Audi conquista vitória pela 13ªVez em Le Mans após quebras de Toyota e de Porsche

foto: 24h-lemans.com – O Carro vencedor das 24 Horas de Lemans

Mais uma vez a Toyota acabou ficando pelo caminho e proporcionou a Audi a ser a campeã das 24 Horas de Le Mans, Mas não foi o 10ºcampeonato da Audi e nem foi a primeira vitória de um Brasileiro em Le Mans, O Trio vencedor não tem passagem pela Formula 1 em nenhum momento. Marcel Fässler (Suiça), André Lotterer (Alemanha) e Benoît Tréluyer (França) tiveram o privilégio de levar a corrida desse ano apos completarem 379 voltas sem qualquer problema em seu equipamento. Fassler que foi piloto de DTM por muito tempo, André Lotterer que é hoje piloto consagrado no Japão com títulos da Formula Nippon e corre pela Super Formula no Japão, Benoit Tréluyer também é um piloto com títulos no japão tanto de Formula Nippon como da GT Japonesa.

Em Segundo lugar vieram a dupla do Audi Nº2 do trio Lucas di Grassi (Brasil) Marc Gené (Espanha) Tom Kristensen (Dinamarca), Que teve alguns problemas na corrida além de nunca terem demonstrado velocidade para acompanhar o Audi nº2 dos vencedores. Kristensen terá de esperar 2015 para ganhar seu 10ºTítulo em Le Mans e Lucas di Grassi terá de esperar ano que vem para dar a primeira vitória do Brasil na História de Le Mans.

Foto: 24h-lemans.com – A Toyota não foi além do 3ºlugar na corrida.

A Toyota ainda conseguiu o pódio com o Trio de pilotos do Protótipo número 8 Anthony Davidson (Reino Unido), Nicolas Lapierre (França) e Sébastien Buemi (Suiça) 2 pilotos que foram da Formula 1 mais um piloto que correu na GP2 por muito tempo (entre 2005 a 2007), Em Quatro Chegou o bravo sobrevivente da Rebellion de número 12 com os pilotos Nicolas Prost (França), Nick Heidfeld (Alemanha) e Mathias Beche (Suiça) a 19 Voltas do Líder. Os dois Porsches, A Toyota de nº7 e o Audi acidentado acabaram não completando a corrida.

Foto: 24h-lemans.com – Não deu sorte a Porsche com os Protótipos nesse ano.

Na LMP2 a vitória ficou com a Jota Sport Zytek Z11SN-Nissan D com os pilotos Simon Dolan (Reino Unido) Harry Tincknell (Reino Unido) Oliver Turvey (Reino Unido) que venceram essa categoria chegando na frente da TDS Racing Ligier JS P2-Nissan dos pilotos Pierre Thiriet (França), Ludovic Badey (França) e Tristan Gommendy (França) que ficaram a 1 volta atrás. Em terceiro chegaram a Signatech Alpine de nº36 com os pilotos Paul-Loup Chatin (França), Nelson Panciatici (França) e Oliver Webb (Reino Unido).

Na GTE-Pro O Aston Martin de Bruno Senna tinha tudo para vencer a corrida, Mas acabou tendo muitos problemas no final da corrida e acabou deixando a vitória para a Ferrari 458 dos pilotos Gianmaria Bruni (Itália), Toni Vilander (Finlândia) e  Giancarlo Fisichella (Itália) que ficaram em 13º na Geral, Com a Corvette Chevrolet de nº73 em segundo lugar com os pilotos Jan Magnussen (Dinamarca), Antonio García (Espanha) e Jordan Taylor (Estados Unidos) e em terceiro o Porsche 92 do trio Marco Holzer (Alemanha), Frédéric Makowiecki (França) e Richard Lietz (Áustria)

foto: 24h-lemans.com – O Heroico carro da Rebeillon ficou em 4ºlugar

Na GTE-Amador a Vitória ficou com a Aston Martin de número 95 com os pilotos Kristian Poulsen (Dinamarca), David Heinemeier Hansson (Dinamarca) e Nicki Thiim (Dinamarca). A Porsche 911 do Trio Christian Ried (Alemanha), Klaus Bachler (Áustria) e Khaled Al Qubaisi (EAU) em 2º e em Terceiro lugar a Ferrari 458 de nº61 de Luís Pérez Companc (Argentina), Marco Cioci (Itália) e Mirko Venturi (Itália). A Equipe de Partick Demspey ficou em 5ºcolocado na GTE-Amador Com o Porsche 911, Demspey formou Dupla com os pilotos Jon Foster e Partick Long, Todos eles dos Estados Unidos. Já Fábian Barthez Com a Ferrari 458 ficou em 9ºlugar na Categoria GTE-Amador com seus companheiros Anthony Pons e Soheil Ayari todos eles Franceses.

Le Mans 24 Horas se encerra em 2014. O que aguardar para 2015???

Foto: 24h-lemans.com – Pódio das 24 Horas de Lemans

Resultado final das 24 Horas de Lemans:

1. P1 Fassler/Lotterer/Treluyer (Audi) 24:01:59.830 em 379 Voltas
2. P1 Di Grassi/Gene/Kristensen (Audi) a 3 Voltas
3. P1 Davidson/Voltaierre/Buemi (Toyota) a 5 Voltas
4. P1 Prost/Heidfeld/Beche (Rebellion-Toyota) a 19 Voltas
5. P2 Dolan/Tincknell/Turvey (Jota Zytek-Nissan) a 23 Voltas
6. P2 Thiriet/Badey/Gommendy (TDS Ligier-Nissan) a 24 Voltas
7. P2 Chatin/Panciatici/Webb (Signatech ORECA-Nissan) a 24 Voltas
8. P2 Rast/Charouz/Capillaire (Loeb ORECA-Nissan) a 25 Voltas
9. P2 Brundle/Mardenborough/S’skiy (OAK Ligier-Nissan) a 25 Voltas
10. P2 Klien/Hirsch/Brandela (Morand Morgan-Judd) a 27 Voltas
11. P2 Cheng/Tung/Fong (OAK Ligier-HPD) a 32 Voltas
12. P2 Frey/Mailleux/Lancaster (Race Perf ORECA-Judd) a 37 Voltas
13. GTE P Bruni/Vilander/Fisichella (AF Ferrari) a 40 Voltas
14. GTE P Magnussen/Garcia/Taylor (Corvette) a 41 Voltas
15. GTE P Holzer/Makowiecki/Lietz (Manthey Porsche) a 42 Voltas
16. P2 Schell/Leutwiler/Roussel (Pegasus Morgan-Nissan) a 43 Voltas
17. GTE A Poulsen/Hansson/Thiim (Aston Martin) a 45 Voltas
18. GTE P Gavin/Milner/Westbrook (Corvette) a 46 Voltas
19. GTE A Ried/Bachler/Al Qubaisi (Proton Porsche) a 47 Voltas
20. GTE A Perez-Companc/Cioci/Venturi (AF Ferrari) a 48 Voltas
21. GTE A Montecalvo/Roda/Ruberti (8Star Ferrari) a 49 Voltas
22. GTE A Dempsey/Foster/Long (Dempsey Porsche) a 50 Voltas
23. P2 Kimber-Smith/McMurry/Dyson (Greaves Zytek-Nissan) a 50 Voltas
24. GTE A Dalla Lana/Lamy/Nygaard (Aston Martin) a 50 Voltas
25. GTE A Al Faisal/Neiman/Pumpelly (JMW Ferrari) a 52 Voltas
26. GTE A Nakano/Ehret/Rich (Taisan Ferrari) a 52 Voltas
27. GTE A Barthez/Pons/Ayari (Sofrev Ferrari) a 54 Voltas
28. GTE A Krohn/Jonsson/Collins (Krohn Ferrari) a 55 Voltas
29. GTE A Narac/Armindo/Hallyday (Imsa Porsche) a 56 Voltas
30. GTE A Mowlem/Patterson/Hamilton (Ram Ferrari) a 60 Voltas
31. GTE P MacNeil/Bleekemolen (Prospeed Porsche) a 60 Voltas
32. GTE A Maris/Merlin/Helary (Imsa Porsche) a 62 Voltas
33. GTE P Turner/Mucke/Senna (Aston Martin) a 69 Voltas
34. GTE P Pilet/Bergmeister/Tandy (Manthey Porsche) a 70 Voltas
35. P2 Zlobin/Salo/Ladygin (SMP ORECA-Nissan) a 76 Voltas
36. GTE A Mallegol/Bachelier/Blank (AF Ferrari) a 84 Voltas Não Classificados:

P1 Dumas/Jani/Lieb (Porsche) 348 Voltas
P1 Bernhard/Webber/Hartley (Porsche) 346 Voltas
P2 Ragues/Taylor/Ihara (Larbre Morgan-Judd) 341 Voltas

Não Terminaram a corrida:

P1 Wurz/Sarrazin/Nakajima (Toyota) 219 Voltas
GTE A Bertolini/Shaitar/Basov (SMP Ferrari) 196 Voltas
GTE A Perrodo/Collard/Palttala (Prospeed Porsche) 194 Voltas
GTE P Griffin/Parente/Leo (Ram Ferrari) 140 Voltas
P2 Rusinov/Pla/Canal (OAK Morgan-Nissan) 120 Voltas
GTE A Mann/Case/Giammaria (AF Ferrari) 115 Voltas
P2 Howson/Bradley/Imperatori (KCMG ORECA-Nissan) 87 Voltas
P1 Kraihamer/Belicchi/Leimer (Rebellion-Toyota) 73 Voltas

 

Sem categoria

Deixe uma resposta