Formula Indy 2015 – Etapa final em Sonoma – A Cartada final de Scott Dixon

Grid de Largada:

1 Will Power 1 (Dallara Chevrolet Team Penske) 112.589 Milhas
2 Josef Newgarden 67 (Dallara Chevrolet CFH Racing) 112.387 Milhas
3 Ryan Hunter-Reay 28 (Dallara Honda Andretti Autosport) 112.198 Milhas
4 Simon Pagenaud 22 (Dallara Chevrolet Team Penske) 111.989 Milhas
5 Juan Pablo Montoya 2 (Dallara Chevrolet Team Penske) 111.733 Milhas
6 Graham Rahal 15 (Dallara Honda Rahal) 111.251 Milhas
7 Charlie Kimball 83 (Dallara Chevrolet Chip Ganassi Racing) 111.991 Milhas
8 Marco Andretti 27 (Dallara Honda Andretti Autosport) 111.694 Milhas
9 Scott Dixon 9 (Dallara Chevrolet Chip Ganassi Racing) 111.553 Milhas
10 Sebastian Saavedra 8 (Dallara Chevrolet Chip Ganassi Racing) 111.276 Milhas
11 Tony Kanaan 10 (Dallara Chevrolet Chip Ganassi Racing) 111.088 Milhas
12 Carlos Muñoz 26 (Dallara Honda Andretti Autosport) 111.030 Milhas
13 Luca Filippi 20 (Dallara Chevrolet CFH Racing) 111.351 Milhas
14 Mikhail Aleshin 77 (Dallara Honda Schmidt) 110.947 Milhas
15 Hélio Castroneves 3 (Dallara Chevrolet Team Penske) 111.138 Milhas
16 Sébastien Bourdais 11 (Dallara Chevrolet KV Racing Technology) 110.886 Milhas
17 Ryan Briscoe 5 (Dallara Honda Schmidt Peterson Motorsports) 110.803 Milhas
18 Takuma Sato 14 (Dallara Honda AJ Foyt Racing) 110.702 Milhas
19 Oriol Servià 25 (Dallara Honda Andretti Autosport) 110.684 Milhas
20 Stefano Coletti 4 (Dallara Chevrolet KV Racing Technology) 110.318 Milhas
21 Gabby Chaves 98 (Dallara Honda Herta) 110.361 Milhas
22 James Jakes 7 (Dallara Honda Schmidt Peterson Motorsports) 110.223 Milhas
23 Tristan Vautier 19 (Dallara Honda Dale Coyne Racing) 110.094 Milhas
24 Rodolfo González 18 (Dallara Honda Dale Coyne Racing) 109.534 Milhas
25 Jack Hawksworth 41 (Dallara Honda AJ Foyt Racing) 108.627 Milhas

Em meio ao clima de luto Sonoma foi o palco da corrida final da Formula Indy em 2015 com 6 postulantes ao campeonato que tinha Montoya como líder do campeonato a 34 pontos na frente de Graham Rahal, Mas estavam na disputa com boas chances Scott Dixon e Will Power e com chances remotas o Brasileiro Hélio Castroneves e o Norte-americano Josef Newgarden. Oriol Servia correria no lugar de Justin Wilson que foi morto devido ao acidente de Pocono onde uma peça do carro de Sage Karam que acabou não correndo (Ainda bem, pois poderiam culpar ele pelo falecimento do piloto Britânico) em seu lugar entrou o colombiano Sebastian Saavedra, Já a Schmidt Peterson teria o reforço de Milhail Aleshin que voltava depois do acidente que ele teve no ano passado em Fontana.

S27audab o

Nos treinos a pole position ficou com Will Power que levou dois pontos para casa com Josef Newgarden que tinha remotíssimas chances de título completando a primeira fila com Power, Ryan Hunter-Reay e Simon Pagenaud na segunda fila, Juan Palbo Montoya o líder do campeonato larga 5ªposição com Graham Rahal largando do 6ºlugar, Scott Dixon que postulava o título larga em 9ºlugar e Hélio Castroneves larga em 15º.

Na Largada Power manteve a liderança com Newgarden e Hunter-Reay logo atrás e Montoya se dando bem e ultrapassando a Pagenaud assumindo a 4ªposição, Já Rahal perdeu posições na largada, Dixon subiu de 9º para o 5ºlugar.

Já no começo da 4ªVolta Hélio Castroneves vai para a primeira parada nos boxes, O piloto Brasileiro não foi o único a fazer essa opção, Outros pilotos como Sebastian Bourdais também pararam logo nas primeiras voltas com a esperança de uma bandeira amarela aparecer na prova o que eu acho isso nas primeiras voltas uma estupidez extrema. Power liderou as primeiras voltas de forma tranquila mesmo que Newgarden estivesse por perto, Já Dixon pressionava a Montoya para buscar o 4ºlugar. Na 10ªVolta Muñoz faz a sua primeira parada, pelo menos já era um pouco mais cabível a parada. Os 5 primeiros continuavam sendo Power – Newgarden – Hunter-Reay – Montoya – Dixon, O título continuava nas mãos de Montoya. Dos líderes o primeiro a parar foi Dixon na volta 13, Duas voltas depois pararam Will Power e Josef Newgarden que eram líder e vice-líder da prova, Newgarden na saída dos boxes foi prejudicado porque Simon Pagenaud acabou quase parado nos boxes prejudicando a saída de Newgarden, Mas de resto nada aconteceu e o piloto francês que foi a decepção do ano fez sua parada, ninguém foi punido nesse episódio.

Na Volta seguinte Montoya e Ryan Hunter-Reay foram para os boxes para a primeira parada deixando Kimball na liderança da corrida por uma volta e na 17ªVolta o terceiro piloto da Chip Ganassi foi para os boxes deixando Marco Andretti na liderança com Sebastian Saavedra em segundo lugar, Tony Kannan começou o seu show de ultrapassagens passando a Sebastian Bourdais no começo da curva 1 passando para a 9ªposição, Enquanto isso Sebastian Saavedra foi para cima de Andretti e acabou conseguindo a ultrapassagem assumindo a primeira posição no final da 20ªVolta. Oriol Servia com o carro 25 da Andretti foi para os boxes na 22ªVolta e na 23ªVolta Saavedra e Andretti foram os últimos a fazerem a primeira parada nos boxes. Após as paradas Power voltava a liderança com Newgarden em segundo e Dixon que subiu do 5º para o terceiro lugar com Hunter-Reay em 4º e Montoya em 5º.

Hélio Castroneves muito mal na corrida foi para os boxes para a segunda parada, assim como Bourdais que parou logo depois, Foram os pilotos que mais cedo pararam. Tony Kannan na 29ªVolta foram para a segunda parada, Na 33ªVolta Luca Filippi ficou lento e isso acionou a bandeira amarela em toda a pista por pura precaução e isso juntou todo mundo, Os Líderes resolveram ir para os boxes para fazerem a segunda parada entre eles os candidatos ao título Power, Newgarden, Montoya, Dixon e Rahal. Após as paradas Dixon se deu bem de novo com uma ótima parada ele acabou saindo na frente de todo mundo, A Líderança ficou com o piloto Sebastian Saavedra com Marco Andretti, Oriol Servia, Tony Kannan e Sebastian Bourdais nas 5 primeiras posições. Hélio Castroneves em 6º parecia voltar a corrida. O primeiro dos que pararam nos boxes era Dixon que estava em 13ºlugar com Power, Newgarden, Montoya e Rahal logo atrás.

Howxvwwn o

Na 39ªVolta na relargada Tony Kannan passou Servia assumindo a terceira posição, Segundo depois Juan Palbo Montoya acabou em uma tentativa de ultrapassagem mal sucedida passar a Will Power acaba tocando no seu companheiro de equipe que roda e danifica a sua asa dianteira, Nesse ponto o campeonato poderia estar dando uma mudada de Rumo, Uma nova bandeira amarela era acionada, Com esse incidente abria-se novas possibilidades para os candidatos ao título, Montoya e Power foram para os boxes por duas vezes na bandeira amarela ajeitarem seus carros, Saavedra continuava líder com Andretti e Kannan logo atrás, Dixon que era o primeiro piloto de quem parou nos boxes estava em 9º com Newgarden e Rahal logo atrás, Filippi voltou a corrida, Mas estando com voltas atrás dos líderes e sem chances de um melhor resultado.

Na 43ªVolta nova bandeira verde, Dixon começava a passar os pilotos na frente dele, Já tinha conseguido depois da relargada passar o novato do ano Gabby Chaves da equipe de Bryan Herta e ele tinha pela frente Simon Pagenaud que poderia fazer o trabalho de segurar Dixon o quanto pudesse para impedir o avanço do piloto rival de Montoya, Power e Castroneves na disputa pelo título. Rahal e Newgarden também vinham subindo na corrida. Logo os primeiros colocados foram para os Boxes, Primeiro foi Marco Andretti a ir para a parada deixando Tony Kannan que ultrapassou a Saavedra a liderança da corrida.

Dixon acabou perdendo posição para Takuma Sato e ficou na cola de Newgarden que ainda acreditava no campeonato mesmo que a chance dele fosse bem remota. Na 49ªVolta Saavedra, Muñoz, Servia e Sato foram para os boxes enquanto isso Kannan estava impondo um ritmo fortíssimo na liderança, Junto dele Bourdais e Pagenaud ainda não tinham feito as suas paradas. Na volta 50 Bourdais e Pagenaud fizeram suas paradas, duas voltas depois Tony Kannan parou nos boxes deixando Scott Dixon na liderança da prova e nesse momento com os resultados o piloto da Chip Ganassi seria o campeão da temporada. Mas Montoya estava reagindo na prova, Em uma mesma volta o piloto da Penske passou James Jakes e Carlos Muñoz que estavam lentos naquele momento da prova.

3xrbse8p o

Mas Tony Kannan estava em dia inspirado. Ele passou Jakes e Muñoz e em poucas voltas ele foi para cima de Montoya e passou o piloto colombiano, essa ultrapassagem ajudaria muito Dixon. Graham Rahal passou por fora da pista em uma das curvas e perdeu posições para Ryan Hunter-Reay e Ryan Briscoe que largou da 17ªposição para se colocar nas primeiras colocações na corrida. Classificação a 25 voltas do final tinha Dixon com quase 9 segundos na frente de Newgarden que estava em segundo lugar, Logo a seguir vinham Kimball, Hunter-Reay, Briscoe e Rahal.

Newgarden foi para os boxes, Mas ao sair dos boxes ele teve problemas em seu carro e perdeu muito tempo pois o carro morreu assim como qualquer possibilidade de título, Dixon na 61ªVolta foi para os boxes deixando a liderança com Ryan Hunter-Reay que liderou uma volta e depois foi para os boxes, Dixon voltava a liderança da corrida, A classificação da prova era Dixon – Kannan e Castroneves sendo que os dois pilotos brasileiros precisavam de uma nova parada para completarem a corrida.

Iqpwelqn o

Mas dai na 64ªVolta o Inglês James Jakes acabou saindo da pista e batendo provocando uma nova bandeira amarela, Kannan e Montoya deram sorte e pararam antes da amarela, O Mesmo não ocorreu com o Brasileiro da equipe Penske. Pilotos como Saavedra, Pagenaud, Servia se deram mal e tiveram que fazer a parada na bandeira amarela. Depois das paradas a classificação era: Dixon, Hunter-Reay, Kimball, Briscoe, Kannan, Rahal, Muñoz Bourdais, Hawksworth e Power. Montoya era o 11ºlugar e precisava estar pelo menos em 5ºlugar para garantir o título da temporada. Uma missão nada fácil em 16 voltas que restavam para o final da corrida.

Bandeira verde na volta 69 e Dixon dispara na frente com Hunter-Reay e Kimball seguindo e Kannan mais uma vez na curva 1 fazendo ultrapassagem dessa vez em Ryan Briscoe assumindo a 4ªposição, Na curva 7 o inglês Hawksworth acabou tocando em Muñoz e provoca mais uma bandeira amarela pois o piloto da Andretti ficou preso na zebra num ponto perigoso, Nisso Montoya só nessa manobra ele ganhou 4 posições subindo para o 8ºlugar precisando de mais 3 ultrapassagens para ser o campeão da temporada. O 6ºlugar para Montoya seria perigoso pois Dixon poderia marcar 2 pontos por ficar o maior número de voltas na liderança.

Sxnkj1ks o

A 12 Voltas do final Dixon segue na frente seguido de Hunter-Ray, Kimball, Kannan, Briscoe. Montoya foi buscar a ultrapassagem sobre Bourdais, Mas o piloto Francês estava mais rápido que o Colombiano da Penske e ele iria para cima da Rahal para buscar a 6ªposição, Rahal ainda tentava algo para buscar o título, mas para ele já estava difícil. Ainda mais quando a 8 voltas do final quando ele foi tocado por trás de maneira nada sutil por Sebastian Bourdais que acabaria por ser punido por esse toque com um DR, Com isso Montoya passaria para o 6ºlugar, Mas teria de passar mais um piloto porque Dixon ganhou os dois pontos do maior número de voltas que ele liderou.

Rftxbzh2 o

Nas 5 voltas finais Montoya foi como alucinado para tentar tirar a diferença para Briscoe e tinha que passar o piloto da Schmidt Peterson para ficar em 5ºlugar e buscar o título. O Desespero do Montoya destoava da Calma de Scott Dixon que estava com a corrida ganha e com dois companheiros de equipe na frente do Montoya e com os outros dois pilotos tendo motores Honda que não iriam fazer corpo mole para um carro com Motor Chevrolet passar para conquistar o título.

 

Resultado disso é que não deu para Montoya, Mesmo ele chegando bem perto de Briscoe ele não conseguiu a ultrapassagem enquanto Dixon comemora a vitória e com o resultado do Montoya o piloto da Chip Ganassi levava o 4ºtítulo da sua carreira na Formula Indy com 35 anos de idade e sem chamar a atenção do mundo esse NeoZelandês esta se tornando um dos maiores pilotos da História da categoria, Para a Penske foi desastroso ver 3 pilotos na disputa pelo título e mais uma vez perderem o título na prova final isso porque seus pilotos, Todos eles não tem força mental para decidirem um campeonato enquanto que a Chip Ganassi tem em seus pilotos a força mental necessária para vencerem o campeonato.

Rllwljo3 o

Hunter-Reay e Kimball completaram o pódio e Tony Kannan em uma atuação soberba talvez a melhor da temporada que não foi das melhores para o Brasileiro ficando em 4ºlugar com Ryan Briscoe em 5º. Power em 7º ainda conseguiu o 3ºlugar no campeonato, Hélio Castroneves em uma pífia corrida sem garra, sem vontade nenhuma ficou em 15ºlugar e deixou o Brasil sem conquistar uma vitória na temporada de 2015. Pelo menos digo que o Tony Kannan teve vontade de vencer e se ver garra para fazer ultrapassagens o que acabou com o ano do piloto da Chip Ganassi foram os erros dele em Indianápolis e em Pocono pois se não fosse isso certamente estaria na disputa pelo título.

Sobre o Hélio, honestamente tá na hora dele e do Pagenaud saírem da Penske já que o Francês fez um ano decepcionante e que não justifica a sua vinda a equipe de Roger Penske nessa temporada se comparamos com ele nas temporadas passadas na Sam Schmidt.

L7xgz4l2 o

Josef Newgarden e Graham Rahal tem muito tempo pela frente, Newgarden poderia ser uma opção para Penske substituir um dos seus pilotos para 2016, Já Rahal acabou perdendo a possibilidade de título pelos troques que sofreu em Pocono e Sonoma pois fez tudo certo para postular o campeonato, acaba o ano em alta e como o melhor piloto com Motor Honda recolocando a Rahal entre as melhores equipes da Formula Indy.

A Andretti Autosport acabou sendo uma decepção do ano com alguns momentos de competitividade forte com as vitórias de Hunter-Reay e Muñoz com algumas corridas medíocres se salvando um pouco pelas boas táticas dos boxes que a equipe teve nesse ano, De resto pouco a se destacar a não ser as Vitórias de Bourdais pela KV Racing que ainda é um time irregular, A Schmidt teve seu ano prejudicado pelo acidente que afastou Hinchcliffe em Indianápolis do resto do ano, A A.J.Foyt teve um ano Irregular de Sato mas que foi melhor que o inglês Hawksworth, Charlie Kimball alternou bons momentos com momentos de barbeiragem o que mostra que ele ainda esta verde para entrar na equipe principal da Ganassi assim como Karam que é um jovem talento que precisa ser lapidado, Stefano Coletti foi decepcionante o seu desempenho sendo o pior piloto com motor Chevrolet, A Dale Coyne tirando algumas boas exibições de Vautier foi um time pequeno que usou vários pilotos desde de Vautier passando pela Pippa Mann nos ovais que não fez besteira mas sem impressionar em nenhum momento, pelo Rodolfo Gonzalez que só mostrou um bom trabalho em Sonoma até o horrível Francesco Dracone candidato a mico do ano sem dúvida. E Gabby Chaves que foi o melhor estreante do ano com a limitada equipe Herta.

Pronto podemos colocar o The End para a Formula Indy em 2015 com essa cena

Parabenizamos a Scott Dixon pelo Quarto título da Formula Indy conquistado nesse domingo em Sonoma.

Resultado Final do GP de Sonoma:

1 Scott Dixon 9 (Dallara Chevrolet Chip Ganassi Racing) 2:09:14.2620
2 Ryan Hunter-Reay 28 (Dallara Honda Andretti Autosport) a 6.1115
3 Charlie Kimball 83 (Dallara Chevrolet Chip Ganassi Racing) a 7.1219
4 Tony Kanaan 10 (Dallara Chevrolet Chip Ganassi Racing) a 8.9030
5 Ryan Briscoe 5 (Dallara Honda Schmidt Peterson Motorsports) a 10.0749
6 Juan Pablo Montoya 2 (Dallara Chevrolet Team Penske) a 11.2548
7 Will Power 1 (Dallara Chevrolet Team Penske) a 12.4877
8 Takuma Sato 14 (Dallara Honda AJ Foyt Racing) a 16.0888
9 Rodolfo González 18 (Dallara Honda Dale Coyne Racing) a 20.8011
10 Mikhail Aleshin 77 (Dallara Honda Schmidt) a 22.5749
11 Marco Andretti 27 (Dallara Honda Andretti Autosport) a 23.6709
12 Oriol Servià 25 (Dallara Honda Andretti Autosport) a 24.4514
13 Sebastian Saavedra 8 (Dallara Chevrolet Chip Ganassi Racing) a 24.7775
14 Gabby Chaves 98 (Dallara Honda Herta) a 25.5357
15 Hélio Castroneves 3 (Dallara Chevrolet Team Penske) a 26.0659
16 Simon Pagenaud 22 (Dallara Chevrolet Team Penske) a 27.3185
17 Stefano Coletti 4 (Dallara Chevrolet KV Racing Technology) a 35.1645
18 Graham Rahal 15 (Dallara Honda Rahal) a 36.4838
19 Jack Hawksworth 41 (Dallara Honda AJ Foyt Racing) a 38.9404
20 Sébastien Bourdais 11 (Dallara Chevrolet KV Racing Technology) a 42.5956
21 Josef Newgarden 67 (Dallara Chevrolet CFH Racing) a 1 Volta
22 Carlos Muñoz 26 (Dallara Honda Andretti Autosport) a 1 Volta
23 Tristan Vautier 19 (Dallara Honda Dale Coyne Racing) a 3 Voltas
24 Luca Filippi 20 (Dallara Chevrolet CFH Racing) a 5 Voltas
25 James Jakes 7 (Dallara Honda Schmidt Peterson Motorsports) a 22 Voltas – Acidente

3hft7bx5 o

Fotos:

 

View post on imgur.com

Vídeo da Corrida:

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Motorsport

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *