Rosberg conquista vitória de forma dominadora numa empolgante corrida em território Chinês

Nico Rosberg em seu melhor momento de sua carreira dominou a corrida de hoje e conquistou sua sexta vitória na temporada, Apesar do domínio do piloto alemão a corrida esteve longe da falta de emoção, pelo contraio as disputas por posições foram muitas disputas importantes na prova.

Chinadomingo16 (2)

Na Largada tivemos muita confusão, Ricciardo largou melhor que Rosberg e assumiu a liderança da prova com Kvyat em 3º, Já Vettel e Raikkonen se tocaram e acabou prejudicando ambos pois ambos perderam posição e tiveram bicos danificados com graves danos para Raikkonen. Já Hamilton que tentava recuperar do seu grid ruim mas logo ele se chocou com Felipe Nasr e ambos tiveram seus bicos destruídos assim como o Bico de Romain Grosjean que acabou com o bico danificado pelo toque com o Sueco Marcus Ericsson.

Com isso Vettel acabou caindo muito para o 9ºlugar e Raikkonen, Hamilton e Nasr tiveram que ir para os boxes fazerem parada para reparo em seus carros. Ricciardo assumiu a liderança mas logo Rosberg começava a disputar a liderança da prova, Ao final da terceira volta na reta oposta Rosberg assumia a liderança enquanto que Ricciardo acabou tendo um pneu furado o que provocou a entrada do Safety car na pista devido aos grandes detritos que tivemos na pista em poucas voltas de prova e nisso Hamilton e Raikkonen poderiam recuperar o tempo perdido, Nasr precisaria tirar a volta do líder que ele tinha tomado.

Enquanto isso muitos outros pilotos foram para os boxes para fazerem uma parada mudando a tática de parada, Rosberg, Massa, Alonso, Wehrlein, Gutierrez e Haryanto prosseguiram na prova sem fazer parada nos boxes. A corrida recomeçou na 9ªVolta e que se viu foi uma enorme troca de posições isso devido aos carros mais lentos que estavam na frente de carros mais rápidos principalmente pelos carros da Manor que ainda estão longe do patamar para disputar posições na pontuação. Logo os pilotos com os melhores carros já estavam chegando nas primeiras posições. Rosberg tinha abrido uma enorme vantagem para Felipe Massa que ficou na 2ªposição até quando o Russo Daniil Kvyat se aproximou do piloto Brasileiro e sem muita briga o piloto da Red Bull ganhou a posição sobre o Brasileiro, Um pouco mais atrás Sebastian Vettel também ganhavam posições e já estavam nas primeiras posições. Bottas, Ricciardo e Hamilton continuavam no meio do pelotão buscando ir para a frente.

A tática de Massa e de Rosberg foram as melhores executareis no que vinham tentando 2 paradas nos boxes que conseguiram levar seus pneus a um período de voltas bem razoável com os pneus macios, A Coisa estava tão tranquila que Rosberg fez a parada e ainda voltou na liderança da corrida, Massa voltou em uma boa posição, No Meio as paradas o piloto Nico Hulkenberg por ter no safety car tendo ficado lento demais devido a não perder tempo na sua parada ele foi penalizado em 5 segundos na parada seguinte nos boxes. Na metade da prova tivemos uma belíssima briga entre Button e Perez pela 5ªposição e perto deles o Bottas (Antes disso Massa ultrapassou a ambos os pilotos) nessa disputa acabou Perez levando a melhor e ganhando a posição sobre o piloto da Mclaren, Mas ambos foram engolidos pelo Bottas com melhores pneus e com um melhor carro. E em uma outra bela Briga tivemos Sebastian Vettel pressionando o piloto da Red Bull Daniil Kvyat na disputa pelo segundo lugar na prova, Essa disputa durou boas voltas até a hora da parada quando Kvyat manteve-se na frente de Vettel o que foi por pouco tempo pois Vettel foi para cima do Russo usando do seu melhor equipamento assumindo a 2ªposição na prova, Ricciardo em um certo momento da prova ficou em 2ºlugar devido a tática das paradas nos boxes.

Chinadomingo16 (1)

A terceira parte da prova e final tivemos uma belíssima disputa pelas posições intermediárias com uma grande exibição de um piloto que segurou Lewis Hamilton na parte final da prova, Felipe Massa liderava esse grupo com Valtteri Bottas logo a seguir com Lewis Hamilton e Daniel Ricciardo estavam logo atrás e com mais pneus do que os pilotos da Williams, Um pouco mais atrás tínhamos Kimi Raikkonen que passou a Sergio Perez que tinha os pneus bem desgastados e mais atrás vinham os jovens e rápidos Max Verstappen e Carlos Sainz jr.

Hamilton foi para o ataque para cima de Bottas e ultrapassou com uma bela manobra para cima do piloto da Williams, logo depois Ricciardo passou Bottas. Só que quando chegou em Massa o piloto Inglês tentou um ataque forte em cima de Massa e tentou uma ultrapassagem no mesmo ponto aonde ele obteve exito na ultrapassagem de Bottas. Só que Massa acabou fazendo um dos grandes lances do final de semana com uma bela defesa de ultrapassagem que impediu o piloto da Mercedes mantendo o 4ºlugar na prova. Isso fez com que Hamilton tivesse a sua calma afetada e nessa história o piloto Daniel Ricciardo se aproveitou da fragilidade do piloto Inglês e conseguiu a ultrapassagem assumindo a 5ªposição, Mesmo com os pneus mais duros Hamilton estava com os pneus mais desgastados da prova do que os pneus de Ricciardo que também foi para cima de Felipe Massa e conseguiu a ultrapassagem para assumir o 4ºlugar.

Depois disso teve o round 2 da disputa Hamilton vs Massa e mais uma vez o piloto da Mercedes perdeu a briga e nisso Raikkonen que já tinha ultrapassado a Bottas se aproveitou disso e ultrapassou o piloto da Mercedes ganhando a posição de Hamilton e uma volta depois o homem de gelo conseguiu a ultrapassagem em cima de Massa para assumir o 5ºlugar do piloto Brasileiro que ainda teve que conviver com a pressão de Hamilton, Mas ela nas últimas 6 voltas ela acabou minando porque Hamilton com os pneus desgastados acabou perdendo o rendimento de vez e Massa se consolidou na 6ªposição.

Se as coisas estavam boas para Massa o mesmo não se podia dizer de Bottas que não teve chances nas voltas finais para deter a ultrapassagem que Verstappen e Sainz jr. fizeram nele, Lá na frente o piloto Nico Rosberg em corrida esmagadora conquistou a 3ªVitória na temporada e a 6ªvitória seguida desde do GP do México do ano passado chegando a 37 segundos na frente de Sebastian Vettel que levou a Ferrari ao segundo lugar e Daniil Kvyat em belíssima corrida levou a Red Bull ao pódio e ao 2ºpódio na sua carreira na Formula (Primeiro foi na Hungria de 2015) e levando o time das latinhas energéticas ao primeiro pódio do ano da Parceria com a Tag Heuer que ainda colocou Daniel Ricciardo em Bela corrida de recuperação em 4ºlugar e Kimi Raikkonen foi outro que se recuperou muito bem levando a Ferrari a uma respeitável 5ªposição.

Agora a corrida de Felipe Massa que ficou em 6ºlugar (Para mim a melhor corrida até agora no ano para o Brasileiro) foi marcada por grande defesa da posição sobre Lewis Hamilton e para mim um dos destaques da prova em segurar o piloto da Mercedes que acabou tendo um final de semana para esquecer e uma corrida para mim pelo carro que ele tem uma participação medíocre ficando apenas em 7ºlugar e por muito pouco ficou no alvo de Max Verstappen que levou a Toro Rosso em 8ºlugar na frente de seu companheiro de equipe Carlos Sainz jr. e completando a Zona de pontuação Valtteri Bottas que acabou tendo um dia não tão bom como Felipe Massa, Fruto de alguns problemas dentre eles uma largada desastrosa que o fez ele perder várias posições na primeira volta.

Perez fez o que pode, Mas não levou a Force India para a zona de pontuação ficando na Frente dos dois pilotos da Mclaren Fernando Alonso que ficou apto para correr e Jenson Button que apesar do resultado ainda frágil pelo menos mostram que a Mclaren e a Honda estão em um caminho certo para voltarem as primeiras posições. A Haas teve seu dia ruim tendo Esteban Gutierrez como o melhor piloto na prova ficando em 14ºlugar. Logo depois Hulkenberg, Ericsson dando mais um passeio em Felipe Nasr na disputa interna na Falimentar Sauber que vive dias difíceis na formula 1 sem dinheiro. Depois Magnussen com a melhor Renault, Wehrlein que conseguiu se destacar um pouco na frente e dentro do possível foi guerreiro em tentar se manter na frente na relargada.

Grosjean em dia ruim com a Haas, Nasr em mais uma corrida patética, Haryanto fazendo uma corrida correta e com alguma evolução já que ele conseguiu ficar na frente de Jolyon Palmer que fechou em 22ºlugar numa corrida em que todos completaram a prova.

Daqui a duas semanas teremos o GP da Rússia de Formula 1 que será a primeira corrida na Europa em Sochi e Rosberg tem uma vantagem de 36 pontos (Mais de uma corrida de vantagem) sobre Hamilton.

Resultado final da 3ªEtapa do Mundial de Formula 1
GP da China de Formula 1

Posição Piloto Equipe Chassis Motor Voltas Tempo Abandono Grid
1 Nico Rosberg 6 Mercedes W07 Mercedes PC106C Hybrid 56 1:38:53.891 1
2 Sebastian Vettel 5 Ferrari SF16-H Ferrari 059/5 56 a 37.776 4
3 Daniil Kvyat 26 Red Bull RB12 Tag Heuer 56 a 45.936 6
4 Daniel Ricciardo 3 Red Bull RB12 Tag Heuer 56 a 52.688 2
5 Kimi Raikkonen 7 Ferrari SF16-H Ferrari 059/5 56 a 1:05.872 3
6 Felipe Massa 19 Williams FW38 Mercedes PC106C Hybrid 56 a 1:15.511 10
7 Lewis Hamilton 44 Mercedes W07 Mercedes PC106C Hybrid 56 a 1:18.230 22
8 Max Verstappen 33 Toro Rosso STR11 Ferrari 059/4 56 a 1:19.268 9
9 Carlos Sainz jr. 55 Toro Rosso STR11 Ferrari 059/4 56 a 1:24.127 8
10 Valtteri Bottas 77 Williams FW38 Mercedes PC106C Hybrid 56 a 1:26.192 5
11 Sergio Perez 11 Force India VJM09 Mercedes PC106C Hybrid 56 a 1:34.283 7
12 Fernando Alonso 14 Mclaren MP4-31 Honda RA616H 56 a 1:37.253 11
13 Jenson Button 22 Mclaren MP4-31 Honda RA616H 56 a 1:41.990 12
14 Esteban Gutierrez 21 Haas VF-16 Ferrari 059/5 55 a 1 Volta 18
15 Nico Hulkenberg 27 Force India VJM09 Mercedes PC106C Hybrid 00:00 a 1 Volta 13
16 Marcus Ericsson 9 Sauber C35 Ferrari 059/5 55 a 1 Volta 15
17 Kevin Magnussen 20 Renault RS16 Renault RE16 55 a 1 Volta 17
18 Pascal Wehrlein 94 Manor MRT05 Mercedes PC106C Hybrid 55 a 1 Volta 21
19 Romain Grosjean 8 Haas VF-16 Ferrari 059/5 55 a 1 Volta 14
20 Felipe Nasr 12 Sauber C35 Ferrari 059/5 55 a 1 Volta 16
21 Rio Haryanto 88 Manor MRT05 Mercedes PC106C Hybrid 55 a 1 Volta 20
22 Jolyon Palmer 30 Renault RS16 Renault RE16 55 a 1 Volta 19

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Ferrari/Red Bull

2 comentários em “Rosberg conquista vitória de forma dominadora numa empolgante corrida em território Chinês

  1. Pingback: Vai beber Vodka Dick e Helmut!!! РColuna de Deivison Concei̤̣o РPortal Sportszone

  2. Pingback: Avalia̤̣o da Williams em 2016 РDeivison Concei̤̣o РPortal Sportszone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *