Indycar: Round 11 em Iowa teve Domínio total de Newgarden

Grid de largada:

1 Simon Pagenaud (Team Penske Dallara/Chevrolet) 185.855 Milhas
2 Josef Newgarden (Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet) 185.639 Milhas
3 Helio Castroneves (Team Penske Dallara/Chevrolet) 185.433 Milhas
4 Max Chilton (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) 185.419 Milhas
5 Charlie Kimball (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) 184.489 Milhas
6 Tony Kanaan (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) 184.430 Milhas
7 Ed Carpenter (Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet) 184.339 Milhas
8 Will Power (Team Penske Dallara/Chevrolet) 183.984 Milhas
9 Mikhail Aleshin (Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda) 182.754 Milhas
10 Scott Dixon (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) 182.647 Milhas
11 Juan Pablo Montoya (Team Penske Dallara/Chevrolet) 182.641 Milhas
12 Graham Rahal (Rahal Letterman Lanigan Dallara/Honda) 182.253 Milhas
13 Takuma Sato (AJ Foyt Enterprises Dallara/Honda) 181.949 Milhas
14 Jack Hawksworth (AJ Foyt Enterprises Dallara/Honda) 181.700 Milhas
15 Carlos Munoz (Andretti Autosport Dallara/Honda) 181.067 Milhas
16 Sebastien Bourdais (KVSH Racing Dallara/Chevrolet) 180.925 Milhas
17 Alexander Rossi (Andretti Herta Dallara/Honda) 180.920 Milhas
18 Gabby Chaves (Dale Coyne Racing Dallara/Honda) 180.390 Milhas
19 Marco Andretti (Andretti Autosport Dallara/Honda) 180.286 Milhas
20 Ryan Hunter-Reay (Andretti Autosport Dallara/Honda) 179.903 Milhas
21 Conor Daly (Dale Coyne Racing Dallara/Honda) 178.646 Milhas
22 James Hinchcliffe (Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda) 175.027 Milhas

iowa_2016_indycar (18)

Vídeo:

iowa_2016_indycar (9)

Sobre Iowa o que eu posso dizer é que faz muito tempo que não se via um domínio tão grande como se viu fazer o piloto Josef Newgarden fazer, Após largar da 2ºposição com Simon Pagenaud na pole position largou bem manteve o primeiro lugar por muito pouco tempo, Newgarden foi por fora e passou o piloto da Penske para assumir a liderança atrás vinham Hélio Castroneves e Tony Kannan disputando o 3ºlugar com Power em 5º e Chilton que largou em 4º e acabou recuando 2 posições indo para o 6ºlugar, Bourdais, Montoya e Rahal tentatavam escalar o pelotão e sair dos últimos lugares, Já a Dale Coyne estava mal das pernas em Iowa e seus dois pilotos já tinham tomado volta dos líderes, Gabby Chaves na volta 23 fez a primeira parada nos boxes.

Enquanto isso Newgarden já estava abrindo 3 segundos sobre Pagenaud na liderança e já colocava volta nos primeiros colocados, Tony Kannan que tinha um carro competitivo com os pneus novos perdia o rendimento a medida que os pneus vinham se desgastando, Nisso Power tentou tomar o 4ºlugar do piloto Brasileiro que resistia a pressão do piloto da Penske, Hélio Castroneves antecipou a parada para a volta 48, A partir dai os pilotos começaram a parar nos boxes de maneira antecipada como foi o caso do líder da corrida Josef Newgarden que parou pela primeira vez na volta 51, Kannan foi para a parada na volta 53, Montoya fez sua parada na volta 54, Pagenaud fez a parada na volta 57. O último piloto a parar nos boxes foi o vencedor das 500 milhas de Indianapolis Alexander Rossi que adotou a tática de ficar na pista o maior tempo possível certamente poupando combustível até a 66ªVolta quando Rossi foi para a parada deixando novamente Newgarden como líder da prova que estava com 13 segundos na frente de Pagenaud que era o vice-lider. Depois somente Castroneves e Kannan na mesma volta do líder e a partir do Montoya em 5º todos estavam com uma volta atrás do líder.

iowa_2016_indycar (7)

Na volta 83 Helinho levou uma volta de Newgarden, O Carro do piloto da Ed Carpenter estava um foguete e muito na frente da concorrência e somente o Pagenaud estava na volta do líder mas bem distanciado atrás do norte-americano, Kannan tentava defender o 4ºlugar que estava sendo ameaçado pelo Scott Dixon, Desta vez Kannan não conseguiu evitar a ultrapassagem sobre o seu companheiro de equipe da Chip Ganassi, Montoya tentou fazer o mesmo com o piloto Brasileiro.

Dai o Motor de Ryan Hunter-Reay acabou fumando e com isso foi acionada a primeira bandeira amarela da prova na volta 109, Foi uma bandeira amarela muito longa aonde os pilotos aproveitaram para fazerem uma nova parada nos boxes para troca de pneus e reabastecimento, Primeiro foram os pilotos que estavam na volta do líder que eram Newgarden e Pagenaud na volta 113 para a 114 e depois foram os outros pilotos para os boxes, No Caso do Ed Carpenter acabou que ele teve problemas de Câmbio e com isso acabou atrasando ele na prova.

Relargada na volta 129 com Newgarden continuando na liderança com o trio da Penske Simon Pagenaud, Hélio Castroneves e Montoya na perseguição e logo depois vinham os dois pilotos da Chip Ganassi Scott Dixon e Tony Kannan que foi prejudicado quando tentou passar Rossi que estava para tomar uma volta dele, Castroneves foi para o ataque para cima do líder do campeonato Simon Pagenaud para lutar pelo segundo lugar, Os 6 primeiros lugares na corrida estavam com um ritmo de prova muito acima dos outros pilotos que estavam tomando volta dos líderes ou próximos de tomarem volta.

Hélio Castroneves foi para a parada na volta 176, Se ele soubesse que o motor de Montoya quebraria ele não faria a parada nessa volta pois o brasileiro perdeu 2 voltas e acabou muito prejudicado com isso. Antes da bandeira amarela Aleshin fez uma bonita manobra de ultrapassagem sobre o Rahal, Tony Kannan teve seu segundo apuro na corrida e por pouco não conseguiu evitar o muro.

Além de Castroneves o piloto Graham Rahal também foi prejudicado devido a Bandeira amarela devido a parada que ele fez antes da quebra de Motor do Montoya. Os outros pilotos foram para a parada durante a bandeira amarela. Newgarden continuou em primeiro após as paradas com Pagenaud, Kannan, Power e Aleshin completando as 5 primeiras posições. A Relargada aconteceu na volta 189 e Pagenaud tentou passar Newgarden que conseguiu manter a primeira posição e voltou a abrir sobre a concorrência. Kannan chegou a passar Power assumindo o terceiro lugar, Mas com o decorrer do desgaste do jogo de pneus que ele tinha o carro dele perdia rendimento e com isso ele acabou cedendo posições para o Power, Dixon e Aleshin. Já Dixon foi para o ataque para cima de Power tendo concluído com sucesso a ultrapassagem sobre o piloto da Penske na volta 228 assumindo o 3ºlugar e querendo o 2ºlugar de Simon Pagenaud, 4 Voltas depois Dixon passou Pagenaud e já estava no 2ºlugar.

Mas seria difícil bater Newgarden que estava distanciado na frente de todo mundo, Na volta 244 Tony Kannan foi para a sua última parada, Uma volta depois foi a vez de Castroneves ir para a parada nos boxes e na volta seguinte Max Chilton Roda e acabou de complicar a vida dos dois pilotos brasileiros que acabaram sendo prejudicados por voltarem 2 voltas atrás, Com a bandeira amarela acionada todos os outros pilotos foram para os boxes para a última parada nos boxes que acabou tendo Newgarden em primeiro com Dixon, Pagenaud, Power, Aleshin, Rossi que acabou se dando bem com a sua tática, Bourdais que depois teve problemas e acabou perdendo volta, Kimball, Sato e Kannan que caiu para o 10ºlugar.

Na relargada na volta 261 Dixon tentou tomar a liderança de Newgarden que deu a mostras de uma vez por todas que essa corrida ele não perderia de forma nenhuma essa corrida. Na parte final de prova Pagenaud chegou a ficar com o 2ºlugar, Mas perdeu 2 posições para Dixon e Power ficando com o 4ºlugar. O piloto da Ed Carpenter acabou levando o carro até o final da prova e conquistou a primeira vitória na temporada com Power na segunda posição após ter feito uma ultrapassagem por fora em cima de Dixon por fora deixando o piloto da Chip Ganassi com o 3ºlugar, Pagenaud líder do campeonato perdeu poucos pontos para seus adversários na disputa pelo título e ainda continuou com uma vantagem confortável com o 4ºlugar com Mikhall Aleshin fazendo uma bela corrida conquistando o 5ºlugar.

iowa_2016_indycar (19)

Alexander Rossi igualmente fez uma grande corrida chegando em 6ºlugar chegando a 1 volta do vencedor igualmente o que aconteceu com Tony Kannan que ainda conseguiu o 7ºlugar, Completando os 10 primeiros colocados ficaram os pilotos Sebastian Bourdais, James Hinchcliffe e Charlie Kimball. Hélio Castroneves ficou apenas em 13ºlugar a 2 voltas do vencedor.

Resultado final da 11ªEtapa da Formula Indy
GP de Iowa

1 Josef Newgarden (Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet) 1h52m16.3613s
2 Will Power (Team Penske Dallara/Chevrolet) a 4.2828s
3 Scott Dixon (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) a 5.5085s
4 Simon Pagenaud (Team Penske Dallara/Chevrolet) a 6.1827s
5 Mikhail Aleshin (Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda) a 7.0386s
6 Alexander Rossi (Andretti Herta Dallara/Honda) a 1 Volta
7 Tony Kanaan (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) a 1 Volta
8 Sebastien Bourdais (KVSH Racing Dallara/Chevrolet) a 1 Volta
9 James Hinchcliffe (Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda) a 1 Volta
10 Charlie Kimball (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) a 1 Volta
11 Takuma Sato (AJ Foyt Enterprises Dallara/Honda) a 2 Voltas
12 Carlos Munoz (Andretti Autosport Dallara/Honda) a 2 Voltas
13 Helio Castroneves (Team Penske Dallara/Chevrolet) a 2 Voltas
14 Marco Andretti (Andretti Autosport Dallara/Honda) a 2 Voltas
15 Jack Hawksworth (AJ Foyt Enterprises Dallara/Honda) a 2 Voltas
16 Graham Rahal (Rahal Letterman Lanigan Dallara/Honda) a 3 Voltas
17 Gabby Chaves (Dale Coyne Racing Dallara/Honda) a 7 Voltas
18 Ed Carpenter (Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet) a 16 Voltas
19 Max Chilton (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) a 26 Voltas
20 Juan Pablo Montoya (Team Penske Dallara/Chevrolet) a 121 Voltas – Mecânico
21 Conor Daly (Dale Coyne Racing Dallara/Honda) a 159 Voltas – Mecânico
22 Ryan Hunter-Reay (Andretti Autosport Dallara/Honda) a 195 Voltas – Mecânico

Fotos:

View post on imgur.com

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Indycar
Vídeo: CAR RACING by Auto Moto Race

Um comentário em “Indycar: Round 11 em Iowa teve Domínio total de Newgarden

  1. Pingback: Indycar 2017 – Round 11 – Em Iowa, Hélio Castroneves quebra jejum de vitória dele e do Brasil – Portal Sportszone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.