Hamilton conquista 51ªVitória da carreira no México e polêmica na disputa do 3ºlugar

Lewis Hamilton que largou na pole position fez mais uma corrida dominadora e sem qualquer dificuldade conquistou a vitória no GP do México que foi uma corrida em sua maioria do tempo uma corrida Morna e fria que no final a coisa esquentou na disputa pelo pódio.

Na largada Hamilton manteve a liderança com Rosberg e Verstappen se chocando na disputa pela segunda posição na primeira curva. O líder do campeonato teve de evadir a curva devido ao choque entre ele e o Verstappen, Nessa história nada aconteceu com nenhum deles e mantendo o segundo e terceiros lugares.

 

O acidente que fez o Safety Car entrar na pista foi um choque que começou com o Fraquíssimo Esteban Gutierrez tocando em Marcus Ericsson que tocou em Pascal Wehrlein que bateu e deixou a corrida, Com isso o Safety Car entrou na pista para a retirada do carro acidentado. Ricciardo foi para os boxes para fazer uma parada na primeira volta mudando a tática, Ericsson foi para os boxes para colocar os pneus mais duros que eram os macios.
mexico_domingo_f12016-8

Na Quarta volta a corrida recomeça com Hamilton, Rosberg, Verstappen, Hulkenberg, Raikkonen, Massa, Vettel, Bottas, Perez e Sainz nas 10 primeiras posições. Com Hamilton abrindo na liderança e Rosberg em 2ºlugar mantendo uma boa vantagem para Verstappen as brigas se resumiam entre Kevin Magnussen e Jenson Button pela 12ºposição. Felipe Massa segurava Sebastian Vettel na disputa pelo 6ºlugar enquanto que Bottas segurava Perez na disputa pelo 8ºlugar. Já Sainz jr. com problemas de Câmbio era pressionado pelo Alonso na disputa pelo 10ºlugar.

Grosjean em um final de semana sofrível foi para os boxes para a primeira parada na volta 12 sendo o primeiro a parar em condições normais. Verstappen fez a sua parada (que seria a única parada na corrida) na volta seguinte deixando o 3ºlugar para Hulkenberg. Massa tendo um ritmo pior segurava Vettel e permitia a Bottas e Perez também chegarem na briga pelo 6ºlugar, O piloto Brasileiro percebendo que não tinha mais pneus acabou indo para os boxes fazer a parada nos boxes assim como fez Nico Hulkenberg mais a frente, Alonso fez a sua parada na volta 17.

Lewis Hamilton foi para os boxes na volta 18 fazendo com que Rosberg assumisse a liderança e partiu para tentar voltas rápidas para diminuir a diferença para Hamilton até a sua parada na volta 21 deixando Sebastian Vettel na liderança da corrida. Verstappen depois da parada ultrapassou Ricciardo por ter mais chances de pódio.

Massa foi ultrapassado pelo Bottas perdendo o 8ºlugar. O dono da casa Sergio Perez tentou fazer o mesmo com o piloto Brasileiro, Mas o piloto da Williams conseguia segurar os ataques do piloto da Force India numa disputa muito importante valendo o 4ºlugar no mundial de construtores para as duas equipes.

Na 33ªVolta Vettel foi para a sua única parada nos boxes deixando Hamilton novamente na liderança com Rosberg, Verstappen, Ricciardo e Raikkonen nas 5 primeiras posições. O piloto Alemão voltou a corrida em 6ºlugar com os pneus em melhores condições enquanto que Massa segurava Perez com o carro mais rápido em Reta que eram os carros da Williams, tanto é que Valtteri Bottas chegou a marca de 372,54 km/h com Massa conseguindo 371,7 km/h e Perez chegando a 370,8 Km/h. Ou seja Massa conseguia segurar muito bem o piloto Mexicano. Verstappen começava a se aproximar de Rosberg tentando tomar o segundo lugar do líder do campeonato

Nasr era o único que não tinha ido para os boxes já que sua parada iria ser por volta da 50ªPassagem. Antes disso Raikkonen fez a sua segunda parada nos boxes.  Rosberg é atrapalhado por um carro da Toro Rosso na 50ªVolta com isso Verstappen foi com tudo para cima Rosberg e conseguiu a ultrapassagem, mas a consequência disso foi que ele perdeu a freada e passou reto na curva tendo de voltar a pista e com isso Rosberg recuperou o segundo lugar e abriu uma boa distância para o piloto Holandês. Na Volta seguinte Ricciardo foi para os boxes para uma segunda parada.

Na Volta 52 Nasr vai para os boxes e coloca os Super Macios para ir até o final da prova na 16ªposição.

Ricciardo foi para cima de Hulkenberg e conseguiu a ultrapassagem assumindo o 5ºlugar com facilidade e com os pneus novos ele iria partir para cima de Vettel que por sua vez também começou a tirar a diferença para Max Verstappen que sentia os problemas dos seus pneus mais gastos com mais de 40 voltas na pista. Já Massa continuava a segurar Perez na luta pelo 9ºlugar.

Mais atrás Palmer e Button disputavam o 12ºlugar em uma boa disputa de posição entre o piloto da Renault e o piloto da Mclaren. Na parte final de prova Vettel tirava a vantagem inteira e foi para cima de Verstappen e Ricciardo vinha para cima dos dois pilotos, Tudo indicava um final incrível pelo pódio.

A poucas voltas do final Vettel partiu para cima de Verstappen e quando viu que iria perder o lugar no pódio e resolveu vazar a curva um ficando em 3ºlugar e dai ele teria de ceder a posição para Vettel mas não foi o caso do piloto da Red Bull que manteve na mesma posição e dai partiu Ricciardo para cima do piloto da Ferrari e na curva 2 o Australiano tenta passar Vettel que lindamente acabou segurando Ricciardo e manteve a posição.

Ao final da corrida Hamilton conquista uma vitória até fácil sendo essa a vitória 51 da sua carreira na Formula 1 se igualando a Alain Prost como o segundo piloto com mais vitórias na história da categoria. Mas a missão de Hamilton ainda não se facilitou com essa vitória já que Nico Rosberg cumpriu sua missão e terminando em 2ºlugar ele pode acabar com o campeonato no Brasil se vencer o GP do Brasil.

E Dai vem a polêmica da corrida, Na pista Verstappen chegou em 3ºlugar com Vettel em 4º e Ricciardo em 5º. Vettel após a bandeirada foi até o lado do Verstappen e gesticulou com as mãos dizendo isso não se faz e Verstappen respondeu com a mão fechada (Algo que eu não entendi o que significava) O piloto da Ferrari xingou muito devido o que aconteceu no final de prova.

Depois de tudo quando já estavam se encanhando para o pódio os comissários deram merecida punição a Verstappen: 5 segundos de acrecismo de tempo fazendo com que Vettel ir para o terceiro lugar e Ricciardo para o 4ºlugar deixando o piloto Holandês em 5º. Com a Festa do pódio que teve Hamilton, Rosberg e Vettel parecia que tudo estava já resolvido, Mas horas depois Vettel acabou sendo punido com um acrecismo de 10 segundos por defender de forma dura do ataque de Daniel Ricciardo.

Defender de Forma Dura??? Aonde??? Eu não vi isso, Qual defesa dura???

Agora essa punição só tem uma explicação: Retalhação pelas reclamações do Vettel para o seu Charles Whiting que é o responsavél pelos comissários e pela corrida que foram chingados pelo piloto da Ferrari. O que estou querendo dizer é que essa punição foi uma das punições mais patéticas que já vi desde de quanto eu acompanho a Formula 1, Ridicula e lamentável em todos os sentidos e que tem todo o meu repúdio.

Pódio imerecido para Ricciardo
Pódio imerecido para Ricciardo

Algo que a Formula 1 poderia ter ficado sem mais essa polêmica de tantas que ela já coleciona nos últimos anos.

Raikkonen após uma bela briga com Hulkenberg conquistou o 6ºlugar em cima do piloto da Force India que apesar da Rodada no final na disputa da posição com o piloto da Ferrari acabou fazendo um final de semana digno de palmas chegando em 7ºlugar muito na frente de seu companheiro de equipe o dono da casa Sergio Perez que ficou em 10ºlugar, No meio deles terminaram em 8ºlugar Valtteri Bottas e em 9ºlugar Felipe Massa que segurou por mais de 40 voltas o piloto da Casa que não conseguiu ir além do 10ºlugar.

Marcus Ericsson bateu na trave e ficou fora dos pilotos em 11ºlugar conseguindo o melhor resultado da Sauber após colocar os pneus macios no começo da prova e de ter ido até o final da prova com uma parada nos boxes. Para a Mclaren sobrou o 12ºlugar de Jenson Button e o 13ºlugar do Espanhol Fernando Alonso.

mexico_domingo_f12016-4

Do final do grid Palmer fez uma corrida boa ficando em 14ºlugar. O brasileiro Felipe Nasr com uma parada ficou em 15ºlugar. E depois vieram sem nenhum destaque nessa ordem Sainz jr. , Magnussen que pode esta a caminho da Haas em 2017, Kvyat, Gutierrez, Grosjean com a Haas que teve sua pior corrida na Formula 1 em 2016 e Esteban Ocon com a Manor.

Daqui a 2 semanas teremos a prova do GP do Brasil em Interlagos com cobertura especial do Portalsportszone.

Resultado final da 19ªEtapa do Mundial de Formula 1
GP do México – Hermanos Rodriguez

Posição Piloto Equipe Chassis Motor Voltas Tempo Grid
1 Lewis Hamilton 44 Mercedes W07 Mercedes PC106C Hybrid 71 1:40:31.402 1
2 Nico Rosberg 6 Mercedes W07 Mercedes PC106C Hybrid 71 a 8.354 2
3 Daniel Ricciardo 3 Red Bull RB12 TAG Heuer 71 a 20.854 4
4 Max Verstappen 33 Red Bull RB12 TAG Heuer 71 a 21.323 3
5 Sebastian Vettel 5 Ferrari SF16-H Ferrari 061 71 a 27.313 6
6 Kimi Raikkonen 7 Ferrari SF16-H Ferrari 061 71 a 49.376 7
7 Nico Hulkenberg 27 Force India VJM09 Mercedes PC106C Hybrid 71 a 58.891 5
8 Valtteri Bottas 77 Williams FW38 Mercedes PC106C Hybrid 71 a 65.612 8
9 Felipe Massa 19 Williams FW38 Mercedes PC106C Hybrid 71 a 76.206 9
10 Sergio Perez 11 Force India VJM09 Mercedes PC106C Hybrid 71 a 76.798 12
11 Marcus Ericsson 9 Sauber C35 Ferrari 061 70 a 1 Volta 15
12 Jenson Button 22 Mclaren MP4-31 Honda RA616H 70 a 1 Volta 13
13 Fernando Alonso 14 Mclaren MP4-31 Honda RA616H 70 a 1 Volta 11
14 Jolyon Palmer 30 Renault RS16 Renault RE16 70 a 1 Volta 22
15 Felipe Nasr 12 Sauber C35 Ferrari 061 70 a 1 Volta 19
16 Carlos Sainz jr. 55 Toro Rosso STR11 Ferrari 060 70 a 1 Volta 10
17 Kevin Magnussen 20 Renault RS16 Renault RE16 70 a 1 Volta 14
18 Daniil Kvyat 26 Toro Rosso STR11 Ferrari 060 70 a 1 Volta 18
19 Esteban Gutierrez 21 Haas VF-16 Ferrari 061 70 a 1 Volta 17
20 Romain Grosjean 8 Haas VF-16 Ferrari 061 70 a 1 Volta 21
21 Esteban Ocon 31 Manor MRT05 Mercedes PC106C Hybrid 69 a 2 Voltas 20
22 Pascal Wehrlein 94 Manor MRT05 Mercedes PC106C Hybrid 0 a 71 Voltas 16

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Red Bull/Ferrari/Toro Rosso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.