A polêmica Etapa de Tarumã na Formula jr. – 2ªEtapa da Formula Jr.

Vídeo da corrida:

Após 1 Mês a Formula Junior foi para Tarumã para a segunda corrida da Temporada
Havia a expectativa de melhora do Grid de largada da categoria. O que acabou não acontecendo: Por falta de Patrocínio Vitor Fernandes e Lucas Fernandes não puderam ir a Tarumã e Lucca Abreu também não veio para essa corrida, A Corrida trazia de volta o piloto Pelotense Lucas Alves que andaria no carro da Kratina Racing para essa a corrida e tivemos a presença do piloto Tiago Silva chegou a participar dos treinos livres, Mas não foi para os treinos oficiais e para a Corrida.

Mas a Maior da ausências foi sem dúvida a de Rodrigo Elger que teve um compromisso de seu patrocinador na África do Sul que houve exatamente na Data do final de semana da Etapa de Tarumã.

Devido a isso cabia aos outros aproveitar e partir para a briga pela vitória para abrirem de Rodrigo Elger no campeonato da Graduados.

Nos treinos oficiais Matheus Rouver com seu velho carro de volta a pista (Carro que ele usou em 2013) não deu a menor chance para nenhum outro piloto e com 1:11.988 o Sergipano da Equipe Irineu Racing colocou Quase meio segundo para a segunda colocada do Grid a Catarinense Bruna Tomaselli, Em Terceiro largaria Franco Pasquale da Motorsport e o pole na Novatos foi Lucas Kohl da Satti Racing.

Pole position de Matheus Rouver

Grid de Largada da Formula Júnior – 3ªEtapa em Tarumã

1. Matheus Rouver (Irineu Racing) 1:11.988 G
2. Bruna Tomaselli (Giocar Racing) 1:12.466 G
3. Franco Pasquale (Pole Motorsport) 1:12.544 G
4. Lucas Kohl (Satti Racing) 1:12.561 N
5. Lucas Villela (Satti Racing) 1:12.726 N
6. Luciano Calabbini (Quadrado Racing) 1:12.733 N
7. Lucas Alves (Kratina Racing) 1:13.775 G
8. Tiago Silva – Sem tempo N

G – Graduados
N – Novatos

No Domingo desabou a Água em Tarumã, pista molhada e desafiadora para os 7 pilotos da Formula Jr. que iriam largar naquela manhã Cinzenta e molhada, Na Largada Rouver manteve a ponta com Pasquale em segundo e Lucas Kohl em 3º, Mas uma vez Bruna Tomaselli largando mal caindo para o 5ºlugar.

Logo os dois carros da Satti Racing pressionavam forte Franco Pasquale que tinha em crescimento na Formula jr. , Lucas Kohl passou na frente de Pasquale enquanto Villela ainda tentava passa o piloto de Gramado Franco Pasquale, Mas não por muito tempo, Pois os carros da Satti estavam voando baixo assim como o Carro de Matheus Rouver, Enquanto isso Bruna Tomaselli sem conseguiu acompanhar ao Ritmo dos líderes e mais para Trás o piloto Capixaba Lucyano Calabbini da Quadrado Racing que foi um dos destaques da primeira corrida desta vez aparecendo mais atrás, e surpreendentemente Lucas Alves não estava fazendo nada de relevante nessa prova, Nem de longe parecendo o piloto que chegou ao vice-campeonato do ano passado.

Lucas Villela não satisfeito em estar posicionado atrás de seu companheiro de equipe tomou a iniciativa e fez a ultrapassagem em cima de Kohl assumindo o segundo lugar.

Villela viria para cima de Matheus Rouver que estava com a situação sob controle na corrida, Mas acabou perdendo rendimento e com isso Lucas Villela foi para cima de Rouver e assumiu a liderança da corrida e se encaminhou para a vitória e Lucas Kohl passou o piloto da Irineu Racing assumindo o segundo lugar e garantindo a dobradinha da Satti Racing no Geral e na categoria novatos e Matheus Rouver mesmo com o 3ºlugar venceu a bateria da categoria Graduados com Pasquale em 2º e Tomaselli em 3ºlugar, Lucyano Callabini foi o 3º na novatos numa Grande corrida da Equipe Satti com Lucas Villela mostrando muito talento na chuva assim como o Kohl e o Matheus Rouver nessa primeira Bateria.

Domínio de Lucas Villela na pista molhada de Tarumã

Resultado da Primeira Bateria:

1 85 Lucas Villela (Satti Racing) 21:47.834 N
2 95 Lucas Kohl (Satti Racing) a 2.421 N
3 31 Matheus Rouver (Irineu Racing) a 5.320 G
4 78 Franco Pasquale (Pole Motorsport) a 8.513 G
5 97 Bruna Tomaselli (Giocar Racing) a 21.036 G
6 60 Lucyano B da Silva (Quadrado Racing) a 1:05.668 N
7 18 Lucas Alves (Kratina Racing) a 2 Voltas G

Na Segunda bateria igualmente com chuva a largada acontece e Kohl e Villela lutando primeiro lugar e Rouver e Pasquale lutando pelo 3ºlugar na corrida.
O Belo trabalho da Satti Racing permitiu de novo o domínio de Lucas Villela nessa segunda bateria e Lucas Kohl em 2º, Mas depois disso Franco Pasquale, Matheus Rouver e Bruna Tomaselli disputaram a vitória na Categoria graduados e Lucyano Callabini não tendo desempenho para acompanhar a turma na chuva de Tarumã ficava para trás.

Bruna Tomaselli foi para cima de Matheus Rouver e assumiu o 4ºlugar da corrida e foi para cima de Franco Pasquale para lutar pela vitória na Graduados.

Dai começa a polêmica e vou explicar por que disso:

Franco Pasquale e Bruna Tomaselli lutaram pela vitória na segunda bateria, Uma briga limpa que teve a Vitória de Franco Pasquale por apenas 69 milésimos, Era a primeira vitória dele na Formula Junior.

Mas devido a uma reclamação de que a Equipe Giocar Racing e da Bruna Tomaselli alegrando que Franco Pasquale teria feito uma manobra ilegal para defender-se de Bruna Tomaselli. O Resultado dessa corrida só foi dado 9 dias depois e Apesar das imagens não terem mostrado nada de ilegalidade na condução do carro 78 sobre o carro de número 97 Os Comissários acabam por acrescentarem 20 segundos no tempo final de corrida dele sendo assim a vitória  acabou ficando com a piloto Catarinense Bruna Tomaselli com Matheus Rouver em 2º e Franco Pasquale em 3º.

Eu acho que já tivemos coisas bem piores na Formula jr. que não acabaram em punição. Acho essa atitude lamentável e pior de tudo, Com poucos carros no Grid e com essas atitudes podem fazer a categoria não existir em 2015. Fica aqui meu protesto e fica aqui o pedido aos organizadores da Categoria e peço para que Parem com isso, Essas coisas são nocivas para a categoria, parem de favorecer um piloto em Detrimento de um outro que não fez nada de Ilegal, Não preciso falar de nomes, vocês sabem para quem estou me referindo e de qual piloto eu estou falando, Espero que nas próximas provas seja decidida na pista e não no tapetão. Fato.

Pasquale venceu na pista e os Comissários tiraram isso no Tapetão, Muito injusto!

Resultado da Segunda Bateria:

1 85 Lucas Villela (Satti Racing) 21:56.247 N
2 95 Lucas Kohl (Satti Racing) 17.219 N
3 97 Bruna Tomaselli (Giocar Racing) 27.832 G
4 31 Matheus Rouver (Irineu Racing) 28.938 G
5 78 Franco Pasquale (Pole Motorsport) 47.763 G*
6 60 Lucyano B da Silva (Quadrado Racing) a 2 Voltas N

Punido com 20 segundos por causa de Manobra irregular na defesa de posição.

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Niltão Amaral – Blog do Passatão

Sem categoria

Deixe uma resposta