Em um domingo redentor para a Formula 1 Rosberg leva a vitória em Albert Park na Abertura da Temporada

De um Sábado de Classificação Lamentável e deprimente tivemos um domingo onde a Formula 1 de certo modo conseguiu se redimir com uma boa corrida na Austrália aonde a tática de pneus ajudou a isso acontecer, Mas a corrida em si foi boa.

Primeiro lugar a prova teve uma volta a menos já que Daniil Kvyat acabou nem largando parando a poucos metros do Seu lugar no Grid de largada e se quer conseguiu largar pela segunda vez seguida nesse circuito (em 2015 Kvyat não correu por causa de problemas em seu carro) Com isso a corrida perdeu 1 volta, Pois os pilotos deram uma segunda volta de apresentação.

Formula 1 - Classe de 2016
Formula 1 – Classe de 2016

Depois disso foi dado finalmente a largada e dai a Ferrari deu o pulo Certeiro com Vettel assumindo a liderança paós se aproveitar de uma largada não muito boa de Rosberg e de uma largada bem ruim de Hamilton que fez o tricampeão do mundo cair para o 6ºlugar, Rosberg ficou atrás de Kimi Raikkonen e ficou em 3ºlugar. Já Kevin Magnussen teve problemas e acabou perdendo uma volta para resolver problemas em seu carro. Nas primeiras voltas Vettel começou a abrir distância para Raikkonen, Já Rosberg tentava alcançar Raikkonen, Mas vendo Max Verstappen na sua cola. Já Felipe Massa com a Williams que deixou a desejar no final de semana tentou segurar a Lewis Hamilton, Mas na terceira volta o Inglês ultrapassou o piloto Brasileiro assumindo o 5ºlugar.

Primeiras curvas do GP da Austrália - Hamilton sofrendo as consequências de uma largada ruim.
Primeiras curvas do GP da Austrália – Hamilton sofrendo as consequências de uma largada ruim.

Rosberg tentou se aproximar de Raikkonen lutando pelo segundo lugar e Hamilton partiu para cima de Max Verstappen com a Toro Rosso-Ferrari 2015, O que poderia ser uma ultrapassagem fácil acabou sendo uma luta enorme pelo 4ºlugar. A se Destacar a 14ªposição do piloto Alemão Pascal Wehrlein nas primeiras voltas e segurando a turma que estava na frente dele como Valtteri Bottas, Marcus Ericsson e Felipe Nasr.

Na 9ªVolta o piloto da Toro Rosso Carlos Sainz acabou indo para os boxes, era o primeiro a fazer a parada, Depois começaram as paradas nos boxes, Felipe Massa com problemas de Desgaste dos pneus e nada pode fazer para evitar a ultrapassagem de Daniel Ricciardo que assumia o 6ºlugar, Logo depois de uma volta depois da ultrapassagem Massa foi para os boxes para a primeira parada na 12ªVolta, Na Volta seguinte Rosberg e Ricciardo foram para os boxes.

Isso fez com que Vettel fosse para a parada na 14ªVolta, O piloto da Ferrari viu Rosberg que deu uma volta voadora tentando assumir a liderança da corrida, Para sorte da equipe de Maranello Sebastian Vettel acabou mantendo a liderança da prova.

Raikkonen e Hamilton ficaram na pista e o que se mostrou é que ambos ficaram bem mais lentos do que de quem fez a parada. Logo Vettel e Rosberg tomaram a posição de Hamilton que teve de ir aos boxes na volta 17 assim como Raikkonen que também fez a parada nos boxes.

Foi nessa 17ªVolta que aconteceu o acidente mais forte da corrida: Gutierrez bem mais lento acabou levando uma pancada de Fernando Alonso que tentava a ultrapassagem após ter feito a parada, Alonso acabou saindo da pista e capotou várias vezes até bater no muro fora da pista. O Carro de Alonso ficou totalmente destruído, Mas o Bicampeão do mundo saiu sem nenhum problema o que foi um alivio para todo mundo, Esteban Gutierrez também deixou a corrida que teve menores prejuízos em seu carro. Não colocaram o Safety Car na pista mas sim Já colocaram a Bandeira Vermelha o que fez a corrida ficar parado para a limpeza da pista. Nesse meio tempo a Manor decidiu levar o carro do Indonésio Rio Haryanto para a Garagem com problemas em seu carro, Era o fim da primeira corrida do estreante na categoria.

Carro_Alonso_destruido_2016_australia

Depois disso a pista foi liberada e o piloto Dinamarquês Kevin Magnussen teve autorização para recuperar sua volta e voltar a corrida. A prova recomeçou com Vettel, Rosberg, Raikkonen, Ricciardo, Verstappen, Sainz, Hamilton, Massa, Grosjean e Hulkenberg nas 10 primeiras posições. Depois vieram Bottas, Palmer, Perez, Ericsson, Button, Nasr, Wehrlein e Magnussen.

Até que na 23ªVolta com problemas de Motor o Finlandês Kimi Raikkonen acabou abandonando a corrida tendo até fogo em seu bólido que a equipe acabou apagando esse fogo de maneira tranquila, Logo depois disso a corrida deu uma parada a não ser pela disputa de Lewis Hamilton contra as Toro Rosso, Mas as voltas se passavam e o inglês não conseguia passar Carlos Sainz até que na 31ªVolta o piloto da Toro Rosso foi para os boxes e na volta 32 Verstappen foi para os boxes, Ou seja Hamilton não conseguiu se livrar de carros da Toro Rosso (mesmo sendo bons carros ainda são carros inferiores aos carros da Mercedes, Ferrari e do nível de Red Bull e Williams) Mas foi para o 4ºlugar. Rosberg tentava se aproximar de Vettel na disputa pela liderança da prova com os pneus mais duros.

Na Volta 36 o piloto da Ferrari foi para os boxes para colocar os pneus macios para tentar alcançar Rosberg e Hamilton para tentar a vitória. O piloto Alemão da Mercedes assumiu a liderança da prova e não teria de parar de novo e assim como Rosberg os pilotos Lewis Hamilton e Daniel Ricciardo ainda não tinham parado nos boxes.

Jolyon Palmer que fazia uma Corrida honesta coma Renault estava tentando segurar com muita bravura aos pilotos da Toro Rosso que tinham pneus muito melhores agora com Sainz na frente de Verstappen. Algumas voltas depois Hamilton passou Ricciardo e assumiu a segunda posição enquanto que Ricciardo foi para os boxes para fazer a troca na 43ªVolta sendo ultrapassado pelo Felipe Massa ficando na 5ªPosição.

Mas logo essa posição foi recuperada 3 voltas depois e o piloto Brasileiro já programado para terminar a corrida com os pneus duros acabou nem lutando pois não tinha sentido segurar Ricciardo com melhores pneus por 11 voltas inteiras com isso Daniel Ricciardo voltava a 4ªposição. Enquanto isso Sainz e Verstappen superaram a Palmer e entraram na zona de pontuação e estavam chegando em Bottas para lutar pelo 8ºlugar e na frente estavam Nico Hulkenberg em 7º e um supreedente Romain Grosjean com a Haas em 6ºlugar sem se quer ser ameaçado pelo piloto da Force India e da Williams. Aliás Os pilotos da Toro Rosso não conseguiram passar Bottas e Verstappen por muito pouco não jogou fora a corrida da equipe de Faenza, Na curva anterior que leva aos boxes a poucas voltas do final Verstappen toca em Sainz jr. e acaba rodando, Ainda assim o jovem Holandês voltou a corrida ainda em 10ºlugar.

Lá na Frente Rosberg resistia até o final da prova enquanto que Hamilton segurava Vettel que tentava o segundo lugar a luta durou até a penúltima volta quando Vettel acabou errando e passando para a grama e com isso Hamilton respirou em segundo lugar. Já Rosberg após 57 Voltas conquistou a primeira vitória da temporada e a 4ªVitória seguida (Incluindo México, Brasil e EAU no ano passado) e sai na frente na disputa particular pelo título contra seu companheiro de equipe Lewis Hamilton que ficou em 2ºlugar e Sebastian Vettel que liderou a maior parte da Corrida foi traído pela tática nos boxes acabou ficando em 3ºlugar completando o pódio.

Daniel Ricciardo o piloto da casa fez boa corrida com a Red Bull com a Tag Heuer (Renault) ficou em 4ºlugar superando a Williams que decepcionou na estreia na Austrália. Felipe Massa conseguindo ter um final de semana bem mais forte que Valtteri Bottas terminou a prova em 5ºlugar numa corrida correta sem erros.

Já o Destaque da prova foi sem dúvida o desempenho de Romain Grosjean que fez uma brilhante exibição com a estreante Haas que tem um bom carro até porque o Franco-suíço não sofreu nenhum ataque de Hulkenberg e de Bottas em nenhum momento da prova e ao completar em 6ºlugar a equipe Norte-Americana acabou tendo o melhor desempenho de uma equipe estreante desde da Brawn GP em 2009, Já colocando 8 pontos na conta da Haas o que deixar Sauber, Mclaren e Manor em desespero desde do começo do ano o que mostra a seriedade do projeto da equipe de Gene Haas na categoria.

Grosjean foi o grande destaque da Corrida em Albert Park com a Equipe Haas
Grosjean foi o grande destaque da Corrida em Albert Park com a Equipe Haas

Nico Hulkenberg esteve bem longe de disputa pelo pódio, Mas o 7ºlugar foi o melhor que o piloto da Force India sendo que Perez ficou em 13ºlugar bem longe dos pontos. Valtteri Bottas largando do 16ºlugar fez uma corrida um pouco acima do Regular e o carro da Williams não ajudou o piloto Finlandês que acabou conseguindo segurar os dois jovens da Toro Rosso para ficar em 8ºlugar. Sainz e Verstappen completaram a zona de pontuação o que foi muito pouco pelo desempenho e potencial que a Toro Rosso tem para mostrar no começo de temporada.

Apesar de não pontuar na estreia a Renault teve um final de semana bem digno colocando Jolyon Palmer em 11º e Kevin Magnussen em 12ºlugar, Ambos fazendo corridas honestas sem erros na frente de Sergio Perez que foi muito mal assim como Felipe Nasr que passou muito tempo atrás de Marcus Ericsson (Abandonou na 38ªVolta) que foi punido com um Drive Turough pela equipe ter ficado em contato com o carro a menos de 15 segundos de uma relargada e acabou atrás do piloto da Mclaren Jenson Button que ainda mostra deficiência da Honda ficando em 14º. Nasr ficou na frente apenas de Pascal Wehrlein que ficou a 1 volta do líder e apesar da Manor ser um carro que esta passos atrás das outras equipes ela mostrou uma evolução em relação a 2015 onde ela só servia para completar o grid e se arrastar em todas as provas da temporada passada.

Wehrlein fez um bom trabalho até aonde o equipamento permitiu.
Wehrlein fez um bom trabalho até aonde o equipamento permitiu.

Daqui a duas semanas teremos o GP da Malásia para o 2ºRound da temporada de 2016 do mundial de Formula 1 que tem Nico Rosberg como líder do campeonato.

Resultado Final do GP da Austrália de Formula 1
Albert Park – Austrália – 57 Voltas

 

Posição Piloto Equipe Chassis Motor Tempo Abandono Grid
1 Nico Rosberg 6 Mercedes W07 Mercedes PC106C Hybrid 1h48m15.565s 2
2 Lewis Hamilton 44 Mercedes W07 Mercedes PC106C Hybrid a 8.060 1
3 Sebastian Vettel 5 Ferrari SF16-H Ferrari 059/5 a 9.643 3
4 Daniel Ricciardo 3 Red Bull RB12 Tag Heuer a 24.330 8
5 Felipe Massa 19 Williams FW38 Mercedes PC106C Hybrid a 58.979 6
6 Romain Grosjean 8 Haas VF-16 Ferrari 059/5 a 1:12.081 19
7 Nico Hulkenberg 27 Force India VJM09 Mercedes PC106C Hybrid a 1:14.199 10
8 Valtteri Bottas 77 Williams FW38 Mercedes PC106C Hybrid a 1:15.153 16
9 Carlos Sainz jr. 55 Toro Rosso STR11 Ferrari 059/4 a 1:15.680 7
10 Max Verstappen 33 Toro Rosso STR11 Ferrari 059/4 a 1:16.833 5
11 Jolyon Palmer 30 Renault RS16 Renault RE16 a 1:23.399 13
12 Kevin Magnussen 20 Renault RS16 Renault RE16 a 1:25.606 14
13 Sergio Perez 11 Force India VJM09 Mercedes PC106C Hybrid a 1:31.699 9
14 Jenson Button 22 Mclaren MP4-31 Honda RA616H a 1 Volta 12
15 Felipe Nasr 12 Sauber C35 Ferrari 059/5 a 1 Volta 17
16 Pascal Wehrlein 94 Manor MRT05 Mercedes PC106C Hybrid a 1 Volta 21
x Marcus Ericsson 9 Sauber C35 Ferrari 059/5 a 19 Voltas Abandonou 15
x Kimi Raikkonen 7 Ferrari SF16-H Ferrari 059/5 a 36 Voltas Motor 4
x Rio Haryanto 88 Manor MRT05 Mercedes PC106C Hybrid a 40 Voltas Abandonou 22
x Esteban Gutierrez 21 Haas VF-16 Ferrari 059/5 a 41 Voltas Acidente 20
x Fernando Alonso 14 Mclaren MP4-31 Honda RA616H a 41 Voltas Acidente 11
x Daniil Kvyat 26 Red Bull RB12 Tag Heuer Não Largou 18

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Williams/Haas/Manor/LaVanguardia

2 comentários em “Em um domingo redentor para a Formula 1 Rosberg leva a vitória em Albert Park na Abertura da Temporada

  1. Pingback: Avaliação da Ferrari em 2016 – Por Deivison Conceição – Portal Sportszone

  2. Pingback: Avaliação da Haas em 2016 – Deivison Conceição – Portal Sportszone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.