardnerONEXOX TKKR SAG TeamKalexa 1.244
373Alex MarquezEG 0,0 Marc VDSKalexa 1.817
427Iker LecuonaAmerican Racing KTMKTMa 2.704
523Marcel SchrotterDynavolt Intact GPKalexa 4.839
641Brad BinderRed Bull KTM AjoKTMa 4.707
710Luca MariniSKY Racing Team VR46Kalexa 4.986
89Jorge NavarroBeta Tools Speed UpSpeed Upa 7.459
933Enea BastianiniItaltrans Racing TeamKalexa 8.724
1035Somkiat ChantraIDEMITSU Honda Team AsiaKalexa 14.506
115Andrea LocatelliItaltrans Racing TeamKalexa 16.145
1245Tetsuta NagashimaONEXOX TKKR SAG TeamKalexa 16.450
1389Khairul Idham PawiPetronas Sprinta RacingKalexa 16.613
1464Bo BendsneyderNTS RW Racing GPNTSa 23.007
152Jesko RaffinNTS RW Racing GPNTSa 24.736
1672Marco BezzecchiRed Bull KTM Tech 3KTMa 25.381
1796Jake DixonSama Qatar Angel Nieto TeamKTMa 41.684
183Lukas TulovicKiefer RacingKTMa 45.545
1965Philipp OettlRed Bull KTM Tech 3KTMa 45.811
2077Dominique AegerterMV Agusta Idealavoro ForwardMV Agustaa 56.934
2118Xavi CardelusSama Qatar Angel Nieto TeamKTMa 1’07.765
2216Joe RobertsAmerican Racing KTMKTMa 1’18.707
2320Dimas Ekky PratamaIDEMITSU Honda Team AsiaKalex4 Voltas
OUT24Simone CorsiTasca Racing Scuderia Moto2Kalex2 Voltas
OUT88Jorge MartinRed Bull KTM AjoKTM5 Voltas
OUT11Nicolo BulegaSKY Racing Team VR46Kalex5 Voltas
OUT21Fabio di GiannantonioBeta Tools Speed UpSpeed Up11 Voltas
OUT22Sam LowesFederal Oil Gresini Moto2Kalex18 Voltas
OUT12Thomas LuthiDynavolt Intact GPKalex18 Voltas
OUT62Stefano ManziMV Agusta Idealavoro ForwardMV Agusta22 Voltas
OUT97Xavi ViergeEG 0,0 Marc VDSKalexnão correu

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Deixe uma resposta