Coluna de Deivison da Conceição: A Acomodação e a cegueira de Marketing do Automobilismo Brasileiro

Me espantou nessa semana a declaração de uma pessoa quando eu mostrei a minha proposta de uma Formula Indy do Brasil e essa pessoa falou que o automobilismo de formula acabou aqui no país e para eu esquecer disso!

Fiquei espantado, Com outras coisas que eu acumulei durante esse tempo posso dizer com tranquilidade que o Automobilismo esta achando que esta em berço esplêndido e acomodado pedindo para o público vim quando eles não fazem praticamente nenhuma atitude para atrair esse público. Nunca vi uma verdadeira ação de Marketing no Automobilismo Gaúcho para se atrair público, Fiz minha parte com alguns Banners muito legais de divulgação da prova e Alguns deles com antecedência de 1 a 2 semanas para a divulgação, Infelizmente isso não deu resultado nenhum praticamente.

fjrelger
Rodrigo Elger, Umas das maiores vitimas de um automobilismo que acha que pode ficar no seu Gueto sem pedir para ninguém possa conhecer o Esporte.

Sugeri que os organizadores fossem para as escolas públicas para falarem do evento para que se levasse alunos de escolas públicas para os autódromos já para criar uma leva de fãs desse esporte que Isso iria gerar frutos daqui a 5 ou 10 anos, Aquela criança daqui a 5 anos quando ele tiver a opção de ir ao estádio de futebol ou de ir a Tarumã, Guaporé ou outro circuito ele vai preferir o circuito até porque ele se apaixonou por esse esporte e também porque com o dinheiro que ele iria gastar com o Futebol aonde você tem 2 horas de jogo em que até os melhores times do Brasil tem um nível de jogadores sofrível a ponto de não valer a pena ir ao estádio além de ter o ingresso é o olho da cara Enquanto que no autódromo você pode levar a família inteira, Churrasco, Chimarrão, Fazer a festa por um dia inteiro e confraternizando com outras famílias, com outras pessoas enquanto ficam vendo um dia inteiro de competições com várias categorias.

Mas ao invés de venderem o seu peixe eles falam de todas as suas incapacidades como uma forma de justificar o relaxamento deles, Falam de que o Grid é vazio de uma forma de jogar para baixo o que errado já que o Grid de algumas categorias é muito bom, somente os Formulas que ficaram com o Grid Baixo devido a péssima gerência de Regulamento deles que estão fazendo uma atrás da outra (Obs: Nesse final de semana tem uma bomba que um piloto falou para mim sobre o regulamento de 2016 e eu vou comentar isso) Mas ao invés dos dirigentes e de quem vive do esporte fazerem sua parte em fazer essa divulgação (Não digo todos, Mas uma grande Maioria) Eles preferem de olhos fechados verem o produto cair na lama com as mãos e os pés atados sem se quer pensar em levantar, Ou melhor! Poderiam desamarrar esse produto que já foi e esta sendo mal tratado.

3etapagaucho
Fiz essa divulgação na 3ªetapa do campeonato Gaúcho de automobilismo em 2014.

Agora, Eu nem sei se poderia dizer isso ou comparar vocês ao Carnaval em um ponto: Como diria o mentor e dono da Rádio Arquibancada Anderson Baltar que disse em uma das transmissões que o  Carnaval esta virando gueto e as escolas de sambas estão virando mais guetos ainda. Isso eu digo do automobilismo. O meio esta virando um gueto e os autódromos estão virando mais guetos ainda com uma enorme desvantagem sobre o carnaval. É que pelo menos tem gente do carnaval batendo de frente com essa realidade e que temos felizmente uma reação de algumas escolas para essa tal realidade, Já o Automobilismo continua dormindo em berço esplêndido e vendo cada vez mais esses guetos virarem mais guetos e nada esta sendo feito e nem a imprensa faz nada, tipo uns 80 a 90% dela esta quieta e conformada com essa realidade!


Ouçam a partir do minuto 56 ou 57 e fiquem 3 minutos ouvindo, Acho que vocês vão se identificar com os mesmo problemas do carnaval.

Outra coisa que não fazem é transmissão online das categorias, Somente O Endurance RS e a copa Classic faz essa cobertura, Algumas categorias conseguem fazer isso, Então porque o restante não pode fazer? Seria muito pedir uma transmissão nem que seja transmissão de Rádio online e não é preciso muito dinheiro para se fazer isso não (A Internet para ser colocada no autódromo é 150 Reais) Basta uma boa internet nos autódromos (Algo que não querem colocar ou então precisam colocar mais velocidade de conexão)  Um ou dois notebooks ou computadores, dois microfones e boa vontade para fazer a rádio. O Servidor da Rádio pode ser de graça e eu até indico um servidor que é o Listen2MyRadio que dá para ter até 5000 ouvintes e olha que tem gente que quer ver transmissão ao vivo online dos eventos do automobilismo Brasileiro, Já seria o primeiro passo para que o esporte cresça, Quem puder fazer uma transmissão de TV pelo Youtube por streaming faça, dai vocês vão falar, Ah mas dai só vai ter 20 pessoas vendo nem que sejam 10 pessoas vendo ao vivo. E dai e se deixarem o vídeo no Youtube as pessoas que não tiveram tempo para ver a corrida irão ver a prova e derepente na próxima vão acompanhar ao vivo, No Carnaval do Grupo B a Rádio arquibancada teve mais de 600 pessoas vendo o desfile online por vídeo do Grupo B (3ªDivisão do Carnaval Carioca) e isso só com uma câmera e com a vontade de fazer, Algo que muitos dirigentes, Imprensa do Automobilismo que tenha condições de Fazer não tem culhão para fazer nem que seja uma câmera ou duas, Assim mesmo vai ter gente que veja a seja online seja gravado essa Transmissão.

Vai que que um empresário não ver esse trabalho e queria investir nas Transmissões em troca de publicidade e dai a estrutura melhora com investimento desse empresário. Mas nada disso será possível se não tiver a iniciativa de sair do seu gueto e tentar aumentar a família e ter uma nova geração para o futuro, Vejam esses números de algumas categorias nacionais e Regionais de número de Curtidas no Facebook de suas fan Pages:

https://www.facebook.com/formulars2014/?ref=ts&fref=ts 1.819 curtidas
https://www.facebook.com/copafuscars/?fref=ts 2.863 curtidas
https://www.facebook.com/endurance.rs/?fref=ts 2.353 Curtidas
https://www.facebook.com/MarcasPilotosRs/?fref=ts 1.978 Curtidas
https://www.facebook.com/Copa-Classic-RS-210836008971574/?fref=ts 2.923 curtidas
https://www.facebook.com/formula3brasil/?fref=ts 1.482 curtidas
https://www.facebook.com/marcasepilotossp/?fref=ts 3.691 Curtidas

então temos algum público que curta as nossas categorias, Poderíamos ter o dobro ou o triplo disso caso houvesse algum plano de Marketing sério. Vejam esses números de Baixo:

https://www.facebook.com/formulatruckoficial/?fref=ts 62.927 curtidas
https://www.facebook.com/stockcaroficial/?fref=ts 338.469 Curtidas
https://www.facebook.com/mercedesbenzchallenge/?fref=ts 62.252 Curtidas

Se a Stock Car, A Formula Truck e a Mercedes Challenge conseguem esses números claro que as outras categorias podem conseguir esse número e o dinheiro não é desculpa para não se conseguir esses números, Basta ter apenas divulgação em lugares como as escolas públicas e particulares para falarem da Categoria, Uma palestra de 1 hora com todos os alunos, Isso vai ser a melhor para aumentar o número de seguidores e conseguíramos ter mais sucesso de encher os autódromos.

https://www.facebook.com/formulainter/?fref=ts 3.364 Curtidas

A Formula Inter vem com um projeto sério para a sua publicidade, na sua promoção da Categoria, Um tapa na cara para quem diz que o Automobilismo de Formula no Brasil acabou e espero que essa categoria possa dar certo para os que querem seguir no caminho da Indy ou da Formula 1 possam ter a chance de fazer sem gastar muitos gastos.

Dai depois reclamam da falta de pilotos no Grid, Claro que não terão pilotos para correr porque Nenhum patrocinador vai investir em pilotos, Nenhum patrocinador vai investir em uma categoria que não tem nem transmissão ao vivo por Rádio online, Com a transmissão o interesse iria subir e muito, Sem a Transmissão o interesse cai e muito.

Vários pilotos colocam dinheiro do bolso ou apelam para crowdfunding para sobreviverem no Esporte. Tem piloto talentosos que podem terem suas carreiras ceifadas por não terem patrocinadores e mídia para continuarem e o pior de tudo é que a maioria dessas pessoas jogam contra o esporte diminuindo o espetáculo falando só das coisas ruins e apequenando o produto quando qualquer empresa séria do mundo quer ver seu negócio prosperar e isso eu não estou vendo no Automobilismo.

Espero que eu possa começar a alertar vocês da Grande Besteira que vocês que comandam o automobilismo e que fazem o desserviço de ignorar o produto de vocês e acharem que vão ficar para sempre acomodados enquanto esperam por novas pessoas virem sem divulgação.

Coluna: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Blog do Passatão
Vídeo: Rádio Arquibancada

Sem categoria

Deixe um comentário