Marquez Conquista uma senhora vitória após ultrapassagem improvável na última volta sobre Lorenzo

Phillip Island proporcionou na MotoGP uma das melhores corridas dos últimos anos da categoria e que teve Marc Marquez pela quinta vez se consagrando como o vencedor da prova. Aliás prova maravilhosa e que é um tapa na Cara da Formula 1 e de outras categorias que se acham a última coca-cola do Deserto, Mas se comparamos com a MotoGP elas não tem nenhuma representação praticamente de evento, de igualdade entre as equipe, de desenvolvimento, de criatividade e nem de coerência em temos de regras. A Corrida foi fantástica. Na Largada Marquez não largou bem e quem tomou a ponta foi Iannone com a Ducati com Lorenzo em 2º e depois Marquez e Pedrosa brigando pelo terceiro lugar com Rossi e Crutchlow a seguir.

Mas não demorou para Lorenzo passar Iannone para tomar a liderança da corrida, Parecia que o piloto da Yamaha iria disparar na liderança e que Iannone teria de segurar o segundo lugar em cima de Rossi, Marquez e os demais. Mas aos poucos com o decorrer da Corrida Iannone, Marquez e Rossi ficavam alternando posicionamento na segunda posição e estavam conseguindo segurar a diferença de 1 segundo mais ou menos atrás do Lorenzo. A Partir da metade da corrida Marquez que se consolidou em certo momento na 2ªposição se aproximou de Lorenzo para disputar a liderança. O que significava que os Pneus de Lorenzo tinham começado a chegar ao final.

Marquez_vitoria_aus15

Enquanto isso Pedrosa tinha dificuldades em ficar na frente de dois pilotos que estavam fazendo grande corrida o Inglês Cal Crutchlow e o Espanhol Marevick Viñales nessa disputa valendo o Quinto lugar.

Marquez com mais pneus conseguiu a ultrapassagem sobre Lorenzo e dai parecia que O piloto da Honda iria se distanciar na frente e que Lorenzo teria de segurar a Rossi e Iannone que estavam dispostos a passar uma moto que parecia que gastou pneu mais rápido que os outros postulantes a vitória. Mas 3 voltas depois Lorenzo voltou a andar forte e deu o troco em cima de Marquez reassumindo a liderança da prova e colocou uma distância de um pouco mais de 1 segundo na parte final da corrida. Nas voltas finais Marquez, Rossi e Iannone trocavam ultrapassagem um em cima do Outro e com isso parecia que Lorenzo poderia ficar tranquilo pois os três brigando por posição deixariam um pouco o foco de alcançar o piloto da Yamaha.

iannone_destaque_finaldesemana

Mas se engana que isso aconteceu, Marquez assumiu a segunda posição na volta final e tirou mais de 7 décimos para cima de Lorenzo e a 2 curvas do final o piloto da Honda fez uma grande ultrapassagem assumindo a liderança da prova, Rossi tentou também passar Iannone, Mas o piloto da Ducati segurou o pódio e deixou o The Doctor fora da Festa do Pódio. Marquez conseguiu uma vitória mitológica em cima de Lorenzo em Phillip Island na Austrália. O piloto da Yamaha que liderou a maior parte da corrida ficou em 2ºlugar, Apesar disso conseguiu tirar 7 pontos da diferença que tinha para Valentino Rossi que dessa vez ficou de fora do Pódio pois Iannone fez uma corrida monumental ficando em 3ºlugar com a Ducati que voltou a ficar muito perto de vencer uma corrida novamente nessa temporada.

Rossi correu para o campeonato, Mas falhou na sua missão de buscar o pódio na Austrália.
Rossi correu para o campeonato, Mas falhou na sua missão de buscar o pódio na Austrália.

Um pouco mais atrás O Espanhol Dani Pedrosa conseguiu a 5ªposição depois da pressão que teve de Marevick Viñales que teve uma grande atuação com a Suzuki mostrando que em determinadas situações a Moto se comporta bem pelo seu equilíbrio e Ciclística que é uma das melhores nesse ano, Apesar se não conseguir acompanhar a essa briga o piloto Cal Crutchlow que foi de longe a melhor moto de equipe satélite da prova ficando em 7ºlugar com 9 segundos na frente da 2ªmelhor moto satélite o Espanhol Pol Espargaró que ficou na frente de seu Irmão Aleix Espargaró com a segunda Suzuki e Bradley Smith com a segunda Tech 3 completou os 10 primeiros colocados.

Cal Crutchlow foi de longe a melhor moto Satélite
Cal Crutchlow foi de longe a melhor moto Satélite

Completaram a zona de pontuação os pilotos Scott Redding, Danilo Petrucci, Andrea Dovizioso que fez uma prova pavorosa com a Ducati oficial sendo que Iannone fez a corrida que fez, Alvaro Bautista carregando a Aprilla nas costas e Jack Miller conseguiu fazer uma boa corrida chegando em 15ºlugar e sendo a melhor das CRT.

Na semana que vem Rossi pode definir o campeonato caso vença e Lorenzo fique fora dos 5 primeiros colocados que ai a diferença entre os dois vai chegar a 26 pontos, Lorenzo tem que impedir disso acontecer, Semana que vem teremos o GP da Malásia em Sepang a penúltima etapa do mundial de motovelocidade na categoria principal.

Pódio da Moto GP em Phillip Island
Pódio da Moto GP em Phillip Island

Resultado Final do Mundial de Motovelocidade
MotoGP – GP da Austrália

1 93 Marc Marquez (Repsol Honda Team Honda) 40’33.849
2 99 Jorge Lorenzo (Movistar Yamaha MotoGP Yamaha) a 0.249
3 29 Andrea Iannone (Ducati Team Ducati) a 0.930
4 46 Valentino Rossi (Movistar Yamaha MotoGP Yamaha) a 1.058
5 26 Dani Pedrosa (Repsol Honda Team Honda) a 5.062
6 25 Maverick Viñales (Team SUZUKI ECSTAR Suzuki) a 6.800
7 35 Cal Crutchlow (LCR Honda Honda) a 9.375
8 44 Pol Espargaró (Monster Yamaha Tech 3 Yamaha) a 18.401
9 41 Aleix Espargaró (Team SUZUKI ECSTAR Suzuki) a 20.039
10 38 Bradley Smith (Monster Yamaha Tech 3 Yamaha) a 20.657
11 45 Scott Redding (EG 0,0 Marc VDS Honda) a 21.846
12 9 Danilo Petrucci (Octo Pramac Racing Ducati) a 22.840
13 4 Andrea Dovizioso (Ducati Team Ducati) a 29.168
14 19 Alvaro Bautista (Aprilia Racing Team Gresini Aprilia) a 37.244
15 43 Jack Miller (LCR Honda Honda) a 40.192
16 8 Hector Barbera (Avintia Racing Ducati) a 48.263
17 68 Yonny Hernandez (Octo Pramac Racing Ducati) a 48.572
18 76 Loris Baz (Forward Racing Yamaha Forward) a 48.677
19 50 Eugene Laverty (Aspar MotoGP Team Honda) a 50.201
20 63 Mike di Meglio (Avintia Racing Ducati) a 50.262
21 6 Stefan Bradl (Aprilia Racing Team Gresini Aprilia) a 50.277
22 24 Toni Elias (Forward Racing Yamaha Forward) a 1’20.942
23 13 Anthony West (AB Motoracing Honda) a 1’23.454

Não Terminaram a corrida:

69 Nicky Hayden (Aspar MotoGP Team Honda) a 18 Voltas
55 Damian Cudlin (E-Motion IodaRacing Team ART) a 18 Voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.