F1 Ferrari 2015 Force India 2015 Formula 1 Formula 1 - 2015 Fotos Lotus 2015 Manor 2015 Mclaren 2015 Mercedes 2015 Opinião Red Bull 2015 Sauber 2015 Toro Rosso 2015 Williams 2015

Rosberg conquista vitória em Interlagos pela segunda vez seguida e conquista o vice-campeonato numa atuação soberba

Num domingo em que se esperava uma corrida de muita disputa no Circuito de Interlagos acabou tendo um dia de disputas muito boas, Mas não de muitas ultrapassagens. Nico Rosberg segurou a Lewis Hamilton e conseguiu a sua 5ªVitória nessa temporada e mais importante do que conquistar o vice-campeonato foi o fato de impedir Hamilton de vencer no Brasil, Algo que ele nunca fez em sua carreira e que não foi nesse ano que ele conseguiu fazer tal façanha de vencer na casa do seu ídolo Ayrton Senna.

Largada impressionante de Bottas

Largada impressionante de Bottas

Na Largada não ocorreram muitas mudanças, apenas a Belíssima largada de Valtteri Bottas que partindo do 7ºlugar acabou ultrapassando a Kvyat e a Hulkenberg (Que perdeu posição para o piloto da Red Bull) e assumiu o 5ºlugar. Rosberg, Hamilton, Vettel e Raikkonen mantiveram a suas posições. Depois vindo Bottas, Kvyat, Hulkenberg, Massa, Perez e Verstappen, Nasr subiu para o 12ºlugar. Na primeira parte de corrida Nasr nas primeiras voltas chegou a passou a Grosjean no entanto o francês que corrida sob luto pelos barbaros atentados em Paris passou pelo piloto Brasileiro recuperando a posição e voltas depois o piloto da Lotus começou a chegar na disputa pelo 9ºlugar com o Perez e o Verstappen.

O primeiro a parar foi Daniel Ricciardo que estava lá atrás na 4ªVolta, Na janela Normal foi Hulkenberg o primeiro a fazer a parada nos boxes e acabou se dando bem pela parada, Fazendo a parada antes de Kvyat que fez a troca na volta 11 assim como o Brasileiro Felipe Massa o piloto Alemão pode dar uma volta bem rápida e conseguiu tomar posição em cima do Russo.

Hamilton Buscou a vitória

Hamilton Buscou a vitória

Os líderes pararam na volta 14 com Rosberg e Vettel sendo que o piloto da Mercedes não teve um trabalho muito bom de sua equipe, Era a chance de Hamilton assumir a liderança da prova, Na Volta 15 Hamilton fez a primeira parada, Mas ela acabou sendo uma parada um pouco menos pior que a de Rosberg o que impossibilitou a Hamilton passar Rosberg que continuou na liderança da prova. Mas Hamilton voltou perto de Rosberg e a partir dai Hamilton começou a tentar seguir a Rosberg para buscar a ultrapassagem, Enquanto isso Maldonado Resistia na pista em 6ºlugar sem ter trocado nos pneus.

Se Hamilton não estava tendo sucesso em Alcançar Rosberg o Jovem Max Verstappen disputando posição com Perez por fora no S do Senna o melhor estreante do ano fez uma arrojada ultrapassagem sobre Perez que perdeu posição para Grosjean. Total lucro para o piloto da Toro Rosso. Na 26ªVolta o Venezuelano Pastor Maldonado foi para os Boxes para colocar os pneus mais macios e dai ele começou a voar na pista, A tática do piloto Venezuelano era clara, Levar o carro até o final da corrida com 2 jogos de pneus Macios, 45 voltas com 2 jogos de pneus macios seria difícil de conseguir, Mas dando certo poderia levar o piloto da Lotus para os pontos sem dúvida nenhuma.

Mas a corrida foi inteiramente de Nico Rosberg

Mas a corrida foi inteiramente de Nico Rosberg

Rosberg aos Poucos começou a se distanciar sobre o tricampeão Hamilton, Os dois partiam para a parada nos boxes com Rosberg fazendo primeiro a parada na volta 34, Hamilton sem condições de fazer uma volta rápida foi para os boxes na volta seguinte e com isso Rosberg continuou na liderança da prova. Já Maldonado acabou na metade da corrida acertando a traseira de Marcus Ericsson que foi para os boxes para trocar os pneus, Com o acidente o piloto da Sauber perdeu tempo demais na corrida, teve sorte por continuar na corrida mesmo que muito lá atrás.

Mas Maldonado foi ganhando muitas posições chegando a ficar em 7ºlugar, Mas acabou depois perdendo rendimento devido ao desgaste dos pneus mais macios. Conforme a corrida foi acontecendo se notou que as Mercedes estavam muito na frente da concorrência com Vettel sendo o único a tentar chegar nos pilotos da Mercedes, Já Raikkonen não tinha rendimento para andar no nível do Vettel. Já Felipe Massa tentou se aproximar do Kvyat na disputa pelo 7ªlugar, Mas no final de semana inteiro o piloto da Williams viveu o problema de um carro nitidamente desequilibrado não conseguiu realizar uma corrida compatível com o seu histórico em Interlagos.

A Mercedes mudou sua tática para 3 paradas no Boxes, Mas a situação da prova em nada mudou, e Hamilton ao invés de tentar se aproximar de Rosberg acabou no final da prova o piloto Alemão aumentasse a diferença que ele tinha enquanto Hamilton com os desgaste dos pneus acabou ficando mais para Vettel do que para tentar passar Nico Rosberg.

Nico Rosberg num dia soberbo conquistou a sua vitória de número 13 em sua carreira, a 2ª no Brasil e a 5ªvitória na temporada garantido o vice-campeonato após essa conquista com Hamilton na segunda posição que vai ter de tentar em 2016 vencer o GP do Brasil, Terra do seu ídolo Ayrton Senna que é o que ele almeja a muito tempo e que até agora ele não consegue. O pódio foi completado pelo Alemão Sebastian Vettel com a Ferrari numa corrida em que ele tentou buscar as Mercedes, Mas não teve equipamento para competir com as flechas prateadas da equipe Alemã.

Kimi Raikkonen com duas paradas nos boxes ficou muito longe de Vettel numa corrida sem nenhum brilho ficando em 4ºlugar. Valtteri Bottas que teve um final de semana muito mais feliz que Felipe Massa fazendo uma bela largada ficando em 5ºlugar ficando a 1 Volta do vencedor com 2 paradas apenas, Nico Hulkenberg fazendo grande corrida ficando na frente de Daniil Kvyat com a Red Bull chegando em 6ºlugar.

Um final de semana para esquecer a Felipe Massa e também a Desclassificação injusta do piloto Brasileiro acabou não teve um desempenho Ruim no final de semana inteiro.

Um final de semana para esquecer a Felipe Massa e também a Desclassificação injusta do piloto Brasileiro acabou não teve um desempenho Ruim no final de semana inteiro.

Se já não bastasse a Felipe Massa o desempenho ruim que ele teve que não acredito que tenha sido por problema do piloto mas muito mais do carro o piloto acabou sendo excluído da corrida por causa da Regra dos pneus de um dos pneus estarem a 137º Graus quando o máximo de temperatura era de 110ºgraus e tinha 0,1psi menor do que o permitido, A Williams afirmou que vai apelar da Decisão. Já tivemos um caso igual na Itália com os pneus de Lewis Hamilton ficou nessa mesma situação de pneu abaixo da da pressão exigida, Mas a equipe acabou sendo poupada isso porque a equipe mediu a pressão que pelos equipamentos da equipe acabou dando a pressão dentro da Regra e foi nesse caso da Williams.

Agora não entendo esse tipo de regra de dois pesos, Duas medidas. A Regra primeiro lugar já tá errada a regra implantada no meio da temporada e segundo a Regra patética não punir a Hamilton e Punir Felipe Massa. Para mim essa punição é absurda e espero que voltem atrás na Decisão, Não pelos pontos e pela posição do piloto Brasileiro e nem porque o Massa é Brasileiro. Mas sim porque é uma falta de noção punir um piloto com uma regra aonde provas antes um outro piloto que ganhou a corrida e com a mesma violação ele foi poupado, Para mim ambos deveriam ser inocentados e a FIA e Pirelli deveriam ser punidas por essa regra feita de maneira ridícula.

Com isso Romain Grosjean ficou em 8ºlugar com a Lotus fazendo uma bela corrida de recuperação assim como Pastor Maldonado que conseguiu entrar nos pontos devido a exclusão de Massa da corrida. No meio dele veio o Holandês Max Verstappen que foi um dos mais combatíveis pilotos da prova com uma grande ultrapassagem sobre Pastor Maldonado acabando a corrida em 9ºlugar.

Quem não foi bem foi o Piloto Sergio Perez que ficou longe demais de Hulkenberg ficando de fora dos pontos em 12ºlugar atrás de Daniel Ricciardo que teve uma corrida problemática e mesmo conseguindo um bom avanço na corrida acabou a 1 posição dos pontos ficando em 11ºlugar, Felipe Nasr sofreu com os problemas de pneus já que a sua Sauber não tem bom rendimento com apenas duas paradas nos boxes sendo o 13ºlugar foi tudo que foi possível para o piloto que fez sua estreia em  corridas no Brasil como foi o caso do Nasr, Mas pelo menos ele ficou bem na frente de Ericsson que ficou atrás das Fraquíssimas Mclaren com os motores Honda com Button e Alonso ficando apenas na Frente de Ericsson e dos pilotos da Manor que diferente das provas anteriores dessa vez Will Stevens superou a Alexander Rossi que devido a compromissos da GP2 em Abu Dhabi acabou sendo sua última participação na temporada já que em Abu Dhabi Roberto Merhi volta ao Cockpit do carro da equipe Inglesa.

Rosberg é o Vice-campeão da Temporada de 2015 da Formula 1 após a corrida em Interlagos.

Rosberg é o Vice-campeão da Temporada de 2015 da Formula 1 após a corrida em Interlagos.

Daqui a 2 semanas teremos a última etapa do campeonato de 2015 da Formula 1 com a etapa da Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos o que será mais uma corrida amistosa já que as principais disputas do campeonato já foram decididas e as que ainda existem só por posições menores no Mundial de Pilotos e de Construtores.

Classificação após 71 Voltas
Piloto Número Equipe-Motor Chassis Voltas Tempo Grid de Largada Pontos
1. Nico Rosberg 6 Mercedes F1 W06 Hybrid 71 1:31:09.090 1 25
2. Lewis Hamilton 44 Mercedes F1 W06 Hybrid 71 a 7.756 2 18
3. Sebastian Vettel 5 Ferrari SF15-T 71 a 14.244 3 15
4. Kimi Raikkonen 7 Ferrari SF15-T 71 a 47.543 4 12
5. Valtteri Bottas 77 Williams-Mercedes FW37 70 a 1 Volta 7 10
6. Nico Hulkenberg 27 Force India-Mercedes VJM08 70 a 1 Volta 5 8
7. Daniil Kvyat 26 Red Bull-Renault RB11 70 a 1 Volta 6 6
Felipe Massa 19 Williams-Mercedes FW37 70 Desclassificado 8
8. Romain Grosjean 8 Lotus-Mercedes E23 Hybrid 70 a 1 Volta 14 4
9. Max Verstappen 33 Toro Rosso-Ferrari STR10 70 a 1 Volta 9 2
10. Pastor Maldonado 13 Lotus-Mercedes E23 Hybrid 70 a 1 Volta 15 1
11. Daniel Ricciardo 3 Red Bull-Renault RB11 70 a 1 Volta 19
12. Sergio Perez 11 Force India-Mercedes VJM08 70 a 1 Volta 11
13. Felipe Nasr 12 Sauber-Ferrari C34 70 a 1 Volta 13
14. Jenson Button 22 Mclaren-Honda MP4-30 70 a 1 Volta 16
15. Fernando Alonso 14 Mclaren-Honda MP4-30 70 a 1 Volta 20
16. Marcus Ericsson 9 Sauber-Ferrari C34 69 a 2 Voltas 12
17. Will Stevens 28 Manor-Ferrari MR03 67 a 4 Voltas 18
18. Alexander Rossi 53 Manor-Ferrari MR03 67 a 4 Voltas 17
Carlos Sainz 55 Toro Rosso-Ferrari STR10 0 Abandonou 10

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Williams/Manor

1 comment

  1. Pingback: Em um domingo redentor para a Formula 1 Rosberg leva a vitória em Albert Park na Abertura da Temporada – Portal Sportszone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.