GP de Mônaco de 1989

Grid de Largada

1. 1 Ayrton Senna (McLaren / Honda) 1’22.308 – 145.561 km/h
2. 2 Alain Prost (McLaren / Honda) 1’23.456 – 143.558 km/h
3. 5 Thierry Boutsen (Williams / Renault) 1’24.332 – 142.067 km/h
4. 7 Martin Brundle (Brabham / Judd) 1’24.580 – 141.651 km/h
5. 27 Nigel Mansell (Ferrari / Ferrari) 1’24.735 – 141.391 km/h
6. 9 Derek Warwick (Arrows / Ford) 1’24.791 – 141.298 km/h
7. 6 Riccardo Patrese (Williams / Renault) 1’25.021 – 140.916 km/h
8. 8 Stefano Modena (Brabham / Judd) 1’25.086 – 140.808 km/h
9. 21 Alex Caffi (Dallara / Ford) 1’25.481 – 140.157 km/h
10. 22 Andrea de Cesaris (Dallara / Ford) 1’25.515 – 140.102 km/h
11. 23 Pierluigi Martini (Minardi / Ford) 1’26.288 – 138.847 km/h
12. 4 Michele Alboreto (Tyrrell / Ford) 1’26.388 – 138.686 km/h
13. 40 Gabriele Tarquini (AGS / Ford) 1’26.422 – 138.631 km/h
14. 15 Mauricio Gugelmin (March / Judd) 1’26.522 – 138.471 km/h
15. 19 Alessandro Nannini (Benetton / Ford) 1’26.599 – 138.348 km/h
16. 26 Olivier Grouillard (Ligier / Ford) 1’26.792 – 138.040 km/h
17. 30 Philippe Alliot (Lola / Lamborghini) 1’26.857 – 137.937 km/h
18. 32 Pierre-Henri Raphanel (Coloni / Ford) 1’27.011 – 137.693 km/h
19. 11 Nelson Piquet (Lotus / Judd) 1’27.046 – 137.638 km/h
20. 10 Eddie Cheever (Arrows / Ford) 1’27.117 – 137.525 km/h
21. 25 René Arnoux (Ligier / Ford) 1’27.182 – 137.423 km/h
22. 16 Ivan Capelli (March / Judd) 1’27.302 – 137.234 km/h
23. 3 Jonathan Palmer (Tyrrell / Ford) 1’27.452 – 136.999 km/h
24. 20 Johnny Herbert (Benetton / Ford) 1’27.706 – 136.602 km/h
25. 31 Roberto Moreno (Coloni / Ford) 1’27.721 – 136.578 km/h
26. 24 Luis Perez-Sala (Minardi / Ford) 1’27.786 – 136.477 km/h

Não Classificaram:

38 Christian Danner (Rial / Ford) 1’27.910 – 136.285 km/h
29 Yannick Dalmas (Lola / Lamborghini) 1’27.946 – 136.229 km/h
12 Satoru Nakajima (Lotus / Judd) 1’28.419 – 135.500 km/h
18 Piercarlo Ghinzani (Osella / Ford) 1’27.795 – 136.463 km/h
36 Stefan Johansson (Onyx / Ford) 1’27.821 – 136.423 km/h
17 Nicola Larini (Osella / Ford) 1’28.555 – 135.292 km/h
34 Bernd Schneider (Zakspeed / Yamaha) 1’28.610 – 135.208 km/h
37 Bertrand Gachot (Onyx / Ford) 1’28.897 – 134.772 km/h
33 Gregor Foitek (EuroBrun / Judd) 1’29.423 – 133.979 km/h
39 Volker Weidler (Rial / Ford) 1’29.498 – 133.867 km/h
35 Aguri Suzuki (Zakspeed / Yamaha) 1’30.528 – 132.344 km/h
41 Joachim Winkelhock (AGS / Ford) 1’32.274 – 129.839 km/h

Senna Vence pela Segunda Vez Em Monte Claro

Ayrton Senna conquistava sua segunda vitória em Mônaco, depois da frustração de 88 quanto Senna bateu com 50 segundos de vantagem para Prost.

Senna não queria deixar barato, na primeira tentativa de largada foi abortada segundos antes de a luz verde acender, O Italiano Ricardo Patrese teve problemas e por isso tiveram que fazer uma nova volta de apresentação, Patrese largaria da última posição. Mauricio Gugelmin também largaria lá de trás, pois largava dos boxes, ele tinha a 14ªPosição. Na Segunda largada tudo normal e Senna manteve a ponta com Prost em Segundo, Boutsen em 3º. Mansell ganhou posição de Brundle na largada e foi para 4º, Warwick em 6º. E a partir dai era uma corrida de paciência, de onde era difícil a ultrapassagem e os erros eram comuns. Patrese que estava lá atrás já havia passado Sala, Moreno, Palmer e depois passou Piquet com a Ridícula Lotus-Judd. Warwick na Volta 3 acabava tendo problemas elétricos em sua Arrows, e assim acabava por deixar a corrida. a Classificação era: Senna e Prost sumindo lá na Frente, depois Boutsen, Mansell e Brundle Brigando pelo 3º, 4º e 5º lugares, e depois De Cesaris em 6º, Modena 7º, Martini em 8º e Tarquini em 9º. isso nas primeiras voltas. e nem sinal de Benetton e Lotus.

Na 4ªVolta Prost tentava aproximação em cima de Senna e chegava bem perto do Brasileiro na 5ªVolta. Já Grouillard parava com Problema de Câmbio e para o Desespero dos minardistas Martini tinha abandonado na volta anterior. Na Volta 6 Prost tentava passar Senna, mas essa tentativa já se via que não iria ser fácil, Devido a pista ser de difícil ultrapassagem, só com um errando ou batendo ou com muito carro em cima do outro é que dar para passar nessa pista. Essa briga estava fazendo Boutsen e os demais se aproximarem dos Mclarens. Claro que chegar era uma coisa, superar Senna e Prost já era mais difícil de acontecer, e mais difícil ainda com os Mclaren contra qualquer outro carro concorrente, em condições normais, já se passavam 8 para 9 Voltas e Prost Continuava encostado em Senna na frente, Boutsen e Mansell só observando um pouco atrás e depois Brundle em 5ºLugar. Com 10 Voltas a Classificação era: Senna, Prost (0.5), Boutsen (1.7), Mansell (2.9), Brundle (3.9) e De Cesaris (8.3) os seis primeiros, com Modena em 7º e Tarquini em 8º.

E Continuava a pressão de Prost em cima de Senna, E Boutsen já sofria pressão de Mansell pelo 3ºlugar e Brundle chegava também nessa briga do primeiro pelotão, com a Brabham que ficou um ano ausente e voltou, com mais modéstia do que nos anos anteriores. Patrese apos um começo de recuperação boa até estava nos boxes provavelmente com problemas em seu carro. Na Volta 15 Boutsen abriu um pouco de Mansell e Brundle começava a pressionar Mansell. e a partir dai começava a se decidir a corrida, com a Chegava dos retardatários e a partir dai Senna começa a Abrir e mostrar sua melhor habilidade de ultrapassar retardatários do que Prost. Senna na volta 15 tinha feito a melhor volta da Corrida, e na Volta 16 repetiu a Dose. Com só dois retardatários Senna já se livrava da Pressão de Prost e o grupo dos cinco primeiros acabou se separando na pista. 1:26.248 para Ayrton Senna, melhor volta da corrida.

Pela terceira vez seguida. Boutsen foi para os boxes na volta 18, e teve que Trocar o Aerofólio que tinha problemas, e com isso perdeu um tempo muito grande, saindo da briga por um bom Resultado. Mansell em 3º e Brundle em 4º brigavam pelo melhor do Resto. enquanto isso Senna passava os retardatários mais rápido do que Prost. em 20 Voltas Senna já tinha 4.1 de frente sobre Prost que é o Segundo Lugar, Mansell em 3º já estava bem longe de Prost e a 15.1 de Senna, Brundle estava perto de Mansell em 4º, Depois De Cesaris em 5º e Modena em 6º.

Mclaren/Mclaren/Ferrari/Brabham/Dallara/Brabham as seis primeiras posições. Na Volta 21 Prost tentava passar Arnoux que não deixava passagem para Prost, com isso a diferença que era de 5 passou para 10 segundos de diferença de Senna para Prost. Arnoux Ignorou por meia volta pelo menos as bandeiras Azuis que exigiam que ele desse passagem para Prost. Mansell e Brundle também faziam as ultrapassagens em cima dos retardatários. a Diferença entre Senna para Prost na Volta 23 era de 15 segundos. Uma eternidade estava se desenhando o mesmo desenho da corrida de 88, mas só dependia de Senna para que o final de 88 não se repetisse. Senna e Prost na Volta 25 estavam longe demais dos outros, Senna tinha 15 Segundos de Prost, 29 Segundos de Mansell, 32 de Brundle, 33 de De Cesaris e 35 de Modena. Mansell, Brundle, De Cesaris e Modena estavam separados por apenas 6 segundos, uma belo grupinho se formava pelo 3ºLugar e Arnoux continuava dificultando as ultrapassagens em cima de todos, agora era com Mansell.

Pierre Henri Raphanel tinha abandonado a corrida na volta 19 com problemas de Câmbio. lá Atrás Tarquini brigava com Caffi pelo 7ºLugar, com a Nanica AGS, só para se ter ideia de como Tarquini era muito bom, o seu companheiro de Equipe ficou com o último tempo da Pré-qualificação e a 5 segundos de Tarquini na qualificação dos tempos. Uma eternidade praticamente, e na volta 29 Brundle passa Mansell e assume a terceira posição. ou por erro, ou com problema, a esperança da Ferrari era que fosse erro do leão e não um problema de confiabilidade. Mas logo depois de menos de uma volta dava pra se ver que o Leão não errou dessa vez e que o Carro tinha apitado, com problemas de Câmbio, e acabava a corrida do Inglês na 31º Volta.

Com as Ferraris Fora (só 1 Ferrari correu nessa Corrida devido ao acidente de Berger em Imola) e com as Williams e Benetton lá atrás, a corrida do terceiro para Atrás virou a Festa dos nanicos, nessa altura até o Tarquini estava na zona de pontos. A Corrida estava agora num período de paciência e de um jogo igual ao jogo de xadrez, de quem negociava melhor as ultrapassagens, Na Volta 33 De Cesaris e Piquet se chocam, um acidente provocado pelo Brasileiro da Lotus que fazia uma medíocre corrida, apenas na 20ªPosição e o De Cesaris em 5ºlugar na corrida, Piquet abandonaria a corrida, Mas de Cesaris insistiu na corrida, só que perdeu tempo demais e ficou bem longe dos pontos.

Ainda estavam na corrida 20 carros, muito para uma corrida em Mônaco nessa altura. Lá atrás Johnny Herbert perdia parte do Bico e teria que ir as boxes, com isso perderia tempo. e Depois de uma volta Cheever rodava e teve que ser empurrado, Gugelmin nesse exato momento abandonava a corrida, mas Cheever voltava conseguiu voltar a corrida. Após 40 Voltas: Senna em 1º, Prost em segundo 35 segundos atrás em 2º, Brundle em 3º, Modena em 4º (Brabham Ressurgindo?) Tarquini em 5º (era o Craque das equipes Nanicas) e Caffi em 6º. a corrida se acalmava, e as posições estavam asseguradas para Senna e Prost, com o resto brigando pela 3ªVaga no Pódio, mas com Grande favoritismo das Brabham. Já com mais de uma Hora de corridas, as posições continuavam as mesmo as Mesmas, mas Prost ainda via a diferença dele para Brundle diminuir aos poucos, e 4º, 5º e 6º era ocupado por italianos com Modena, Tarquini e Caffi. Isso após 45 voltas completadas.

Mas umas voltas depois o Bravo e Valente Tarquini com sua AGS abandonava a corrida com problemas eletrônicos, Lamentável, para quem vinha numa brilhante 5ªPosição com o carro 40 da AGS. Voltas antes Roberto Moreno deixava a corrida com a Coloni. Com isso Caffi assumia a 5ªPosição. Na volta 50 Brundle ira para os Box e deixava o carro, aparentemente para abandonar a corrida, depois de brilhante corrida. Perez-Sala teve seu motor superaquecido e abandonaria na volta 48 pra 49. Enquanto isso Senna abria mais e mais em cima de Prost. Se aproveitando da melhor capacidade de Passar Retardatários, o Brasileiro dava um Show em Monte Claro e por Incrível que pareça Martin Brundle voltava a corrida, mas agora na 7ºPosição e com chances de pontuar ainda. Senna era o Lider após 55 Voltas, Prost em segundo (49.8), Modena em 3º quase uma volta atrás de Senna, Caffi, Alboreto e Capelli era os outros 3 italianos na Zona de Pontuação. Na Volta 56 Senna dava uma volta em Modena, 3ºColocado na corrida. com 15 carros ainda na corrida, um número até surpreendente para Mônaco. Na Volta 59 Prost fazia a melhor volta da corrida. pouco para se tirar os Distantes 50 segundos de desvantagem para Senna. 3ºLugar, uma Brabham-Judd, em 4º Dallara-Ford, 5º Tyrrell-Ford e em 6º March-Judd. Williams teve problemas na corrida com os dois pilotos, Patrese nem conseguiu largar, só largou lá de trás e as Benetton não tiveram rendimento para andar em Monte Claro.

Arnoux adorou atrapalhar a vida dos outros e passou a atrapalhar um tempinho o Caffi que estava na 4ªPosição. Após 63 Voltas: as posições eram as mesmas: Senna, Prost, Modena, Caffi, Alboreto e Capelli. . a parti da a corrida virou uma procissão, todos já estavam com as posições definidas restando 8 voltas para o Final do GP de Mônaco: Senna, Prost, Modena, Caffi, Alboreto e Capelli estavam pra terminar a corrida e somar pontos para o campeonato de pilotos e equipes.

Senna já estava a 1 minuto de vantagem sobre Prost. Senna estava a 3 Voltas da sua segunda vitória em Monte Claro, e uma vitória sem nenhum atropelo. Com um minuto na frente de Prost. Senna fez tranquilo a última volta junto dele estava Caffi em 4ºLugar, fazendo os primeiros pilotos do Time Italiano na Formula 1. Enquanto isso Capelli quebrou e saiu dos pontos e quem Herdou a 6ªPosição foi exatamente Martin Brundle, que teve sua corrida comprometida com a parada nos boxes para resolver problemas no carro. Senna vencia, e levaria consigo Prost e um jovem Stefano Modena que completada o pódio. Caffi e Alboreto completaram o time italiano nos pontos e Brundle conseguindo um ponto ainda.

Resultado Final do GP de Mônaco de 1989

Fotos:

 

View post on imgur.com

Vídeo da Corrida:

Fonte das Fotos: Bestlap, Formel1mic

Vídeo: MrViniciusf11995
Texto: Deivison da Conceição da Silva

Patrocínio:
planatina_projeto_gif

Sem categoria

Um comentário em “GP de Mônaco de 1989

  1. Pingback: Especial: Equipe Rial – Parte 2 – Portal Sportszone

Deixe um comentário