Automobilismo Internacional Formula 3.5 Fotos

Formula 3.5 – Round 6 em Red Bull Ring: Vitórias de pilotos Franceses

Grid de largada 11ªEtapa da Formula V8 3.5
Red Bull Ring

1    Louis Deletraz    (Fortec)    1’15.914
2    Matthieu Vaxiviere    (SMP Racing)    1’15.994
3    Tom Dillmann    (AVF)    1’16.104
4    Egor Orudzhev    (Arden)    1’16.126
5    Alfonso Celis    (AVF)    1’16.257
6    Yu Kanamaru    (Ted Martin)    1’16.303
7    Roy Nissany    (Lotus)    1’16.360
8    Vitor Baptista    (RP Motorsport)    1’16.414
9    Rene Binder    (Lotus)    1’16.442
10    Matevos Isaakyan    (SMP Racing)    1’16.451
11    Aurelien Panis    (Arden)    1’16.644
12    Beitske Visser    (Ted Martin)    1’16.708
13    Pietro Fittipaldi    (Fortec)    1’16.896
14    Marco Bonanomi    (RP Motorsport)    1’17.435
15    Giuseppe Cipriani    (Durango)    1’18.852

Na largada da primeira corrida no Red Bull Ring largou melhor Vaxiviere que tomou a liderança com Delétraz conseguindo segurar o 2ºlugar até a entrada da curva quando Egor Orudzhev acabou tomando o 2ºlugar do piloto Suíço que caiu da pole para o 3ºlugar. Dillmann, Kanamaru e Celis completavam as 6 primeiras posições.

O piloto da Fortec foi para cima do Arrojado piloto Egor Orudzhev que estava nitidamente mais lento que Vaxiviere que já tinha 2 segundos na frente na liderança. Na volta 3 Delétraz acabou foi para tentar a ultrapassagem de forma muito arrojada dividindo curva com o piloto da Arden que brigou e fez uma bela batalha com o jovem Delétraz, Mas não evitou a ultrapassagem com isso o piloto da Fortec assumiu o 2ºlugar e o Russo teve de segurar posição já que Tom Dillmann que tinha uma certa folga no campeonato estava vendo seu principal adversário na disputa do título vencendo.

Mais atrás o rapidíssimo Roy Nissany acabou passando do ponto e indo para a área de escape no final da reta dos boxes no que fez ele perder posição para Vitor Baptista que vinha de um bom momento no campeonato de estreia na categoria. Com 8 minutos de corrida o Mexicano Alfonso Celis jr. se segura em 5ºlugar na frente de René Binder que era o piloto da Casa com a Lotus checa e de Aurélien Panis com o carro da Arden.

Após 7 voltas a classificação era: 1. Vaxiviere – 2. Delétraz a 1.780 – 3. Dillmann a 6.672 – 4. Orudzhev a 7.098 – 5. Celis jr. a 10.279 – 6. Binder a 11.051 – 7. Panis a 11.857 – 8. Kanamaru a 12.585 – 9. Nissany a 14.965 – 10. Baptista a 16.531 – 11. Visser a 18.438 – 12. Fittipaldi a 19.541 – 13. Bonanomi a 20.702 – 14. Isaakyan a 21.252 – 15. Cipriani a 31.984. Vitor Baptista de uma escapada em uma das curvas e perdeu posição para Nissany que ganhou a 9ªposição.

O Russo Egor Orudzhev com problemas foi para os boxes e acabou por deixar a disputa, Com isso Tom Dillmann assumiu o 3ºlugar e consequentemente os outros pilotos todos ganharam uma posição com essa desistência.

Louis Delétraz acabou em um espaço de um pouco menos de 10 minutos dizimando a diferença entre ele e Matthieu Vaxiviere que estava na liderança com tranquilidade até agora, Mas agora teria o vice-líder do campeonato na sua cola, Apesar de melhor desempenho do piloto da Fortec o Françês que defende a SMP Racing queria a sua primeira vitória na temporada de qualquer jeito conseguia manter uma diferença de 8 décimos de diferença com 23 minutos e 50 segundos mais uma volta para o termino da corrida. Tom Dillmann em terceiro lugar tava muito longe dessa disputa enquanto que Celis jr. segurava Binder na disputa pelo 4ºlugar e Yu Kanamaru segurava Roy Nissany na disputa pelo 7ºlugar e no meio dessas brigas estava o Francês Aurélien Panis que estava na espera para saber o que ele iria fazer.

Binder tenta dividir curva com Celis jr. que manteve a 4ªposição se usando da curva seguinte aonde ele estava por dentro. Nisso tudo que aconteceu Panis acabou chegando mais perto e em posição de passar Binder que tinha mais carro que o piloto Mexicano e se conseguisse essa ultrapassagem ele iria embora de fato. Era a briga da corrida já que na disputa da 1ªposição Vaxiviere não tinha dado nenhuma brecha para Delétraz fazer uma tentativa com 22 minutos da primeira corrida no circuito de Spielberg. 1:18.201 de Louis Delétraz foi a volta mais rápida da corrida até aquele momento a 16 minutos do final da prova.

Faltando 15 minutos para o final da primeira corrida a classificação era essa: 1. Vaxiviere – 2. Delétraz a 0.969 – 3. Dillmann a 8.204 – 4. Celis jr. – 5. Binder – 6. Panis – 7. Kanamaru – 8. Nissany – 9. Baptisya – 10. Visser – 11. Bonanomi – 12. Fittipaldi – 13. Isaakyan – 14. Cipriani – 15 Orudzhev

Matthieu Vaxiviere com o carro da SMP Racing deu uma bela resposta para Delétraz da Fortec tomando a melhor volta da corrida com o 1:18.101 feito nas voltas seguintes. Com 20 voltas de corrida Nissany continuava a buscar uma ultrapassagem sobre o japonês Kanamaru que estava se segurando muito bem a pressão do Israelita.

austria_2016_formulav8_35-2

Na 20ªVolta Delétraz volta a ter a melhor volta da corrida com 1:18.086, Eram os dois melhores pilotos da corrida com os melhores carros do dia sem duvida.

Mas depois da volta mais rápida Delétraz começou a querer passar Vaxiviere pra valer mesmo buscando ultrapassagem enquanto que Rene Binder acabou tendo problemas em seu carro e parou na parte externa do circuito na 22ªVolta. Isso acabou sendo o suficiente para o Safety Car entrar na pista restando minutos para o final da 11ªCorrida da Temporada, Se eu fosse a organização da corrida eu daria uma bandeira amarela no local, Mas acho o Safety Car uma medida exagerada já que o local não era perigoso e estava fora do traçado.

Mas por outro lado recolocava de novo todo mundo na disputa pela vitória. Só para se ter uma ideia o 4ºlugar que era o Mexicano Celis jr. da AVF estava a 37 segundos do primeiro colocado e a 28 segundos de Tom Dillmann que estava em 3º. Depois disso a Classificação era Vaxiviere, Delétraz, Dillmann, Celis jr., Panis, Kanamaru, Nissany, Baptisya, Visser, Bonamoni, Baptista, Fittipaldi, Isaakyan, Cipriani e Orudzhev que estava a voltas atrás do líder.

Após a saída do Safety car a Relargada foi dada restando 4 minutos mais uma volta para o final da prova, Na relargada o brasileiro Vitor Baptista acabou escapando da pista e com isso perdeu 2 posições para Visser e para Marco Bonanomi caindo para o 10ºlugar, Já quem subiu foi Roy Nissay que passou na 27ªVolta o Japonês da Ted Martin finalmente conseguindo o 6ºlugar. Enquanto que Pietro Fittipaldi e Matevos Isaakyan continuavam sua disputa particular para ver quem não era o bobo da história que iria ficar a frente somente do vovô Giuseppe Cipriani.

austria_2016_formulav8_35-1

Disposto a vencer a corrida Vaxiviere coloca o cronometro abaixo do 1:18 fazendo a melhor volta da corrida com 1:17.999 na 28ªVolta. Na volta seguinte ambos fazem tempo na casa do 1:17.8, Mas foi Delétraz o mais rápido com 1:17.809, Mas Matthieu Vaxiviere continuava bem rápido e sem dar qualquer possibilidade mesmo com Delétraz ter feito 1:17.635 na penúltima volta acabou o vice-campeão de 2015 conquistando a segunda vitória na temporada após 11 corridas superando a Louis Delétraz que tira 3 pontos da vantagem que Tom Dillmann tinha sobre ele. O piloto da AVF completou o pódio na 3ºposição seguido de Alfonso Celis jr. que se defendeu muito bem dos ataques de seus adversários com um carro visivelmente mais fraco do que Aurélien Panis da Arden, de Roy Nissany da Lotus checa e de Yu Kanamaru e Beitske Visser ambos da Ted Martin que seguiram o mexicano na classificação.

Marco Bonanomi e Vitor Baptista fecharam a zona de pontuação ambos da RP Motorsport. Para consolo de Pietro Fittipaldi que não marcou pontos nessa corrida. Pelo menos ele venceu sua briga particular com Matevos Isaakyan ficando em 11ºlugar.

Na Volta final Vaxiviere com 1:17.413 fez a volta mais rápida da prova.

Resultado Final da 11ªEtapa da Formula V8 3.5
Red Bull Ring

1    Matthieu Vaxiviere    (SMP Racing) 42:26.793 em 31 Voltas
2    Louis Deletraz    (Fortec) a 0.977
3    Tom Dillmann    (AVF) a 4.527
4    Alfonso Celis    (AVF) a 8.836
5    Aurelien Panis    (Arden) a 10.268
6    Roy Nissany    (Lotus) a 10.504
7    Yu Kanamaru    (Ted Martin) a 11.060
8    Beitske Visser    (Ted Martin) a 13.800
9    Marco Bonanomi    (RP Motorsport) a 15.874
10    Vitor Baptista    (RP Motorsport)    a 16.412
11    Pietro Fittipaldi    (Fortec) a 16.892
12    Matevos Isaakyan    (SMP Racing) a 17.493
13    Giuseppe Cipriani    (Durango) a 32.387

Não Completaram a corrida:

Egor Orudzhev    (Arden) a 8 Voltas
Rene Binder    (Lotus) a 9 Voltas

1. Tom Dillmann 171
2. Louis Delétraz 137
3. Roy Nissany 132
4. Matthieu Vaxiviere 122
5. Aurélien Panis 122
6. Renê Binder 109
7. Egor Orudzhev 82
8. Yu Kanamaru 53
9. Alfonso Celis jr. 44
10. Johnny Cecotto 43
11. Vitor Baptista 34
12. Pietro Fittipaldi 24
13. Bietske Visser 23
14. Giuseppe Cipriani 6
15. Marco Bonanomi 2
16. Matevos Isaakyan 2
17. Artur Janosz 2

Grid de largada 12ªEtapa da Formula V8 3.5
Red Bull Ring

1    Matevos Isaakyan    (SMP Racing)    1’15.674
2    Louis Deletraz    (Fortec)    1’15.764
3    Matthieu Vaxiviere    (SMP Racing)    1’15.873
4    Roy Nissany    (Lotus)    1’16.071
5    Aurelien Panis    (Arden)    1’16.099
6    Tom Dillmann    (AVF)    1’16.237
7    Egor Orudzhev    (Arden)    1’16.408
8    Alfonso Celis    (AVF)    1’16.213
9    Pietro Fittipaldi    (Fortec)    1’16.494
10    Rene Binder    (Lotus)    1’16.540
11    Yu Kanamaru    (Ted Martin)    1’16.559
12    Vitor Baptista    (RP Motorsport)    1’16.602
13    Beitske Visser    (Ted Martin)    1’16.747
14    Marco Bonanomi    (Marco Bonanomi)    1’16.904
15    Giuseppe Cipriani    (Durango)    1’18.756

Na largada da segunda corrida no circuito de Spielberg o russo Isaakyan largou bem e manteve a liderança com Delétraz pressionado por Vaxiviere, Na terceira curva o suíço consolidou o 2ºlugar mas o vencedor da primeira corrida no circuito austríaco continuou a atacar o piloto da Fortec. Depois vinham Panis, Dillmann e Nissany nas 6 primeiras posições.

O líder do campeonato estava segurando a Roy Nissany que tinha Odurzhev, Binder, Celis jr., Fittipaldi logo a seguir. 1 minuto depois no final da 3ªVolta Celis jr. tomou o 8ºlugar de Binder. Dillmann e Nissany conseguiram se livrar do resto da Turma, Na tentativa de passar o piloto Francês Nissany acabou passando para a área de escape de uma das últimas curvas do circuito perdendo algum tempo e deixando o piloto da AVF mais tranquilo em 5ºlugar.

austria_2016_formulav8_35-5

Devido a rodada do Italiano Giuseppe Cipriani o safety car entrou na pista. Algo muito desnecessário já que estava longe do traçado da pista em um lugar longe na brita o que não representaria um problema maior para os pilotos, Uma bandeira amarela no local era mais do que suficiente. Isaakyan era o líder com Delétraz, Vaxiviere, Panis, Dillmann, Nissany, Orudzhev, Celis jr. , Binder, Fittipaldi, Kanamaru, Baptista, Bonanomi, Visser e Cipriani que estava fora da corrida.

A corrida recomeçou com ainda 29 minutos para o termino da 12ªcorrida da temporada com Isaakyan, Delétraz, Vaxiviere e Panis nas 4 primeiras posições seguidos por Dillmann e Nissany. Lembrando que a corrida tinha a obrigatoriedade de uma parada nos boxes. O que foi que Panis, Celis jr., Nissany fizeram na volta seguinte a relargada no que poderia dar uma grande vantagem para eles como jogar a corrida deles para o espaço. Enquanto que Isaakyan, Delétraz , Vaxiviere e Dillmann continuavam na pista querendo parar um pouco mais tarde.

A 25 minutos do final da prova o Suíço Louis Delétraz da Fortec vai para os boxes junto de Rene Binder com a Lotus Checa. Enquanto o piloto da Fortec volta o mais rápido possível já a Lotus acaba perdendo tempo na parada e deixa Binder em maus lençóis praticamente nas últimas posições. Em um belo final de semana Vaxiviere com 1:38.272 fazia a melhor volta da prova quando restavam menos de 23 minutos para o final da prova, na volta seguinte o Francês da SMP Racing partiu para a sua parada obrigatória que acabou voltando na frente de todos que tinham feito a parada nos boxes atrás apenas de Isaakyan, Dillmann e Orudzhev que eram os únicos que ainda não tinham feito a parada nos boxes.

Exatamente a 20 minutos do final da prova o pole position vai para a sua parada deixando a liderança para Dillmann na liderança e com seu compatriota que corre pela Arden na segunda posição. Finalmente na volta seguinte restando 18 minutos e meio para o final os dois primeiros foram para a parada.

Com todos os pilotos tendo parado, Levou a melhor o francês Aurélien Panis que assumiu a liderança com Dillmann em segundo e o líder da corrida na primeira parte da prova Matevos Isaakyan caiu para o terceiro lugar, Delétraz, Orudzhev, Vaxiviere, Celis, Kanamaru, Nissany e Baptista completavam as 10 primeiras posições. Pelo menos os 5 primeiros colocados estava muito juntos com uma diferença para o Panis que abria 1.8 segundos de Dillmann que tinha uma vantagem de 1 segundo e pouco para Isaakyan que estava com seus adversários um pouco mais de perto do piloto da SMP Racing.

Egor Orudzhev dos líderes era o piloto que estava mais perto de ter uma briga de posição ao partir para o ataque em cima do piloto da Fortec Louis Delétraz disputando o 4ºlugar. Já na disputa pelo oitavo lugar entre Kanamaru e Nissany acabou a roda traseira do carro do Japonês tocando no bico do carro de Nissany o que fez o piloto da Ted Martin com o pneu furado indo para a grama e Nissany que já não tava naquela corrida das boas acabou tendo de ir para os boxes. Consequências de uma disputa de pista, Sem culpados.

Com menos de 10 minutos para o final da prova o Russo partiu para cima de Delétraz que não teve reação e acabou sendo passado para o Egor Orudzhev que na curva seguinte tomou o troco do jovem suíço que voltou o 4ºlugar, Claro do piloto da Arden iria voltar a pressionar o piloto da Fortec. Restando 7 minutos mais uma volta para o final da prova Panis continuava na liderança com Dillmann em segundo e Isaakyan em 3º todos eles em situações comodas na frente. A partir dai Dillmann foi tentar tirar os 3 segundos e meio que o filho de Olivier Panis tinha conseguido abrir sobre o líder do campeonato.

austria_2016_formulav8_35-3

Mas a Vantagem do piloto francês era bem administrado no que aconteceu até o final da prova. Com uma bela tática de paradas e sendo rápido fez com que o piloto da equipe Arden conquistasse sua segunda vitória na temporada de 2016 da Formula 3.5 com Tom Dillmann ficando a 676 milésimos de segundo do vencedor na segunda posição o que preservou sua diferença na liderança do campeonato chegando na frente do seu mais próximo adversário que é o Suíço Louis Delétraz que se sustentou na quarta posição dos ataques do Russo Egor Orudzhev.

O último lugar do pódio ficou com o Russo Matevos Isaakyan que conquistou seu primeiro pódio do ano após uma bela corrida do estreante que teve no ano passado na Formula Renault 2.0.

Vaxiviere, Celis jr., Vitor Baptisya, Visser e Bonanomi completaram a zona de pontuação. Dillmann depois dessa prova tem uma boa vantagem para Delétraz que é o vice-líder do campeonato e de Panis que vem na regularidade em 3ºlugar.

austria_2016_formulav8_35-6

Resultado final da 12ªEtapa da Formula V8 3.5
Red Bull Ring

1    Aurelien Panis        (Arden)    41:26.486 em 30 Voltas
2    Tom Dillmann        (AVF)    a    0.676
3    Matevos Isaakyan    (SMP Racing)    a    4.051
4    Louis Deletraz        (Fortec)    a    5.771
5    Egor Orudzhev        (Arden)    a    6.137
6    Matthieu Vaxiviere    (SMP Racing)    a    8.820
7    Alfonso Celis        (AVF)    a    12.055
8    Vitor Baptista        (RP Motorsport)    a    14.185
9    Beitske Visser        (Ted Martin)    a    19.894
10    Marco Bonanomi        (RP Motorsport)    a    21.118
11    Pietro Fittipaldi    (Fortec)    a    25.889
12    Rene Binder        (Lotus)    a    32.800
13    Roy Nissany        (Lotus)    a    51.732

Não Completaram a corrida:

Yu Kanamaru        (Ted Martin)        a 11 Voltas
Giuseppe Cipriani    (Durango)        a 27 Voltas

Classificação do campeonato após 12 corridas:

1. Tom Dillmann 189
2. Louis Deletraz 149
3. Aurélien Panis 147
4. Roy Nissany 132
5. Matthieu Vaxiviere 130
6. René Binder 109
7. Egor Orudzhev 92
8. Yu Kanamaru 53
9. Alfonso Celis jr. 50
10. Johnny Cecotto jr. 43
11. Vitor Baptista 38
12. Beitske Visser 25
13. Pietro Fittipaldi 24
14. Matevos Isaakyan 17
15. Giuseppe Cipriani 6
16. Marco Bonanomi 3
17. Artur Janosz 2

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Motorsport.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *