F1 Formula 1 Formula 1 - 1985 Fotos História TV Vídeos

Corridas Históricas: GP da Europa de 1985

Grid de Largada:

1. Ayrton Senna (Lotus-Renault) 1:07.169 – 225.425 Km/h
2. Nelson Piquet (Brabham-BMW) 1:07.482 – 224.380 Km/h
3. Nigel Mansell (Williams-Honda) 1:08.059 – 222.478 Km/h
4. Keke Rosberg (Williams-Honda) 1:08.197 – 222.027 Km/h
5. Philippe Streiff (Ligier-Renault) 1:09.080 – 219.289 Km/h
6. Alain Prost (Mclaren-Porsche) 1:09.429 – 218.088 Km/h
7. Marc Surer (Brabham-BMW) 1:09.762 – 217.047 Km/h
8. Derek Warwick (Renault) 1:09.904 – 216.606 Km/h
9. Elio de Angelis (Lotus-Renault) 1:10.014 – 216.265 Km/h
10. Jacques Laffite (Ligier-Renault) 1:10.081 – 216.059 Km/h
11. Ricardo Patrese (Alfa-Roméo) 1:10.251 – 215.536 Km/h
12. Thierry Boutsen (Arrows-BMW) 1:10.323 – 215.315 Km/h
13. Stefan Johansson (Ferrari) 1:10.517 – 214.723 Km/h
14. Piercarlo Ghinzani (Toleman-Hart) 1:10.570 – 214.561 Km/h
15. Michele Alboreto (Ferrari) 1:10.659 – 214.291 Km/h
16. Martin Brundle (Tyrrell-Renault) 1:10.731 – 214.073 Km/h
17. Patrick Tambay (Renault) 1:10.934 – 213.460 Km/h
18. Eddie Cheever (Alfa Roméo) 1:11.500 – 211.771 Km/h
19. Gerhard Berger (Arrows-BMW) 1:11.608 – 211.451 Km/h
20. Teo Fabi (Toleman-Hart) 1:12.090 – 210.037 Km/h
21. John Watson (Mclaren-Porsche) 1:12.496 – 208.861 Km/h
22. Alan Jones (Lola-Hart) 1:13.084 – 207.181 Km/h
23. Philippe Alliot (RAM-Hart) 1:13.537 – 205.905 Km/h
24. Ivan Capelli (Tyrrell-Renault) 1:13.721 – 205.391 Km/h
25. Christian Danner (Zakspeed) 1:15.054 – 201.743 Km/h
26. Pierluigi Martini (Minardi-Motori Moderni) 1:15.127 – 201.547 Km/h

Não Largaram:
27. Huub Rothengatter (Osella-Alfa Roméo) 1:16.994 – 196.659 Km/h

Mansell vence na lendária Brands-Hatch e Prost conquista primeiro titulo da Carreira

14ªEtapa do Mundial de Formula 1 de 1985, o 36º da História seria marcada pelo primeiro titulo da História de um Francês na Formula 1, um titulo que já vinha batendo na Trave em 1981, 1983 e 1984. Mas o Francês iria largar da 6ºPosição, mas seu adversário na luta pelo mundial era Michele Alboreto que iria largar apenas na 15ªposição com a Ferrari, O pole era Ayrton Senna e o 2º de Nelson Piquet, algo que animava a torcida brasileira, os seus dois principais pilotos dominando a primeira Fila, com os Dois Williams na Segunda fila (Mansell e Rosberg nessa ordem). Nessa corrida tínhamos a ausência de Niki Lauda, e para substituir veio o Inglês John Watson que largava de uma terrível 21ªPosição.

Na Largada Streiff e vários outros pilotos largaram de maneira torta no Grid, Senna pulava na Frente, Rosberg toma o 2º Lugar de Piquet, e Prost erra na Largada e cai lá para trás, isso para a Ferrari poderia ser um alivio, tanto que elas foram para cima para ganharem posições na corrida. Rosberg pressiona Senna de todo o Jeito, e Piquet acompanham em 3º, depois Mansell em 4º, de Angelis em 5º e Surer em 6º. Warwick que largava numa promissora 8ºposição, já tinha problemas e abandonaria a corrida com problemas de injeção no seu carro. Na Volta 4 Piquet começa a tentar também um ataque em cima de Rosberg e logo se via que Senna estava ditando o ritmo de Rosberg, Piquet e Mansell que tinham mais carro que a Lotus-Renault de Senna, Enquanto isso Prost já se recuperava na corrida e já estava nos 10 primeiros colocados, Martini sofreria um acidente e abandonaria a corrida. já John Watson fez uma péssima largada, e estava em penúltimo antes da primeira volta completada.

Na 7ªVolta Rosberg tenta passar Senna, que não permite passagem do piloto da Williams e a conclusão da História Rosberg roda e Piquet não consegue desviar a tempo de receber um choque e com isso a corrida da Brabham 7 terminava na 7ªVolta. Rosberg voltaria para a corrida, após trocar o pneu que furou devido ao Choque com Piquet, na Verdade Rosberg teve foi sorte demais, pois era até provável que ele deixasse a corrida. após as primeira 7 Voltas, a Classificação era: Senna, Mansell (1.5), De Angelis (7.4), Johansson (8.3), Surer (8.8) e Alboreto (9.7). Incrível a recuperação das Ferraris.

Na 8ªVolta Rosberg voltava na Frente de Senna e se iniciou um jogo de equipe para ajudar Mansell e prejudicar Senna, Mansell conseguiu a ultrapassagem e além disso Rosberg bloqueou Senna, o Brasileiro longe de Mansell que começou a Dominar a corrida, Rosberg se aproveitou do melhor carro que tinha para eliminar a chance de Senna de ser um forte adversário para Mansell na Corrida, Lá Atrás Prost já era o 6ºColocado e iria pra cima de Marc Surer. Alboreto foi para uma parada na volta 12, considerado uma parada muito antecipada tentando tática diferente, a Classificação era: Mansell, Senna (4.1), De Angelis (6.0), Johansson (9.6), Surer (10.2) e Prost (11.2), Mas na volta Seguinte viu se que Alboreto tinha problemas do Motor Turbo de sua Ferrari e que não havia mais nada a ser tentado para impedir o titulo de Prost, Agora Prost precisava de só mais 3 pontos para ser campeão.

Prost Brigava ferozmente com Stefan Johansson com a Ferrari pelo 5ºlugar, mas via atrás o seu compatriota, o bom e Velho Jacques Laffite com a Ligier-Renault que vinha mais rápido que o Mclaren-Porsche de Prost. Em uma Briga de 3 Voltas Laffite se deu bem e passou Prost, e foi para cima de Johansson, e se quer teve problemas para passar a Frágil Ferrari, Laffite assumia a 5ªposição da corrida. Prost iria pra cima de Johansson. em 20 Voltas: Mansell, Senna , de Angelis , Surer , Laffite , Johansson e Prost eram os 7 primeiros, com isso ainda tinha decisão do mundial que iria para a África do Sul. Surer na volta 21 conseguia a ultrapassagem em cima de De Angelis, a Brabham-BMW do Suiço rendia muito bem em Brands Hatch, Laffite na Volta 21 fazia a melhor volta da Corrida, o Francês tinha um carro que poderia até lutar por vitória em Brands Hatch, pois o potente ligier-Renault tava voando baixo, mas voando baixo mesmo, e o Francês de 41 anos era fortíssimo com o carrinho azul da França.

Keke Rosberg lá atrás buscava sua recuperação na corrida. e Senna via no seu retrovisor um carro atrás dele, Era Marc Surer que estava com seu Brabham-BMW rendendo bem mais que a Lotus-Renault de Senna, e quem vinha chegando atrás era Jacques Laffite que estava voando baixo na corrida. De Angelis já tinha caído para a 5ªPosição. Senna já se defendia de Surer tentando manter a segunda posição e Laffite chegava cada vez mais perto de Surer e de Senna. Senna deixava um retardatário entre os dois e isso deu um fôlego para Senna Respirar, mas uma volta depois Senna sofria de novo pressão de Surer e de Laffite. e Prost continuava sua batalha contra Johansson com a Ferrari. e o Pega pra capar pelo segundo Lugar era muito forte, Senna tentava se manter na frente dos dois, mas era muito difícil em 30 Voltas a Classificação era: Mansell, Senna (12.8), Surer (13.0), Laffite (13.8), De Angelis (23.8) e Johansson (24.754) e Prost Colado em Johansson. Lá na Frente Mansell fazia sua corrida tranquila, sem adversários a ameaçar naquele momento.

A Williams estava prontinha para a parada ou de Mansell ou de Rosberg, e na Volta 35 Surer consegue passar Senna e assumir a 2ªPosição, e abria de Senna e na Volta Seguinte Laffite assumia a terceira posição de Senna que estava agora renegado em 4ºLugar. Agora tudo indicava que Surer e Laffite brigariam pelo 2ºLugar, Laffite na Volta 37 Fazia a melhor volta da Corrida, mostrando que o Desempenho do seu carro era excelente e que poderia tentar uma Briga com Surer pelo 2ºLugar da Corrida, Prost fazia sua parada de Pits, tentando o tudo ou nada para levar o titulo para ele na Inglaterra já. e a Tática dá certo e Prost fazia a melhor volta da Corrida na volta 40, A Lotus também se ajeitava para uma possível parada de pits. Com 41 Voltas a Classificação era: Mansell, Surer, Laffite, Senna, De Angelis e Johansson. Na volta 41 Brundle ver seu motor explodido e abandona a corrida. Brundle, Fabi, Alliot, Ghinzani, Jones, Alboreto, Piquet, Warwick e Martini já estavam fora da Corrida. Prost Jogava tudo rumo às posições nos pontos. ele fez as melhores voltas na corrida na Volta 42 e depois na Volta 44, a parada nos boxes, mesmo com o Tempo nublado e a Temperatura sendo uma temperatura que não desgastava os pneus (Que permitia a corrida inteira sem Fazer paradas).

Ivan Capelli, ele mesmo Famoso piloto da Leyton House/March abandonaria a corrida. Por acidente, mas tinha tanta Fumaça que quem não viu o acidente, pode se confundir e dizer, ele morreu por causa de maus cuidados (em sentido Figurado), Laffite já não tinha um grande desempenho e Senna foi para cima pra brigar pelo Pódio da Corrida, Prost fazia de novo a melhor Volta da corrida, e Senna passa Laffite e volta ao pódio, na terceira posição, é agora é caçar o Surer que estava com um carro espetacular na mão, no dia de hoje. Laffite iria para os boxes para o tudo ou nada, isso restando 23 voltas para o Final da Corrida. a Classificação era: Mansell, Surer (17.0), Senna (26.0), Johansson (37.6), de Angelis (42.8) e Prost em 6º (48.6).

Enquanto Mansell fazia a alegria dos Ingleses, Jacque Laffite abandonava e Stefan Johansson com problemas de Motor e abandonava a corrida. após fazer brilhante corrida, Danner também teria esse problema, Restando menos de 20 Voltas para terminar os carros. Prost brigando para passar os Retardatários. Surer tem seu motor Explodido quando restavam só 13 Voltas para o Termino da melhor corrida da carreira dele da Formula 1.

Rosberg chegava à Briga pelo 3ºLugar com o Prost. E Volta depois passava Prost que estava já satisfeito com a 4ªPosição. A classificação restando 10 voltas para o Final da Corrida é: Mansell, Senna, Rosberg e Prost, Depois completando os lugares nos pontos: Elio de Angelis e Philippe Streiff. Mas Boutsen estava por perto e queria tirar esse ponto de Streiff de qualquer jeito, no final Streiff sucumbiu e deixou o 6ºlugar para Boutsen, e De Angelis tinha que tentar se manter em 4º, mas atrás tinha Alain Prost que queria essa posição para ser campeão do mundo, logo Prost conseguiu passar De Angelis e passar para a 4ªPosição. Mansell estava perto dos dois para fazer ambos levaram uma volta, Restando 5 Voltas: Mansell tinha 15 segundos para Senna que estava em 2ºLugar. Bem longe de Rosberg em 3º, Prost em 4º, De Angelis em 5º e Boutsen em 6º com uma Arrows-BMW.

Para Mansell foi se administrar rumo à bandeirada, e para Prost foi só ficar em 4ºLugar e ser o Campeão da Temporada de 1985, a primeira vez que a França era Campeã do mundo de Formula 1, feito que Jarier, Arnoux, Laffite não conseguiram no passado, Prost era Campeão, e mesmo se não tivesse os pontos de Brands Hatch, seria do mesmo jeito Campeão, pois Alboreto não pontuaria mais nada em 85. Senna e Rosberg completavam o Pódio. De Angelis e Boutsen completavam a Zona de pontos, que Teve ainda John Watson em 7º com a Mclaren, Streiff, Patrese, Berger, Cheever e Tambay completando os 12 que terminaram a corrida.

Resultado Final do GP da Europa de 1985

Fotos:

 

View post on imgur.com

Fonte das Fotos: Bestlap, Formel1mic

Vídeo:

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Vídeo: grandprixarchive

Patrocínio:
planatina_projeto_gif

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *