Alex Marquez dá um fim a jejum de vitória em Le Mans

Após 25 corridas de seca, O Espanhol Alex Marquez enfim conseguiu triunfar desde do GP do Japão de 2017 e depois de passar 2018 em branco. No Circuito de Le Mans nessa manhã de Domingo. O Campeonato agora voltou a ficar totalmente em aberto, Tudo Graças ao Abandono de Lorenzo Baldassarri que continua líder do campeonato.

Na Largada, Luthi largou melhor que Navarro e assumiu a liderança. O piloto da Speed UP não tem tido boas largadas. Na curva 3, Andrea Locatelli que teve uma excelente classificação acabou chicoteado da Moto e abandonou a prova. Quem largou muito bem foi Tetsura Nagashima, Saindo do 31ºlugar para o 21ºlugar.

Na parte final da segunda volta, O líder do Campeonato Lorenzo Baldassarri que vinha em 5ºlugar acabou indo ao chão e levando com ele o Experiente Mattia Pasini, que estava correndo em substituição ao Pawi. Com isso a liderança do campeonato poderia mudar de mãos. Só que não foi isso que aconteceu.

Alex Marquez foi para cima de Thomas Luthi, Com mais desempenho que o piloto da Dynavolt o Irmão de Marc Marquez assumiu a liderança no começo da 4ªVolta. Logo o Também Espanhol Xavi Vierge da mesma Marc VDS também superou Luthi e assume o segundo lugar, Fazendo a dobradinha da equipe. Mais atrás, Jorge Martin iria para o drive through por ter queimado a largada.

Quem vinha crescendo muito na corrida era Simone Corsi, Da modesta equipe Tasca. Primeiro passando Brad Binder da KTM, depois passando Jorge Navarro. Depois disso foi para cima de Luthi e conseguiu a ultrapassagem para assumir o 3ºlugar. Na 7ªVolta, Corsi passou Vierge e assumiu o 2ºlugar. Parecia que Corsi voltaria aos bons tempos na Moto 2. (Sua última vitória foi no Qatar em 2010)

Porém, na 9ªVolta, Corsi acabou indo ao chão nas curvas de entrada para os boxes e colocava-se ao fim a sua melhor corrida nos últimos anos. Alivio para Marquez que tinha uma boa vantagem para Navarro da SpeedUP, que venceu batalha com Vierge na disputa pelo 2ºlugar. Já Thomas Luthi já tinha perdido posições para Augusto Fernandez, Brad Binder e Remy Gardner caindo para o 7ºlugar. A Moto da Dynavolt não parece ter um bom desempenho, Visto que Marcel Schrotter vinha em 8ºlugar.

A 12 Voltas do final, Remy Gardner que vinha em uma boa 6ªposição acabou caindo e saiu da prova. Seu companheiro de equipe Nagashima vinha em 12ºlugar numa bela recuperação. Enquanto que Augusto Fernandez que vinha de um terceiro lugar em Jerez passou Vierge e assumiu a 3ªPosição.

Marquez vinha 2 segundo a frente de Jorge Navarro, Com umas 10 voltas para o final da prova era uma boa vantagem que poderia ser administrada pelo Espanhol da Marc VDS. Navarro logo teria a companhia nada Cômoda do piloto da Pons, Augusto Fernandez. Tirando essa disputa pelo menos na frente parecia que as posições estava mais ou menos definidas e acalmadas.

Nicolo Bulega que vinha em uma bela corrida (Em 8ºlugar) acabou passando pela grama, Perdendo posições para Iker Lecuona e Enea Bastianini, A sorte dele é não ter ido para o chão com uma pista tão dramática como estava Le Mans nesse final de semana.

A 6 Voltas do final, Navarro erra na curva 9 e permite que Fernandez assuma a segunda posição. Só que o piloto da Speed UP não iria entregar a posição sem se entregar. Na Volta 23, Navarro foi decidido a ultrapassar Fernandez, E foi isso mesmo que aconteceu a favor do piloto da Speed UP. Porém, Navarro errou uma segunda vez na mesma curva 8, Permitindo que Fernandez voltasse ao 2ºlugar. Ambos estavam se aproximando de Alex Marquez, Mas era pouca a aproximação para preocupar o piloto da Marc VDS.

Na penúltima volta, Brad Binder superou Vierge e ganhou a 4ªposição. Na Entrada da Volta final, Jorge Navarro superou Augusto Fernandez. O piloto da Speed UP dessa vez teve cuidado na curva 9 e praticamente garantiu a posição.

Mas nenhum dos dois, nem ninguém parou Alex Marquez, Que conseguiu vencer pela 4ªVez na Moto 2. Após 25 corridas sem vencer pela categoria. (Mesmo número de corridas que a Espanha não viu um piloto deles vencer) Essa vitória pode muito bem devolver a confiança do Little Marquez para a disputa do Campeonato. Jorge Navarro leva de novo a Speed UP para o pódio com o 2ºlugar. Sua primeira vitória esta se construindo para as próximas corridas, Augusto Fernandez que foi pódio na prova passada completou o pódio e salvando o dia da equipe Pons.

Brad Binder acabou obtendo o melhor resultado do ano, Com o 4ºlugar. O melhor resultado da KTM na temporada. Chegando na frente de Xavi Vierge com a outra Moto da Marc VDS fica com o 5ºlugar.

Thomas Luthi não teve uma moto suficientemente competitiva para consegue um bom resultado, Ficou apenas em 6ºlugar, Tirando 10 dos 17 pontos de diferença que Baldassarri tinha na liderança do campeonato. Marcel Schrotter acabou perdendo o 7ºlugar para Enea Bastianini que vem fazendo um campeonato muito regular com a moto da Italtrans.

Completaram os 10 primeiros colocados, O Espanhol Iker Lecuona da American Racing e Nicolo Bulega da Sky Racing VR46.

A Se destacar a belíssima corrida de Tetsuda Nagashima, Que largou do 31ºlugar para terminar a prova em 11ºlugar. Excelente atuação do piloto Japonês. Fabio di Giannantonio ficou longe de Navarro e acabou em modesta 12ªposição. Luca Marini, Joe Roberts e Stefano Manzi completaram a zona de pontuação. Lukas Tulovic com sua KTM de 2017 da Kiefer e Jake Dixon da Aspar Martinez não conseguiram se sobressair na prova, Acabaram de fora dos pontos, Seja por inexperiência ou por limitação do equipamento.

Daqui a 2 semanas teremos a 6ªEtapa do Campeonato, No Circuito de Mugello. Baldassarri volta a ver seus adversários mais de perto na disputa pelo título. Seria uma boa ver o piloto Italiano Vencer na sua casa para voltar a distanciar do resto do pelotão na liderança do campeonato.

Fotos:

Resultado final do GP da França
Mundial de Motovelocidade – Moto 2

PosPilotoEquipeMotoTempo
173Alex MarquezEG 0,0 Marc VDSKalex40’36.428
29Jorge NavarroLightech Speed UpSpeed Upa 1.119
340Augusto FernandezFLEXBOX HP 40Kalexa 1.800
441Brad BinderRed Bull KTM AjoKTMa 6.015
597Xavi ViergeEG 0,0 Marc VDSKalexa 7.057
612Thomas LuthiDynavolt Intact GPKalexa 9.401
733Enea BastianiniItaltrans Racing TeamKalexa 10.095
823Marcel SchrotterDynavolt Intact GPKalexa 10.475
927Iker LecuonaAmerican Racing KTMKTMa 11.246
1011Nicolo BulegaSKY Racing Team VR46Kalexa 17.112
1145Tetsuta NagashimaONEXOX TKKR SAG TeamKalexa 18.537
1221Fabio di GiannantonioLightech Speed UpSpeed Upa 19.817
1310Luca MariniSKY Racing Team VR46Kalexa 27.815
1416Joe RobertsAmerican Racing KTMKTMa 27.888
1562Stefano ManziMV Agusta Idealavoro ForwardMV Agustaa 49.139
163Lukas TulovicKiefer RacingKTMa 50.800
1796Jake DixonSama Qatar Angel Nieto TeamKTMa 51.688
1872Marco BezzecchiRed Bull KTM Tech 3KTMa 53.223
1965Philipp OettlRed Bull KTM Tech 3KTMa 1’00.859
2088Jorge MartinRed Bull KTM AjoKTMa 1’03.717
x77Dominique AegerterMV Agusta Idealavoro ForwardMV Agustaa 1 Volta
x20Dimas Ekky PratamaIDEMITSU Honda Team AsiaKalexa 4 Voltas
x18Xavi CardelusSama Qatar Angel Nieto TeamKTMa 5 Voltas
x87Remy GardnerONEXOX TKKR SAG TeamKalexa 12 Voltas
x4Steven OdendallNTS RW Racing GPNTSa 13 Voltas
x64Bo BendsneyderNTS RW Racing GPNTSa 13 Voltas
x24Simone CorsiTasca Racing Scuderia Moto2Kalexa 16 Voltas
x22Sam LowesFederal Oil Gresini Moto2Kalexa 17 Voltas
x35Somkiat ChantraIDEMITSU Honda Team AsiaKalexa 17 Voltas
x7Lorenzo BaldassarriFLEXBOX HP 40Kalexa 24 Voltas
x54Mattia PasiniPetronas Sprinta RacingKalexa 24 Voltas
x5Andrea LocatelliItaltrans Racing TeamKalexa 25 Voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *