Dakar Dakar 2017 Fotos Off-Road Rally

Avaliação dos Pilotos – Dakar 2017 – Categoria Quadriciclos

Sergey Karyakin

O piloto russo de 25 anos que foi muito bem no Dakar de 2016 conseguiu furar o duelo entre o Chileno e o Polonês e além disso não teve os Irmãos Patronelli para incomodar dessa vez. Foi o melhor piloto nos quadriciclos com 3 vitórias em especiais e conseguiu ter o controle da situação quando tinha Casale, Dutrie e Vitse na cola dele disputando o campeonato. E no final bastou para o piloto esperar seus adversários ficarem pelo caminho ou perderem muito tempo e só se preocupou a acelerar o seu quadriciclo da Yamaha (que dominou o Dakar) e partiu para a vitória com mais de 1 hora para o Ignario Casale que foi o que de certo modo resistiu até o final. Foi o mais jovem piloto a ser campeão do Dakar em 2017 juntando todas as categorias. Parabéns para o Russo pelo Título do Dakar de 2017.

Ignacio Casale

Sem os irmãos Patronelli para o Chileno que venceu em 2014 se esperava que ele rivalizasse com o Rakal Sonic para disputar o título dos quadriciclos. Casale fez seu papel e brigou pelo título o tempo inteiro praticamente, Mas acabou sendo surpreendido por um Russo. Principalmente nos últimos estágios.

Casale ficou entre os 4 primeiros desde da 2ªEtapa e acabou disputando o título no final de igual para igual com Sergey Karyakin. Mas um desastroso 11ºEstágio aonde ele perdeu mais de 50 minutos para o piloto Russo acabou fazendo com que o Chileno se contentasse com o Vice-campeonato a 1 hora e 14 minutos do Karyakin. Foram 2 vitórias em estágios nesse Dakar de 2017.

Pablo Copetti

O Argentino de 41 anos Pablo Copetti no ano passado conheci ele mais pela propaganda de um óleo lubrificante. Nesse ano acabou sendo conhecido pelo seu desempenho, Com uma vitória na segunda etapa e apesar de 2 etapas fracas fora dos 10 primeiros colocados o piloto hermano soube se recuperar na geral com bons desempenhos. Sempre sendo entre os 10 primeiros nas especiais e foi subindo na classificação geral. Do 7ºlugar no 5ºEstágio até no final quando conseguiu o 3ºlugar na Geral, Subindo ao Pódio para a alegria dos Argentinos que tem em Copetti como o 3ºmelhor piloto dessa edição do Dakar.

Rakal Sonic

Foi uma decepção para Sonic, Campeão em 2015 o Polonês de 50 anos não chegou nem perto de disputar o campeonato. Desde do começo do Dakar tendo desempenhos abaixo da média ficando de fora não só dos 10 primeiros, Mas também dos 20 primeiros colocados. Uma vergonha para um candidato ao título. No final com as quebras e com as falhas de outros pilotos ele ainda conseguiu nos últimos estágios um 2ºlugar e um 5ºlugar, Mas no geral foi uma decepção. Somente os abandonos e problemas de outros pilotos justificam o 4ºlugar na geral já que em termos de desempenho não fez por merecer nem ficar entre os 10 primeiros. Muito fraco mesmo o Polonês Sonic.

Axel Dutrie

O Estreante Francês foi muito bem no Dakar, Conseguiu se aproveitar dos erros de outros pilotos e outros chegando a ficar em 2ºlugar na geral e chegou a sonhar com o campeonato, Mas no final acabou tendo 2 estágios ruins o que o jogou para fora do pódio. Terminou em 5ºlugar a 5 horas e 45 minutos de Karyakin e a 1 hora e 25 minutos de Pablo Copetti que ficou no pódio.

Bruno da Costa

Vindo das Motos o Francês Bruno da Costa estreou nos quadriciclos com um desempenho de regular para bom. Com um começo tímido e uma segunda parte melhor (Ficando os últimos 5 estágios entre os 10 primeiros colocados). Muito contando com as quebras de outros pilotos que ficaram para trás. Bruno ficou quase todo o tempo no 10º ou 11ºlugar até que na 10ªEspecial o Francês Subiu para o 7ºlugar e até o final acabou subindo mais uma posição ficando em 6ºlugar na Geral. Seu melhor resultado no Dakar. Fez muito bem em trocar as 2 Rodas pelas 4 Rodas.

Camelia Liparoti

A representante feminina nos quadriciclos fez um Dakar discreto, Mas conseguiu chegar ao final ficando em 13ºlugar a 12 horas do campeão.

Diego Licio

Essa imagem responde a pergunta: Porque o cara vai disputar o Dakar se não vai ganhar, Se não tem a melhor chance de vencer? Eu posso responder que ele sendo o melhor Uruguaio do Dakar ao chegar em 15ºlugar na geral e ao final do Dakar após uma dura batalha levando 2 crianças (Possivelmente seus filhos) e a maior forma de que não é obrigatório levar a taça para ser um vencedor do Dakar.

Nelson Augusto Sanabria Galeano

A Esperança do Paraguai no Dakar teve um belo desempenho. Começou bem nos 2 primeiros estágios e depois acabou tendo alguns problemáticos estágios acabaram por afastar da disputa das primeiras posições. Apesar dos problemas Sanabria conseguiu se manter entre os 10 primeiros colocados até o final ficando em 8ºlugar com 2 resultados no Top 3 e ficando a 6 horas e 11 minutos do campeão e apenas a 26 minutos de Axel Dutrie que ficou em 5ºlugar. Foi o seu 3ºresultado entre os 10 primeiros colocados. (Sendo o 4ºlugar em 2015 o melhor resultado)

Simon Vitse

Está ai mais um candidato a títulos no futuro no Dakar. Simon Vitse que estreou com brilhantismo no Dakar conseguindo de começo resultados modestos, Mas em poucos dias o piloto de 26 anos acabou  assumindo a liderança do Dakar pela sua regularidade. Era Candidato ao título até abandonar o Dakar. Uma pena, Seria uma pedra no sapato nos seus adversários até o final nos quadriciclos que teve uma legião de franceses fazendo um belíssimo trabalho nesse ano.

Marcelo Medeiros

O Brasileiro que tinha feito um bonito trabalho no Dakar de 2016 até sofrer um acidente e abandonar a corrida tinha tudo para fazer um Dakar de 2017 impressionante. Na primeira Etapa o Brasileiro chamou a atenção com a vitória na especial de 39 km e parecia que ele viria para o campeonato.E Continuou muito bem no 2ºEstágio. Mas no 3ºEstágio Medeiros acabou abandonando o Dakar mais uma vez por causa de uma queda, Deixou a impressão de que poderia disputar o campeonato, De repente em 2018 ele possa começar um pouco mais devagar e que seja consistente para quem sabe disputar o campeonato.

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Dakar / zimbio.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *