Corridas Históricas: GP de San Marino de 1986

Bbxkpkyx

Grid de largada:

1 Ayrton Senna (Lotus/Renault) 1’25.050
2 Nelson Piquet (Williams/Honda) 1’25.569
3 Nigel Mansell (Williams/Honda) 1’26.159
4 Alain Prost (McLaren/TAG) 1’26.176
5 Michele Alboreto (Ferrari) 1’26.263
6 Keke Rosberg (McLaren/TAG) 1’26.385
7 Stefan Johansson (Ferrari) 1’27.009
8 René Arnoux (Ligier/Renault) 1’27.403
9 Gerhard Berger (Benetton/BMW) 1’27.444
10 Teo Fabi (Benetton/BMW) 1’27.538
11 Patrick Tambay (Lola/Hart) 1’27.860
12 Thierry Boutsen (Arrows/BMW) 1’28.022
13 Martin Brundle (Tyrrell/Renault) 1’28.329
14 Jacques Laffite (Ligier/Renault) 1’28.389
15 Marc Surer (Arrows/BMW) 1’28.637
16 Riccardo Patrese (Brabham/BMW) 1’28.828
17 Johnny Dumfries (Lotus/Renault) 1’29.244
18 Alessandro Nannini (Minardi/Motori Moderni) 1’29.244
19 Elio de Angelis (Brabham/BMW) 1’29.713
20 Jonathan Palmer (Zakspeed) 1’30.024
21 Alan Jones (Lola/Ford) 1’30.087
22 Philippe Streiff (Tyrrell/Renault) 1’30.123
23 Andrea de Cesaris (Minardi/Motori Moderni) 1’30.131
24 Huub Rothengatter (Zakspeed) 1’31.953
25 Christian Danner (Osella/Alfa Romeo) 1’33.806
26 Piercarlo Ghinzani (Osella/Alfa Romeo) 1’34.461

7updpyfo

Prost Com inteligência e Sorte vence corrida da Pane Seca em Imola

Imola é sem dúvida nenhuma uma corrida de Resistência e de como você usa o seu combustível, isso Alain Prost levou ao pé da letra para vencer o GP de San Marino, que o recolocou na briga pelo titulo.

Senna pela Terceira vez no ano largaria da pole position, com Nelson Piquet em segundo, Na Segunda Fila Nigel Mansell e Alain Prost, e para a Alegria da Ferrari, O ídolo dos tifosis, Michele Alboreto largava em 5º com Rosberg em 6º.

A pista de imola tinha um grande agravante: O Consumo de combustível que era muito alto, que obrigava os pilotos a economizarem o combustível para terminarem a corrida.

Na Largada Senna larga bem, manteve a ponta da corrida, Mas Piquet logo na 3ªCurva já assume a liderança da Corrida, Rosberg largou bem e foi de 6º para 4ºlugar, Alessandro Nannini acabou batendo nas primeiras curvas e abandonou a corrida logo na primeira volta, Mansell caia de 3º para 5º e era muito pressionado por Michele Alboreto.

Cklv6kck

Piquet disparava na Frente, enquanto Senna segurava as Mclarens de Prost e Rosberg que vinham bem mais rápida que a Lotus de Ayrton Senna, Alboreto já vinha na 5ªposição. Na Volta 5 Senna foi ultrapassado por prost e logo depois pelo Rosberg, e caia para o 4ºlugar.

Enquanto isso Mansell enfrentava problemas em seu Carro e ficou muito tempo parado nos boxes, perdendo várias posições. Mas Rosberg queria mais e tentar passar seu companheiro de Equipe, Alain Prost. O Finlandês que era pé de chumbo tentou por fora, Mas não teve chance de fazer a ultrapassagem. Senna continuava por perto, acompanhando as Duas Mclarens. Logo Depois vinha Alboreto em 5ºlugar e Rene Arnoux em 6º, depois vinham Johansson com a Outra Ferrari, Berger e Fabi. Tambay abandonou a corrida na volta 6ª Com problemas no motor. E a briga pelo 7ºlugar era acirrada entre Teo Fabi que passou Johansson e assumia o 7ºlugar, Mas a disputa não estava decidida, Berger por perto nessa Briga.

Vk0lghi3

Na Volta 7, Continuava Rosberg já estava em 2ºlugar com Prost em 3º. Mansell continuava nos Boxes, Com a corrida dele definitivamente comprometida. Após Sete Voltas a Classificação era a Seguinte: Piquet, Rosberg, Prost, Senna, Alboreto, Arnoux, Fabi, Johansson e Berger. Rothengatter deixava a corrida com problemas no Turbo do motor Zakspeed. (E ainda falam que o motor Zakspeed era Turbo, era uma piada)

Johnny Dumfries foi para os boxes fazer uma troca de Pneus, mas se descobria problemas no Rolamento da Roda de Dumfries, e ele teve que parar, Classificação após 8 Voltas: Piquet 12:22.769, Rosberg a 6.045, Prost a 6.570, Senna a 7.864, Alboreto a 10.242 e Arnoux a 16.826. Quem aparecia bem na Corrida era Alboreto que acabava abandonando as duas primeiras corridas do Campeonato e precisava de um bom resultado para mostrar ao Seu torcedor que a Velha e boa forma não tinha acabado.

E Segue na volta 11 as duas Mclarens juntas tentando tirar a diferença para Nelson Piquet que estava desse da reta da Tamburelo na Liderança, Classificação Após 10 Voltas: Piquet 15.26.998, Rosberg a 5.974, Prost a 6.690, Senna a 8.502, Alboreto a 11.398 e Arnoux a 20.561, Mas para Senna a corrida iria acabar na volta 11, O Rolamento da Roda quebrou e ele teve que parar, nos Carros da Lotus teve o mesmo problema.

4o7rpshc

E Depois de muitos problemas Mansell também abandonava a corrida, seu motor explodiu. Arnoux fez a sua troca de Pneus na volta 13, que estava já programada. O que não estava programado pela Ligier era a Quebra da Transmissão de Jacques Laffite que deixou a prova na volta 15. E As Mclarens enquanto isso estava acabando com a vantagem que Piquet tinha sobre Rosberg e Prost, se demonstrava que a Mclaren tinha mais carro que a Williams.

Elio de Angelis também fazia sua parada nos boxes uma Troca mediana de 10 segundos. Jones também tinha problemas em seu carro, mas ele conseguiu voltar a corrida, Alan Jones que Estreava o Motor Ford TEC V6. (que era o motor Turbo da Cosworth) Piquet, Rosberg, Prost e Alboreto Começavam a pegar os primeiros retardatários na corrida. Rosberg fazia a melhor volta da Corrida na volta 17, 1:31.156, Media de quase 200 km/h e Rosberg e Prost chegavam mais vez mais perto de Piquet, a menos de 2 segundos atrás. Classificação após 18 Voltas: Piquet, Rosberg, Prost, Alboreto, Fabi, Berger, Johansson, Patrese e Arnoux.

Já estávamos na 21ªVolta. Quando Elio de Angelis abandonava a corrida com problemas no motor da Brabham, Após 21 Voltas a Classificação era a Seguinte: Piquet 30:54.225, Rosberg a 1.237, Prost a 1.956, Alboreto a 9.839, Berger a 30.725, e Fabi a 32.296. Definitivamente Rosberg vinha para cima de Piquet e levando com ele Alain Prost, mas estava um pouco longe, seguindo a três segundos atrás, Johansson Fez a sua parada nos boxes.

Na Volta seguinte Berger também fazia sua troca de seus pneus. Isso tudo com 24 voltas completadas. e Piquet responde a Rosberg fazendo a melhor volta da corrida: 1:30.720, Média de exatamente 200 Km/h (124.274 Mph). Mas Rosberg ainda estava na sua cola. A Equipe Williams já estava avisando nas placas sobre os pneus, era mostra de que Piquet iria parar e deixar a ponta para Rosberg e Prost.

Na Volta 26, Thierry Boutsen também fez a parada de troca de Pneus. 17 pilotos ainda estavam na corrida. Na Volta 27 Alboreto entra nos boxes para a sua troca de pneus, e volta depois de um bom trabalho da Ferrari, 8.44 Segundos. Classificação Após 26 Voltas era essa: Piquet, Rosberg, Prost, Alboreto, Berger, Arnoux, Fabi, Patrese e Surer, os 9 primeiros colocados.

A corrida estava chegando a sua metade, e a briga Piquet x Rosberg continuava, Mas a Williams já estava pronta para Piquet trocar seus pneus, De Cesaris Deixava a corrida, seu motor Motori Moderni explodiu, Piquet passou direto dos boxes, ficaria mais uma volta, na pista, enquanto isso Johansson tomava volta dos três primeiros colocados, que estava mais juntos que nunca, Streiff trocava seus pneus na volta 28. Após 27 Voltas a Classificação era a Seguinte: Piquet 41.33.255, Rosberg a 0.591, Prost a 1.862, Alboreto 43.794, Berger 44.373 e Arnoux a 1:09.625. E na volta 29 Piquet foi para os Boxes, uma parada não muito Rápida, 13.29 segundos Piquet volta a pista na 3ªposição. Rosberg agora estava na ponta com Prost em 2º. A Mclaren dominava a corrida na metade da corrida. Na volta 30 Prost partiu para a sua parada nos boxes, e voltou a corrida depois de uma bela troca de 9 segundos para a Mclaren. Rosberg agora era o Líder sem ninguém para incomodar.

Estava livre para Fazer voltas mais rápidas, mas Prost tinha pneus mais novos, e poderia depois da Troca de Rosberg voltar na Frente do seu companheiro Finlandês. Piquet estava em 3ºlugar, acabou perdendo posição para Prost Após 30 Voltas a Classificação era assim: Rosberg, Prost, Piquet, Alboreto, Berger, Arnoux, Fabi, Patrese, Johansson.

Completada a metade da corrida Rosberg mostrava total descaso com o consumo de combustível, ele queria mais era andar na pista. Prost e Piquet estavam já começando a poupar combustível. Rosberg foi aos Boxes fazer sua troca de pneus, Mas Demora muito tempo, quase 15 segundos, e Prost assumia pela primeira vez a ponta da corrida, Rosberg era o Segundo e Piquet o Terceiro, Mas Alboreto vinha perto de Piquet. Alan Jones abandonava a corrida com problemas se Superaquecimento de seu Lola-Ford que fez a estreia do motor Ford TEC V6 turbo.

Rosberg tentava recuperar o Prejuízo e iria pra cima de Prost, Piquet estava mais lento que Prost e Rosberg, parecia não se preocupar com nada disso, Mas era claro que ele estava deixando pra andas mais no final da corrida. Alboreto fazia brilhante corrida e estava em 4º. Depois disso vinham Arnoux, Patrese em 6º com a Brabham BT55 fazendo a primeira boa apresentação na temporada, Berger, Fabi e Johansson em 9º que já iria tomar uma volta de Alain Prost, isso com 36 Voltas completadas. Christian Danner também deixava a corrida com a Osella-Alfa Romeo com problemas Eletricos, Fabi e Berger faziam uma briga caseira pelo 7ºlugar.

Xlo6niyj

Estávamos chegando ao terço final de corrida, Hora de quem economizou, mostraria ao que veio quem andou demais da conta teria que andar mais devagar para Chegar ao Final. Fabi, Berger e Johansson se juntam para Brigar pelo 7ºlugar, uma briga que vinha desde começo da corrida. Arnoux e Patresse estavam sendo os dois melhores do Segundo pelotão. Arnoux que mostrava a boa frase da ligier e Patrese com a Brabham que começava a dar sinais de que o BT55 poderia trazer bons resultados na temporada 86. Na Volta 41 Fabi teve problemas de Motor e abandonou a corrida, ele tinha bem colocado na 7ªposição.

Na Mesma volta, Prost fez a melhor volta da corrida com 1:29.464, Chegando perto dos 203 km/h. Também fim de corrida para Jonathan Palmer, sua Zakspeed demonstrava problemas no Freio. Eram apenas 13 carros na corrida, e iria diminuir para 12, já que Phillipe Streiff abandonaria a corrida com problemas de Transmissão. Ghinzani iria aos Boxes fazer uma parada de troca de Pneus. Alboreto chegava em cima de Piquet. Que mostrava não estar em um grande ritmo ou apenas poupando combustível para o Final da corrida. Italiano Alboreto estava muito bem. Demonstrando aos torcedores que nunca faltou por parte dele desempenho que faltava desempenho era do carro mesmo, que era muito ruim.

Gjoehqj8

Restando 15 voltas para o Final da corrida Começaria a mostrar o verdadeiro desempenho de Piquet na Corrida, já que Rosberg começava a mostrar que estava sem combustível e teve de tirar o pé. Tanto que Alboreto ficou um pouco mais longe de Piquet. Classificação após 45 Voltas: Prost, Rosberg, Piquet, Alboreto, Arnoux, Patrese, Johansson, Berger e Boutsen, Brundle, Danner e Ghinzani esta os outros 3 que continuavam a corrida, e Arnoux deixava a corrida com problemas em uma das rodas do seu carro, com isso deixando a corrida quando vinha num consistente 5ºlugar com sua Ligier.

Só 11 pilotos estavam ainda na corrida, e imagina que ainda tinha o problema de combustível, Que poderia deixar mais alguns sem combustível. Classificação após 48 voltas era essa: Prost 1:13.45.613, Rosberg a 20.960, Piquet a 35.728, Alboreto a 37.197, Patrese a 1:28.362 e Johansson a 1 Volta, Estávamos na volta 49 já. Restando 11 voltas para o Final e só tinhamos 11 carros na pista.

Restando menos de 10 voltas para o Final Piquet aperta o ritmo de corrida pra cima de Rosberg que começava a ter problemas no consumo. Na Volta 51 a classificação era: Prost, Rosberg, Piquet, Alboreto, Patrese, Johansson, Berger, Boutsen, Surer e Brundle, os 10 primeiros colocados. Com o final da corrida vinha também a Dúvida: quem poupou e quem tem que poupar para terminar a corrida?

Vsyuf3n3

E aos poucos era lógico que Piquet poupou para atacar Rosberg e Prost no final da corrida, Chegávamos nas 5 voltas finais. Johansson e Berger brigavam por uma importante 6ºposição, quando encontrou retardatários, Berger passou Johansson, Mas depois Berger errou o ponto para passar um retardatário e por pouco não voltou ao 7ºlugar.

Alboreto a 4 voltas do Final da corrida tinha problemas com o turbo da Ferrari e abandonou a corrida depois de uma grande demora nos boxes. Piquet se aproximava rapidamente em cima de Rosberg, era inevitável que Piquet iria para o Segundo lugar, até que a 2 voltas para o Final da corrida Rosberg iria parando, mostras de quem não controlou bem o consumo do carro e considerando a corrida. Patrese que iria para um brilhante 3ºlugar acabou parando também por pane seca e abandonando a corrida.

Ua0invqk

Prost se encaminhava para a volta final já administrando a corrida, tinha uma semana na frente de Piquet, Mas a 3 Curvas do Final seu carro para, A torcida fica de pé, O Francês tenta balançar o carro, conseguindo um embalo, Esse embalo foi o bastante para Cruzar a bandeira de chegada, vencer a corrida e parar o carro, sem combustível (depois descobriram que o motor engasgou, não foi falta de combustível, pois tinha 8 litros ainda no tanque). Nelson Piquet completou em 2ºlugar. Se recuperando do abandono em Jerez de la Fronteira.

Gerhard Berger iria ao pódio pela primeira vez, na 3ªposição. Johansson marcava os primeiros pontos da Ferrari no ano. Rosberg e Patrese tiveram pane seca, Mas acabaram nos pontos, em 5º e em 6ºlugares respectivamente. Prost vencia pela 22ªVez em sua carreira. E Voltava a disputa do Titulo com 13 pontos, contra 15 de Senna e Piquet que ainda saíram como líderes do campeonato.

H4u5ikpl

Resultado completo da corrida

Fotos:

Vídeo da corrida:

Fotos: Formel1mic, Bestlap
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Vídeo: Chad Matejec

Um comentário em “Corridas Históricas: GP de San Marino de 1986

  1. Pingback: Especial Ligier : Temporada de 1986 – Portal Sportszone

Deixe um comentário para Especial Ligier : Temporada de 1986 – Portal Sportszone Cancelar resposta