Indy Car em Pocono : Power vence e com Batida de Pagenaud o campeonato fica em aberto

Grid de largada:

1    Mikhail Aleshin    (Schmidt Peterson Motorsports    Dallara/Honda)    1’21.6530
2    Josef Newgarden    (Ed Carpenter Racing    Dallara/Chevrolet)    1’21.7456
3    Takuma Sato    (AJ Foyt Enterprises    Dallara/Honda)    1’21.7931
4    Helio Castroneves    (Team Penske        Dallara/Chevrolet)    1’21.8997
5    Carlos Munoz    (Andretti Autosport    Dallara/Honda)        1’21.9498
6    James Hinchcliffe    (Schmidt Peterson Motorsports    Dallara/Honda)    1’22.0185
7    Alexander Rossi    (Andretti Herta        Dallara/Honda)    1’22.0696
8    Will Power    (Team Penske        Dallara/Chevrolet)    1’22.3359
9    Tony Kanaan    (Chip Ganassi Racing    Dallara/Chevrolet)    1’22.3399
10    Ed Carpenter    (Ed Carpenter Racing    Dallara/Chevrolet)    1’22.4086
11    Graham Rahal    (Rahal Letterman Lanigan    Dallara/Honda)    1’22.4917
12    Jack Hawksworth    (AJ Foyt Enterprises    Dallara/Honda)    1’22.5495
13    Marco Andretti    (Andretti Autosport    Dallara/Honda)        1’22.5643
14    Simon Pagenaud    (Team Penske        Dallara/Chevrolet)    1’22.6745
15    Juan Pablo Montoya    (Team Penske        Dallara/Chevrolet)    1’22.8407
16    Charlie Kimball    (Chip Ganassi Racing    Dallara/Chevrolet)    1’22.9811
17    Max Chilton    (Chip Ganassi Racing    Dallara/Chevrolet)    1’23.0682
18    Sebastien Bourdais    (KVSH Racing        Dallara/Chevrolet)    1’23.2320
19    Scott Dixon    (Chip Ganassi Racing    Dallara/Chevrolet)    1’23.5900
20    Conor Daly    (Dale Coyne Racing    Dallara/Honda)    1’23.8158
21    Pippa Mann    (Dale Coyne Racing    Dallara/Honda)    1’25.2001
22    Ryan Hunter-Reay    (Andretti Autosport    Dallara/Honda)        Sem Tempo

pocono500_2016-3

Na última corrida de longa duração em Pocono foram realizadas as 500 milhas que teve muita disputa, Acidentes impressionantes e que terminou com o campeonato mais aberto do que nunca. Mikhall Aleshin conquistou a pole position com Josef Newgarden em 2ºlugar e Takuma Sato em 3º. O líder do campeonato Simon Pagenaud sai em uma modestíssima 14ªPosição.

A Primeira largada não valeu já que Aleshin se antecipou bastante e não alinhou de maneira correta fazendo a largada invalidada, Na segunda tentativa de largada ai sim foi pra valer e Aleshin manteve a liderança, Ao final da volta 2 Newgarden tomou a liderança do piloto da Schmidt, No final da Volta tivemos a primeira bandeira amarela devido a batida de Takuma Sato o que provocou a frustração da sua equipe que tinha boas expectativas com o samurai voador. Aproveitando a bandeira amarela Scott Dixon que largou do 19ºlugar foi para os boxes completar o tanque o que poderia fazer a diferença no final de prova que teve a relargada na 9ªVolta com Newgarden na liderança com Aleshin em 2º.

Mas a situação não durou muito tempo já que Aleshin foi para cima do piloto da Ed Carpenter e tomou de volta a liderança, Logo Newgarden começou a ficar para Alexander Rossi da Andretti-Herta que também conseguiu a ultrapassagem assumindo o 2ºlugar e partindo para cima de Aleshin. A se destacar a brilhante corrida de Ryan Hunter-Reay que aparecia em 5ºlugar em 30 voltas. Duas voltas depois o norte-americano foi para os boxes sendo o primeiro a fazer a parada, O líder Mikhall Aleshin foi para os boxes na volta seguinte junto vieram Muñoz, Hinchcliffe, Andretti e Hawksworth deixando Alexander Rossi com a liderança por uma volta já que ele fez sua primeira parada na volta 34 assim como os dois pilotos Brasileiros Castroneves e Kannan.

pocono500_2016-23

O líder do campeonato Simon Pagenaud fez a 1ªParada na volta 36, Na Volta anterior pararam Power, Rahal e Kimball. Os últimos a fazerem a parada nos foram Dixon (que fez a segunda parada na prova), Montoya e Bourdais. Após as trocas a Classificação era a seguinte: Aleshin, Hunter-Reay, Newgarden, Muñoz, Rossi e Hinchcliffe. Na volta 46 Castroneves toma o 6ºlugar de James Hinchcliffe e três voltas depois Hunter- Reay que largou da última posição assumia a liderança após passar Aleshin, impressionante o desempenho do piloto da Andretti Autosport que estava atropelando todo mundo embora Aleshin continuou colado no norte-americano conseguindo 7 voltas depois recuperar a liderança e dessa vez abrindo diferença enquanto Hunter-Reay perdia o segundo lugar para o seu companheiro de equipe Carlos Muñoz, Nesse meio tempo o carro de Ed Carpenter quebra e ele deixa a corrida, Um ano sem sorte do norte-americano que corre apenas em ovais.

Os 3 primeiros colocados foram para os boxes (Aleshin, Muñoz, Hunter-Reay) Na volta seguinte um incidente envolvendo Alexander Rossi, Charlie Kimball e Hélio Castroneves, O piloto da Ganassi e o piloto da Andretti-Herta se chocaram e acabou o carro de Rossi caindo em cima do carro do piloto da Penske que chegou a ser atingido pela roda do carro. Por sorte nada aconteceu com o piloto brasileiro. Kimball conseguiu voltar a prova enquanto que Rossi e Helinho acabaram deixando as 500 milhas. O Safety Car entrou no circuito para que os boxes fossem limpos. Na minha opinião apesar de não interferir na corrida diretamente achei necessária a Bandeira amarela até por que o caso é que prejudicaria pilotos que ainda precisa parar nos boxes.

pocono500_2016-17

Na 71ªVolta tivemos a  relargada com Aleshin e Hunter-Reay disputando o primeiro lugar e a seguir Muñoz, Newgarden e Kannan completando os 5 primeiros colocados, Muñoz acabou sendo superado pelo Newgarden que volta a 3ªposição e em pouco tempo o piloto da Carpenter estava chegando em Aleshin e Hunter-Reay para disputar a liderança das 500 milhas de Pocono, Em uma corrida apagada Simon Pagenaud estava em 11ºlugar.

Hunter-Reay chegou a perder posição para Newgarden, mas em poucas voltas o piloto da Andretti Autosport voltou a superar Newgarden, O piloto norte-americano começou a buscar Aleshin durante 12 voltas até a ultrapassagem acontecer na 90ªvolta deixando ele novamente na liderança. 4 voltas depois Aleshin começa a terceira rodada de paradas nos boxes com Hunter-Reay, Muñoz, Hinchcliffe e Rahal fazendo a parada na volta seguinte. Newgarden assumiu a liderança com Kannan em 2º e Dixon em 3º, O piloto da Carpenter foi para os boxes na 97ªVolta passando a liderança para Kannan que ficou uma volta na liderança e depois foi para a parada, Só que quando ele saiu dos boxes seu motor morreu e com isso o piloto da Chip Ganassi perdeu muito tempo e ficando muito para trás na prova. Dixon na volta 99 fez a 4ªparada nos boxes. Na Metade da corrida a classificação era: Aleshin, Hunter-Reay, Newgarden, Muñoz, Hinchcliffe, Dixon, Rahal, Power, Montoya e Pagenaud são os 10 primeiros, Kannan caiu para o 14ºlugar.

pocono500_2016-18

Aleshin, Hunter-Reay e Newgarden começavam a se distanciar nas 3 primeiras posições  do resto enquanto colocavam voltas em Conor Daly (que usava o número 88 em homenagem ao Bryan Clauson que morreu devido a um acidente no mês de Agosto no período das olimpíadas) Power começava a aparecer na corrida ao passar o piloto James Hinchcliffe, Aleshin e Hunter-Reay se livraram de Newgarden e começaram novamente a fazer um duelo entre eles pela liderança. Na volta 120 Aleshin vai para os boxes deixando Hunter-Reay assumir a liderança até a volta 124 aonde ele foi para os boxes junto de Muñoz, Newgarden da volta 125 até a 127 assumiu a liderança quando ele foi para a sua 4ªParada. O último a entrar foi Pagenaud na volta 130, Após essas paradas a classificação era Aleshin, Hunter-Reay, Newgarden, Power e Munoz nas 5 primeiras posições. Kannan fazendo uma corrida de recuperação estando em 9ºlugar, Quem caiu foi James Hinchcliffe que foi para o 12ºlugar.

Hunter-Reay passou de novo retornando a liderança ao passar Aleshin que começou a perder rendimento ao começar a ser pressionado pelo Newgarden, Power em 4ºlugar entrando de vez na disputa pela vitória, Kannan continuava a reagir disputando o 7ºlugar com o líder do Campeonato Simon Pagenaud.

Hunter-Reay colocou volta em pilotos como Marco Andretti, Jack Hawksworth e Charlie Kimball isso na volta 141, Ao mesmo tempo Aleshin perdeu posição para Newgarden e na volta seguinte perdeu posição para Will Power caindo para o 4ºlugar. Vivendo um momento ruim na prova o piloto da Schmidt foi para os boxes na volta 149 sendo o primeiro a fazer a parada na 5ªRodada de paradas nos boxes. A 50 voltas do final Ryan Hunter-Reay liderava com 3 segundos na frente de Will Power, Duas voltas depois o piloto da Andretti Autosport foi para a 5ªParada assim como Dixon e Kannan deixando Power na liderança com Newgarden em 2ºlugar, O piloto da Carpenter fez a 5ªTroca para 156 e Power fez a troca na 157 e voltou na frente de Hunter-Reay assumindo a primeira posição.

Foi quando a 42 voltas do final o Francês Simon Pagenaud acabou batendo no muro provocando a terceira bandeira amarela em Pocono, Deixando um campeonato em Aberto e principalmente se Power vencesse, A 40 voltas do final a corrida começaria a ganhar novos rumos.

hunter-reay

Na Volta 164 Hunter-Reay foi para cima de Power na relargada e de maneira decisiva assumiu a primeira posição, Só que isso não valeu de nada já que no final dessa mesma volta o piloto da Andretti teve problemas e ficou lento perdendo 1 volta dos líderes e praticamente teve a sua corrida liquidada e sem possibilidades de vencer. Power voltou a liderança com Newgarden, Aleshin e Kannan a seguir, O piloto brasileiro que chegou a esta em 14ºlugar por ter seu motor morrido na saída da sua 3ªparada já tinha se recuperado e na hora certa pois poderia disputar a vitória na reta final em Pocono.

A 25 Voltas do final surgiu uma bandeira amarela que juntou todo mundo e eis que surge um novo problema com Tony Kannan, Uma pequena peça aerodinâmica acabou se soltando do seu carro o que a principio poderia não influenciar no desempenho dele por ser um circuito oval, Todos foram para a parada fazerem o último reabastecimento e troca de pneus. Power saiu na frente com Sebastien Bourdais em 2º ganhando 5 posições nos boxes, Newgarden, Kannan e Aleshin que caiu para o 5ºlugar, Mais uma vez a Schmidt derrubou o piloto Russo. Hunter-Reay recuperou a volta que tinha de desvantagem para os líderes assim como Andretti, Kimball e Hawksworth.

pocono500_2016-20

A 21 voltas do final tivemos a relargada e Kannan foi para cima mesmo com peça do seu carro faltando e na entrada da primeira curva o piloto Brasileiro estava em 2ºlugar atrás apenas de Power, Mas se a principio aquela peça a menos poderia fazer falta? Pois é, Com o decorrer das voltas acabou fazendo falta e muita porque Tony começou a despencar na classificação perdendo varias posições e ficando cada vez mais para trás, Já Hunter-Reay ao contraio foi subindo, Subindo e Subindo na parte final de corrida. A 12 voltas do final o norte-americano já ocupava o 6ºlugar passando Kannan e foi engolindo seus adversários, Foi assim com Dixon na volta 190, Com Bourdais na volta 194 e finalmente com Newgarden a menos de 3 voltas do final o que garantiu a ele o 3ºlugar no que foi certamente a melhor prova de Hunter-Reay nesse ano.

Na parte final de prova Aleshin ameaçou Power, Mas o Australiano da equipe Penske manteve o controle da corrida e conquistou a vitória o  que deixava ele a 20 pontos de Pagenaud que continuava líder do campeonato mas já vendo um título que parecia certo começar a escapar de suas mãos. Aleshin terminou em 2ºlugar e por muito pouco não levou a primeira vitória da Rússia na Formula Indy e Hunter-Reay em uma super corrida conquistou o pódio em 3ºlugar.

Newgarden chegou em uma bela corrida na 4ªposição seguido de Bourdais levando a KV ao 5ºlugar, Dixon com a melhor Ganassi em 6ºlugar em uma bela prova de recuperação e completando os 10 primeiros Carlos Muñoz, Juan Palbo Montoya, Tony Kannan que acabou tendo um resultado abaixo do que ele merecia pelo que demonstrou em Pocono e Hinchcliffe que sumiu na segunda parte de corrida. O Campeonato saia a 3 provas do final totalmente em aberto.

pocono500_2016-14

Vídeo:

Resultado da 13ªEtapa da Formula Indy
500 Milhas de Pocono

1    Will Power        (Team Penske        Dallara/Chevrolet)    2h46m28.9856s
2    Mikhail Aleshin        (Schmidt Peterson Motorsports    Dallara/Honda)    a 1.1459s
3    Ryan Hunter-Reay    (Andretti Autosport    Dallara/Honda)        a 5.9076s
4    Josef Newgarden        (Ed Carpenter Racing    Dallara/Chevrolet)    a 7.0750s
5    Sebastien Bourdais    (KVSH Racing        Dallara/Chevrolet)    a 7.5285s
6    Scott Dixon        (Chip Ganassi Racing    Dallara/Chevrolet)    a 7.8896s
7    Carlos Munoz        (Andretti Autosport    Dallara/Honda)        a 11.5938s
8    Juan Pablo Montoya    (Team Penske        Dallara/Chevrolet)    a 13.4345s
9    Tony Kanaan        (Chip Ganassi Racing    Dallara/Chevrolet)    a 13.7988s
10    James Hinchcliffe    (Schmidt Peterson Motorsports    Dallara/Honda)    a 14.2235s
11    Graham Rahal        (Rahal Letterman Lanigan    Dallara/Honda)    a 14.3471s
12    Marco Andretti        (Andretti Autosport    Dallara/Honda)        a 16.3334s
13    Max Chilton        (Chip Ganassi Racing    Dallara/Chevrolet)    a 17.1907s
14    Jack Hawksworth        (AJ Foyt Enterprises    Dallara/Honda)        a 18.5585s
15    Charlie Kimball        (Chip Ganassi Racing    Dallara/Chevrolet)    a 1 Volta
16    Conor Daly        (Dale Coyne Racing    Dallara/Honda)        a 2 Voltas
17    Pippa Mann        (Dale Coyne Racing    Dallara/Honda)        a 3 Voltas
18    Simon Pagenaud        (Team Penske        Dallara/Chevrolet)    a 43 Voltas – Acidente
19    Helio Castroneves    (Team Penske        Dallara/Chevrolet)     a 137 Voltas – Acidente
20    Alexander Rossi        (Andretti Herta        Dallara/Honda)   a 137 Voltas – Acidente
21    Ed Carpenter        (Ed Carpenter Racing    Dallara/Chevrolet)   a 143 Voltas – Mecânico
22    Takuma Sato        (AJ Foyt Enterprises    Dallara/Honda)      a 199 Voltas – Acidente

Fotos:

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos e Vídeo: IndyCar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.