F1 Ferrari 2015 Force India 2015 Formula 1 Formula 1 - 2015 Fotos Lotus 2015 Manor 2015 Mclaren 2015 Mercedes 2015 Red Bull 2015 Sauber 2015 Toro Rosso 2015 Williams 2015

Hamilton vence em Monza e com quebra de Rosberg no final abre mais de 50 pontos na liderança

Lewis Hamilton acabou tendo 0 de problemas para conquistar a vitória hoje em Monza, Se ontem para o piloto Inglês que era o líder do campeonato já era muito favorável a ele vendo Rosberg largando apenas do 4ºlugar. O dia de hoje foi melhor ainda vendo Rosberg fora da corrida nas voltas finais da prova.

Na Largada o piloto Kimi Raikkonen acabou ficando praticamente parado, O Carro tinha dado anti slow e praticamente jogou Kimi para as últimas posições, Rosberg largou mal caindo para a 6ªposição, Na largada Vettel assumiu a segunda posição com Massa em 3º e depois vindo Bottas e Perez e só ai Rosberg aparecia em 6ºlugar. Já Felipe Nasr acabou tocando no pneu do carro do Maldonado com o bico do carro e com isso ele teve de ir aos boxes Grosjean abandonou na segunda volta e com Maldonado deixando a corrida também a Lotus que tinha boas chances de ter um resultado promissor acabou sem pontuar.

Rosberg passou Perez e foi para cima de Valtteri Bottas para tentar ganhar o 4ºlugar e continuar sua escalada para tentar alcançar Hamilton, Vettel e Massa, Mas o piloto Finlandês não estava disposto a entregar a posição sem lutar e endureceu muito o jogo para o Alemão da Equipe Mercedes. Já Kimi Raikkonen conseguia a recuperação na prova de maneira rápida em 3 voltas Raikkonen já estava em 11ºlugar e logo ele estava brigando com o Sueco Marcus Ericsson pelo 8ºlugar, Devido as todas as punições que os pilotos da Red Bull e Toro Rosso tivemos na corrida Várias ultrapassagens dos pilotos Daniel Ricciardo e de Danill Kvyat principalmente e principalmente eles ultrapassavam os dois pilotos da Mclaren que tinha o motor Honda que vem muito mal nesse ano tomando de 10 a 20 km de reta da Mercedes o que é patético para uma equipe tão tradicional como a equipe de Ron Dennis.

Os Pilotos da Toro Rosso pararam cedo em busca de melhor resultado e certamente teriam de fazer duas paradas nos boxes, O Resto foi para fazer uma única parada nos boxes já que a pista não é a pior pista do mundo para o desgaste de pneus. Rosberg continuava atrás de Bottas enquanto que Raikkonen conseguia a ultrapassagem sobre Ericsson para assumir o 8ºlugar.

Mclaren ou Mclesma?

Mclaren ou Mclesma?

Rosberg sem conseguir passar Bottas nos boxes e muito menos Massa que estava a 2 segundos na frente dos dois pilotos foi para os boxes na 19ª volta para passar o piloto Finlandês, Massa foi fazer a parada na volta seguinte e voltou atrás de Rosberg que com pneus novos teve um desempenho muito superior do que Massa com pneus desgastados, Logo iria passar Valtteri Bottas que fez sua parada algumas voltas depois.

Na Volta 25 para 26 Sebastian Vettel vai para os boxes, Hamilton também fez sua parada e acabou tendo uma parada maravilhosa digna de campeã para o piloto Inglês que era líder com tranquilidade. Raikkonen e Daniel Ricciardo foram os últimos a pararem nos boxes para a troca de pneus. Rosberg começava a buscar o Alemão Sebastian Vettel apesar de problemas de falta de potência em seu carro que foi relatada desde dos treinos oficiais por ter uma versão antiga do motor que só Hamilton tinha e estava usando muito bem essa vantagem de potência do seu carro.

Enquanto isso Raikkonen continuava a sua recuperação na prova, Passando a Marcus Ericsson e a Nico Hulkenberg que dos três era o mais lento por incrível que pareça o que dar para perceber que o problema do piloto Alemão nos treinamentos de falta de potência de seu carro parecia se refletir na corrida dai o motivo dele ficar tão atrás de Sergio Perez. Já Ericsson buscava passar Hulkenberg. Enquanto isso Daniel Ricciardo com pneus macios (Já que ele largou com os pneus duros) começou a chegar na disputa por melhores posições.

Na Parte final da corrida Raikkonen começava a chegar no Mexicano Sergio Perez para buscar o 6ºlugar enquanto que Rosberg estava buscando o 2ºlugar se aproximando de Sebastian Vettel na parte final da corrida. Podemos também contar a briga de Jenson Button e Fernando Alonso pelo 15ºlugar ambos de Mclaren, Essa briga acabou quando Alonso na 48ªVolta acabou deixando a prova. Nesse meio tempo Raikkonen superou Perez passando para o 6ºlugar.

Tudo parecia definido até que a 3 voltas do final Rosberg acaba parando na área de escape da Segunda da Della Roggia deixando a prova e vendo Hamilton com a vitória e os 25 pontos que fazem o piloto da Mercedes disparar na liderança do campeonato com 252 pontos de 300 possíveis (quase 85% de aproveitamento em Pontos) a 53 pontos de Nico Rosberg que ficou mais longe do título, Mais de 25 segundos depois veio o Alemão Sebastian Vettel que levou a Ferrari ao pódio diante de sua torcida. Felipe Massa no final da corrida teve de segurar Valtteri Bottas com pneus em muito melhor condição que o piloto Brasileiro para conseguir o seu segundo pódio na temporada e deixar Bottas em 4ºlugar.

domingo_monza15 (4)

Kimi Raikkonen mesmo com o problema do sistema entrar no câmbio morto impedindo ele de almejar um grande resultado acabou fazendo uma corrida incrivelmente competitiva e acabou levando para casa o quinto lugar. Sergio Perez levou muito bem o carro da Force India conquistando um honroso 6ºlugar, Já com uma volta atrás vieram Nico Hulkenberg sem um grande destaque em 7ºlugar mas suportou a pressão primeiro de Ericsson e depois pressionado por Daniel Ricciardo que passou o sueco e salvou alguns pontos para a Red Bull com o 8ºlugar deixando Ericsson que marca pontos pela terceira vez seguida na temporada, enquanto que Felipe Nasr em queda livre terminou apenas em 13ºlugar. Danill Kvyat salvou o 10ºlugar.

A Tática da Toro Rosso não funcionou e tanto Sainz como Verstappen ficaram de fora dos pontos, Pensa para o jovem piloto espanhol que ficou a 1 posição dos pontos e na frente de Max Verstappen, depois de Felipe Nasr veio o piloto da Mclaren (Mclesma) Jenson Button que acabou em 14ºlugar na frente apenas dos dois carros da Manor o que é mais que a obrigação para um time tantas vezes campeã da Formula 1 e que passa vergonha nesse ano principalmente em circuitos rápidos como o de Monza.

Festa depois da corrida

Festa depois da corrida

Sobre a possível punição ao Hamilton e Rosberg o que eu digo que é os comissários entenderam que não foi culpa da Mercedes e que o bom senso foi usado para inocentar Hamilton e não teve punição, Para mim uma lição para a Formula E de como agir nesse tipo de caso, Pois o caso que tele em Berlin deveria ter a mesma coerência. Miguel Capi Lopez disse que para surtir algum efeito a medida precisaria de 500 a 1000 voltas para que a Mercedes ganhasse 1 segundo, Se a pressão dos pneus tivesse correta poderia ter sido não 25, mas sim 35 segundos na frente do Vettel. Nesse caso parabéns aos comissários por terem sido coerentes em manterem o resultado de pista.

Felipe Massa repete o Pódio do ano passado.

Felipe Massa repete o Pódio do ano passado.

Daqui a 2 semanas teremos o GP de Cingapura de Formula 1 no circuito de Marina Bay e com Hamilton a 7 corridas do final do campeonato com o título praticamente na mão com 53 pontos na frente de Rosberg que vai ter de contar com a sorte para voltar a disputar o título e tendo Vettel a 21 pontos atrás podendo brigar pelo vice-campeonato.

Resultado final do GP da Itália de Formula 1 – GP da Itália

Classificação após 53 Voltas
Piloto Número Equipe-Motor Chassis Voltas Tempo Grid de Largada
1. Lewis Hamilton 44 Mercedes F1  W06 Hybrid 53 1:18:00.688 1
2. Sebastian Vettel 5 Ferrari SF15-T 53 a 25.042 3
3. Felipe Massa 19 Williams-Mercedes FW37 53 a 47.635 5
4. Valtteri Bottas 77 Williams-Mercedes FW37 53 a 47.996 6
5. Kimi Raikkonen 7 Ferrari SF15-T 53 a 1:08.860 2
6. Sergio Perez 11 Force India-Mercedes VJM08 53 a 1:12.783 7
7. Nico Hulkenberg 27 Force India-Mercedes VJM08 52 a 1 Volta 9
8. Daniel Ricciardo 3 Red Bull-Renault RB11 52 a 1 Volta 19
9. Marcus Ericsson 9 Sauber-Ferrari C34 52 a 1 Volta 12
10.Danill Kvyat 26 Red Bull-Renault RB11 52 a 1 Volta 18
11. Carlos Sainz jr. 55 Toro Rosso-Renault STR10 52 a 1 Volta 17
12. Max Verstappen 33 Toro Rosso-Renault STR10 52 a 1 Volta 20
13. Felipe Nasr 12 Sauber-Ferrari C34 52 a 1 Volta 11
14. Jenson Button 22 Mclaren-Honda MP4-30 52 a 1 Volta 15
15. Will Stevens 28 Manor-Ferrari MR03 51 a 2 Voltas 13
16. Roberto Merhi 98 Manor-Ferrari MR03 51 a 2 Voltas 14
17. Nico Rosberg 6 Mercedes F1 W06 Hybrid 50 a 3 Voltas – Motor 4
18. Fernando Alonso 14 Mclaren-Honda MP4-30 47 a 6 Voltas 16
Romain Grosjean 8 Lotus-Mercedes E23 Hybrid 1 Abandonou 8
Pastor Maldonado 13 Lotus-Mercedes E23 Hybrid 1 Colisão 10

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Williams/Mclaren

domingo_monza15 (3)

1 comment

  1. Pingback: Rosberg conquista vitória em Interlagos pela segunda vez seguida e conquista o vice-campeonato numa atuação soberba | Portal Sportszone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.