Hamilton conquista vitória na Hungria após tomar a ponta de Rosberg na Largada e assume a liderança do Campeonato

Em uma corrida que se prometia com a Chuva que não veio a Hungaroring acabou tendo um dia mais monótono do que se esperava, Mesmo assim tivemos uma corrida e tivemos disputas por posições.

Rosberg que era o pole position pretendia manter a liderança do campeonato, Mas da largada quando Hamilton tomou a liderança que poderia ter sido até do Ricciardo se ele conseguisse concluir a primeira curva na frente pois no final da reta ele passa em 1º, Nico teve de ir por fora na segunda curva para conseguir recuperar o 2ºlugar que estava nas mãos do Ricciardo, Logo a seguir vinham Verstappen, Vettel, Alonso, Sainz, Button, Bottas e Hulkenberg.

No começo de prova as disputas que estavam ocorrendo eram apenas pelas posições intermediárias para trás, A se destacar o Finlandês Kimi Raikkonen que estava fazendo uma corrida de recuperação após um treino bem ruim ontem, Já Felipe Massa e Daniil Kvyat que largou muito mal caindo para o 20ºlugar não estavam conseguindo reagir na prova mesmo tendo uma tática de pararem uma vez a menos que todos os outros pilotos.

Na 5ªVolta o Mclaren-Honda de Jenson Button fica lenta pela pista, tendo toda a pinta de deixar a corrida. Resultado disso por alguma informação passada pelo rádio Button foi investigado pela Lei do Rádio o que é na minha opinião ridícula demais para ser aplicada, O piloto Inglês tomou um drive Through devido ao descumprimento dessa regra.

O primeiro a fazer a troca foi o Alemão Pascal Wehrlein na volta 10 quando os pneus super Macios o recomendado era fazer a partir da volta 14, Mas como a maioria dos pneus não tinha sido gasto então alguns pilotos tiveram que parar antes do que a Pirelli havia recomendado. Foi o caso também de Felipe Nasr, Nico Hulkenberg e Romain Grosjean que fizeram suas primeiras paradas na volta 12 e 13 com os dois últimos pilotos respectivamente, A partir dai a tática dos pilotos que iriam fazer uma parada a menos deveria começar a funcionar a partir dai.

Ricciardo faz sua parada na 16ªVolta e na volta tem alguns problemas em tentar se impor ao Valtteri Bottas que estava sem trocar os pneus ainda e nisso poderia se achar que o piloto Australiano acabou por se dar mal nessa história. Na Volta 17 Hamilton vai para os boxes e Rosberg assumiu a liderança da corrida por uma volta até que ele foi para os boxes na volta 18 e com isso Hamilton voltou a liderança, A Tática do Kimi Raikkonen acabou dando resultado tanto ele que ele foi para o 5ºlugar na frente de Max Verstappen que tentou de todo o jeito passar o piloto Finlandês que continuou firme e forte na 5ªPosição enquanto que o piloto da Red bull perdia qualquer possibilidade de tentar um pódio.

Dos 10 primeiros colocados os pilotos da Renault Jolyon Palmer em 9º e Kevin Magnussen em 10º de certo modo surpreendendo pelo carro que eles tem nesse ano que é simplesmente lamentável devido ao processo de pré-Falência que se encontrava a equipe Lotus, Felipe Massa e Daniil Kvyat estavam mais atrás tentando fazerem a tática funcionar, O Russo fez sua parada na volta 23 e Felipe Massa na volta 24 e conclusão que ambos ficaram nas últimas posições e pior para o piloto da Toro Rosso que ele por passar a velocidade máxima tomou 5 segundos de punição que poderia ser cumprido numa próxima parada nos boxes ou então ficar na pista até o final da prova e cumprir essa punição ao final da corrida com ele tempo acrescido ao tempo final de prova.

Os últimos a Fazerem a primeira parada foram Sergio Perez que fez a primeira parada na 28ªVolta e Kimi Raikkonen que segurou a Max Verstappen, O Homem de Gelo voltou em 7º atrás de Fernando Alonso o que não foi problema para o piloto da Ferrari que teve facilidade de ultrapassar o Bi-campeão Mundial de Formula 1 assumindo o 6ºlugar. Enquanto isso Hamilton tinha dificuldades para manter-se na frente de Nico Rosberg que depois da parada nos boxes se mostrou muito mais rápido do que Hamilton, Só que o piloto Inglês segurou a barra e com a melhora de seus tempos ele estabilizou-se na ponta.

Daniel Ricciardo que estava em 3ºlugar partiu para uma segunda parada nos boxes na 34ªVolta, A prova chegava na sua metade e o piloto da Red Bull sem dúvida sacramentava que iria para 3 paradas nos boxes assim como Pascal Wehrlein que fez a parada na volta 37ª e Esteban Gutierrez na volta 38º. Já os lideres Hamilton e Rosberg iriam para 2 paradas mesmo e para a decisão do GP da Hungria. Na 42ªvolta parou Lewis Hamilton que levou vantagem sobre Nico Rosberg que parou na volta seguinte e não foi uma parada rápida fazendo com que o Alemão voltasse a 4 segundos atrás de seu companheiro de equipe com Daniel Ricciardo em 3ºlugar e depois vinham Vettel, Raikkonen e Verstappen que tinha feito uma parada na volta 39.

Hulkenberg e Palmer foram para os boxes na mesma volta em uma disputa de posição que acabou com a equipe Renault sendo mais rápida e colocando Palmer na frente do piloto da Force India que demorou na parada do Hulkenberg,  Mas que pisou mesmo na bola foi com o Sergio Perez que acabou perdendo muito tempo em sua segunda parada pois a equipe não estava pronta para efetuar a segunda parada, Vettel parou na volta 42 também, Na volta 44 foi a vez de Bottas realizar sua segunda parada nos boxes, Alonso que estava em 7ºlugar para na volta 45 enquanto que Perez iria para cima de Gutierrez disputando o 13ºlugar num duelo de mexicanos. (Um na Force India e outro na Haas)

Hungria_domingo_2016formula1 (2)

Jolyon Palmer que vinha fazendo sua melhor corrida no ano acabou errado e quando voltou acabou voltando logo na frente de Hamilton, Quase que a corrida do piloto da Mercedes não acabava por ai mesmo. Esse não seria o último apuro de Hamilton na corrida, Se já não bastasse ter de se defender de Nico Rosberg na volta 53 o tricampeão do mundo foi atrapalhado por Esteban Gutierrez no que obrigou a Hamilton gesticular de maneira bastante educada (Com um dedo do meio) quando conseguiu passar o piloto da Haas, Gutierrez foi penalizado por ignorar bandeira azul como consequência da fechava em Hamilton e com isso Rosberg agradecia pois teria a chance de atacar seu companheiro de equipe.

Raikkonen fez a parada na volta 51 e em poucas voltas chegou em cima de Max Verstappen que conseguiu se defender muito bem, Mas deve-se falar que ele tomou uma ou outra atitude exagerada de Defesa de ultrapassagem tanto é que Raikkonen não conseguiu passar Verstappen e ainda teve parte da Asa Dianteira quebrada em uma das tentativas de ultrapassagem, Já Hamilton chegou em uma volta da corrida quase jogar fora a vitória devido a uma escapadinha de pista. Mas se segurou nas voltas finais e conquistou a vitória que dá a ele a liderança do Mundial de Pilotos pela primeira vez na temporada de 2016 com Nico Rosberg ficando em segundo lugar bem perto de Hamilton e agora precisa dar o troco em cima de seu companheiro de equipe na corrida de sua casa no próximo domingo.

Daniel Ricciardo completou o pódio numa grande atuação segurando a Sebastian Vettel que acabou chegando em 4º apenas a menos de 7 décimos do piloto da Red Bull. Max Verstappen ficou na frente de Kimi Raikkonen na disputa pelo 5ºlugar. Com esses resultados a Red Bull esta a 1 ponto da Ferrari na classificação do mundial de construtores que ainda se segura na vice-liderança do campeonato.

Hungria_domingo_2016formula1 (3)

Fernando Alonso fez o que era a alcance da Mclaren-Honda ficando em 7ºlugar a 1 volta do vencedor, Seguido de seu compatriota Carlos Sainz jr. com a Toro Rosso que continua na frente da Mclaren no Mundial de Construtores na 6ªposição. Completaram a zona de pontuação o Finlandês Valtteri Bottas que salvou 2 pontos para a Williams que se ver um time decadente na temporada desse ano e Nico Hulkenberg que salvou um ponto para a Force India.

Depois disso vieram Sergio Perez que acabou prejudicado pelo problema nos boxes, Jolyon Palmer que acabou errando quando não deveria e ficou de fora dos pontos de novo em 12ºlugar na frente dos dois pilotos da Haas com Gutierrez comandando em 13ºlugar na frente de Romain Grosjean, Em 15º ficou o piloto Kevin Magnussen com a Outra Renault.

Hungria_domingo_2016formula1 (1)

Daniil Kvyat e Felipe Massa tiveram um dia para esquecer, Um deles ficando em 16ºlugar com a Toro Rosso e outro com um final de semana bem ruim e com problemas em seu carro acabou em 18ºlugar, Entre eles mais uma corrida boa para Felipe Nasr que mesmo com o 17ºlugar a Sauber pelo menos terá dias melhores com a venda do time ao um fundo de investimentos suíço.

Pascal Wehrlein, Marcus Ericsson e Rio Haryanto completaram os 21 pilotos que terminaram a corrida que só teve um abandono que foi do Inglês Jenson Button com aparente problemas de Motor em seu carro. Semana que vem tem a última corrida da 1ªparte do campeonato no pré-aquecimento das Olimpiadas do Rio a corrida será em Hockenheim na Alemanha com Hamilton e Rosberg disputando a medalha de Ouro da corrida e do Campeonato mundial de Formula 1.

Resultado Final do GP da Hungria de Formula 1

Posição Piloto Equipe Chassis Motor Voltas Tempo Abandono Grid
1 Lewis Hamilton 44 Mercedes W07 Mercedes PC106C Hybrid 70 1:40.30.115 2
2 Nico Rosberg 6 Mercedes W07 Mercedes PC106C Hybrid 70 a 1.977 1
3 Daniel Ricciardo 3 Red Bull RB12 TAG Heuer 70 a 27.539 3
4 Sebastian Vettel 5 Ferrari SF16-H Ferrari 059/5 70 a 28.213 5
5 Max Verstappen 33 Red Bull RB12 TAG Heuer 70 a 48.659 4
6 Kimi Raikkonen 7 Ferrari SF16-H Ferrari 059/5 70 a 49.044 14
7 Fernando Alonso 14 Mclaren MP4-31 Honda RA616H 69 a 1 Volta 7
8 Carlos Sainz jr. 55 Toro Rosso STR11 Ferrari 059/4 69 a 1 Volta 6
9 Valtteri Bottas 77 Williams FW38 Mercedes PC106C Hybrid 69 a 1 Volta 10
10 Nico Hulkenberg 27 Force India VJM09 Mercedes PC106C Hybrid 69 a 1 Volta 9
11 Sergio Perez 11 Force India VJM09 Mercedes PC106C Hybrid 69 a 1 Volta 13
12 Jolyon Palmer 30 Renault RS16 Renault RE16 69 a 1 Volta 17
13 Esteban Gutierrez 21 Haas VF-16 Ferrari 059/5 69 a 1 Volta 15
14 Romain Grosjean 8 Haas VF-16 Ferrari 059/5 00:00 a 1 Volta 11
15 Kevin Magnussen 20 Renault RS16 Renault RE16 69 a 1 Volta 19
16 Daniil Kvyat 26 Toro Rosso STR11 Ferrari 059/4 69 a 1 Volta 12
17 Felipe Nasr 12 Sauber C35 Ferrari 059/5 69 a 1 Volta 16
18 Felipe Massa 19 Williams FW38 Mercedes PC106C Hybrid 68 a 2 Voltas 18
19 Pascal Wehrlein 94 Manor MRT05 Mercedes PC106C Hybrid 68 a 2 Voltas 20
20 Marcus Ericsson 9 Sauber C35 Ferrari 059/5 68 a 2 Voltas 22
21 Rio Haryanto 88 Manor MRT05 Mercedes PC106C Hybrid 68 a 2 Voltas 21
22 Jenson Button 22 Mclaren MP4-31 Honda RA616H 60 a 10 Voltas Motor 8

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Red Bull/Force India/Renault

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *