Hamilton conquista primeira vitória no Brasil e leva a decisão para Abu Dhabi, Verstappen deu espetáculo na chuva e conquistou o pódio

A missão de Lewis Hamilton foi comprida com absoluto sucesso em Interlagos e numa corrida debaixo de chuva como a muito tempo não se via. Mas Rosberg também teve êxito em sua missão de ficar em 2ºlugar e levar a decisão para Abu Dhabi com a vantagem de terminar a corrida em 3ºlugar para sagrar pela primeira vez campeão do mundo.

A Corrida começou antes mesmo da largada no que na verdade acabou terminando para Romain Grosjean que ao se encaminhar com a Haas para o alinhamento do grid ele roda e bate na curva 14 o que deixa ele fora do GP do Brasil. Já dava para ver que as condições do circuito eram tremendamente complicadas e com isso a largada foi adiada em 10 minutos e depois disso se decidiu que a largada seria com o Safety Car.

O Safety Car ficou ficou as primeiras 7 Voltas até que deu a largada pra valer e Verstappen foi para cima de Raikkonen e já partiu para a ultrapassagem assumindo a Terceira posição, Enquanto isso Magnussen foi o primeiro a fazer a parada colocando pneus intermediários na 9ªvolta. Massa, Alonso, Bottas, Button, Magnussen, Vettel, Kvyat, Palmer e Ericsson seguiram a mesma tática na volta 10, Os pneus Intermediários poderiam ser mais rápidos, Mas eram mais arriscados pois o risco de uma aquaplanagem era maior.

brasil_domingo_2016_f1-3

Os líderes estavam com os pneus de chuva pesada e mesmo assim Vettel acabou rodando e por muita sorte ele acabou não batendo voltando a corrida na parte de trás, Aproveitando isso ele acabou indo para os boxes arriscar os pneus intermediários. Na 13ªVolta Marcus Ericsson acabou próximo da reta dos boxes passando pela linha branca e rodando até bater no muro e ir para a entrada dos boxes, O SafetyCar entrou no circuito pela segunda vez. Verstappen e Ricciardo aproveitaram para ir aos boxes, Mas o Australiano foi punido porque os boxes estavam fechados e por isso ele tomou 5 segundos na hora em que ele fizesse uma nova parada nos boxes assim como o Brasileiro Felipe Massa que no começo da corrida ultrapassou o Mexicano Esteban Gutierrez mas sem a luz verde acionada o que provocou uma punição de 5 segundos para o piloto Brasileiro.

Depois de 15 voltas Hamilton, Rosberg, Verstappen, Hulkenberg, Perez, Sainz jr., Nasr, Ricciardo, Ocon, Wehrlein, Alonso e Bottas eram os 12 primeiros colocados. Na 20ªVolta a corrida recomeça e logo o Safety Car entrou de novo por causa da batida de Kimi Raikkonen na entrada da Reta dos boxes e por muito pouco não tivemos um acidente épico e de graves proporções. Dava para ver que a Água em Interlagos era muita mesma, Bandeira Vermelha acionada que durou mais de 30 minutos

SafetyCar entrou na pista depois dessa paralisação No final da 25ªvolta Palmer acertou a traseira de Daniil Kvyat. Acabou o piloto da Renault levando a pior e com isso ele abandonou a corrida; Já o Russo continuou mesmo com o incidente. Uma volta antes Hulkenberg teve de ir para os boxes após um furo do seu pneu e voltou mais atrás.

Na 28ªVolta a corrida foi interrompida buscando uma melhor condição do circuito com Hamilton, Rosberg, Verstappen, Perez, Sainz jr., Nasr, Ricciardo, Alonso, Vettel e Ocon os 10 primeiros colocados. Foram mais de 20 minutos esperando por essa melhora até que os carros voltaram a andar com o Safety Car na frente de novo durante 3 Voltas ficando até que finalmente na 32ªVolta a corrida recomeçou e Verstappen foi para cima de Rosberg que chegou a se defender no S do Senna muito bem, Mas na segunda curva Rosberg  acabou destracionando e Verstappen veio por fora na curva do Sol e ultrapassou assumindo o 2ºlugar e começou a tentar buscar Hamilton na liderança.

brasil_domingo_2016_f1-4

Enquanto que Vettel e Hulkenberg buscavam a recuperação na prova pressionando pilotos com carros mais fracos que trocaram os pneus durante a paralisação como os dois pilotos da Manor, Nasr estava em 7ºlugar e conseguindo fazer uma bela corrida com a Sauber que torcia para marcar esses pontos buscando o 10ºlugar no mundial de construtores. Também tínhamos Ocon muito bem na corrida buscando anular a pontuação de Nasr para salvar o 10ºlugar da equipe Manor. Verstappen chegou a pressionar Hamilton, Mas acabou rodando e perdendo tempo e com muita habilidade conseguiu ainda voltar na segunda posição.

Ricciardo foi para os boxes na volta 40 quando estava disputando o 4ºlugar com o Perez para colocar pneus intermediários que já se mostravam mais rápidos do que os pneus de chuva extrema. três voltas depois Verstappen foi para os boxes para colocar os pneus intermediários e da forma que estava poderia sim o Holandês sonhar com a vitória. Enquanto que Vettel pressionava Felipe Nasr que não forçou a barra e acabou permitindo a ultrapassagem do piloto da Ferrari. Enquanto que alguns estavam muito bem com os pneus intermediários o Inglês Jenson Button que também fazia sua despedida de Interlagos foi para os boxes para colocar de novo os pneus de Chuva extrema.

Na 48ªVolta o Brasileiro Felipe Massa acabou passando na linha branca e acabou batendo e foi para a entrada da reta dos boxes terminando a sua última participação em Interlagos e a Penúltima da sua carreira na Formula 1 com um acidente. Ao sair do Carro o piloto de 36 anos tirou o capacete e com uma bandeira do Brasil de forma emocionada no meio de um Safety Car ele se encaminhou para os boxes e todas as equipes fizeram questão de aplaudir o piloto que encerrava a sua carreira nessa temporada. O piloto Brasileiro visivelmente emocionado foi abraçado pela sua esposa Raffaela Massa. E toda a torcida ovacionou Felipe Massa reconhecendo tudo que o piloto brasileiro fez em sua carreira.

Voltando para a corrida A Red Bull visto que não funcionava mais os pneus intermediários tanto Ricciardo como Verstappen que foram para a parte de trás o que foi muito bom para Rosberg que chegou a quase rodar voltas antes, Mas conseguiu se segurar e estava na segunda posição agora tendo a possibilidade de atacar Hamilton. A 16 Voltas do final tivemos mais uma relargada e Hamilton se sustentou na liderança com Rosberg sustentando o 2ºlugar e depois vinham Perez, Sainz Jr., Vettel, Nasr, Hulkenberg, Ocon, Kvyat e Bottas nas 10 primeiras posições.

brasil_domingo_2016_f1-4

Verstappen começou a destroçar todos em quem via pela frente volta após volta, Passando pilotos como Fernando Alonso, Daniel Ricciardo, Sebastian Vettel que acabou reclamando de novo da ultrapassagem que o jovem Holandês fez, Carlos Sainz jr. e no final da prova Max foi para cima de Perez e foi a ultrapassagem mais bonita dele conseguindo o pódio.

Hamilton lá na Frente não teve nenhum momento aonde ele foi ameaçado por ninguém mais até o final e conquistou pela primeira vez um GP do Brasil, 52ªVitória na sua carreira superando a Alain Prost como o 2ºMaior vencedor de corridas da história só estando atrás de Michael Schumacher que esta com 91 vitórias. Rosberg conquistou o 2ºlugar numa corrida de resultado claramente e daqui a 2 semanas ele só precisa do 3ºlugar para conquistar o título o que muito provável para um carro da Mercedes nos 3 últimos anos (2014-2015-2016) Com 12 pontos de diferença a situação do piloto Alemão esta bem melhor do que a do Hamilton que não depende somente dele. Para ser campeão o inglês precisa vencer e Rosberg  tinha que ficar do 4ºlugar para trás para tirar os 12 pontos de vantagem que Rosberg tem nesse momento.

brasil_domingo_2016_f1-6

O Nome da Corrida foi sem dúvida Max Verstappen que fez a sua melhor corrida na temporada pela forma que ele guiou na Chuva conseguindo o 3ºlugar numa corrida em que ele poderia ter vencido se a tática de parada nos boxes de colocar os pneus intermediários desse certo. Sergio Perez por muito pouco não levou o terceiro pódio da temporada ficando em 4ºlugar com o carro da Force India que consolida definitivamente o 4ºlugar no mundial de pilotos.

Sebastian Vettel como prêmio de consolação com uma corrida boa de recuperação com o 5ºlugar conseguindo uma ultrapassagem em Carlos Sainz jr. no final da corrida ficando com o 6ºlugar no que pode ainda tentar disputar com o Mclaren o 6ºlugarr no mundial de construtores.

brasil_domingo_2016_f1-10

Nico Hulkenberg acabou não dando sorte com o furo do seu pneu tendo de ir para os boxes e com isso caiu lá para trás e conseguiu se recuperar e ainda no final segurou a pressão de Daniel Ricciardo conseguindo o 7ºlugar com o Australiano em 8ºlugar.

Felipe Nasr é um dos Heróis do dia após uma bela corrida conseguindo se segurar na zona de pontuação até o final da corrida chegando em 9ºlugar e marcando 2 pontos que são fundamentais para a Sauber assumir o 10ºlugar no Mundial de Construtores que eram da Manor desde do GP da Áustria aonde Pascal Wehrlein que colocou o carro do time Inglês na 10ªposição. Para o Brasileiro a corrida foi importante para permanecer na Formula 1 em 2017 e Fernando Alonso mesmo com uma rodada que ele deu na Relargada completou a zona de pontuação.

brasil_domingo_2016_f1-5

Bottas ficou de fora da zona de pontuação chegando em 11ºlugar e praticamente condenou a Williams a ficar em 5ºlugar nos construtores. Esteban Ocon fez uma boa corrida e quase conseguiu marcar pontos, Mas sucumbiu aos seus pneus desgastados no final ficando em 12ºlugar na frente de Daniil Kvyat que resistiu ao Incidente que Jolyon Palmer acabou enchendo a traseira do seu carro e de Kevin Magnussen que vai correr na Haas em 2017. Pascal Wehrlein que não fez muita coisa em Interlagos e Jenson Button que teve uma corrida apagada completaram os 16 pilotos que terminaram a corrida.

Daqui a 2 semanas teremos a decisão do campeonato em Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos aonde Rosberg com 367 pontos precisa do 3ºlugar para ser o campeão e Hamilton com 355 pontos precisa vencer e que o líder do campeonato precisa ficar de fora do pódio. O último combate entre eles será no dia 27 de novembro aonde saberemos quem vai ser o campeão do mundo da temporada de 2016.

Quem vai ser o Campeão?  Saberemos daqui a 2 semanas em Abu Dhabi
Quem vai ser o Campeão? Saberemos daqui a 2 semanas em Abu Dhabi

Resultado Final da 20ªEtapa do Mundial de Formula 1
GP do Brasil – Interlagos

Posição Piloto Equipe Chassis Motor Voltas Tempo Grid
1 Lewis Hamilton 44 Mercedes W07 Mercedes PC106C Hybrid 71 3:01:01.335 1
2 Nico Rosberg 6 Mercedes W07 Mercedes PC106C Hybrid 71 a 11.455 2
3 Max Verstappen 33 Red Bull RB12 TAG Heuer 71 a 21.481 4
4 Sergio Perez 11 Force India VJM09 Mercedes PC106C Hybrid 71 a 25.346 9
5 Sebastian Vettel 5 Ferrari SF16-H Ferrari 061 71 a 26.334 5
6 Carlos Sainz jr. 55 Toro Rosso STR11 Ferrari 060 71 a 29.160 15
7 Nico Hulkenberg 27 Force India VJM09 Mercedes PC106C Hybrid 71 a 29.827 8
8 Daniel Ricciardo 3 Red Bull RB12 TAG Heuer 71 a 30.486 6
9 Felipe Nasr 12 Sauber C35 Ferrari 061 71 a 42.620 21
10 Fernando Alonso 14 Mclaren MP4-31 Honda RA616H 71 a 44.432 10
11 Valtteri Bottas 77 Williams FW38 Mercedes PC106C Hybrid 71 a 45.292 11
12 Esteban Ocon 31 Manor MRT05 Mercedes PC106C Hybrid 71 a 45.809 22
13 Daniil Kvyat 26 Toro Rosso STR11 Ferrari 060 71 a 51.192 14
14 Kevin Magnussen 20 Renault RS16 Renault RE16 71 a 51.555 18
15 Pascal Wehrlein 94 Manor MRT05 Mercedes PC106C Hybrid 71 a 1:00.498 19
16 Jenson Button 22 Mclaren MP4-31 Honda RA616H 71 a 1:21.994 17
17 Esteban Gutierrez 21 Haas VF-16 Ferrari 061 60 a 11 Voltas – Abandonou 12
18 Felipe Massa 19 Williams FW38 Mercedes PC106C Hybrid 46 a 25 Voltas – Acidente 13
19 Jolyon Palmer 30 Renault RS16 Renault RE16 20 a 51 Voltas – Colisão 16
20 Kimi Raikkonen 7 Ferrari SF16-H Ferrari 061 19 a 52 Voltas – Acidente 3
21 Marcus Ericsson 9 Sauber C35 Ferrari 061 11 a 61 Voltas – Acidente 20
22 Romain Grosjean 8 Haas VF-16 Ferrari 061 0 Não Largou 7

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Red Bull/Williams/Sauber/Force India/Toro Rosso

Sem categoria

Deixe um comentário