Indy Car – Round 10 : Power vende e domina em Road America e Kannan obtém brilhante 2ºlugar

Grid de Largada:

1 Will Power (Team Penske Dallara/Chevrolet) 1m42.2105s
2 Scott Dixon (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) 1m42.3759s
3 Tony Kanaan (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) 1m42.7279s
4 Simon Pagenaud (Team Penske Dallara/Chevrolet) 1m42.8573s
5 Helio Castroneves (Team Penske Dallara/Chevrolet) 1m42.9449s
6 Graham Rahal (Rahal Letterman Lanigan Dallara/Honda) 1m43.7782s
7 Max Chilton (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) 1m42.7519s
8 Ryan Hunter-Reay (Andretti Autosport Dallara/Honda) 1m42.8318s
9 Conor Daly (Dale Coyne Racing Dallara/Honda) 1m43.1073s
10 Carlos Munoz (Andretti Autosport Dallara/Honda) 1m43.2001s
11 Charlie Kimball (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) 1m43.2649s
12 Sebastien Bourdais (KVSH Racing Dallara/Chevrolet) 1m43.3291s
13 Mikhail Aleshin (Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda) 1m43.4024s
14 Juan Pablo Montoya (Team Penske Dallara/Chevrolet) 1m44.3570s
15 Takuma Sato (AJ Foyt Enterprises Dallara/Honda) 1m43.5357s
16 Alexander Rossi (Andretti Herta Dallara/Honda) 1m45.0840s
17 Spencer Pigot (Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet) 1m43.6432s
18 Jack Hawksworth (AJ Foyt Enterprises Dallara/Honda) 1m45.5110s
19 Gabby Chaves (Dale Coyne Racing Dallara/Honda) 1m43.6672s
20 Josef Newgarden (Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet) 4m19.1862s
21 Marco Andretti (Andretti Autosport Dallara/Honda) 1m43.7289s
22 James Hinchcliffe (Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda) 4m29.0408s

Vídeo da corrida:

Um dos mais bonitos circuitos do automobilismo mundial voltou a ser cenário de mais uma etapa da Formula Indy. A 10ªEtapa da Formula Indy (Vou explicar o porque é a 10ªEtapa e não a 9ª) Na última semana do mês de Junho, Will Power foi o pole position com Scott Dixon ao lado dele, Na Segunda fila largam Tony Kannan e Simon Pagenaud que lidera o campeonato com folga até agora, Castroneves e Rahal largam na terceira fila, Completaram os 10 primeiros colocados: Max Chilton, Ryan Hunter-Reay, Conor Daly e Carlos Munõz.

Na largada Dixon tentou passar Power que manteve a ponta com Dixon, Kannan e Pagenaud mantendo as 4 primeiras posições e Graham Rahal subindo para o 5ºlugar, O Outro brasileiro Helio Castroneves caiu do 5º para o 7ºlugar, No começo da primeira volta Jack Hawksworth acabou rodando e indo para o último lugar, Mas antes devido a um toque de Charlie Kimball o Francês Sebastian Bourdais acabou tendo seu kit aerodinâmico danificado atrás e com isso ele foi para os boxes perdendo 1 volta para fazer essa troca.

Hélio Castroneves foi a luta e recuperou uma das posições perdidas na largada ultrapassando a Ryan Hunter-Reay assumindo o 6ºlugar, no final da 2ªvolta Munõz teve de arriscar tudo até ir aos confins  da pista para passar Conor Daly que teve de recuar e sair da pista para manter-se na corrida o que seria a previa de uma boa corrida em Wisconsin. Na 7ªVolta Scott Dixon teve problemas de motor e deixou a prova deixando Power na frente com mais de 3 segundos na frente de Tony Kannan que assumiu a segunda posição com Pagenaud e Rahal logo a seguir e Castroneves completando os 5 primeiros colocados.

Marco Andretti e Gabby Chaves foram para a primeira parada nos boxes na volta 8, Era certo que teríamos 3 paradas nos boxes e 2 paradas só se tivesse muitas bandeiras amarelas no que em uma pista com essa não seria fácil. Rahal foi para cima de Pagenaud e na reta oposta conquistando a 3ªposição enquanto que Conor Daly foi para cima do Hunter-Reay e tomou o 6ºlugar, Impressionante o desempenho do piloto da Dale Coyne nessa temporada. A partir da volta 12 começou de vez a rodada de paradas nos boxes com Ryan Hunter-Reay indo para os boxes quando estava em 7ºlugar junto de Munõz, Montoya, Hinchcliffe, Hawksworth e Rossi.

Power e Kannan pararam para a primeira parada nos boxes na 13ªVolta deixando Rahal na liderança com Pagenaud e Daly completando as 3 primeiras posições, Na volta seguinte os três foram para os boxes para realizarem sua primeira parada de troca de pneus e reabastecimento na 14ªVolta. Ao final da primeira rodada de paradas Power manteve a liderança com Rahal tomando o segundo lugar que era do Brasileiro Tony Kannan e depois Pagenaud e Castroneves completavam os 5 primeiros colocados. Ao final da 14ªVolta Kannan vai para cima de Rahal e usando o Puss to pash de forma eficiente retorna ao segundo lugar e começa a busca para pelo Will Power que liderava sem problemas a prova e nas voltas seguintes o piloto da Chip Ganassi começou a diminuir a diferença para o piloto da Penske enquanto que Rahal começava a sofrer a pressão não muito forte do Simon Pagenaud que estava muito bem em relação ao campeonato se a corrida terminasse daquela forma.

kannanRA2016

Após 20 Voltas Power liderava a prova com apenas 2.7 segundos na frente de Kannan quando a vantagem tinha chegado a um certo período com mais de 6 segundos nas primeiras 12 voltas da prova, Rahal, Pagenaud e Castroneves continuava nas 5 primeiras posições com Daly, Hunter-Reay, Sato, Munõz e Kimball completavam os 10 primeiros colocados. Mas a posição do piloto da Andretti Autosport campeão da Indy em 2012 estava com o 7ºlugar ameaçado pela pressão do Japonês Takuma Sato.

Power nas voltas seguintes conseguiu reverter essa situação e voltou a aumentar a diferença para Kannan, Enquanto isso lá atrás Josef Newgarden que conseguiu largar para essa corrida depois do fortíssimo acidente que ele teve na prova do Texas que não acabou 2 semanas antes tomou o 14ºlugar do Mikhall Aleshin que prolongou muito a curva no final da reta oposta que tinha uma área de escape de asfalto e que vários pilotos usaram durante a prova após tentativas mal sucedidas de ultrapassagem, Quando a prova atinge a sua metade os lideres partiam para a segunda parada nos boxes com Kannan fazendo sua parada na 26ªVolta, Power, Rahal e Pagenaud fizeram a parada na volta seguinte e na volta de Rahal e Pagenaud o Brasileiro Tony Kannan que chega a ficar atrás dos dois pilotos e consegue recuperar em um espaço de uns 30 segundos e uma fechada de Rahal os posicionamentos para Pagenaud e Rahal voltando ao segundo lugar, Power continuava na liderança tranquilo. Já para Chilton acabou sendo uma rodada de paradas ruim porque seu carro teve pane seca o que fez o Britânico da Chip Ganassi perder 2 voltas completas.

rahal_ra2016

Uma das disputas que rolavam no bloco intermediário era a disputa do 14ºlugar entre Gabby Chaves, Mikhail Aleshin e Marco Andretti. Na Frente Graham Rahal era pressionado pelo piloto da Penske o Francês Simon Pagenaud na disputa pelo 3ºlugar. Os cinco primeiros colocados na prova estavam muito na frente do 6ºcolocado o norte-americano Conor Daly que fazia mais uma bela corrida visto a limitação da equipe Dale Coyne mas que estava a 8 segundos do Castroneves que estava em 5ºlugar e a 16 segundos do Power que liderava a corrida praticamente de ponta a ponta 5 segundos a frente de Kannan que vinha a 2 segundos da disputa entre Rahal e Pagenaud pelo 3ºlugar.

O piloto da Penske passou Rahal e foi para cima de Kannan e também ultrapassou e em pouquíssimo tempo ele pulou do 4º para o 2ºlugar e começou a sua buscar Power pela liderança isso na 35ªVolta da prova e agora Kannan precisava segurar a Rahal para manter-se no pódio enquanto que na parte de trás começava as paradas derradeiras de troca de pneus e reabastecimento, Nesse meio tempo Charlie Kimball passou Conor Daly assumindo o 6ºlugar.

pagenaud

Tony Kannan foi o primeiro a ir para os boxes para a terceira parada na 38ªVolta, Na volta seguinte Power, Rahal, Castroneves, Daly e Newgarden foram para a parada final nos boxes deixando Pagenaud na liderança por 1 volta até ir para a sua parada na 40ªVolta de prova e foi nessa volta que a suspensão de Conor Daly acabou quebrando fazendo com o piloto da Dale Coyne fosse reto para a brita no final da reta dos boxes e batesse provocando uma bandeira amarela a 10 voltas do final da prova.

Essa bandeira amarela foi uma bandeira longa que durou 5 voltas devido a retirada do carro de Daly, Os cinco primeiros eram Power, Pagenaud, Kannan, Rahal e Castroneves. A 5 voltas do final a relargada foi dada e Pagenaud foi para cima de Power para buscar a vitória enquanto que Rahal tentou uma ultrapassagem sobre Kannan que segurou o terceiro lugar e ainda com Kimball para cima de Castroneves trocando os carros roda com a roda praticamente pelo 5ºlugar.

powerwinsRA2016

Pagenaud tinha um belíssimo 2ºlugar nas mãos, Mas começou a perder rendimento e com a perda de rendimento ele acabou tomando ultrapassagem de Tony Kannan e dai logo a seguir veio Graham Rahal e passou, Hélio se enrolou nessa e perdeu posição sobre Ryan Hunter-Reay que passou também Kimball assumindo o 4ºlugar e o Pagenaud foi caindo, Caindo, Caindo e ficando lá atrás. Nas voltas finais Kannan tentou buscar Power, Mas o dia era do piloto Australiano que venceu de forma dominante e de maneira merecida assim como o segundo lugar do Tony Kannan que teve seu melhor resultado e sua melhor corrida na temporada e Graham Rahal completou o pódio.

Destaques para Ryan Hunter-Reay ficou em 4º, Charlie Kimball ficando em 6ºlugar e a Josef Newgarden pela corrida de recuperação e também pela recuperação do acidente do Texas fazendo uma bela prova ficando em 8ºlugar. Hélio Castroneves com o 5ºlugar assumiu a vice-liderança do campeonato. O Líder do campeonato Simon Pagenaud ficou em 13ºlugar com problemas em seu motor Chevrolet, Domingo teremos a 11ªEtapa da Formula Indy no mais curto oval da temporada em Iowa.

podioRA2016

Resultado final da 10ªEtapa da Formula Indy
GP de Elhkart Lake

1 Will Power (Team Penske Dallara/Chevrolet) 1h39m10.3044s em 50 Voltas
2 Tony Kanaan (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) a 0.7429s
3 Graham Rahal (Rahal Letterman Lanigan Dallara/Honda) a 5.9608s
4 Ryan Hunter-Reay (Andretti Autosport Dallara/Honda) a 9.3597s
5 Helio Castroneves (Team Penske Dallara/Chevrolet) a 10.5340s
6 Charlie Kimball (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) a 10.9966s
7 Juan Pablo Montoya (Team Penske Dallara/Chevrolet) a 12.6191s
8 Josef Newgarden (Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet) a 13.8835s
9 Spencer Pigot (Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet) a 15.7290s
10 Carlos Munoz (Andretti Autosport Dallara/Honda) a 17.1132s
11 Jack Hawksworth (AJ Foyt Enterprises Dallara/Honda) a 18.7152s
12 Marco Andretti (Andretti Autosport Dallara/Honda) a 19.9030s
13 Simon Pagenaud (Team Penske Dallara/Chevrolet) a 21.1530s
14 James Hinchcliffe (Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda) a 22.1333s
15 Alexander Rossi (Andretti Herta Dallara/Honda) a 22.5908s
16 Mikhail Aleshin (Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda) a 23.5531s
17 Takuma Sato (AJ Foyt Enterprises Dallara/Honda) a 35.3665s
18 Sebastien Bourdais (KVSH Racing Dallara/Chevrolet) a 1 Volta
19 Gabby Chaves (Dale Coyne Racing Dallara/Honda) a 1 Volta
20 Max Chilton (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) a 2 Voltas
21 Conor Daly (Dale Coyne Racing Dallara/Honda) a 10 Voltas – Quebra/Acidente
22 Scott Dixon (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) a 44 Voltas – Motor/Mecânico

Fotos:

 

RoadAmerica2016

Agora a Explicação do porque não falei da corrida no Texas, Eu acho primeiro lugar um absurdo que uma prova possa ser feita a parte que falta no dia 27 de agosto. Acho que se a corrida aconteceu no dia 12 de Junho ou foi feita uma programação para essa data visto que a corrida seguinte seria daqui a 16 dias ou 15 dias se contar o domingo aonde foi feita as 71 voltas daria muito bem para tentar correr na segunda-feira ou terça-feira e tentar até conseguir dar pelo menos a metade da corrida mais uma volta era o bastante para resolver esse problema. A Solução diante disso é para um uma apenas: Cancelar as 71 voltas e começar tudo do começo como se a prova do dia 11/12 de Junho não existisse, Seria mais honesto para todo mundo e acho que não teríamos gente perdida com essa provável confusão que vai se fazer com essa manobra da Formula Indy que até a respeito sem a minha aprovação. Ou seja, eu discordo desse adiamento.

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: IndyCar
Vídeo: IndyCar

Um comentário em “Indy Car – Round 10 : Power vende e domina em Road America e Kannan obtém brilhante 2ºlugar

  1. Pingback: Indy Car, A prova que durou 2 meses teve domínio de Hinchcliffe e um final sensacional e Rahal vencendo nos últimos Metros – Portal Sportszone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *