Indy Car em Watkins Glen Dixon sobra na turma e Pagenaud fica próximo do título

Grid de largada:

1 Scott Dixon (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) 1’22.5259
2 Will Power (Team Penske Dallara/Chevrolet) 1’22.5742
3 Sebastien Bourdais (KVSH Racing Dallara/Chevrolet) 1’22.7844
4 Helio Castroneves (Team Penske Dallara/Chevrolet) 1’22.8748
5 Tony Kanaan (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) 1’22.9158
6 Max Chilton (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) 1’23.0064
7 Simon Pagenaud (Team Penske Dallara/Chevrolet) 1’23.4660
8 Juan Pablo Montoya (Team Penske Dallara/Chevrolet) 1’23.5493
9 Jack Hawksworth (AJ Foyt Enterprises Dallara/Honda) 1’23.6392
10 Mikhail Aleshin (Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda) 1’23.7744
11 R.C. Enerson (Dale Coyne Racing Dallara/Honda) 1’23.9907
12 Josef Newgarden (Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet) 1’24.0983
13 James Hinchcliffe (Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda) 1’24.0477
14 Charlie Kimball (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) 1’24.8928
15 Alexander Rossi (Andretti Herta Dallara/Honda) 1’24.0908
16 Carlos Munoz (Andretti Autosport Dallara/Honda) 1’25.5560
17 Conor Daly (Dale Coyne Racing Dallara/Honda) 1’24.2606
18 Marco Andretti (Andretti Autosport Dallara/Honda) 1’26.4285
19 Ryan Hunter-Reay (Andretti Autosport Dallara/Honda) 1’24.5254
20 Graham Rahal (Rahal Letterman Lanigan Dallara/Honda) 1’58.1893
21 Spencer Pigot (Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet) 1’25.1826
22 Takuma Sato (AJ Foyt Enterprises Dallara/Honda) 2’12.3265

indy_watkinsglen2016-5

Watkins Glen substituiu o circuito de Boston e o que se viu a 2 semanas atrás foi uma grande corrida de Scott Dixon em uma das mais tensas provas dessa temporada.

Os treinamentos Dixon conquistou a pole position com um Amplo domínio dos motores Chevrolet com os 8 primeiros lugares do grid e só ai aparece Jack Hawksworth com o Honda da equipe de A.J.Foyt largando em 9ºlugar com o Aleshin em 10º com o carro da Schmidt Peterson. Na disputa pelo campeonato Power dividia a primeira fila com Dixon em 2ºlugar e Simon Pagenaud largaria em 7ºlugar o que seria uma boa vantagem para Power.

A largada foi muito conturbada  com Dixon na frente com Power em 2º e uma belíssima largada de Pagenaud subindo de 7º para o 3ºlugar e Tony Kannan que ganhou uma posição. Já Bourdais acabou rodando na primeira curva e perdeu muito tempo, Aleshin e Montoya também rodou e perderam tempo.

indy_watkinsglen2016-28

Na segunda volta Kannan conseguiu passar no final da reta Simon Pagenaud, Mas acabou perdendo tempo e nisso na reta oposta Pagenaud voltou ao 3ºlugar enquanto que Dixon começou a abrir diferença para Power, Em apenas 7 voltas Dixon já colocava 4 segundos em cima de Power. na parte do meio  do pelotão o canadense James Hinchcliffe mostrou que dá para fazer ultrapassagem ao passar a Alexander Rossi tomando o 9ºlugar do piloto da Andretti-Herta.

Takuma Sato vai para os boxes ser o primeiro a fazer a parada na 9ªvolta, a partir dai se inaugurava a rodada de paradas nos boxes. Na volta 10 já pararam Newgarden e Hawksworth fazerem a parada, Kannan foi para cima de Pagenaud e por fora tomou o terceiro lugar do líder do campeonato. Na 15ªVolta Dixon entra nos boxes e nessa ele deu uma sorte danada pois na mesma volta o pneu de Mikhail Aleshin explode e acaba fazendo o piloto Russo bater no muro o que provoca a primeira bandeira amarela da corrida. Com isso todos os pilotos que ainda não tinham ido para os boxes foram para a sua primeira parada.

indy_watkinsglen2016-8

Depois dessas paradas Dixon reassumiu a liderança com Chilton em 2º, Montoya em 3º, Daly em 4º e completando os 5 primeiros vinha o piloto Alexander Rossi e dos que pararam na bandeira amarela Tony Kannan levou a melhor ganhando a posição de Will Power e se posicionando em 12º na frente dos postulantes ao campeonato Power em 13º e Pagenaud em 14º.

Relargada na 19ªVolta e Kannan já foi para cima do britânico Hawksworth assumindo o 11ºlugar enquanto que Dixon foi embora na frente, Na 20ªVolta em disputa roda a roda entre Graham Rahal e Charlie Kimball foi o piloto da Rahal-Letterman que levou a pior e bateu ocasionando mais uma bandeira amarela. Nessa bandeira amarela o Brasileiro Hélio Castroneves muda a sua tática e resolve fazer mais uma parada nos boxes para reabastecer mudando a sua estratégia e se daria certo ou não só veríamos quando a corrida acabasse, Mas a corrida iria acabar praticamente para Tony Kannan que acabou ficando lento com a impressão de que um dos seus pneus estourou, Mas na verdade ele teve uma quebra de uma parte na suspensão. O resultado disso foi que ele teve de ir aos boxes para fazer o reparo e com isso perdeu mais de uma volta tirando ele da luta pela vitória enquanto isso tivemos a relargada com Dixon indo embora literalmente deixando Chilton para trás que estava segurando a Montoya, Daly e Newgarden. Na disputa do campeonato Pagenaud estava na frente em 12º com Power em 14º.

Montoya passou Chilton na 27ªVolta assumindo o segundo lugar a 7 segundos de Dixon que estava sobrando na turma, Chegando na metade da prova Josef Newgarden foi para a segunda parada nos boxes, Era o começo da 2ªRodada nos boxes o que certamente faria os pilotos realizarem 3 parada, Era praticamente impossível que alguém fizesse 2 paradas nos boxes. Na volta seguinte pararam Bourdais, Rossi e Hunter-Reay.

indy_watkinsglen2016-9

O líder Scott Dixon foi para a segunda parada na 32ªpassagem deixando a ponta em momentos para Juan Palbo Montoya que certamente deve deixar a Penske no final da temporada na liderança com Chilton em 2º e Muñoz em 3º, Já Pagenaud estava em 5ºlugar. Os três primeiros colocados pararam na volta 33 deixando Hinchcliffe na liderança com Pagenaud em 2º e eles foram os dois últimos a pararem nos boxes na volta 35 deixando Helinho na liderança em Watkins Glen com uma tática um pouco diferente. Duas voltas depois o piloto da Penske foi para a sua terceira parada nos boxes. Já Bourdais teve nesse meio tempo um bom momento ao passar Muñoz e algumas voltas depois ao tentar passar um outro adversário acabou saindo da pista e indo para a grama inclusive com seu carro saltando, A sorte dele é que nada aconteceu com o carro da KVSH Racing e ele pode continuar na corrida perdendo algumas posições apenas.

indy_watkinsglen2016

Dixon era o líder com 14 segundos em cima de Montoya, Newgarden em 3º, Hinchcliffe em 4º e Simon Pagenaud em 5º, Castroneves estava em 6º o que mostrava que sua tática adotada na segunda bandeira amarela estava com indícios de dar muito certo. Já Power vinha em 14ºlugar e quando se achava que não poderia ficar pior para o piloto Australiano acabou piorando mais ainda na 39ªVolta através de uma tentativa mal feita do Norte-americano Charlie Kimball que não avaliou bem o espaço por fora que ele tentou passar o piloto Australiano o que fez ele ir para o muro e deixar a corrida.

indy_watkinsglen2016-22

Bandeira amarela em toda a pista e agora ficava o dilema de ir aos boxes e ai será que daria para fazer a parada e levar com esse tanque até o final??? e todos os pilotos com exceção de Muñoz, Andretti e Sato foram para os boxes realizarem a terceira parada nos boxes, e nessas paradas Castroneves acabou levando a melhor até porque ele tinha feito a parada na 37ªvolta ficando pouco tempo nos boxes com Dixon a seguir que agora teria alguém na frente em condições normais sem contar Muñoz, Sato e Andretti que teriam de fazer mais uma parada nos boxes.

Bandeira verde na volta 43 e Dixon não tomou o menor conhecimento de Castroneves ultrapassando com grande facilidade e dai o Neozelandês em 1 volta e meia foi para cima de Andretti, Sato e Muñoz e conseguiu voltar a liderança da prova com Andretti que passou seu companheiro de equipe Muñoz em 2º. A partir dai todos os pilotos começaram a tirarem o pé para economizar combustível para tentarem levar até o final apenas com esse tanque. Enquanto que Munoz, Andretti e Sato foram para os boxes para fazerem a 3ª e última parada deles e a partir dai esses três começaram a voar baixo e partir para cima dos pilotos que tinham que poupar combustível.

Lá na Frente Dixon com 4 segundos de vantagem estava administrando esse calculo de combustível para levar o carro até o final da prova no entanto Castroneves começou a voar baixo o que dava de 2 impressões 1, Ou ele tinha tanque para acabar a prova ou então ele sabia que uma 5ªparada para ele era inevitável e dai ele foi para cima mesmo do piloto da Chip Ganassi e podemos dizer que com sorte poderia estar ameaçando a vitória do piloto Neozelandês.

A 3 voltas do final Helinho vai para a 5ªparada nos boxes assim como Kimball e Chilton foram para uma parada Extra. Eram 3 voltas dramáticas que Dixon soube muito bem administrar essas voltas e com isso conquistar a vitória mais do que merecida em Watkins Glen aonde ele mandou a corrida inteira, Um domínio tão grande como de Newgarden na etapa de Iowa, Já Hinchcliffe não teve a mesma sorte e na volta final ficou sem combustível deixando o 2ºlugar escapar, Posição que ficou com Josef Newgarden e Hélio Castroneves fazendo 5 paradas ficou em 3ºlugar o que mostra que a maluca tática da Penske deu muito certo levando o Brasileiro ao pódio.

indy_watkinsglen2016-22

Conor Daly levou a Dale Coyne a mais uma belíssima posição ficando em 4ºlugar e Sebastian Bourdais que rodou no começo, Passando Reto em curva e ainda conseguiu levar um 5ºlugar (opinião: Uma prova doida para o Francês da KV Racing), Simon Pagenaud apesar de ser um dos mais afetados por ter de poupar tanque até o final acabou em 7ºlugar e abrindo 43 pontos na frente de Power ele encaminha bem o campeonato para ele, De uma coisa é Certa o título já esta nas mãos da Penske já que nem Dixon e Castroneves podem alcançar os dois pilotos da Penske.

Já Tony Kannan deu muito azar na prova com a quebra da suspensão acabou muito mal colocado ficando em uma pobre 19ªposição com um carro que rendeu muito e que certamente poderia disputar os primeiros lugares.

indy_watkinsglen2016-3

Vídeo da corrida:

Resultado final do GP de Watkins Glen
15ªEtapa do Mundial de Formula Indy

1 Scott Dixon (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) 1:41:39.8592
2 Josef Newgarden (Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet) a 16.5308
3 Helio Castroneves (Team Penske Dallara/Chevrolet) a 21.4417
4 Conor Daly (Dale Coyne Racing Dallara/Honda) a 24.3349
5 Sebastien Bourdais (KVSH Racing Dallara/Chevrolet) a 25.3815
6 Charlie Kimball (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) a 29.4268
7 Simon Pagenaud (Team Penske Dallara/Chevrolet) a 31.1118
8 Alexander Rossi (Andretti Herta Dallara/Honda) a 32.0710
9 R.C. Enerson (Dale Coyne Racing Dallara/Honda) a 32.3965
10 Max Chilton (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) a 32.9478
11 Carlos Munoz (Andretti Autosport Dallara/Honda) a 34.7869
12 Marco Andretti (Andretti Autosport Dallara/Honda) a 35.3813
13 Juan Pablo Montoya (Team Penske Dallara/Chevrolet) a 37.7024
14 Ryan Hunter-Reay (Andretti Autosport Dallara/Honda) a 42.4644
15 Spencer Pigot (Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet) a 45.3829
16 Jack Hawksworth (AJ Foyt Enterprises Dallara/Honda) a 45.7584
17 Takuma Sato (AJ Foyt Enterprises Dallara/Honda) a 1:07.4937
18 James Hinchcliffe (Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda) a 1 Volta
19 Tony Kanaan (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) a 1 Volta
20 Will Power (Team Penske Dallara/Chevrolet) a 22 Voltas – Acidente
21 Graham Rahal (Rahal Letterman Lanigan Dallara/Honda) a 41 Voltas – Acidente
22 Mikhail Aleshin (Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda) a 46 Voltas – Acidente

Fotos:

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos e Vídeo: IndyCar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *