Hamilton em Austin conquista sua 50ªvitória na Formula 1 e continua vivo na luta pelo título

Após 5 corridas chegando atrás de Nico Rosberg o piloto Inglês Lewis Hamilton até com certa facilidade conseguiu a sua 50ªVitória na sua carreira em uma corrida agitada em Austin a começar pela largada aonde Ricciardo largou melhor que Rosberg e tomou o segundo lugar do líder do campeonato, Enquanto isso Hulkenberg e Bottas se chocaram e ambos tiveram que ir aos boxes. Apenas Bottas voltou a corrida após trocar os pneus enquanto que Hulkenberg deixou a prova.

Após essa largada a classificação ficou assim: Hamilton, Ricciardo, Rosberg, Raikkonen nas 4 primeiras posições e Verstappen e Vettel brigando pelo 5ºlugar com vantagem para o piloto da Red Bull em uma belíssima disputa de posição. Felipe Massa e Carlos Sainz jr. aproveitaram as confusões e acabaram ganhando a 7ª e 8ªposições respectivamente. Sergio Perez acabou se rodando devido a um incidente com o Russo Daniil Kvyat que acabou sofrendo uma punição de 10 segundos na hora da sua parada nos boxes.

Hamilton começou a abrir diferença para Ricciardo que usou os pneus mais macios do que Rosberg que estava também levando um pouco de pressão de Raikkonen que vinha em ritmo de corrida muito bom. Lá Atrás Jenson Button vinha muito bem em sua corrida de recuperação já se colocando entre os 10 primeiros colocados assim como o Mexicano Sergio Perez que já vinha em plena recuperação.

Raikkonen e Ricciardo foram os primeiros a fazerem a suas primeiras paradas na 9ªVolta e Rosberg tinha a chance de recuperar a segunda posição, Mas o ritmo de corrida do piloto alemão não estava muito bom e dai duas voltas depois Nico foi para os boxes e colocou os pneus Médios voltando ainda na frente do Homem de Gelo. (Uma volta antes parou o holandês Max Verstappen)

O líder Lewis Hamilton parou na 12ªVolta deixando Sebastian Vettel na liderança ainda com os pneus super-macios até a 15ªVolta quando ele parou para a primeira parada nos boxes, Com isso Hamilton voltou a liderança com Ricciardo em segundo, Rosberg em 3º, Raikkonen em 4º e Verstappen vindo com tudo para buscar essa posição do piloto da Ferrari. Enquanto isso no trenzinho da Alegria (Só que não) Button, Perez, Grosjean e Palmer disputavam a 12ªposição.

A corrida acabaria para Esteban Gutierrez na volta 17, Seu carro ficou lento pela pista e tudo que foi possível se fazer foi levar o carro até os boxes de forma cuidadosa para ser o segundo a deixar a corrida. Verstappen foi para cima de Raikkonen e logo na primeira tentativa de ultrapassagem não esperou uma segunda oportunidade e assumiu o 4ºlugar e almejando a 3ªposição de Rosberg que tinha os pneus mais duros e lentos do final de semana.

Final de semana muito positivo para Sainz jr.
Final de semana muito positivo para Sainz jr.

Mais atrás Kvyat e Nasr eram os únicos a não terem ido para as paradas nos boxes, Mas estavam praticamente sem qualquer ritmo de corrida e perdendo posições de maneira fácil buscando levar o carro para fazer 1 parada nos boxes. O piloto Russo foi para os boxes na 22ªVolta e tendo de cumprir a punição de 10 segundos que tomou ele perdeu muito tempo.

Vettel começou a se aproximar de Raikkonen, Mas essa briga não iria acontecer porque o piloto Finlandês foi para os boxes para a segunda parada, Com mais um jogo de pneus macios ficou na cara que a tática dele era fazer 3 paradas voltando na frente de Felipe Massa que não tinha parado nos boxes. Na Volta 26 parou o Australiano Daniel Ricciardo para a sua segunda e última parada já que ele tinha colocado o pneu médio. Verstappen acabou antecipando sua parada e como a sua equipe não sabia dessa mudança unilateral do jovem piloto Holandês com isso o time não estava pronto e o resultado disso foi  uma parada ruim de 9.2 segundos fazendo o piloto da Red Bull para o 7ºlugar.

Após 29 voltas Hamilton lidera a prova de maneira tranquila com Rosberg em 2º e Vettel em 3º, Verstappen com problemas de Câmbio ficou bem lento no circuito tentando levar o carro até os boxes. Mas dava para ver que Max não iria conseguir e com isso ele tratou de encostar o carro na grama o que não impediu de o Safety Car virtual fosse ativado.

Com isso Hamilton, Rosberg, entre outros foram para os boxes para aproveitarem esse momento em que os pilotos estavam mais lentos nesse tempo. Com tudo isso Rosberg (Por muito pouco acabou não complicando a sua corrida quase batendo em Pascal Wehrlein) se Beneficiou e Voltou ao segundo lugar deixando Ricciardo em 3º. Quem se deu bem também foi Sainz que ganhou a 6ªposição em cima de Felipe Massa.

A corrida recomeçou e Rosberg começou a tentar buscar a diferença de 12 segundos que ele tinha que dizimar do Hamilton e ao mesmo tempo acabou tendo que aumentar a distância para Raikkonen que vinha muito rápido para cima de Ricciardo até a sua parada na volta 37, Nessa parada a Ferrari cometeu um erro fatal, A Pistola para se colocar a porca no pneu do carro do Kimi Raikkonen não tinha saído do carro quando deram a ordem para Kimi voltar para a corrida, Metros depois Raikkonen ficou lento e acabou parando deixando a prova. Antes disso o piloto da Ferrari conduziu de ré para os boxes para se evitar um Safety Car virtual no que ele conseguiu.

austin_domingo_2016_f1-1

Felipe Massa começou a aproximação em cima de Carlos Sainz jr. visando a 5ªposição com vantagem para o piloto Brasileiro que tinha os pneus mais preservados do que do piloto Espanhol, Mas Sainz jr. conseguiu segurar os ataques do piloto da Williams e nisso quem chegou nessa disputa foi Fernando Alonso que acabou se aproveitando de uma pequena falha de Felipe Massa para executar a ultrapassagem para assumir a 6ªposição, Já Felipe Massa teve de fazer uma parada porque esse toque fez um dos seus pneus furarem, Ainda assim o brasileiro conseguiu ainda voltar em 7ºlugar.

No final ainda deu tempo para Alonso tomar a 5ªposição em cima de Sainz jr. Lá na frente Hamilton levou com tranquilidade até o final da corrida para levar a vitória de número 50 em sua carreira de ponta a ponta em todas as voltas com Nico Rosberg em 2ºlugar, Apesar desse domínio o piloto Alemão ainda pode ser campeão sem precisar de vitória nenhuma, Basta ficar em 2º nas 3 provas finais para ser o campeão do mundo e existe uma chance de Rosberg ser o campeão do mundo no próximo domingo em Hermanos Rodriguez caso obtenha a vitória e Hamilton não marque ponto nenhum.

Ricciardo ganha o 6ºpódio na temporada
Ricciardo ganha o 6ºpódio na temporada

O pódio foi completado por Daniel Ricciardo que foi derrubado pelo Safety Car Virtual provocado resgate do carro de Max Verstappen. Foi o 6ºpódio do piloto Australiano que fica cada vez mais próximo do 3ºlugar no mundial de pilotos. Sebastian Vettel em mais uma corrida discreta ficou em 4ºlugar representando a Ferrari.

Fernando Alonso fez uma grande corrida colocando a Mclaren-Honda em sólida 5ªposição ajudando a Mclaren a ficar praticamente com o 6ºlugar nas mãos seguido do Espanhol Carlos Sainz jr. que conseguiu um grande final de semana ficando na 6ºposição segurando por 10 voltas a Felipe Massa que perdeu a chance de ajudar a Williams a encostar na Force India na disputa pelo 4ºlugar no mundial de construtores ficando em 7ºlugar ganhando 2 pontos sobre o time Indiano que teve o mexicano Sérgio Perez ficando em 8ºlugar marcando mais 4 pontos no campeonato. Completando a zona de pontuação o Inglês Jenson Button que largando do 19ºlugar numa grande corrida acabou levando a Mclaren para o 9ºlugar e Romain Grosjean do 17ºlugar no grid de largada para conquistar um ponto na casa da Haas no 100ºGrande Prêmio do piloto Francês.

Ponto merecido para Grosjean e a Haas em Austin
Ponto merecido para Grosjean e a Haas em Austin

Kevin Magnussen tentando sobreviver na Formula 1 lutou muito ficando perto da zona de pontuação em 11ºlugar seguido de Daniil Kvyat que teve como a melhor notícia a renovação de seu contrato. Jolyon Palmer ficou na frente de Marcus Ericsson em 13ºlugar superando o piloto da Sauber que até flertou com a possibilidade de pontuar pela primeira vez para o time suíço de novamente ficar sem marcar ponto nenhum nessa temporada.

Felipe Nasr que esta a portas de entrar na Force India no lugar de Nico Hulkenberg terminou a corrida com uma parada apenas nos boxes ficar em 15ºlugar tendo ultrapassar Valtteri Bottas que teve sua corrida comprometida logo no começo sem qualquer chance de recuperação como se esperava, alguma coisa aconteceu para o desempenho do carro ter ficado tão ruim para o piloto da Williams ter ficado apenas a frente de Pascal Wehrlein e de Esteban Ocon ambos da Manor que foram os últimos dos que completaram a corrida.

Semana que vem teremos a antepenúltima prova da temporada no México no Circuito de Hermanos Rodriguez que pode definir o título a favor de Nico Rosberg, Para Hamilton é a primeira tentativa de se evitar o Match Point em favor de seu companheiro de equipe.

Resultado final do GP dos Estados Unidos
Austin – Texas – 18ªEtapa do Mundial de Formula 1 – Temporada 2016

Posição Piloto Equipe Chassis Motor Voltas Tempo Grid
1 Lewis Hamilton 44 Mercedes W07 Mercedes PC106C Hybrid 56 1:38:12.618 1
2 Nico Rosberg 6 Mercedes W07 Mercedes PC106C Hybrid 56 a 4.520 2
3 Daniel Ricciardo 3 Red Bull RB12 TAG Heuer 56 a 19.692 3
4 Sebastian Vettel 5 Ferrari SF16-H Ferrari 061 56 a 43.134 6
5 Fernando Alonso 14 Mclaren MP4-31 Honda RA616H 56 a 1:33.953 12
6 Carlos Sainz jr. 55 Toro Rosso STR11 Ferrari 060 56 a 1:36.124 10
7 Felipe Massa 19 Williams FW38 Mercedes PC106C Hybrid 55 a 1 Volta 9
8 Sergio Perez 11 Force India VJM09 Mercedes PC106C Hybrid 55 a 1 Volta 11
9 Jenson Button 22 Mclaren MP4-31 Honda RA616H 55 a 1 Volta 19
10 Romain Grosjean 8 Haas VF-16 Ferrari 061 55 a 1 Volta 17
11 Kevin Magnussen 20 Renault RS16 Renault RE16 55 a 1 Volta 18
12 Daniil Kvyat 26 Toro Rosso STR11 Ferrari 060 55 a 1 Volta 13
13 Jolyon Palmer 30 Renault RS16 Renault RE16 55 a 1 Volta 15
14 Marcus Ericsson 9 Sauber C35 Ferrari 061 55 a 1 Volta 16
15 Felipe Nasr 12 Sauber C35 Ferrari 061 55 a 1 Volta 21
16 Valtteri Bottas 77 Williams FW38 Mercedes PC106C Hybrid 55 a 1 Volta 8
17 Pascal Wehrlein 94 Manor MRT05 Mercedes PC106C Hybrid 55 a 1 Volta 20
18 Esteban Ocon 31 Manor MRT05 Mercedes PC106C Hybrid 54 a 2 Voltas 22
19 Kimi Raikkonen 7 Ferrari SF16-H Ferrari 061 38 a 18 Voltas 5
20 Max Verstappen 33 Red Bull RB12 TAG Heuer 28 a 28 Voltas 4
21 Esteban Gutierrez 21 Haas VF-16 Ferrari 061 16 a 40 Voltas 14
22 Nico Hulkenberg 27 Force India VJM09 Mercedes PC106C Hybrid 1 a 55 Voltas 7

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Red Bull/Toro Rosso/Williams/Haas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *