Formula Indy em Toronto – Power vence e entra definitivamente na disputa pelo título

Grid de Largada:

1 Scott Dixon (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) 59.9073s
2 Helio Castroneves (Team Penske Dallara/Chevrolet) 59.9425s
3 Simon Pagenaud (Team Penske Dallara/Chevrolet) 1m00.2293s
4 Will Power (Team Penske Dallara/Chevrolet) 1m00.4085s
5 Sebastien Bourdais (KVSH Racing Dallara/Chevrolet) 1m00.4221s
6 James Hinchcliffe (Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda) 1m01.5637s
7 Conor Daly (Dale Coyne Racing Dallara/Honda) 1m00.5693s
8 Josef Newgarden (Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet) 1m00.5885s
9 Juan Pablo Montoya (Team Penske Dallara/Chevrolet) 1m00.6532s
10 Mikhail Aleshin (Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda) 1m00.6635s
11 Luca Filippi (Dale Coyne Racing Dallara/Honda) 1m00.7784s
12 Tony Kanaan (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) 1m00.8561s
13 Jack Hawksworth (AJ Foyt Enterprises Dallara/Honda) 1m00.6930s
14 Max Chilton (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) 1m00.6372s
15 Carlos Munoz (Andretti Autosport Dallara/Honda) 1m00.7712s
16 Graham Rahal (Rahal Letterman Lanigan Dallara/Honda) 1m00.7088s
17 Charlie Kimball (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) 1m00.9060s
18 Ryan Hunter-Reay (Andretti Autosport Dallara/Honda) 1m00.8721s
19 Alexander Rossi (Andretti Herta Dallara/Honda) 1m01.2087s
20 Takuma Sato (AJ Foyt Enterprises Dallara/Honda) 1m01.4012s
21 Spencer Pigot (Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet) 1m01.3360s
22 Marco Andretti (Andretti Autosport Dallara/Honda) 1m01.4384s

Vídeo da Corrida:

Na única prova fora dos Estados Unidos tivemos uma bela corrida, Uma das melhores nessa temporada que começou na largada com Scott Dixon segurou a primeira posição, Castroneves precisou se defender do ataque em cima de seu companheiro de equipe e líder do campeonato Simon Pagenaud, Depois vinham Will Power, Bourdais e Aleshin nas 6 primeiras posições. No final da 1ªVolta um acidente que acabou fazendo com que Charlie Kimball rodasse e acabou envolvendo o Norte-Americano Ryan Hunter-Reay o que provocou a primeira bandeira amarela da prova, Nesse meio tempo Rahal que acabou sendo tocado  e furando um dos pneus, Kimball e Hunter-Reay tiveram que parar nos boxes para repararem seus carros.

Após 6 voltas prova tivemos a bandeira verde com Dixon, Castroneves, Pagenaud e Power mantendo os 4 primeiros colocados, Dai Montoya começou a se destacar pela sua agressividade e foi para cima de Josef Newgarden que estava na vice-liderança do campeonato e foi com tanta vontade que acabou quebrando parte da Asa traseira que ficou pela pista no meio da reta no final dessa reta Montoya conseguiu a ultrapassagem sobre o piloto da Ed Carpenter, Em posição perigosa que estava essa peça que caiu durante essa disputa foi de novo acionada a bandeira amarela na 9ªVolta, Em consequência disso Newgarden foi para os boxes para substituir a asa traseira no que prejudicou e muito sua corrida (Não chegou a tomar volta, Mas relargou a 30 segundos dos pelotão)

Torontoindy2016 (14)

Relargada na volta 9 com Dixon na frente com três dos 4 pilotos da Penske (Hélinho, Pagenaud e Power), Montoya continuou pilotando de forma arrojada e passou James Hinchcliffe assumindo o 7ºlugar. Scott Dixon e Hélio Castroneves acabaram se destacando e abrindo de Pagenaud, Power, Bourdais e Aleshin que começaria a sofrer pressão de Juan Palbo Montoya que vinha com tudo lá atrás, Depois vinham Hinchcliffe, Kannan e Daly completando os 10 primeiros colocados.

Tony Kannan foi o primeiro a ir para os boxes na volta 17 adotando a tática arriscada de 3 paradas nos boxes, Rahal e Kimball buscavam  a recuperação um pouco mais atrás disputando o 15º a 18ºlugares respectivamente, Na 21ªVolta Ryan Hunter-Reay foi para os boxes fazer sua primeira troca de pneus também podendo encaminhar para 3 paradas nos boxes já que o tanque teria uma duração máxima de 31 Voltas em condições normais no que indicaria 2 paradas nos boxes em uma tática normal a ser feita.

Aleshin já sentia o desgaste de seus pneus e estava segurando o ritmo de Montoya, Hinchcliffe e Daly na 6ªposição, Na Volta 26 os dois pilotos da Schmidt foram para os boxes para a primeira parada, Nessa mesma volta 26 Hélio Castroneves acabou tendo o pneu furado e teve que antecipara sua parada nos boxes perdendo muito tempo e deixando Dixon bem tranquilo na liderança com Pagenaud em 2º e Power em 3º. Na Volta 29 Scott Dixon e Will Power foram para os boxes, Na Volta seguinte parou Simon Pagenaud, Bourdais parou na volta 31 e Luca Filippi foi o último a parar na volta 32.

Torontoindy2016 (17)

Após todas as paradas nos boxes Dixon continuava na liderança com Pagenaud em 2º, Kimball que tinha que parar em poucas voltas (No que ele fez na volta 33) passando o 3ºlugar para Will Power. Borudais, Montoya e Castroneves que não teve um prejuízo enorme como poderia ter tido prejuízo maior ainda com o furo do seu pneu. Scott Dixon com mais de 8 segundos estava liderando de forma tranquila e dai ele começou a poupar combustível para fazer apenas mais uma parada já que existia a possibilidade de ter pilotos terem de parar mais duas paradas, Tony Kannan já tenha essa certeza.

Com tudo isso a diferença de Dixon para Pagenaud se dizimou em poucas voltas, Na volta 43 Tony Kannan foi para os boxes para uma segunda parada nos boxes. Duas voltas depois foi acionada a terceira bandeira amarela por causa de uma das zebras que estava soltando pedaços o que obrigou os fiscais a irem lá para tentarem reparar e consertarem esse defeito até porque uma pista que se sabe que os pilotos vão usar aquela parte do circuito o final de semana inteiro acaba sendo uma falha a essa zebra não resistir o final de semana inteiro. Enquanto Dixon e alguns outros preferiam poupar combustível outros foram para a segunda parada nos boxes o que poderia fatalmente a levar eles a fazerem uma terceira parada nas voltas finais entre eles foram para os boxes James Hinchcliffe, Conor Daly.

Torontoindy2016 (19)

Na 51ªVolta tivemos a relargada com Dixon buscando segurar até pelo menos a volta 55 para fazer a parada numa última parada nos boxes e com isso Pagenaud, Power, Bourdais, Montoya e Castroneves estavam todos juntos e colados. Tivemos uma bonita ultrapassagem de Takuma Sato que ganhou posição. Já Chilton foi para os boxes para a última parada nos boxes e trocar o aerofólio dianteiro. Montoya brigava pela posição com o Bourdais e se defendia com o Castroneves, Aleshin e Kimball que vinham atrás buscando melhorar de posição com uma bela corrida do piloto Russo.

Castroneves foi o primeiro a fazer a 2ªparada e última no caso dele na volta 54, Bourdais fez na volta 55, Dixon já poderia parar para terminar a corrida a partir da 55 volta, Mas ele acabou querendo ficar mais um pouco na pista para não ter nenhuma dúvida o que poderia ser um risco que acabou acontecendo que foi uma bandeira amarela devido a um acidente de Josef Newgarden que em uma corrida problemática e foi nesse exato momento que Will Power foi para os boxes fazer sua parada e dai a corrida parou nas mãos deles e saiu das mãos do Dixon e de Pagenaud que se deram mal devido a essa bandeira amarela.

Tony Kannan foi para a liderança mas precisava parar nos boxes. Tudo poderia indicar que a tática do Brasileiro iria por água a baixo. Scott Dixon caiu para o 13ºlugar e Simon Pagenaud em 14º precisavam escalar o pelotão. A Relargada aconteceu na volta 63 com Kannan voando baixo para tentar abrir diferença e minimizar o seu prejuízo com Power em 2ºlugar bem tranquilo já que o seu maior concorrente a vitória o Brasileiro Hélio Castroneves que tinha 3 pilotos a sua frente que precisavam ou parar ou pouparem combustível para terminarem a corrida.

Torontoindy2016 (24)

O piloto Brasileiro passou facilmente o Spencer Pigot, Com o Takuma Sato acaba demorando para passar o piloto Japonês e com o Russo Aleshin indo também para cima do Piloto da Penske. Dixon e Pagenaud começaram a subir de posições. A 10 voltas do final Castroneves finalmente conseguiu passar Sato e iria para cima de Hinchcliffe e conseguiu fazer essa ultrapassagem de forma mais fácil assumindo a segunda posição, enquanto que Tony Kannan foi para os boxes para uma parada rápida de 4 segundos nos boxes sem a troca de pneus, Com uma parada dessas junto a necessidade dos pilotos pouparem combustível que fez o piloto da Chip Ganassi voltasse na 4ªposição salvando sua corrida.

Power estava com a corrida na mão com quase 8 segundos sobre Castroneves enquanto que Hinchcliffe e outros estavam poupando combustível até que a 4 Voltas do final Jack Hawksworth acabou se acidentando no mesmo ponto que Newgarden e Montoya sem saída acabou batendo nos pneus para não bater no piloto Inglês. Uma bandeira amarela a poucas voltas do final quando todo mundo se aproximou, O Brasileiro Hélio Castroneves teria uma chance de atacar Will Power e os outros pilotos que estavam no sufoco em terminarem a corrida a bandeira amarela foi o que eles precisavam para terminarem a corrida.

Torontoindy2016 (18)

A Relargada aconteceu na volta final e Power conseguiu manter a liderança para vencer a corrida e assumiu a vice liderança do campeonato a 47 Pontos atrás de Simon Pagenaud que acabou a prova em 9ºlugar. Hélio Castroneves completou a prova em uma belíssima segunda posição e James hinchcliffe completou o pódio para a Schmidt Peterson Motorsports.

Tony Kannan vive seu melhor momento na Chip Ganassi com mais uma grande corrida chegando em 4ºlugar, Takuma Sato repetiu o melhor resultado do ano da A.J.Foyt e dele mesmo em 5ºlugar e Mikhall Aleshin fazendo uma grande corrida ficando em 6ºlugar. Scott Dixon completou a prova em 8ºlugar no que poderia ser uma vitória para o piloto da Chip Ganassi.

Nesse Domingo teremos a 13ªEtapa do campeonato em Mid-Ohio entrando em sua reta final da temporada de 2016 com Pagenaud vendo sua diferença diminuir para Will Power que ganhou 3 das últimas 5 corridas (Detroit, Road America e Toronto) e Hélio Castroneves, Scott Dixon, Tony Kannan e Josef Newgarden que ainda tem chances do título.

Torontoindy2016 (13)

Resultado Final da 12ªEtapa da Formula Indy
GP de Toronto

1 Will Power (Team Penske Dallara/Chevrolet) 1h42m38.6925s – 85 Voltas
2 Helio Castroneves (Team Penske Dallara/Chevrolet) 1.5275s
3 James Hinchcliffe (Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda) 2.5303s
4 Tony Kanaan (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) 3.7758s
5 Takuma Sato (AJ Foyt Enterprises Dallara/Honda) 4.0568s
6 Mikhail Aleshin (Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda) 5.1145s
7 Sebastien Bourdais (KVSH Racing Dallara/Chevrolet) 5.6393s
8 Scott Dixon (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) 6.1020s
9 Simon Pagenaud (Team Penske Dallara/Chevrolet) 6.6355s
10 Marco Andretti (Andretti Autosport Dallara/Honda) 6.9746s
11 Charlie Kimball (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) 7.4782s
12 Ryan Hunter-Reay (Andretti Autosport Dallara/Honda) 8.0690s
13 Graham Rahal (Rahal Letterman Lanigan Dallara/Honda) 8.5989s
14 Luca Filippi (Dale Coyne Racing Dallara/Honda) 8.9217s
15 Conor Daly (Dale Coyne Racing Dallara/Honda) 9.4068s
16 Alexander Rossi (Andretti Herta Dallara/Honda) 9.6896s
17 Carlos Munoz (Andretti Autosport Dallara/Honda) 10.0568s
18 Max Chilton (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) 10.6502s
19 Spencer Pigot (Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet) 11.4494s
20 Juan Pablo Montoya (Team Penske Dallara/Chevrolet) 1 Volta
21 Jack Hawksworth (AJ Foyt Enterprises Dallara/Honda) a 4 Voltas – Acidente
22 Josef Newgarden (Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet) a 29 Voltas – Acidente

Fotos:

View post on imgur.com

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos e Vídeo: Indy Car

Sem categoria

Deixe um comentário