F1 Ferrari 2015 Force India 2015 Formula 1 Formula 1 - 2015 Fotos Lotus 2015 Manor 2015 Mclaren 2015 Mercedes 2015 Red Bull 2015 Sauber 2015 Toro Rosso 2015 Williams 2015

Lewis Hamilton vence se consagra Tricampeão na melhor corrida da história de Austin

O inglês Lewis Hamilton teve uma corrida difícil, por varias variáveis mas conseguiu o que precisava para conquistar o tricampeonato assim que Rosberg ficou em 2º e Vettel completou o pódio. Com isso Vettel com 76 pontos e Rosberg com 80 pontos já não podem mais alcançar o piloto inglês que definitivamente entra no seleto Grupo dos pilotos Tricampeões do mundo.

Mesmo tendo Rosberg na pole position o piloto Inglês não viu problemas de partir para cima do seu companheiro de equipe e tomar a liderança, Rosberg acabou espalhando para fora da pista perdendo posição para Ricciardo, Kvyat e Perez caindo para o 5ºlugar. Na largada vários incidentes entre eles Felipe Massa que atingiu a Fernando Alonso e perdeu várias posições, Romain Grosjean, Valtteri Bottas e Will Stevens também se envolveram em problemas tendo de ir aos boxes. Apenas Stevens acabou deixando a corrida, Na segunda volta Felipe Nasr toca em Marcus Ericsson e acaba quebrando seu aerofólio Dianteiro e tendo que ir pela primeira vez aos boxes já arriscando colocar os pneus de pista seca numa pista ainda bem melada de Água.

Vettel e Carlos Sainz aproveitaram as confusões para ganhar várias posições já ficando na disputa pelas 10 primeiras posições. Impressionava era a Red Bull numa pista molhada ainda estarem no Ritmo dos carros da Mercedes mostrando que o problema da equipe Red Bull é motor pois o carro em chassi é talvez o melhor carro do campeonato.

Após 5 voltas foi ativado o Safety Car virtual com Hamilton em 1º, Kvyat que chegou a passar Hamilton mas que ele acabou indo para fora da pista deixando o inglês voltar a 1ªposição. Após limparem a pista o Safety Car virtual saiu da pista e logo que a corrida voltou ao normal Nico Rosberg ultrapassou a Daniel Ricciardo que tomou a 3ªposição. e tentou partir para cima de Kvyat. Mas com o decorrer que a pista começava a secar os pneus ficavam deteriorados e dai a qualidade de Chassi da Red Bull começou a aparecer sobre a Mercedes, Kvyat voltou a passar Hamilton na curva final, Mas ele passou do ponto de freada e foi para fora da pista perdendo posições para Rosberg e Ricciardo, E logo depois na primeira curva o piloto Australiano se aproveitando do piloto da Mercedes assumiu o segundo lugar.

Logo depois Ricciardo começou a partir para cima de Hamilton enquanto que tanto Carlos Sainz como Max Verstappen partiam para cima de carros com as Ferrari de Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen. Na Volta 15 Ricciardo faz a ultrapassagem em cima de Hamilton e assumia a liderança da corrida e começou a abrir diferença para Hamilton que sentiu mais o desgaste dos pneus e acabou indo para os boxes na volta 19 após levar ultrapassagem em cima de Rosberg para colocar os pneus de pista seca, A partir de quando Hamilton começou a andar mais rápido que os que estavam de pneus de pista seca todo mundo foi para os Boxes desde do Ricciardo, Rosberg e Kvyat até os últimos colocados.

A Partir dai a diferença entre Ricciardo para Rosberg que ganhou a posição despencou principalmente por que o Australiano passou reto em uma curva perdendo praticamente toda a vantagem que tinha para Rosberg, Mas quem escapou mesmo foi o Finlandês Kimi Raikkonen que danificou sua asa dianteira acabou tendo de ir de novo para os boxes para colocar uma nova asa, Mas Raikkonen deixaria a prova voltas depois pois o duto do freio quebrou na batida isso na volta 25, Foi a mesma volta com problemas elétricos o piloto Sueco Marcus Ericsson. Antes disso Rosberg passou Ricciardo como quis e assumiu a liderança da prova enquanto que Hamilton passou Kvyat e assumiu o terceiro lugar. A Red Bull ficava pelo caminho tanto é que Vettel também passou o piloto russo assumindo o 4ºlugar isso muito devido aos motores Renault que recusou uma melhora que a Red Bull arranjou para os cilindros dos motores com ajuda da Ilmor e que poderia levar os carros com motores Renault a ganharem 4 décimos.

Perez vai motivado para o México com o 5ºlugar em Austin.

Perez vai motivado para o México com o 5ºlugar em Austin.

Após 27 Voltas entrou o Safety Car entrou na pista e nisso Rosberg, Vettel, Ricciardo, Kvyat, Hulkenberg, Perez entre outros colocaram pneus mais duros para levar o carro até o final da corrida. já tínhamos 6 pilotos de fora da prova: Will Stevens, Valtteri Bottas na volta 5 e Felipe Massa na Volta 23 com a quebra da suspensão deixando a Williams sem pontuar em Austin. Romain Grosjean parou na volta 10, E do Raikkonen e do Ericsson.

Antes da Bandeira verde de novo (Relargada) os pilotos Fernando Alonso, Alexander Rossi e Felipe Nasr que estavam a uma volta do líder e acabou tendo o direito a voltar na mesma volta do líder. Na Relargada na volta 33 e Rosberg e Hamilton disparavam enquanto que Ricciardo foi presa fácil para Vettel assumir a terceira posição. Destacar o Max Verstappen que começava a aparecer mais na disputa da corrida já assumindo as primeiras posições, Na Volta 35 Nico Hulkenberg foi para fazer a ultrapassagem em cima de Daniil Kvyat, Mas acabou por ele tendo espalhado um pouco e pelo Piloto da Red Bull ter fechado um pouco demais (Acidente de Corrida) E quem levou a pior foi Hulkenberg acabou deixando a corrida. Não foi o ano de Hulkenberg na Formula 1 em 2015 mesmo com grandes exibições nesse ano.

As Mercedes tinham que fazer uma parada enquanto que Vettel não precisaria na teoria voltar aos boxes assim como Ricciardo, Perez, Kvyat apesar de serem muitas voltas para o final da corrida. Na Volta 41 O Russo Danill Kvyat acabou pisando em uma parte molhada da pista e acabou rodando e batendo perto da posição de entrada dos boxes fazendo que o Safety Car entrasse na pista e dai Rosberg, Hamilton, Vettel e outros pilotos foram para os boxes. Um dos pilotos que não foram para a parada foi Max Verstappen que passou a ser o terceiro colocado. Depois da retirada do carro de Kvyat e da limpeza da pista a corrida recomeçou com apenas 12 pilotos na pista e Logo O Alemão Sebastian Vettel acabou logo assumindo a terceira posição sobre Max Verstappen.

Max Verstappen conquista novamente o 4ºlugar.

Max Verstappen conquista novamente o 4ºlugar.

Rosberg tinha a corrida na mão até que a 48 o piloto Alemão acabou errando e deixando a liderança para Hamilton e a partir dai administrou a sua corrida e só esperou que Rosberg que ainda tentou recuperar a vitória mas além de não conseguir se aproximar de Hamilton ele teve de aguentar Vettel que tentava tomar o segundo lugar para ainda levar o campeonato para o México. Enquanto que Verstappen, Perez estavam tranquilo o Carlos Sainz passou Button e assumiu o 6ºlugar, Mas precisava colocar mais de 5 segundos no piloto da Mclaren. Já Fernando Alonso acabou perdendo de vez o rendimento do carro, Já Daniel Ricciardo teve de fazer uma parada extra nos boxes devido ao desgaste dos pneus. Chegou-se ao norte-Americano Alexander Rossi com a Manor estando bem perto de marcar pontos. Mas logo esse sonho acabou com a Ultrapassagem de Daniel Ricciardo valendo o 11ºlugar. O Piloto Australiano ainda conseguiu buscar Alonso e salvar um ponto ficando com o 10ºlugar.

Rossi flertou com algum ponto em Austin, Seria uma festa para o Norte-Americano chegando na zona de pontuação.

Rossi flertou com algum ponto em Austin, Seria uma festa para o Norte-Americano chegando na zona de pontuação.

Hamilton venceu a prova e se consagrou o tricampeão do mundo de forma incontestável. Foi a sua 10ªVitória em 16 corridas e sem nenhuma chance para Rosberg e Vettel conseguirem reagir, alias eles dois que completaram no pódio e nas provas finais vão travar uma disputa pelo vice-campeonato do mundial de pilotos. Max Verstappen em outra brilhante corrida chegando em 4ºlugar junto do Sétimo lugar de Carlos Sainz jr. que acabou ficando a menos de 5 segundos na frente de Button e com a punição que ele sofreu por ter ultrapassado o limite de velocidade. os jovens pilotos acabaram levando a Toro Rosso a começar a entrar na disputa pelo 6ºlugar contra a Cambaleante equipe Lotus que só contou com o Maldonado ficando em 8ºlugar.

Force India consolidando o 5ºlugar nos construtores com a bela corrida de Sergio Perez que vai voar para o México embalado com os resultados na Rússia e o México. Jenson Button coloca a Mclaren de novo nos pontos com o belíssimo 6ºlugar e ainda fazendo a equipe Inglesa tentar alcançar a Sauber que ainda salvou dois pontos com o Felipe Nasr. Pastor Maldonado com a Lotus em 8ºlugar foi uma surpresa por não ter aprontado nenhuma vez num final de semana. Daniel Ricciardo salvou o último ponto da prova com Alonso e Rossi completando a corrida.

Austin_domingo_15 (4)

Resta ao Portalsportszone parabenizar a Lewis Hamilton pelo Tricampeonato do mundo de Formula 1 sendo um dos melhores pilotos da história da categoria.

Resultado final do GP dos Estados Unidos

Classificação após 56 Voltas
Piloto Número Equipe-Motor Chassis Voltas Tempo Grid de Largada Pontos
1. Lewis Hamilton 44 Mercedes F1 W06 Hybrid 56 1:50:52.703 2 25
2. Nico Rosberg 6 Mercedes F1 W06 Hybrid 56 a 2.850 1 18
3. Sebastian Vettel 5 Ferrari SF15-T 56 a 3.381 14 15
4. Max Verstappen 33 Toro Rosso-Renault STR10 56 a 22.359 8 12
5. Sergio Perez 11 Force India-Mercedes VJM08 56 a 24.413 5 10
6. Jenson Button 22 Mclaren-Honda MP4-30 56 a 28.058 11 8
7. Carlos Sainz jr. 55 Toro Rosso-Renault STR10 56 a 30.619 20 6
8. Pastor Maldonado 13 Lotus-Mercedes E23 Hybrid 56 a 32.273 12 4
9. Felipe Nasr 12 Sauber-Ferrari C34 56 a 40.257 15 2
10. Daniel Ricciardo 3 Red Bull-Renault RB11 56 a 53.371 3 1
11. Fernando Alonso 14 Mclaren-Honda MP4-30 56 a 54.816 9
12. Alexander Rossi 53 Manor-Ferrari MR03 56 a 1:15.277 17
Daniil Kvyat 26 Red Bull-Renault RB11 41 Rodada 4
Nico Hulkenberg 27 Force India-Mercedes VJM08 35 Colisão 6
Marcus Ericsson 9 Sauber-Ferrari C34 25 Elétrico 14
Kimi Raikkonen 7 Ferrari SF15-T 25 Acidente 18
Felipe Massa 19 Williams-Mercedes FW37 23 Suspensão 7
Romain Grosjean 8 Lotus-Mercedes E23 Hybrid 10 Freios 10
Valtteri Bottas 77 Williams-Mercedes FW37 5 Suspensão 16
Will Stevens 28 Manor-Ferrari MR03 1 Colisão 19

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Force India/Toro Rosso/Manor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *