As vitimas de CingapuraGate de 2008

Aquela corrida 800 da História do Automobilismo Mundial acabou fazendo vitimas que até hoje pagam por algo que não fizeram, Nelsinho Piquet arruinou as carreiras de pelo menos 4 pilotos que teriam muito mais em suas carreiras caso não tivesse o Cingapuragate.

Felipe Massa
Felipe Massa

Felipe Massa: Acabou tendo uma parada desastrosa daquelas que acontece, e do jogo, Mas na tensão da disputa pelo título daquela temporada aquela parada fez com que tudo desse errado. Ele deixou de marcar pontos devido a isso tudo numa corrida que em condições normais ele teria disputado a vitória e vencido, que seria um passo importante para o título de 2008. O Brasileiro perdeu o título com os erros dele? Sim, Mas houveram erros da Ferrari e esse incidente em Cingapura que são fundamentais para o Brasileiro não ter conseguido ser campeão.

Rosberg deveria ter sido o vencedor dessa corrida, Pois Alonso foi ajudado pela trapaça de Cingapura.
Rosberg deveria ter sido o vencedor dessa corrida, Pois Alonso foi ajudado pela trapaça de Cingapura.

Nico Rosberg: O Alemão que corrida pela Williams em sua terceira temporada vinha de uma temporada irregular com um pódio na Austrália, Mas com um campeonato difícil com seu conjunto Williams-Toyota, que tinha desempenhos melhores em treinos do que em corridas. Mas em Cingapura o piloto da Williams fez uma grande corrida, de Começo passou Trulli. Com a Bandeira amarela ele acabou indo para os boxes com o Sinal Fechado e acabou punido, Mas conseguiu estar na hora certa no lugar certo. Rosberg assumiu a liderança quando o Safety Car saiu da pista e com o Trulli lento ele conseguiu abrir o suficiente para pagar a punição e voltar ainda em 2ºlugar, posição que permaneceu até o final da corrida.

Rosberg certamente não estaria em condições de lutar pela vitória. Mas ele acabou fazendo uma grande corrida e sem nenhuma trapaça da sua equipe. E se ocorresse uma Desclassificação de Alonso o Jovem piloto Alemão conquistaria sua primeira vitória na F1 e a Williams sairia da seca dela que já estava a quase 4 anos sem vitória (A Seca de Vitória acabou com a vitória de Pastor Maldonado no GP da Espanha de 2012) Ou seja o Alemão foi prejudicado pela safadeza que fizeram.

Um ano magnifico na GP2 valeu exatamente o escanteio para o Brasileiro que deveria estar na Formula 1 até hoje
Um ano magnifico na GP2 valeu exatamente o escanteio para o Brasileiro que deveria estar na Formula 1 até hoje

Lucas di Grassi: Sem dúvida o mais prejudicado e o talento mais desperdiçado da Formula 1, Mais do que o Hulkenberg porque pelo menos o Alemão esta na categoria, O Di Grassi não conseguiu isso não por falta de talento, Mas sim por canalhice dos dirigentes da equipe, falta de equipamento e Falta de dinheiro.

Ouvir dizer que ele era um piloto fraco e que era menos piloto que Nelsinho, pelo que eu vejo é que Di Grassi é muito superior ao Piquet filho, Primeiro por que é um piloto muito rápido, inteligente e um ótimo acertador de carro e demonstrou na Formula E sendo muito melhor que Nelsinho Piquet de forma incontestável fato é que ele venceria o campeonato com 16 pontos a frente se não estivemos a vergonha em Berlim.

A Batida de Nelsinho Piquet acabou sendo uma forma que o Brasileiro permanecesse na categoria o que acabou acontecendo em detrimento de Lucas di Grassi que depois de um campeonato de 2008 aonde ele com 6 corridas a menos que os outros concorrente chegou em 3ºlugar a 13 pontos do campeão o que leva a crer que Di Grassi teria levado o título caso tivesse disputado a temporada desde da primeira etapa do campeonato.

Só por esse rendicap e pelo que Nelsinho não fez era mais do que suficiente para em 2009 a Renault dar uma chance a ele para ele mostrar do que ele seria capaz. E com toda a certeza ele andaria mais do que Piquet e poderia até hoje esta na formula 1 ou na pior das hipóteses ter tido números muito melhores do que ele tem, Um desperdício de Talento provocado por um compatriota desprezível que não merece nenhuma das palmas que recebeu e não merece meu respeito.

Grosjean foi muito mal julgado por tudo que houve em 2009 com ele na Renault.
Grosjean foi muito mal julgado por tudo que houve em 2009 com ele na Renault.

Romain Grosjean: Ele acabou sendo uma vitima também de Piquet. Sendo preparado para correr na Renault ele acabou substituindo Nelsinho quando era líder da GP2 e poderia ter sido o campeão da categoria, Mas infelizmente para ele o piloto Francês foi chamado na Renault que tinha um carro ruim e que dava mais atenções a Alonso. Mais sua inexperiência + O fato de não testar o carro foi fatal para um desempenho tão ruim o que fez ele ser esquecido na Categoria, Sem o título da GP2 daquele ano só voltando em 2012 após conquistar o título da GP2 Series em 2011 pela Lotus porque a Total quis ele. Até contraia a minha opinião achando que ele não deveria voltar nunca, Mas o Resultado é que ele pelo menos conseguiu uma recuperação em sua carreira e continua até hoje na Lotus.

O Estrago que Nelsinho provocou não tem desculpas e o afastamento definitivo do Esporte era a punição ideal para que o esporte fosse limpo. Assim como de Symonds , de Briatore e  até uma severa punição a Fernando Alonso por ser reincidente do acordo do escândalo de Espionagem da Mclaren. Mosley que até puniu Briatore e Symonds acabou dando a delação premiada para Nelsinho Piquet, Um erro muito grande!

Se eu fosse presidente da FIA ele iria falar tudo e depois eu iria falar assim para o Nelsinho, Obrigado Nelsinho, Mas isso não adiantou de nada para salvar sua pele, Você será banido do Esporte para sempre. Nunca mais poderá correr em nenhuma categoria nem mesmo kart, essa é a punição ideal para todos que tentam destruir a essência do jogo limpo no Esporte.

Corridas Histórias : GP de Cingapura de 2008

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Motorsport

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *