Rosberg desponta na largada e conquista vitória em empolgante corrida no Bahrein

A noite de Nico Rosberg foi maravilhosa com uma belíssima largada em cima de Lewis Hamilton e com corrida dominadora o Alemão conquista a sua quinta vitória seguida e abre 17 pontos para Hamilton na liderança do campeonato. Mais uma vez após um domingo de corrida redentor após o fiasco do Sábado de Classificação.

Antes de começar a corrida o grande adversário das Mercedes Sebastian Vettel acabou com problemas de motor e antes mesmo do final da volta de apresentação o Alemão teve de parar o carro não podendo correr. Mesma coisa aconteceu com Jolyon Palmer que foi para os boxes e por lá ficou, Com isso apenas 20 carros largaram para a prova de Fato.

Na largada dessa vez a Mercedes largaram bem, Mas foi Rosberg que teve uma largada melhor do que a largada do Hamilton e assumiu a liderança, Sobrou para o piloto Inglês que tomou um toque de Valtteri Bottas que danificou o seu carro e fez ele cair para o 9ºlugar, Felipe Massa foi o piloto que se deu muito bem com essa confusão com uma bela largada subindo do 7º para o 2ºlugar com Bottas em 3º, Ricciardo em 4º e Kimi Raikkonen que não fez uma grande largada caiu para o 5ºlugar.

Largada em Sahkir
Largada em Sahkir

O Começo de prova foi trágico para os dois pilotos da Force India que tiveram que ir para os boxes. Ambos para colocarem um novo bico por terem sofrido avalias nas primeiras voltas de prova que foi agitado no pelotão do tiroteio, A mesma coisa aconteceu com Carlos Sainz jr. que acabou tocando em Perez e teve o seu pneu furado o que fez ele também ir para os boxes. Ambos tinham suas corridas comprometidas.

As primeiras voltas se destacou pela recuperação de Lewis Hamilton que foi recuperando posições volta a volta chegando rapidamente para o 6ºlugar logo atrás de Ricciardo e Raikkonen que disputavam a 4ªposição que acabou com o piloto da Ferrari levando a vantagem e passando a disputar o 3ºlugar com o seu compatriota e rival Valtteri Bottas com a Williams (Que estava sendo investigado pelo incidente com o Hamilton) Na 7ªvolta Jenson Button abandonou a corrida deixando a Mclaren apenas com o estreante Stoffel Vandoorne para colocar a equipe de Woking na zona de pontuação.

Um belo final de semana para Vandoorne que leva a Mclaren-Honda pela primeira vez a pontuação em 2016.
Um belo final de semana para Vandoorne que leva a Mclaren-Honda pela primeira vez a pontuação em 2016.

Daniel Ricciardo foi o primeiro piloto a parar nos boxes na 8ªvolta da prova o que demonstrava que o Austráliano iria para 3 paradas sem nenhuma dúvida assim como Romain Grosjean entre outros pilotos, já as Williams foram para uma tentativa de 2 paradas apenas com Massa fazendo a troca na 8ªVolta e Bottas na 9ªVolta nesse meio tempo Esteban Gutierrez deixava a prova e Valtteri Bottas teve de cumprir uma punição nos boxes e isso fez com que o finlandês Bottas caísse para a parte de trás da corrida. Dos líderes Hamilton foi para os boxes para tentar mudar a sua tática para 2 paradas apenas. O último a parar nos boxes foi Daniil Kvyat que largou do 15ºlugar

Rosberg depois da primeira parada tinha 12 segundos sobre Kimi Raikkonen e praticamente 18 para Hamilton, Ou seja com a corrida praticamente ganha o que não fez a corrida deixar de ser divertida devido as escolha dos pneus sendo que Romain Grosjean escolheu usar os pneus macios na segunda parte de corrida enquanto que as Williams foram para os pneus médios visando fazer 2 paradas nos boxes.

A Tática foi se mostrando com o passar das voltas equivocada a medida em que Daniel Ricciardo, Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton, Max Verstappen e Romain Grosjean passou o Brasileiro Felipe Massa e aliado a um carro que parece ter perdido terreno para a Red Bull, Toro Rosso e até mesmo perdendo para a Haas.

Na 25ªVolta Daniel Ricciardo começou a 2ªrodada de paradas nos boxes certamente ir para 3 paradas assim como todos os ponteiros com exceção de Felipe Massa que foi para a segunda parada na 30ªVolta colocar os pneus macios para andar 27 voltas quando os pneus médios teriam uma vida médio de 20 voltas o que se mostrava não ser a melhor tática na corrida.

Continuava as ultrapassagens na corrida dos pilotos com os pneus novos em cima dos pilotos com pneus mais desgastados sendo que Grosjean que foi o mais ousado de todos os pilotos estava já colocado na 5ªposição atrás apenas de Rosberg, Raikkonen, Hamilton e Ricciardo. Ainda por cima na frente da Red Bull de Daniil Kvyat, dos dois pilotos da Williams e da Toro Rosso de Verstappen.

Nessa corrida aonde se valeu dos pneus a Sauber foi relativamente bem com o Marcus Ericsson que tem começo de ano melhor do que Felipe Nasr que reclamou a prova inteira do seu carro que estava terrível de dirigir, Ao contraio a Force India com os dois pilotos acabaram deixando a desejar não só pelo que aconteceu na prova, Mas pelo desempenho que foi muito abaixo do que se esperava deles e que se aproveitou muito bem da tática de pneus foi Pascal Wehrlein que usou todo o potencial (que ainda não é grande) do carro da Manor e conseguiu levar o MRT05 para posições dignas na corrida chegando a estar perto da zona de pontuação.

Lá na Frente Rosberg administrou a sua vantagem em cima de Raikkonen que se estabeleceu na segunda posição deixando Hamilton em 3ºlugar após mais uma corrida difícil para o campeão de 2015 vendo seu companheiro de equipe já ter 50 pontos no campeonato contra os 33 pontos do piloto Inglês já tendo um deficit de pontos considerado visto que estamos apenas na segunda corrida do campeonato, Para Rosberg é o grande momento da sua carreira conquistando a sua 5ªVitória seguida (México, Brasil, Abu Dhabi em 2015, Austrália e Bahrein) e para Raikkonen depois de sofrer com problemas no GP da Austrália consegue repetir o 2ºlugar do ano passado no Bahrein e marcou seus primeiros 18 pontos no campeonato.

Raikkonen repete grande desempenho no ano passado.
Raikkonen repete grande desempenho no ano passado.

Daniel Ricciardo mais uma vez se destacou colocando de novo a Red Bull com o TAG Heuer na 4ªposição mostrando estar um passo a frente da Williams apesar de estar ainda atrás de Ferrari e Mercedes, Um incrível Romain Grosjean com uma incrível Haas ficando em 5ºlugar, fruto de um trabalho muito sério que não era muito esperado que levasse o time a pontuar não bem nessas duas primeiras corridas da sua história já estando até como uma possível 4ªforça da Formula 1 hoje e Max Verstappen andando muito bem completando a prova em 6ºlugar. Todos eles se aproveitaram e usaram muito bem a tática de 3 paradas adotada por eles e pelas suas equipes.

Após as últimas paradas nos boxes o que se viu é que a Williams além de não ter um grande carro nas mãos tinha errado em sua tática nos boxes pelo desempenho de Felipe Massa que tentou segurar posições para Romain Grosjean e Max Verstappen que estavam com pneus novos sem sucesso. Na volta final Massa teve de lutar pelo 7ºlugar perdendo essa disputa para Daniil Kvyat. A tática foi um equivoco também para Valtteri Bottas que fez 2 paradas para trocar os pneus e 1 para cumprir a punição e acabou quase fora da zona de pontuação, Kvyat por sua vez largou do 15ºlugar para ficar em um decente 7ºlugar com Massa em 8º e Bottas em 9º acendendo um alerta amarelo na Williams e Stoffel Vandoorne em um final de semana muito bom dele e da Mclaren marcando o primeiro ponto da equipe na temporada algo que aconteceu pela primeira vez em Mônaco no ano passado o que mostra até uma melhora considerável da Mclaren em relação a 2015.

Um final de Semana para esquecer para a Sauber
Um final de Semana para esquecer para a Sauber

Kevin Magnussen largando dos boxes acabou a prova de novo na porta da zona de pontuação ficando em 11ºlugar apesar da sua boa recuperação na prova, Logo atrás Marcus Ericsson acabou segurando a Psscal Wehrlein em uma disputa do 12ºlugar, incrível como a Manor melhorou em relação a 2015, mas também louva-se ao trabalho do piloto Alemão que conseguiu levar o carro a ficar na frente de Felipe Nasr que teve um desempenho sofrível o final de semana inteiro, Dos dois pilotos da Force India que além do envolvimento em confusões nas primeiras voltas acabaram deixando a desejar hoje mostrando que a boa pré-temporada pode ter sido além do que eles poderiam fazer e Rio Haryanto que parece estar mais a nível da Manor do que esteve em um dia de mal desempenho, Mas o que deixa ele pressionado a melhorar já que o seu companheiro conseguiu escalar para posições acima do final do grid.

Daqui a 2 semanas teremos o GP da China em Xangai com Nico Rosberg como o homem a ser batido nesse momento do campeonato.

Resultado Final do GP do Bahrein de Formula 1:

 

Posição Piloto Equipe Chassis Motor Voltas Tempo Abandono Grid
1 Nico Rosberg 6 Mercedes W07 Mercedes PC106C Hybrid 57 1:33:34.696 2
2 Kimi Raikkonen 7 Ferrari SF16-H Ferrari 059/5 57 a 10.282 4
3 Lewis Hamilton 44 Mercedes W07 Mercedes PC106C Hybrid 57 a 30.148 1
4 Daniel Ricciardo 3 Red Bull RB12 TAG heuer 57 a 1:02.494 5
5 Romain Grosjean 8 Haas VF-16 Ferrari 059/5 57 a 1:18.299 9
6 Max Verstappen 33 Toro Rosso STR11 Ferrari 059/4 56 a 1:20.929 10
7 Daniil Kvyat 26 Red Bull RB12 TAG heuer 56 a 1 Volta 15
8 Felipe Massa 19 Williams FW38 Mercedes PC106C Hybrid 56 a 1 Volta 7
9 Valtteri Bottas 77 Williams FW38 Mercedes PC106C Hybrid 56 a 1 Volta 6
10 Stoffel Vandoorne 47 Mclaren MP4-31 Honda RA616H 56 a 1 Volta 12
11 Kevin Magnussen 20 Renault RS16 Renault RE16 56 a 1 Volta 22
12 Marcus Ericsson 9 Sauber C35 Ferrari 059/5 56 a 1 Volta 17
13 Pascal Wehrlein 94 Manor MRT05 Mercedes PC106C Hybrid 56 a 1 Volta 16
14 Felipe Nasr 12 Sauber C35 Ferrari 059/5 56 a 1 Volta 21
15 Nico Hulkenberg 27 Force India VJM09 Mercedes PC106C Hybrid 56 a 1 Volta 8
16 Sergio Perez 11 Force India VJM09 Mercedes PC106C Hybrid 56 a 1 Volta 18
17 Rio Haryanto 88 Manor MRT05 Mercedes PC106C Hybrid 56 a 1 Volta 20
18 Carlos Sainz jr. 55 Toro Rosso STR11 Ferrari 059/4 29 a 28 Voltas Abandono 11
19 Esteban Gutierrez 21 Haas C35 Ferrari 059/5 9 a 48 Voltas Abandono 13
20 Jenson Button 22 Mclaren MP4-31 Honda RA616H 6 a 51 Voltas Abandono 14
21 Sebastian Vettel 5 Ferrari SF16-H Ferrari 059/5 0 Não Largou 3
22 Jolyon Palmer 30 Renault RS16 Renault RE16 0 Não Largou 19

Texto: Deivison da Conceição
Fotos: Mercedes/Ferrari/Red Bull/Sauber/Mclaren

Sem categoria

Deixe um comentário